Antonio Prata > É impossível amar o próximo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Agradeço-lhe pela bela crônica. Desde minha leitura d Freud sobre amar o próximo, tinha dúvidas sobre o que significa o-próximo? Realmente, como amar o próximo desconhecido.
Nesse ou neste? Fiquei com mais uma dúvida
Olhar o conteúdo do texto ou se fixar em minudências d linguagem, neste ou nesse?
sendo parte, digo com um certo ressentimento: o próximo está lá longe e, embora eu tenha por muitas vezes tentado, eu nunca soube dimensionar, ou entender - aonde!?
Tivemos um presidente Bozo! Tivemos um candidato Padre de Festa Junina. O próximo é um Cocôach! E na próxima, não nesta, talvez haja um que dê milho para helicóptero!
Chega um moço que, depois de colocar água no suco de uva e fazer pra mais gente, e de usar fermento fazer levitar o pão, diz que vale o próximo ser amado como a si mesmo. Si, né. Daà chego num avião indo pra Portugal e em um não caber daqui e dali nas poltronas, a linda aeromoça portuguesa me responde literalmente que depende de si. Vou estudar meu Português e descubro que si em português de Portugal é literalmente Você. Assim, depende de si: seu próximo pode ser até você amanhã.
O Prata vai de ônibus? Vai nada.
Ia....
Quando falta assunto a um colunista, brotam sandices. O próximo é um ser humano como nós que merece ser respeitado e ajudado quando possÃvel. Não é um alien. Basta lembrar da parábola do bom samaritano, que fornece a resposta aos que não sabem do que se trata
Tersio é o próximo q precisa saber o que é crônica, e a função d cronista.
Era pra vc descer no próximo ponto, desceu aqui.
É uma confusão próxima daquela que se faz com frequência entre "(n)este/(n)esta" e "(n)esse/(n)essa".
É nesse ou no outro ? Aq dizemos assim.
Quando falta inteligência, abusa-se do contorcionismo verbal.
Talvez o próximo seja aquele que habita em nós mesmo. É o que nos faz esquecer, escorregar, tropeçar nas palavras, trocar uma por outra, falar ora mais, ora menos, mas nunca o que realmente queremos dizer. Cometemos o mesmo erro, retornamos sem querer ao mesmo lugar Sonhamos enquanto dormimos. De onde surgem as rimas, as palavras, nas poesias e nas criações literárias?
Sua coluna é uma das melhores da Folha. Ficou incrÃvel a crônica, até a próxima semana!
Uai, Tônico, tô Pratônito: nunca vi ninguém fazer essa aberração ou andei muito distraÃdo pela vida afora. Que coisa, Mano... Agora, tua tara pela prancha fura-tempo, é porque querias ser o Surfista Prateado, né não? Hahaha! Indo à sua conclusão, tipo "é o fim do mundo essa contradição!", uma vez, doidão numa festa, fui fritar um ovo. Pois quebrei-o na frigideira quente e... clara e gema não caÃram (o ovo tava cozido). Orra, que terror, 'cabou o mundo: 3segundos de terror pelo fim da gravidade!
Se digo que embarco na próxima segunda feira fica confuso. Melhor nesta segunda, ou amanhã.
Calma, Prata. Quando passar pelo ponto, pergunte novamente "é neste aqui?"
Cara Carla, como você está loquaz hoje! Parabéns!
Você precisa conhecer o "de hoje a oito" do baiano. Confira!
Nossa , me lembrou da minha infância cercada dos meus primos baianos, obrigada pela lembrança
Eu desejo que haja um próximo mundo e, que eu seja o próximo ressuscitado.
O último parágrafo salvou a crônica e me fez esperar pela 'próxima', que será no 'próximo sábado' ou no 'sábado que vem'.
Muito obrigado, Antonio! Me encheu de alegria!
Texto do narciso.
Caro articulista : o texto maravilhoso , principalmente quando vc expõe que hj verdadeiramente não se ama ou admira o proximo , ao menos pouco considera . O materialismo aniquilou o proximo , vindo a tomar sua referencia , seja o ser animal ou material . Será um proximo qq.
Este paÃs está ficando cada vez mais chato! Todos os assuntos descambam para a polÃtica! Seja pelos petistas de plantão, seja pelos bolsominios. Já deu!.
Adenor, creio que você não entendeu meu comentário. Eu também reclamo da situação do paÃs, inclusive dos pontos por você citados. Mas todos os assuntos, a bela crônica do missivista, Palmeiras x Corinthians, etc. enveredarem para polÃtica partidária, nós contra eles e vice-versa já deu. Há espaço no jornal para estas considerações.
É só você ficar quietinho, que é tudo que os polÃticos quer! Não reclame das emendas impositivas, da corrupção ETC. que você não se chateia...
Esta crônica me lembra uma piada antiga. Uma amiga pergunta à fulana: ainda está namorando o beltrano. E recebe como resposta: não, minha religião diz que eu tenho que amar o próximo.
Delicioso demais!
Concordo c/o Antonio,ninguém consegue amar porteiro de ônibus,infeliz q trava a saÃda e qdo a gente quer descer, finge não ver. Tb c/amar "coach" falso q ao invés de preso,concorre a prefeito. +,c/amar pobre de direita q colabora prum paÃs pior, evangélico q defende falso pastor, apoiador do inelegÃvel q só tripudiou o povão, perseguidor do Pe Júlio Lancelotti q só faz o bem e etc... Tem horas q quero descer deste mundo mas sempre tem um porteiro a me impedir. Fica pra próxima , se der.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Antonio Prata > É impossível amar o próximo Voltar
Comente este texto