Ilustrada > Morre Silvio Santos, figura mitológica do SBT e da televisão brasileira, aos 93 Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
A notÃcia da morte de SS ganhou destaque fenomenal. Não à toa. Silvio Santos era extremamente popular. Só não dá pra aceitar a mistificação acrÃtica do comunicador como se não houvesse por trás do apresentador/empresário, um homem que fez da TV um cassino caça-nÃquel para arrecadar milhões à custa da miséria educacional do povo brasileiro, miséria que SS desdenhava , nunca movendo um único músculo de seu sorriso artificial para ajudar na superação dela. Ao contrário, só tirou proveito.
O maior show Men que este paÃs já teve
Morreu o homem do baú. Em detrimento do alegado poder de comunicação, como empresário, teve a concessão de um canal de TV na época mais sombria da ditadura, e usou a emissora para promover desinformação e lamber as botas dos milicos, então no poder. Deve agora animar auditórios com temperatura bem mais elevada.
"Sem ligações polÃticas" foi de doer... A concessão do SBT veio a reboque do lambebotismo dos militares. Nas eleições de 1989, SS se bandeou para turma do Edison Lobão (PFL). Mais recente, aderiu ao bolsonarismo do pior nÃvel. Sem falar que foi o grande responsável pelo baixÃssimo nÃvel da programação televisiva brasileira. Bem, talvez nisso ele tenha sido mesmo um visionário.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Que vá em paz. Contribuiu para continuar a alienar o Brasil depois do Chacrinha, em se tratando da TV brasileira. Antes já havia o Rádio.
Não sei por que tanta comoção. Pessoas incrÃveis e batalhadoras morrem todos os dias. Meus pêsames e meus sentimentos aos familiares e que ele descanse em paz, mas acho muito sensacionalismo toda essa comoção nacional.
Silvio Santos foi um incansável apoiador da ditadura militar.
Isso, Johnnatan, por isso o Brasil é um paÃs extremamente desenvolvido.
Desnecessário isso nesse momento. Que ele descanse em paz, pois gerou muito emprego e foi responsável pelo desenvolvimento da nossa nação, com acertos e erros, como todo ser humano
Merece um "Obituario con hurras" (Mario Benedetti).
A sensação é a mesma de quando foi com a morte de Ayrton Senna. Parece a perda de alguém da famÃlia. É muito estranho. Nunca pensei que eu fosse sentir isso de novo. Com certeza, não é uma sensação nada agradável. Só em situações assim, a gente entende a importância de uma pessoa em nossas vidas, ainda que distante. Só sei que isso é um tipo de amor que a gente sente e que fica adormecido no inconsciente; e que só se manifesta em ocasiões muito importantes como agora.
Nostalgia e passado. Só isto.
Senna durou na vida dos brasileiros por de anos (oitenta e quatro/noventa e quatro) ; SS durou mais de cinquenta anos ! Não há comparação possÃvel !
Precisamente.
Foi o maior vendedor de ilusões do Brasil.
Fez bilhões às custas de muitos coitadinhos e coitadinhas. Saiu o Baú da Felicidade, entraram os templos.
Assim que acordei hoje soube da notÃcia, um choque, sabia que ele estava internado, mas achei que não fosse nada mais sério e que ele ainda chegaria aos 100 anos. Vá em paz, Silvio.
para mim além dos méritos pessoais como apresentador eu respeito ele nunca estar envolvidos em falcatruas e ter sido o maior pagador , pessoal fÃsica, de imposto de renda. Um sujeito fora do padrão brasileiro Se orgulhava de ser brega, uma coisa muita autêntica Saudade eterna
Nunca estar envolvido em falcatruas?? Se vender ilusoes do Bau da Felicidade é pouco, o que dizer das fraudes de balancos do Banco Panamericano?
É que isso dava lucro..
