Opinião > Só haverá democracia se Maduro deixar poder Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Depois de chamar Lula de pusilanime em editorial por sua postura perante a Venezuela, a FSP modera o tom e reconhece q o governo age de forma pragmática para manter a interlocução e contribuir para a resolução do problema. Chamar Maduro publicamente de ditador leva à ruptura, em nada ajuda. Falta parar de mentir e admitir q o governo brasileiro mantém a mesma posição desde o começo da crise, pressionando Maduro ao não reconhecer as eleições e exigir a apresentação das atas.
Alexandra recebe pedidos de leitores para conhecer o que acontece nas entranhas da Folha. Educada e firme, como convém a uma dama, todo domingo nos brinda com conversas de chá das cinco com dondocas classe A. O leitor tradicional está perplexo com a guinada à ultra-direita do jornal e com obsessões absurdas do Publisher e de seus money friendly. E agora, quem poderá nos socorrer -EU! Oh! Chapolin Colorado! Só ele mesmo, Alexandra Moraes?
Perdeu L lero Lero , cai na real !
Olha o naipe dessa caricatura. Que pobre coitado, que vida miserável. PossuÃdo pelo bozó
Estranha essa avidez com que a fo lha defende a democracia para a Venezuela, enquanto por estas bandas nunca lutou por ela com constância.
É impressionante o viralatismo desse jornal. Jamais criticou as sanções impostas pelos EUA, de onde decorre a situação calamitosa que enfrentam os venezuelanos.
Marcos, a situação calamitosa que enfrentam os venezuelanos é devido a incompetência, autoritarismo, corrupção de um ditador tirano! OrasilDemocracia!
Nicolás Maduro não deixará o poder facilmente pois controla as forças armadas, o judiciário, polÃcia e todas as demais instituições do estado. Maduro também conta com o apoio de alguns paÃses (o Brasil está entre eles). Para ser mais preciso: quem apoia a cruel ditadura venezuelana é o atual governo brasileiro; não a sociedade brasileira.
Qta bobajada por cm corrido. Quem apoia maduro é a Russia e a China. Tenha dó.
Até as pedras sabem que o interesse pela "democracia" na Venezuela não passa de um pretexto para que o ocidente (EUA) volte a dominar a maior reserva de petroleo do mundo. Esta Folha deveria transmutar seu trabalho vergonhoso a interesses externos em ação verdadeira na promoção do interesse nacional.
Lula bate um bolão, mas esse é o momento sobremodo oportuno de dá adeus a Lênin.
Considerando-se que algum dia na vida Lula tenha dado oi prá Lenin.
Ô Seu Fernandes, Lula pode ser tudo, mas nunca foi comunista leninista.
Quanto mais pressionado, mais um regime autoritário pode ser tentado a aventuras. Precisamos reforçar a área de fronteira para dissuadir uma incursão venezuelana para a Guiana através de Roraima. Para o Maduro, Lula é apenas um inocente útil. Tornando-se inútil tudo é possÃvel.
Jesuis da goiabeira! Olha isso!
Nossa que perigo! Façamos o mesmo com a vizinha Argentina e jorremos verbas para nossas gloriosas FFAA.
A Constituição venezuelana tem eixo referencial distinto da brasileira. Queiram ou não, a Revolução Bolivariana apontou para um Poder Popular com FFAAs não contaminadas por anticomuinismo tosco. O CNE entregou as atas ao Supremo, para auditoria. Ao Suupremo e não 'a mÃdia, deve informações. É a lei
Perdeu Mané , cai na real ! Avisa teu aliado pra sair de fininho pela porta dos fundos , o Povo venezuelano está farto de opressão e miséria , já deu seu veredito nas urnas . O ditador não mostrar as Atas é evidência de que perdeu . Perdeu Mané !
Maduro é intragável, mas os EUA são piores. "Defesa da democracia" é, a depender da história de cada paÃs e dos interesses geopolÃticos em jogo, uma figura do velho moralismo. A única posição verdadeiramente soberana que o Brasil pode ter sobre a Venezuela é: que ela se decida sozinha.
