Alexandra Moraes - Ombudsman > Xandão, a Folha e o "rito" Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2 3 4

  1. ADONAY ANTHONY EVANS

    O que dá credibilidade a um veículo, não é o que noticia, mas o que noticia com sobriedade e responsabilidade. Com apuração e conteúdo. Com a desconfiança sempre ligada de que não está sendo usado. Há sobriedade nas manchetes, temperanla, equilíbrio, comedimento?

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Perfeito Adonay. Quero acrescentar que a própria ombudsman afirma que o que o artigo que em parceria com o Glenn traz de novo apenas a informalidade das brincadeiras e piadinhas nas mensagens. Não tenho dúvidas que a Folha embarcou de mala e cuia na rede montada por Elon Moska, Trump, Bolsonaro etc... falta só vazar as piadas que fazem sobre o eleitor brasileiro, nas mensagens privadas.

  2. Luciano Mina

    Esse jornal(ou ex-jornal) que já teve jornalistas do calibre de Mário Vitor santos e tanto s outros, que valorizavam a opinião do leitor e colocavam o dedo na ferida agora passa pano e e defende o editorial, ter ombusdsman de mentirinha só pra falar que tem não agrega nada, se eu fosse ela pedia pra sair pq tá feio.....

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Na verdade a figura do ombudsman é para informar aos minions do jornal até onde a crítica é aceitável.

  3. Ney Fernando

    Passou pano; envergonhou seus antecessores.

    Responda
  4. José Cardoso

    Como poderia dizer o Bismark, salsichas e processos judiciais, é melhor não saber como são feitos.

    Responda
  5. Luís Costa

    A decadência do jornalismo da FSP é tamanha que a própria função de ombudsman ficou risível…a ombudsman nem consegue emitir uma opinião crítica sobre a atuação do jornal…só no piloto automático…

    Responda
  6. Hercilio Silva

    O jornal não deve nem pode revelar fontes, mas claramente está fugindo da possibilidade do vazamento ter sido ilegal na polícia paulista. E o faz por razões políticas, sabe que isso seria um bomba no colo do seu candidato a presidente. Se foi hacker e não foi a folha, ok, mas o hacker vai aparecer e tal como na vaza jato será punido. Tá difícil acreditar em hacker, sem ele sobra a suspeita da ilegalidade.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Com a cumplicidade do futuro candidato da Folha à presidência. O governador Tarcísio.

  7. Walter Junior

    Parece que o Rogério Carvalho vai ter que trocar de "fonte de informação", mas para onde iria?

    Responda
    1. ROGERIO CARVALHO

      Ô, Walter, o interessante é ler tudo o que for possível, que é o que faço todo dia! É necessário passar pela imprensa bozonarista - falo de estadão, gazeta do povo, fsp - pra saber o que andam mugindo. Depois disso eu vou pro jornalismo de vdd, aquele que apura e apresenta fatos, provas e até conclusões. Aí sua capacidade de cognição e bom senso vão te permitir opinar com lastro! GGN do Nassif e o ICL são alguns dos veículos que ainda tem jornalistas em seus quadros, entre outros!

    2. Alberto Melis Bianconi

      Existe imprensa alternativa que pelo menos não esconde suas opções políticas... e agências estrangeiras como a Reuters, BBC...

  8. Marcos Benassi

    [saco de sençura! Pô, faz cinco anos ou mais que a gente berra e a folha nem aí... Vão fão!]

    Responda
  9. Marcos Benassi

    Ééé, Alexandra, prezada, este seu texto pode ser muito, e também, nada. Por "muito", entenda-se servilismo, inação, lambeção de chão; por "nada", dúvida sincera, cuidado e, até, início no cargo crítico. Isso porque, imperdoável ao órgão crítico do jornal, deixou de lado a posição editorial que a tudo influencia: mudar títulos, subtítulos, ênfases na home page do jornal, ordem e posicionamento dos textos na diagramação do papel, estas e outras mais questões são fundamentais no efeito da notícia.

