Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Brasil avança rapidamente em censura , prisões ilegais e perseguição política .

    Responda
  2. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    O negacionismo que vivemos nos anos Bolsonaro foi um apagão na ciência brasileira. O desenvolvimento científico e tecnológico precisa ser um projeto de estado e não pode ficar refém de crenças pessoais de presidentes. O mais preocupante é ver pouquíssimos brasileiros liderando pesquisas mundiais. As citações de nossos artigos pela comunidade internacional indicam isso. É preciso reagir. Feliz de ver a Petrobras se comunicando com a comunidade científica (fazendo e apoiando pesquisas).

    Responda
  3. Wil Leon

    Mais um indice, mais um ranking que não diz muito. Produção cientifica não enche barriga, assim como aumento do PIB.

    Responda
    1. nemesio salvador

      Aff !

    2. Marcos Araujo

      Verdade. O bom é negar a ciência, distribuir cloroquina e fazer motociata. Isto que importa

  4. LUIS FERNANDES

    Lula distribuiu em seu governo anterior, bolsa pra alunos mediocres fazerem mestrado no exterior. Gastou dinheiro demagogicamente e a turma seria da ciencia e tecnologia ficou a ver navios…

    Responda
    1. LUIS FERNANDES

      Sera q Jo foi um desses alunos?

    2. josé SOARES

      Que comentário mais falacioso e sem provas.

  5. LUIS FERNANDES

    A China preocupa pois Xi Jinping so quer expansao territorial e mostrar a bobagem de que sao superiores. Tentaram isso na Covid e foram os irresponsaveis por disseminar o virus pro mundo matando milhares. Nao sao nada transparentes e a producao cientifica nao será usada de forma altruista

    Responda
  6. Aderval Rossetto

    Queda reflete o descaso à ciência pelo ex-presidente.

    Responda
  7. Julio Shiogi Honjo

    O diabo vem, senão para roubar, matar e destruir. Resultado do período de dois mil e dezenove a dois mil e vinte e dois.

    Responda
  8. fabiana santos

    Lembro-me que, à epoca, o ministro da educação dizia que universidades eram pólo de produção de er vas, bolsas foram cortadas, verbas para o ensino superior foram reduzidas ou cortadas. Esperar o que com tando (des) incentivo?

    Responda
  9. fabiana santos

    2019 a 2023.... Lembro-me que nesta época as verbas para o ensino superior foram cortadas, as universidades seguiram sucateadas, bolsas foram cortadas e o ministro da educação, à época, dizia que universidades eram polos de plantio de er va. Esperar o que com tanto incentivo... E vemos alguns jornais por aí tecendo traminhas diárias para o retorno da barbárie. Embala q o filho também é seu, fo l h a.

    Responda
  10. LUIZ LEAL

    Nenhuma novidade nessa queda, afinal nos últimos anos a pesquisa e a educação deixaram de ser prioridade nesse país. É hora da retomada.

    Responda
    1. josé SOARES

      E felizmente está sendo retomada .