Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Lis P Junqueira Safra

    Cuba para ele seria o ideal. Passe pelo Brasil e leve também o companheiro.

    Responda
  2. João Orlando Santos

    A permanência de Maduro demonstra a fragilidade dos EUA dos tempos atuais. Em passado recente os ianques inventaram armas químicas que nunca foram encontradas no Iraque,invadiram e mataram Saddan Hussein seu amigo e aliado de longa data. Hoje por medo dos russos e chineses os ianques babam pelo petróleo venezuelano mas não atacam e usam o mundo apenas para pressionar.

    Responda
  3. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Se fosse aqui no Brasil estava tudo certo. Torturadores, estupradores e assassinos das ditaduras Vargas e empresarial-militar viveram em paz até o fim de seus dias.

    Responda
  4. Rodrigo Flexa

    Uma coluna em sintonia com a extrema direita.

    Responda
    1. Helene Medeiros

      Por que isto? O prezado leitor considera incoerentes as afirmacöes neste artigo? Maduro é totalmente o contrario daquilo que esta escrito no artigo?

  5. Hermes Yaly

    Os militantes de sempre a defenderem um regime torpe apenas porque se diz "de esquerda"... E como não há defesa para as arbitrariedades de Maduro, tergiversam: "E Gaza? E a Palestina?" São, sobretudo, desinformados pois Sylvia Colombo escreve sobre América Latina; se ela tiver que comentar todos os desatinos do mundo, seria bom começar pelo Irã, onde o regime mata mulheres só pela roupa que vestem, o mesmo Irã de Ahmadnejahd, amigo de fé, irmão, camarada de Lula.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Começaria pelo Irã, mas não esqueceria a esquecida Arábia Saudita. Lá meninas sem véu já morreram queimadas num incêndio num internato, pois a polícia moral impediu que os bombeiros as resgatassem.

  6. Carlos Telles

    Que Haia o quê? Teve Haia para os presidentes americanos que devastaram países no mundo árabe? Tem Haia para os israelitas que estão trucidado o povo em Gaza?

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Estes são assasinos do bem. Houve Nuremberg para Thruman ou Stalin?

  7. Gilberto Rosa

    Queria ver a colunista ter coragem para falar do genocídio em Gaza. Hipocrisia, ela quer que a Venezuela vire um Iraque, Líbia, Síria para que os Eua tomarem a maior reserva de petróleo do mundo, e os venezuelanos que se explodam, literalmente.

    Responda
    1. Helene Medeiros

      Näo detectei no texto qualquer mencäo da escritora, insinuando que a Venezuela deveria virar Iraque, Libia ou Siria. A escritora tampouco deseja uma invasao da Venezuela pelos EUA. Com base no texto, ela deseja que Maduro caia fora, e que se instale um governo democratico do povo venezuelano.

    2. Marina Gutierrez

      Gilberto Rosa, exatamente! Os States e Isreael cometem genociidio do povo palstino há dez meses e a “colunista” denuncia o Maduuro!

  8. bagdassar minassian

    As 'fal ' de Cabellos são mais expressivas quanto à permanência no país e mantidas as mesmas características autoritárias, ou melhor, ditadura escancarada e bem divulgada. É pura fumaça declarar o regime venezuelano de esquerda, de socialista. Não é nada disso, é ditadura no porrete mesmo, nos últimos dias mostrou, desrespeitosamente, o quanto é socialista para os ‘companheiros’ do Brasil. Basta acompanhar, mesmo só neste jornal, as medidas agressivas contra políticos de oposição....

    Responda
    1. bagdassar minassian

      ... Ditadura é Ditadura. Esquerda ou Direita é mera adjetivação. As práticas é que as caracterizam apesar de suas denominações cromáticas.

    2. José Cardoso

      É um regime de estrema esquerda meu caro, ou não teria o apoio do PT, do Lula e de esquerdistas militantes e juramentados como o Breno Altman. O que não é contraditório com o fato de ser uma ditadura. Cuba é a mesma coisa.

  9. Frederico de Souza Cruz

    Que tipo de jornalismo é este. Sylvia parece uma caneta de aluguel encarregada de fortalecer toda a narrativa divulgada em prosa mas jamais em verso sobre a Venezuela. Sylvia não sabe o que é comunismo, mas repete os velhos mantras. A missão de Sylvia não é jornalismo, mas pretende ( e acho que é so pretensão) agir como uma fazedora de opinião. Provavelmente numa proxima coluna vai elogiar Milei, mesmo vivendo em Buenos Aires.

    Responda
    1. Helene Medeiros

      Li o texto duas vezes, sem encontrar qualquer mencäo a comunismo. A escritora fala claramente que o regime da Venezuela é a ditadura.

    2. Adelar Motter

      Meu Deus !

  10. José Cardoso

    Apostaria mais em sua permanência, escancarando a ditadura de estrema esquerda. E ainda preparando o filho Nicolasito para sucedê-lo. A Venezuela se transformaria em monarquia absoluta hereditária como a Síria dos Assad ou a Coreia do Norte dos Kim.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      E o projeto do ex-presidente, que morou na Flórida. O príncipe Orleáns dizia que ele seria a transição prá monarquia.

  11. Natan Rauba

    Adoro ler os comentários dos alienados que defendem ditaduras, falam mal das conspirações dos bolsonaristas mas acreditam em conspiração também.

    Responda
  12. Marina Gutierrez

    Até momento, 12 e 15 da tarde do sábado dia 17, concordo com os comentários dos três leitores, a colunista S. Colombo escreveu um artigo completamente fora da realidade ao sugerir que o presidente Maduro cometeu algum ato criminosoo para ir parar no tribunal de Haia! O artigo parece ter sido escrito pelos porta-vozes dos States ou da oposição ao regime da Venezuela.

    Responda
    1. Helene Medeiros

      A prezada leitora esta mesmo convencida de que Maduro näo cometeu qualquer ato criminoso? Calar a boca do povo por meio de violencia e prisäo näo é ato criminoso? E porque cometeu crime eleitoral e insiste em continuar no poder? Isso é modelo de democracia?

    2. Marina Gutierrez

      O Motter não gostou da mensagem e insultou o mensageiro, comportamento típico de pessoas sem habilidade para argumentar com educação.

    3. Adelar Motter

      Esqueceu de tomar o remédio hoje!

  13. SUELI Iossi

    Delírios de uma jornalista, embora a eleição tenha sido fraudada, ngm pode tirar Maduro do poder a não ser os próprios venezuelanos!

    Responda
    1. Helene Medeiros

      Isso é claro, mas como é que o povo vai tirar o ditador do poder? Qualquer tentativa nesse sentido leva a prisao, a ter a candidatura banida por x anos, etc. Se o ditador em questäo estiver com otima saude, continuara com a ditadura por algumas décadas mais, e mais alguns milhoes deixarao o pais.

    2. Marina Gutierrez

      Sueli Iossi, comentário perfeito. Parabéns.

  14. Arnaldo Lopes

    Vai sonhando... Imprensa ridícula.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Arnaldo Lopes, concordo cem por cento.

  15. Alceu Conceição Ferreira

    Texto típico de quem se oferece para obedecer os interesses dos EUA.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Alceu Conceição Ferreira; comentário excelente.