    Responda
    1. Maria Lopes

      Ótima colocação.

  10. Waltovânio Vasconcelos

    Nao entendi... o que diz a ombusdman? Citou todo mundo.... mas e a fala dela? A conclusão?

    Responda
    1. Walter Junior

      Esse muro virou muralha.

  11. Rodrigo Flexa

    Em resumo, a colunista passa o pano para o rabo preso da Folha à extrema direita.

    Responda
  12. Odalci José Pustai

    Pergunto para a jornalista, onde estão as matérias de capa de quando Moro et caterva fizeram e aconteceram na lava jato "tudo fora do rito", que destruiu a grande indústria brasileira, estetizaram a política e criaram monstros políticos como o bolsonarismo?

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Produzindo o mesmo circo que produz hoje.

  13. Hélio Barbosa

    Quase cancelei. Se não fossem Fernanda Torres, Ricardo Araújo Pereira, Tati Bernardi, Giovana Madalosso, Ruy Castro, Antonio Prata, Thiago Amparo, Mario Sérgio Conti e alguns outros...

    Responda
  14. RODRIGO NAFTAL

    Esse negócio de querer cancelar a Folha é mínimo de parte da esquerda. O que se propaga não é o debate de ideias, mas a mera convergência de opinião. Que esse pessoal.migre para o brasil247 e diário do centro do mundo e batam continência para o camarada Maduro.

    Responda
  15. ANDRE FONSECA

    Com essa senhora este espaço de reflexão para o jornal perdeu o sentido. Saudades de quando as análises eram críticas e autônomas. A ombudsman atual parece temer a crítica. Sempre cheia de dedos ao falar do jornal. É bem tedioso.

    Responda
  16. Rafael Gallina Delatorre

    Pra mim, leitor, ficou evidente o foco em colocar ilegalidade nos atos e perseguição. Sem realmente explicar. Deuxou isso a alguns colunistas, sendo que os mais evidentes corroboram esta versão. E a exposição de algumas conversas teve intenção de causar constrangimento apenas, e atiçar a extrema direita. Isso vende, todos gostam de fofoca. Mas é só isso: fofoca.

    Responda
  17. Jose Buffo

    Acho que seria uma boa ideia para a Folha tem um (a) ombudsman de volta. O espaço, pelo teor dessa coluna, está vazio.

    Responda
  18. ORLANDO BARROSO DO NASCIMENTO

    Acho que a Folha acertou em divulgar os conteúdos. O problema, pela enésima vez, foi a manchete (a maioria das pessoas só lê manchete, e reage como se o texto inteiro estivesse errado). Quem errou, de novo, foi a ombudsman. A manchete na capa do jornal, que revi agora no meu iPad, não poderia ser mais explícita: “Moraes usou TSE fora do rito para investigar bolsonaristas no Supremo”, sem o “revelam mensagens”. Ou seja, acusação direta e reta. Usou mesmo. Só faltou dizer que isso não é crime...

    Responda
  19. Adriana Flores

    Cara Alexandra, os que cancelaram a assinatura já vão tarde. A Folha nunca foi “acomodada”, muito pelo contrário. Ocorre que tanto aqui, como em outras plataformas, existe uma militância cega, raivosa, rude, que ataca sempre que lê o que não gosta. Para essa turma. o ideal seria a Venezuela onde quem ousar discordar vai preso, é censurado e plataformas digitais são canceladas porque ousaram criticar. Parabéns Alexandra pelo belo trabalho.

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Alexandre de Moraes não fez nada de errado mesmo tendo sido gravado por horas sem saber! Isso não tem absolutamente nada a ver com as aberrações cometidas por Moro e Dallagnol na Lava Jato! E o pior é que nada aconteceu com os dois criminosos. Vamos parar com esta empulhação!

    2. Alberto Melis Bianconi

      O de sempre Luciano.

