-
ANDRE BARRETO
"Em resumo, o problema que a Venezuela enfrenta e representa é muito mais complexo do que a nossa vã polarização faz supor". Perfeito! As pessoas perderam a capacidade de pensar. É pura polarização emotiva.
-
Nasemar Hipólito
"Intervenção direta dos Estados Unidos sobre suas reservas de petróleo", "ameaça beligerante por parte de Washington", me poupe! Os autores do texto, assim como parte da esquerda brasileira, ainda tem um pezinho nos anos 60, quando o comunismo era uma ameaça (ou solução) real e os EUA até viam sentido em se arriscarem a empreitadas como aquelas. Falar nisso hoje, é distopia justificadora da ditadura venezuelana.
-
Hercilio Silva
Não justifica a ditadura, negar a interferência americana em relação ao petróleo é fingir que a realidade não existe. Preciso citar oriente médio?
-
-
Miro Costa
Não mudou nada, presta atenção. Foi apenas um passo depois do outro, com aplausos ao ditador e até apoio reiterado em plebiscitos fake. Aqui faltam ainda os plebiscitos, mas já está claro que existe im ditador amadurecendo. Aplaudam.
-
José Antônio
Leia de graça e sem preconceito no Jornal do Brasil: ´´A Venezuela contra o Império`` (por Paulo N. Batista Jr.).
-
-
Paloma Fonseca
Difícil me posicionar de forma enfática por um ou outro lado da contenda. Um regime democrático absorveria todas essas concepções (estatismo x liberalismo; bolivarianismo x destino manifesto dos Estados Unidos) e daria um sentido mesclado para as políticas públicas na Venezuela, assim como ocorre no Brasil. Quem está sofrendo mais são aqueles que tomam a decisão dramática de se refugiar em outros países. A dependência econômica do petróleo e minérios torna a situação mais aguda.
-
José Antônio
Leia de graça no Jornal do Brasil: ´´A Venezuela contra o Império`` (por Paulo N. Batista Jr.).
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.