Mitológico pois apoiava o ge no ci da inelegÃvel racista e misógino? Ele dava espaço para presidentes de direita, como na ditadura. Não tinha uma preferência pela democracia, não pensava no que seu prestÃgio deveria levá-lo a se associar a quem fizesse algo pelos mais pobres, sua plateia principal. Não fez questão de ter programas de alto nÃvel, manteve por muito tempo o mundo cão na TV, ridicularizava pessoas comuns e artistas. Seus acertos foram o Jô, Serginho Groisman, MarÃlia Gabriela.
Antes de julgar alguém, consulte o legado de Cristo, quem sabe em nós repousara a paz!
Morre um gênio alquimista! Aquele que transformou o espaço público da TV em mer... Aquele que por trás dos dentes postiços, da peruca e do microfone retrô, lambeu as botas da dita dura, beijou a mão de Collor a Bol sonaro, importou toda sorte de li xo mexicano e norte-americano, lutou para tirar o Teatro Oficina do Bixiga, explorou como ninguém a miséria humana e manipulou audiências a serviço de quem está no poder. "Brasil, ame-o ou deixe-o"
Mau-caratismo não se apaga com a morte. A História fica.
"Silvio Santos vem aÃ"... Zé Celso
Merece um Obituário Com Hurras.
Meu Deus, aqui não está se julgando o " santo", mas o Homem visionário, que ao longo de 60 anos marcou época com seu humor, irreverência e talento! Numa época em que fazer televisão fora da TV Globo era impossÃvel!! A falta de sensibilidade das pessoas num mundo onde o ódio e destruir reputações e pessoas, se tornaram obsessões!! Enfim, saudades de um tempo em que as pessoas, apenas eram ...!!
Perfeito Jorge! Falso minha as suas palavras.. Quem destila ódio aqui, certamente defendeu o "AMOR" recentemente, pura hipocrisia.
Exatamente, Leonilda.
Não era santo nem tão visionário assim, sempre manteve baixo nÃvel na TV, machista, apoiador de ditadores. Falta de sensibilidade é não ver todos os lados de um empresário que tirava vantagem de pessoas pobres, seu auditório principal, com carnês etc. Rir da desgraça alheia não deve ser encarado como diversão. Não criticar seus erros não é questão de ódio, é de se ver as coisas como ela são, não como poderiam ser. Não é mentira dizer que ele apoiou a ditadura e o ge no ci da. Precisa mais?
E a vida, uns ficam um pouco mais outros um pouco menos por aqui, mas todo mundo morre. Talves devessemos olhar para este fato com olhar mais sereno e natural, buscando praticar exercicio diario de fazer ao proximo o que gostariamos que nos fizessem
Morre o homem, e continua a LENDA!! A figura mais icônica da nossa televisão, é porque não dizer, o mito que ao longo de seus 60 anos de televisão, espelhou o verdadeiro espÃrito da famÃlia brasileira!! E imaginável pensar num domingo televisivo, com almoço familiar, sem ter o brilho, carisma e alegria dos programas Silvio Santos! Descanse em paz, Ãdolo eterno, e seja bem recebido por Hebe Camargo e outras estrelas!!
...o verdadeiro espÃrito de porco da famÃlia brasileira!!
Como você disse, é imaginável, sim, um domingo sem a presença dele.
Minha mãe contava, que na sua infância, viu muitas vezes no Circo, o Silvio Santos com a Macaca Chita e que ele já era um rapaz, naquela época. Ela morreu ano passado com 92 anos. Então, o Silvio estava com quase 100.
Não assistia, mas dorava. Um Ãcone. Faz de conta que não morreu,como a Hebe,o Jô, o Chico AnÃsio...
*adorava.
Silvio Santos ganhou canal de televisão em plena ditadura militar pois aceitou fingir que tava td bem e fazer i jogo politico daquele momento, alias ele era bem esguio e mestre em dialogar paara manter seus interesses com todas as correntes politicas e governos poristo se manteve imune. Enfim quem sabe dos seus feitos é ele e Deus...Que encontre paz e descanso
Por isso mesmo não pode deixar de ser avaliado em todos os seus aspectos, inclusive não por fazer jogo polÃtico, assim como apoiou a ditadura, apoiou o ge no ci da. Não é só um ser superior que sabe o que ele fez, tem biografia para ser discutida sem ódio, apenas com sua realidade não tão aprovável nem apenas elogiável.