    3. RODRIGO NAFTAL

      Acredito que você não leu a reportagem. Leitores querem cancelar a reportagem, por descordarem da manchete da Folha. Toda divergência é vista como um insulto. A referência a Venezuela faz sentido, na medida em que o PT e parte da esquerda que se dizem democraticos batem palmas para Maduro.

    4. Fernando Alves

      Apareceu uma pessoa na folha de pagamento do PL para escrever Venezuela.

    5. Luciano Mina

      ...é só criticar que já chega um iluminado e diz: vai pra Cuba...agora é vai pra Venezuela....babar ovo de miliciano e nem fica vermelho.....

    6. RODRIGO NAFTAL

      Oi Adriana. Eu fiz um comentário muito similar ao seu, mas não sei a razão, mas as minhas colocações passarão por moderação. Na verdade, parte da esquerda não quer o debate de ideias, mas apenas a reprodução de uma cartilha pre-existente. A Folha está certa em reproduzir o comentário e de criticar a postura de Moraes.

  20. Murilo Belezia

    Desde a posse da sra.Alexandra como ombudsman percebi que ela não é talhada para essa função. Não me vejo representado nas análises dominicais.. Muitos colegas-leitores também criticam e propõem temas que estão no cerne dessa guinada à direita da Folha e uma patológica obsessão da cúpula do jornal com certos temas e abordagens. Há censura contínua nos "Comentários", colunistas péssimos, muitos a serviço da linha ideológica atual, desmonte do jornalismo crítico e muito mais. Tchau, bela.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Quando se embarca no bolsonarismo, como faz a Folha, é necessário abandonar qualquer senso crítico...

  21. Marcilio Souza

    Resumindo: a ombudsman passou pano. Aguardei ansioso a coluna dela e me frustrei. Saudade do Mariante.

    Responda
  22. Valéria Murad

    A ombudsman tenta disfarcar o furo n'agua que foram a materia e seus titulos espetaculosos, jogando a insatisfação na conta do fla flu político. Parece não querer enfrentar as reais criticas doa leitores, que se referem à fraqueza do material e a tentativa de elevá-lo a um patamar de Watergate sem ter nada importante em mãos.

    Responda
  23. Jonatan Alves

    Pelo jeito, não foi somente eu que cancelei a folha. O jornal deve noticiar fatos, mas não somente pra levantar poeira, se for acusar, o faça com materialidade e responsabilidade, ninguém está acima da lei, mas devemos agir com responsabilidade, sem dar gasolina pra fogo.

    Responda
  24. Mônica Casarin Fernandes Elsen

    Cara ombusdman, noticiar fatos relevantes é fundamental ao jornalismo! Senão, ele não existirá. Dito isso, afirmo que, como jornalista experiente, vejo que a FSP (não é de hoje) é neoliberal. E tem o direito de o ser. Porém, não convém a um grande jornal fazer manchetes sensacionalistas, distoantes em relação ao próprio texto das matérias. Está é a minha grande crítica ao editor! Muitas das manchetes da sessão política são um desserviço ao jornalismo. Reflitam.

    Responda
  25. cleyton correia

    Quando vemos que a Folha hoje, ao fazer o seu trabalho, incomoda petistas da mesma forma que já incomodou bolsonaristas, ela está no caminho certo

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      É sempre bom incomodar para valorizar o passe, né não?

    2. MAURICIO GUIMAR ES

      Concordo.

  26. Marcelo Magalhães

    “Como ficamos? Do ponto de vista jornalístico, e não tendo cometido crime para obter o material.” Será que a senhora poderia explorar essa informação um pouquinho mais? Pelo que foi publicado até agora, os dados saíram do telefonema celular do assessor do STF, que tinha sido preso e foi encaminhado à deputada Carla Zambelli, que os encaminhou ao Glenn. A senhora considera todo esse movimento lícito? Expor as conversas pessoais do grupo que bloqueou o golpe de estado é atitude jornalística?