Cada semana o L inventa uma narrativa diferente para tentar manter seu aliado preferido no poder , por isto todo este teatro semanal . Está tentando ganhar tempo com suas lorotagens habituais .
PossuÃdo pelo bozó detectado.
A farsa da Ditadura Militar já não engana mais ninguém. Toda ditadura é feita pela sociedade civil e usam os militares como ferramenta. Todos os ditaduras do mundo podem observar que o ditador nunca foi Militar. Mas em 2026 a sociedade julgará Lula e seus comparsas no maior tribunal brasileiro com Mais de 100 milhões de juÃzes.
Eu o absolvo.
Olha o naipe dessa caricatura. PossuÃdo pelo bozó. Que vida miserável.
A velha golpista Folha, que na última levou o monstro Bolguedes ao poder, pelo banco central dependente dos bancos, pelas privatizações fraudulentas, pelos dividendos da gasolina, deixando um rastro de meio milhão de vidas a mais que a média mundial, agora se diz preocupada com venezuelanos, disfarçando o servilismo americano, que quer a maior reserva petrolÃfera do mundo, nem que tenha que transformar em um Iraque, LÃbia ou SÃria.
O jornal já se referiu à ditadura no Brasil como ditabranda. Há uma gota de petróleo em cada linha sobre a Venezuela.
Sou cego, mas dá prá sentir o cheiro.
Que o Maduro é um democrata? Claro que não. Mas mãe ele fosse amiguinho dos EUA, estarÃamos discutindo essas pendengas? Claro que não!Â… O mais, são intervencionismos imperialistas da imprensa manipulada (AI do Capitalismo!) por governos tão autoritários quanto o de Maduro.
Só haverá democracia quando a Folha parar de mentir aos seus leitores, o jornal é porta-voz da extrema direita.
Oi. A Folha não pensa mais em Moraes não?
Quanta desinformação e manipulação. A posição do governo brasileiro de não reconhecer o resultado das eleições não mudou nada desde o inÃcio da crise. Desde o inÃcio Lula foi pragmático em não ter um discurso agressivo, para preservar a interlocução. Houve declarações infelizes, mas nunca alteraram sua posição oficial. A FSP é q faz sensasionalismo e fabrica o mito de q existe uma posição do Lula e outra do Itamaraty. É falso, o governo é um só, e quem o comanda é Lula.
Parabéns pela sua lucidez e isenção!
A página 2 da Folha impressa de hoje dá uma visão daquilo em que o jornal foi transformado. A Venezuela não é tratada como um paÃs soberano onde, goste-se ou não, Maduro é presidente eleito até 10 de janeiro. A América Latina, do México ao Chile, tem sido palco de revoltas, guerrras, ditaduras, massacres, exploração e variados graus de pobreza há centenas de anos. O que há de diferente na Venezuela ? Troca-se a "ditadura" por uma Pax Americana?
DifÃcil haver mudança de um regime polÃtico sem uma nova Constituição. A prova disso está nessas recentes eleições, feitas para inglês ver, na Venezuela. Mudança de regime polÃtico geralmente ocorre por meio da força, revolução e golpe militar, ou por meio de consenso geral, fruto dos trabalhos de uma Assembleia Constituinte, a qual dá ao paÃs uma nova Constituição. E é isso que precisa ser feito na Venezuela.
Com Maria Corina será trocada uma ditadura por outra. Mas esta será uma ditadura do bem, pois devolverá a pdevesa aos capitais internacionais. Quando o Jornal vai escrever sobre o regime policialesco de El Salvador? Não vai: lá são Ãndios pobres, que são presos e assassinados e isso não incomoda.
Ia responder, mas meu comentário parou no pau-de-arara folhotrônico.
Adorador de ditador detectado.
Oque o Lula fala é um risco numa superfÃcie lÃquida.
Já chega editor. Vamos olhar pra nossos próprios problemas . Nosso paÃs , povo abandonado, violência campeã no mundo, elites ignaras , cheias de privilégios. Já se tornou doentia essa obsessão sua . De resto , problemas homéricos mundo afora. Basta, vc não convence .
Fora Lula.
