Ilustrada > Lilia Schwarcz mostra como as 'Imagens da Branquitude' formaram o Brasil Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O mais chocante, ao ler alguns comentários, é ver um punhado de ignorantes criticando a autora sem terem lido o livro. A mediocridade e o preconceito parecem imperar por essas bandas.
Nunca vi tanta mentira em uma só reportagem
Essa reportagem é mais que uma mentira.
Essa discurso racial é uma distração para os incautos esquecerem do que realmente importa: serviços essenciais de qualidade. Pior, cria divisões artificiais entre seres humanos. Nesse curral eleitoral tem polÃtico e acadêmico se aproveitando da humanidade frágil.
Uma coisa é certa: o acesso à Educação, ampla e de qualidade para todos, é um antÃdoto para nossas consciências, no processo de despertá-la de o quão somos beneficiados ou de o quão precisamos nos esforçar além da média!
Que culpa temos se branco com negro 'branquea' a população?
Em primeiro lugar deixo claro que repugno todo tipo de domÃnio e todo tipo de discriminação. Dito isto, acredito que quaisquer povos que dominassem economicamente o mundo como os europeus fizeram por meio das Grandes Navegações, teriam imposto as suas culturas sobre outros povos como aconteceu com a branquitude europeia. Se fossem algum paÃs africano subsaariano, o mundo teria hoje uma cultura negra. Se fosse um paÃs muçulmano, a maior parte do mundo seria muçulmana.
Em primeiro lugar deixo claro que repugno todo tipo de domÃnio e todo tipo de discriminação. Dito isto, acredito que quisquer povos q
O ressentimento da classe média brasileira contra as polÃticas de cotas deriva de uma alucinação social voluntária. Acreditam-se detentores de privilégios consuetudinários e veem a si mesmos como uma espécie de ordem equestre fundada em idiotices da passagem do século dezenove para o século vinte.
Não entendo e acho equivocados os ataques à historiadora e antropóloga, intelectual séria que cumpre o seu papel muito bem. Vamos guardar as setas e balas de prata para quem as merece. Parabéns à professora.
... todos os trabalhos da prof.ª Lilian são ótimos, destaco os livros; pesquisados, analisados bem construÃdos e ocupa isolada ou no conjunto dos estudos referentes, os 'fragmentos vazios' na História Brasileira. No âmbito pessoal é permanente a contribuição e participação ao buscar também melhor resultados em segmentos sociais visando inclusões. Ler é importante e, saber ler, muito mais.
Falar dessas coisas agora pega bem . Fica bem na fita ! Reportagem falsa de caráter duvidoso.
Eu não acredito nessa matéria . Tendenciosa e mentirosa . Acredita somente que acha que Papai Noel existe .
Não é mentira. O livro está a venda na Amazon, 99 reais o impresso e 48 o ebook.
Qual é a mentira? De que o livro será lançado?
A branca judia acadêmica fazendo fortuna e sucesso explorando o mesmo tema 500 vezes e bancando de desconstruÃda.
Lilia, maravilhosa, como sempre!!!
Lilia tá pagando prenda até hoje por causa do comentário que fez sobre a Beyoncé rsrsrs
Os negros continuam votando em brancos tanto de direita quanto de esquerda, vide Bahia e Pernambuco. E mesmo lÃderes de esquerda como Lula escolhem a dedo seus amigos brancos para o STF.
Branquinho da Silva.
Pera lá... Dino é branco?!
Esse papo nem trisca na bourgeosie, só pilha classe média com má consciência de classe que acha que faz parte.
Ainda bem q a professora Lilian e imortal faz questão de reconhecer q outras já disseram, em especial mulheres negras como Cida Bento e Sueli Carneiro. Quem comenta aqui declarando louros a mestiçagem do povo brasileiro deveria fazer como ela e ler essas autoras antes de continuar a reproduzir uma ideia tão racista (mito da democracia racial) quanto a ideologia da supremacia branca, só que romantizada para manter tudo como está.
O Brasil é mestiço, genética e culturalmente fusionado. Minhas tias vieram da Europa visitar-me e poucas vezes tinham visto pessoas negras. Falaram que os negros eram bonitos. Essa imagem da branquitude não nos leva adiante. Castro Alves e Machado de Assis empolgam estrangeiros. Deixemos nossa nação flutuar por ondas espumantes e seguir avante.
O racismo, a pobreza, a exclusão e a violencia não fazem questão de DNA....
A mistura genética oriunda da cópula entre pessoas negras e brancas, muitas vezes uma cópula não-consensual até 1888 (para ser didático), não significou nada para concentração das riquezas produzidas no paÃs na mãos de poucas mãos brancas. Achar bonito ou bonita uma pessoa negra não muda em nada os privilégios q a sociedade concede aos brancos. Leia o livro q ajudará a entender.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustrada > Lilia Schwarcz mostra como as 'Imagens da Branquitude' formaram o Brasil Voltar
Comente este texto