    Responda
  27. Wallace marques

    Só faltou corrigir quando a folha diz bolsonaristas na verdade são golpistas que tentaram dar um golpe de estado, são esses que vcs estão ajudando quando estão preocupados com o "rito"!

    Responda
  28. Valter Junior

    A folha não vale R$ 9,90. Assim que acabar a promoção, vou encerrar minha assinatura de mais de 30 anos.

    Responda
  29. Cleomar Ribeiro

    ... os assessores dos anhangueras-stf-togsdos ficaram moscando e fofocando, parecido com polícia que no plantão ficam no smartphone ( app de paquera, bet schams, grupos de zap,..., App porn X)!!!... Inúteis moscando só dá B.O.!

    Responda
  30. ADONAY ANTHONY EVANS

    Sempre acompanhei os ombudsman da Folha com admiração e reverência. Admiração pela coragem em apontar deslizes, reverência pelo bom senso e sabedoria. Aguardei sua coluna para ver se a tradição continua. Não continua. Passar pano não é atributo de ombudsman. Não melhora o veículo. Só piora. Nove entre dez juristas dizem que a folha errou. Até tú, Ives? A única similaridade com a Lava-jato, foi a instrumentalização da Imprensa. Jamais a barrigada vulgar teria ocorrido na Folha de Otávio. Teria?

    Responda
  31. WAGNER VALENTE

    Colegas leitores, convido-os a lerem a coluna de Luís Nassif sobre o tema…

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Obrigado Wagner.

    2. Michele D Ambrosio

      Tito, você julga pela capa em vez do conteúdo? O nome disso é preconceito e intransigência! Triste!

    3. Tito Bernardi

      Luis Nassif é cabo eleitoral de Lula e da esquerda, depois que saiu da Folh por conflitos inusitados com tucanos.

  32. Tana Giannasi Alvarez

    Que pena a função de ombudsman ser tão precarizada. Pensei que leria um texto aprofundado sobre a questão do rito, que não é explicada na matéria original, nem aqui. De fato, os leitores estão desassistidos.

    Responda
    1. ChicoJ Neto

      Também esperei ler um texto de ombudsman, mas parece que aqui as características dessa função se diluíram. Parece mais uma defesa do que parece indefensável.

  33. Rodolfo Francisco

    Em sua posse como ombudsman disse que tinha um objetivo de dar atenção aos assinantes que efetivamente bancam o jornal. Claramente diminui a posição que a maioria deles (se os comentários forem representação estatística confiável) manifestou.

    Responda
  34. Helio Cardoso

    Ontem, nos EUA, Jornais receberam um dossiê hackeado do partido Republicano e sem autoria. Preocupados com o caso Hilary na eleição anterior, decidiram não mais publicar matérias que venham a provocar influência maligna nas eleições e semear caos no processo democrático. A sociedade pede e a mídia entende que não devem mais servirem aos propósitos criminosos dos hackers.

    Responda
  35. neli faria

    Desde a época da lava jato não gosto desse jornalista estadunidense. Acho absurdo ele ser colunista da Folha. Nem leio nem na Folha papel é muito menos on line para não dar ibope. Tancredo Neves dizia que pelo telefone marca apenas reunião e dá o endereço errado. Pelo zap , autoridades deveriam falar só bom dia. No caso quem errou , e se errou, foram os assessores. O ministro nada tem a ver. Desde a Constituição do Império a pena não passa do autor do ilícito. E no caso, nem foi.

    Responda
  36. Rodolfo Francisco

    Lavou as mãos. “Esse leitor disse isso, aquele disso aquilo. Boa noite!”