Simbiótico com a nossa história.
Bajulador de generais e outras coisas como um tal "sal no ra bo", só demonstra a falta de caráter.
Lembrar que apoiou a ditadura, o ge no ci da, a extrema direita não significa não ter humanidade. Tudo o que a pessoa faz é parte de sua história, não se pode falar só do lado bom, ninguém é só bom, a maioria erra muito. Não tem nada de errado lembrar o que é real, em especial se a pessoa lucra com o sofrimento e a miséria alheia.
"Humanidade" não inclui passar pano para mortos...
E quanta desumanidade. Lamentável a existência de ser humano que não respeita quem morreu. Muitas vezes por causa de fanatismo por polÃtico: demonstra que além da desumanidade ,falta inteligência.
Minha nossa, onde você perdeu a humanidade??
Como todo o ser humano tinha suas qualidades e defeitos, mas como apresentador e comunicador na telinha foi inigualável.
AH também foi um grande comunicador, em alemão.
Uns demoram um pouco mais, outros um pouco menos mas todo mundo morre, talvez se tratassemos isso com mais naturalidade, e saber que ao final todos estamos fadados ao mesmo destino, talvez seriamos mais solidarios e respeitosos para com aqueles que nasceram com menos posses, e algumas figuras como lira e tantos outros que utilizam até om nome Deus para retirar o direito a vida e a esperança dos não aquinhoados, essas figuras que fazem mal ao Pais se propagariam menos
Seus conteúdos nunca me interessaram, iludiu aos pobres coitados com o sonho do Baú, apoiou a Ditadura e outras mazelas. Não sentirei saudades.
Neli, "dar empregos", no caso, é explorar empregados para aumentar seu (dele) lucro. Umcra pula que já foi tarde. Zé Celso, mil vezes melhor.
Isso é um fato, mas de certa forma a maioria destes ditos poderosos, de uma forma ou de outra conseguem seus imperios trabalhando e tirando vantage4m em especie da ilusão e do medo que o ser humano carrega, muitos como ele ainda leva um tipo de distração, outros nem isso, doentes da alma que narcotizam a consciencia para poder retirar o direito ao basico dos nao aquinhoados.
E deu inúmeros empregos, fato que muitos oportunistas apenas sanguessugam a credibilidade alheia. Minha mãe comprava o e sempre retirou após pagar os brimndes. O primeiro liquidificador de casa foi retirado pelo bau.
Em casa, no domingo, sempre tinha macarrão e programa Silvio Santos. Com erros e acertos ele foi o melhor do que quiz ser.
Nossa, que texto bem escrito!
O mundo fica um pouco melhor.
Verdade!
Quando a Folha vai denunciar o que está acontecendo no mercado de apostas no Brasil, desde o golpe Temer, Lira e Bolsonaro o Brasil passou de não existir em termos de apostas a ser 3 vezes maior que o segundo maior mercado no mundo. Um terço dos apostadores de bets esta endividado. Vale ver no icl notÃcias.
Um prato cheio para Lira passar a boiada enquanto a nação chora a morte do Silvio.
Ele ganhou canal tv na ditadura, e se deu bem com todas as correntes politicas . Enfim, de certa forma a maioria dos poderosos, de uma forma ou de outra consegue seus imperios tirando vantagem da ilusão e do medo que o ser humano carrega. Muitos como ele ainda levam distração tornando a vida menos pesada, outros nem isso, doentes da alma que narcotizam a consciencia para poder retirar o direito ao basico dos nao aquinhoados.
Com a Ajuda do Pt. Recordo que para se beneficiar não existe lira, bolsonaro, lula, pt, oposição, situação: todos se unem como irmãos para não construir uma nação. Veja quem votou na pec da anistia, veja quem votou para arquivar a rachadinha. Oportunistas.
