Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Décio Ceballos

    Cândido, eu vejo com restrições essas ´geoengenharias até em outros planetas. Os sistemas globais são tão complexos e multi variáveis que mudanças em algumas poucas não resulta consistente. Prefiro ideias localizadas e naturebas: cidades florestas, agricultura regenerativas, bacias esponjas, controle populacional e sistemas energéticos verdes mesmo que nucleares. Veja que alguns eventos extremos são adaptações - (re)geoengenharias - alagam ambientes, derrubam aviões etc.

    Responda
  2. Nilton Silva

    Bobagem. Fico imaginado o homem do futuro olhando pra trás e constatando que nossas precisões climáticas catastróficas eram puro delírio woke.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Parabéns pela fé. No entanto, os fatos demonstram o oposto. Vivo, há 30 anos, à beira de um lago que sofre influência da maré oceânica. A água subiu, e não é pouco.

    2. CELSO RIBAS

      Ah claro, "bobagem", aqui na minha cidade fez 1 grau negativo semana passada, em menos de 3 dias subiu pra 31, a previsão é para 3 graus essa semana, super normal, mas eu venho do passado, e te garanto que isso nunca aconteceu!

  3. Vito Algirdas Sukys

    É impressionante o resultado das mudanças climáticas. Os efeitos não são imediatos, mas são duradouros. A capacidade de tomar decisões e fazer avaliações sábias diante da incerteza é uma habilidade rara. Podemos tomar decisões melhores e domar alguns dos vieses que nos levam a maus julgamentos e escolhas ruins.

    Responda