    Responda
  37. neli faria

    Alexandra: o leitor que reclama hoje é o mesmo que aplaudiu ontem quando a Folha publicou ,sobre , e contra, a lava jato! O leitor não sabe que Jornal é para passar notícias, informar. Jornal de boas notícias penso que existe em Ditaduras. Sempre reclamei que a Folha não publica notícias do Santos, mas o time anda tão ruim, que é melhor nada publicar. E se publicar vou reclamar!

    Responda
    1. neli faria

      Posso não saber virgular , mas, sei interpretar texto! Do Jornal e alheio!

    2. neli faria

      Senhor Marcelo: em qual ponto critico o Excelente Ministro Moraes? No Brasil, desde a Constituição do Império, a pena não passa de quem praticou o ilícito. E no caso, nem ilícito foi.

    3. neli faria

      Sr Marcelo,talvez não me tenha feito entender.Na resposta para a Alexandra em nenhum momento critiquei o Ministro. Até porque desde a Constituição do Império,a pena pelo ilícito penal ,não passa da pessoa que delinquiu. No caso, conversas entre dois assessores , nem ilícito foi! Para me fazer entender,repiso-me,critiquei os fanáticos pelos oportunistas lula e bolsonaro. Na Lava Jato o fanático pelo lula aplaudia as publicações, agora o do bolsonaro. Jornal é para noticiar! Fiz-me entender?

    4. neli faria

      Michele: comecei a trabalhar registrada aos quinze anos,em1968 e se eu errei ao aspas virgular, que bom! Sei fundamentar!Digitei meu voto em lula, mas, não deletei minha inteligência e memória. Sou assinante da Folha há mais de trinta anos, nas noticias contra a lava jato o red snowflaque aplaudia, hoje o amarelo. O fanático por Político, por não saber ler jornal, critica o mensageiro e não quem deu causa para a notícia.Ne nuntium necare !Fiz-me entender?

    5. neli faria

      Michele, se a senhora soubesse minha formação escolar, diria: parabéns! É uma vencedora na vida. Por ser Migrante o Ginásio Estadual Castro Alves, Cornélio Procópio,me impediu de ingressar no Ginásio,por não ter Registro de Nascimento. apesar de ter passado na Admissão. Aos vinte anos comecei a fazer supletivo do ginásio...!Com uma prova eliminei português do ginásio e do colegial. aos vinte e três ingressei em faculdade particular. Crédito educativo nos dois últimos anos.

    6. Marcelo Silva

      Senhora Neli: Alexandre de Moraes não fez nada de errado mesmo tendo sido gravado por horas sem saber! Isso não tem absolutamente nada a ver com as aberrações cometidas por Moro e Dallagnol na Lava Jato! E o pior é que nada aconteceu com os dois criminosos. Vamos parar com esta empulhação!

    7. Michele D Ambrosio

      Neli, gosto de ler a opinião dos leitores, porém com tantas vírgulas mal colocadas fica difícil entender seu texto!

  38. ELISON DE SOUZA VIEIRA

    E o outro lado? O que colheram de palavras do Ministro Alexandre de Moraes e dos juízes que são seus auxiliares? O que li sobre um deles, publicado pela Folha, foram fofocas.

    Responda
  39. WAGNER VALENTE

    retalhou opiniões e ditos, e nada concluiu…

    Responda
    1. Michele D Ambrosio

      Retalhou? Acredito que seja retaliou, ou seja aplicou a pena de talião. Retalhar é cortar em pedaços, em retalhos!

  40. Marcelo Rufino Bonder

    Foi isso então, haa tá. Sério que isso aqui foi a coluna de uma Ombudsman? Vocês acreditam que a essa altura os leitores ainda acreditam nisso? Depois dessa, zero arrependimento por ter cancelado a minha assinatura. Ainda tinha esperança de ler neste espaço algo relacionado a conduta jornalística e a falta de equilíbrio da matéria em não dar espaço ao outro lado, via de regra na redação de qualquer jornal que ainda produz jornalismo, o que parece não ser mais o caso da Folha. Lamentável.

    Responda

Anteriores 1 2 3 4

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.