Nem tanto no céu ou como no inferno, muitos precisam de mitos e heróis, fazer o que? O sucesso empresarial foi inegável, mas não tinha vergonha de sempre puxar o saco de qualquer governo de plantão, também não impediu a fraude do banco panamericano, não iria à bancarrota, pois sua fortuna estava protegida em Miami. Baú da felicidade só para ele, mas sem dúvida um comunicador de excepcional talento.
O AH também era um comunicador de talento, em alemão.
e se deu bem com todas as correntes politicas . Enfim, de certa forma a maioria dos poderosos, de uma forma ou de outra consegue seus imperios tirando vantagem da ilusão e do medo que o ser humano carrega. Muitos como ele ainda levam distração tornando a vida menos pesada, outros nem isso, doentes da alma que narcotizam a consciencia para poder retirar o direito ao basico dos nao aquinhoados.
Tendo ou não sido parte de sua audiência televisiva, ele faz parte da vida brasileira por muitas gerações! Faleceu num final de semana, apesar de não ter sido num domingo.
A verdade é que sempre que lembrar do Silvio Santos lembrarei também da menina do bambu.
Ahh.pergunta aÃ, Luiz
Deve ter sido alguma baixaria apresentada no seu programinha com o apoio de um auditório ululante. Nem vale a pena perguntar...
Ninguém vai perguntar?
Morre um grande brasileiro de grande talento como showman e também empresário Deus foi bom para ele até no dia da morte, em um final de semana comum sem maiores eventos e que permitirá que sua morte se transforme em grande evento como foi toda sua vida
Grande talento para a picaretagem tosca...
Ele foi o dono da emissora que assumiu vinheta em verde e amarelo e o lema reacionário "Brasil, ame-o ou deixe-o", com referência à ditadura, em apoio a Bolsonaro, nunca se poupou de demonstrar publicamente sua gratidão a Figueiredo e ao regime militar, a quem deve sua fortuna.
Ele foi o mais autêntico comunicador do entretenimento televisivo. Independentemente de sempre apoiar os mandatários de plantão, foi o maior comunicador da história da TV brasileira. Mas o Baú da Felicidade lhe rendeu bilhões, fruto da ilusória esperança das massas.
AH foi, também, um grande comunicador, em alemão.
Vc se esqueceu da fraude contabil do Banco Panamericano, que faz do Bau da Felicidade "cafezinho".
Adeus Perú da Rádio Globo, vc não é lenda é Mito, celebridades e mais celebridades passaram pela sua mão, até o falecido Roberto Marinho se curvou a vc, sempre fui seu Fã desde os tempos da Rádio do Perú, o triste é que esses apresentadores de hoje não chegam ao seu dedão do pé, salvo o Faustão que também tá patinando na sua saúde. Adeus
Deixou muita gente feliz, porém, endividou tantas outras com negócios como Baú, Telessena e Banco Panamericano; ia para uma nova empreitada, também abraçada pela Globo, a jogatina dos bets.
Explo ra dor dos humildes e proletários.
A nota do SBT, repleta de emoção e gratidão, reflete o sentimento não só de uma famÃlia, mas de uma nação inteira que, ao longo das décadas, foi cativada pelo carisma e pela genialidade de Senor Abravanel, o nosso eterno SÃlvio Santos. Uma figura que ultrapassou o status de mero apresentador para se tornar um Ãcone cultural e um verdadeiro patrimônio brasileiro. Não foi apenas o dono de uma das maiores redes de televisão do paÃs, mas também o arquétipo do ‘self-made manÂ’, com determinação.
Nação inteira é exagero. Ãcone cultural por um programa que tinha tudo, menos cultura? Exageros ao avaliar a pessoa que teve muitos erros e nunca fez questão de melhorar o padrão dos seus telejornais, não respeitava funcionários, mudava grades de programação a toda hora. Acertou com Jô Soares, Serginho Groisman e alguns poucos mais. De resto, festival de populismo até mesmo com polÃticos de quinta categoria.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustrada > Morre Silvio Santos, figura mitológica do SBT e da televisão brasileira, aos 93 Voltar
Comente este texto