É só um regime desconfortável, não é ditadura, segundo o gênio Lula Biden!!
Olha o naipe dessa caricatura. Que vida miserável. PossuÃdo pelo bozó e pelo trump.
Esta amadurecendo. Logo logo os militares tiram ele.
Caixa 2 era contabilidade criativa, corrupção era mal feito e agora ditadura virou “regime desagradável “. Só mesmo os que sofreram lavagem cerebral para bater palma para o descondenado.
Não existe democracia. Em nenhum lugar do mundo. Ponto. A questão é se a supervisão do paÃs vai ficar na mão do Maduro ou dos EUA, como de costume.
Na mão dos EUA o dono do jornal gosta.
Hora de atualizar -e muito- suas concepções. Não estamos mais nas décadas de 1950 a 1970, os EUA foram um dos grandes responsáveis por não termos despencado em uma ditadura em 2022. Supervisao da Venezuela, quem faz é a Rússia e a China, elas são os grandes inimigos das democracias liberais nesta terceira década do século 21.
Lula pagará bem caro pelo apoio dado a um ditadoreco ridÃculo e sem escrúpulos
O que faz a Folha com os neurônios de menos favorecidos, tem gente mais preocupada com a Venezuela, que coincidentemente tema maior reserva de petróleo do mundo, do que com o próprio paÃs! Faz com que o pobres coitados não vejam as melhoras no pais, mas tomem a Venezuela como fonte de avaliação do Lula. Folha e Malafaia estão ali ali em termos de manipulação de fieis. Dio Santo!
Cada um tem seu malvado favorito: o ex-presidente, que morou na Flórida curtia aquele principeco saudita, que curte ir por partes/.
Lula virou motivo de piada.
Desgaste interno gigantesco.Lula já foi seu tempo.
O q o senhor acha q vai acontecer? Nada. Segue o barco.
Só haverá democracia se a Folha deixar de se aliar à ultradireita neofascista, como foi desta vez, em sua vergonhosa tentativa de dar um golpe em Alexandre de Moraes, com o claro objetivo de manter acesa a chama dos extremistas, de livrar Bolsonaro e a alta patente dos militares da prisão.
Gostei!! Aonde conseguiu esse pó a� É bom, viu?...
Lula está prejudicando não só a imagem dele mas do Brasil. Acredito que logo terá manifestação. Hoje terá manifestação em toda Europa e USA. Pobre Venezuela. Quem tiver acesso olha a doutrinação dos materiais escolares.
De fato a doutrinação ideológica nas Escolas é algo grave. Começou com os jesuÃtas, que trouxeram prá cá uma ideologia estrangeira, o cristianismo, inadaptável ao que aqui existia, servindo prá legitmar a escravidão negra e o extermÃnio indÃgena. De fato é histórica.
A posição da folha como lobista dos objetivos estadunidenses é histórica, mas nesse editorial, ela insere um elemento novo, com o qual iniciou a sua missão contra o ministro Alexandre de Moraes, que é a reabilitação do inelegÃvel. A patética citação do mentecapto, ao qual atribui importante opinião polÃtica é de um descaradamente desrespeitoso aos seus leitores. A primeira reação é uma gargalhada, que termina mal, quando a gente se conscientiza do terror.
Na falta de argumentos, muda-se de assunto. Técnica velha e manjada.
Se eu fosse venezuelano, teria votado contra o Maduro, como não sou, torci para ele perder a eleição, não por acreditar que só haverá democracia na Venezuela, com a saÃda do ditador no linguaja dos brasileiros. Nenhum xibungo garante que caso o Maduro deixe o poder haverá democracia, onde já se sabe de antemão que metade da sociedade na Venezuela está do lado do governo. Sempre ouvir dizer, que não tem como agradar grego e troianos...
Venezuela precisa de novas eleições, sem Maduro, ate agora so há manifestações da classe média, não se sabe o que pensa as classes populares. As atas apresentadas pela oposição precisam ser certificadas, quem faz isto é o órgão de controle das eleições que não vai fazer.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Só haverá democracia se Maduro deixar poder Voltar
Comente este texto