Lygia Maria > Fins sem princípios levam à tirania Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Que direitos individuais? De propagar ódio, fakenews, de ser racista? Pros donos de Big techs os fins sim justificam os meios!
O que vejo aqui é gente sem noção nenhuma de justiça ou do que é certo ou errado. Defende a ilegalidade usando como argumento que o réu ( ainda não julgado) merece todo tipo de violação de seus direitos. As mesmas pessoas que condenaram a vasa-jato, repudiam a vasa-toga, sem ser dar conta que os erros são exatamente os mesmos ou talvez mais graves pois Moro era juiz de comarca aqui temos o STF contra o qual não se tem recurso.
Você é o tipo de direitista que defenderia a permanência da escravidão no século XIX, seria a favor do golpe militar em sessenta e quatro e agora, defende tanto que vacinas fazem mal quanto que o STF - que só nos protege desses atrasos civilizacionais do vandalismo em BrasÃlia e do golpe de Estado de Bolsonaro - está implementando uma ditadura. Faça-me o favor, direita tacanha.
Você não entende meu argumento de ser formado em História pela USP devido sua ignorância. Assim como um médico fala da saúde, um advogado das leis, um historiador é a melhor pessoa para falar de História. Ou você acha que pesquisa cientÃfica, formação rigorosa não são nada? Outra coisa: o Bolsonarismo destruiu nosso meio ambiente, matou setecentos mil por falta de vacina e ainda tentou golpe de Estado e você vem aqui defender isso? Onde está sua vergonha meu senhor?!
Digo, bateram palmas pra vaza-jato
Uma autoridade ter a coragem de dizer que a Venezuela não vive uma desprezÃvel e tirânica ditadura é tratar a sociedade como tola! Mas o castelo de areia está se desmoronando, vide Nicarágua! OrasilPróDemocracia!
Uma jornalista (sua amada Lygia) dizer que Is ra el pode matar quarenta mil civis à vontade é tratar a sociedade como estupida.
Maduro fez na Venezuela o que Bolsonaro pretendia fazer aqui.
Bolsonaro só pretendia, o STF está fazendo.
De acordo Anete, só não compreendo é a posição do Lula em relação ao Ditador Maduro!
Quando se fala em desumanizar o sujeito., basta chegar até a janela do seu apartamento e poderás ver os milhões de chamados empreendedores sobre suas motos e as mochilas da nova guerra empreendida contra a classe trabalhadora.
Se os fins não justificam os meios, o que os justifica? No caso do Alexandre de Moraes, o problema são os próprios fins. O STF deve ser um órgão colegiado guardião da constituição, esse é seu fim. Já é hora de encerrar o inquérito das fake-news, que o transforma em uma espécie de tribunal do santo ofÃcio.
Fora Cachaça! Fora Moraes!
Fora crimes de peculato ou rachadinhas, fora os que compram mansões com o dinheiro vivo, fora os que surrupiaram jóias valiosas, fora os que tentaram dar um golpe de estado! Etc
Fora extrema direita golpista!
Alexandre, primeiro: não sou seu camarada, segundo: sou formado em História. Paulo César, primeiro: as revoluções francesa e russa deram fim a regimes nos quais mais de noventa por cento do povo vivia na miséria, Lygia com seus privilégios burgueses esquece isso. Segundo: vamos aplicar tal métrica à Isr ael, que já matou quarenta mil civis pales tinos?!
Quando o argumento é: Sou formado em história eu já largo de mão. Kkkkkk
O cúmulo do artigo é que a articulista defende ataques a democracia como um direito liberal. Mas de maneira contraditória quer que os pilares da democracia os defendem. Coisa de maluco.
Vamos lá jurista: O que é ataque a democracia? Qual a lei existente sobre isso? Quem foi processado julgado e condenado nesses artigos que sequer existem na constituição?
Basta ler os comentários para confirmar que os exércitos de esquerda e direita estão de prontidão para perpetrar qualquer tipo de atrocidade para alcançar seus objetivos “democráticos”
Muito menos se pede democracia às Forças Armadas.
Senhores e senhoras lulopetistas onde a colunista errou? Qual inverdade ela disse? Vocês concordam em usar a criatividade para punir um periódico onde o perito nada encontrou de errado só porque o ministro estava cismando? Que justiça é essa?
Parafraseando o mote de uma peça publicitária da agência WBrasil para este jornal. É possÃvel contar um monte de mentiras dizendo só a verdade.
Quem concorda com o Art. 5º da Constituição (Dos direitos e deveres individuais e coletivos), com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, com todas as lutas dos povos contra a exploração e a opressão, e foi contra as violências do Estado na Ditadura de 1964-1985, não pode aceitar agora os desvios éticos e jurÃdicos do STF, os abusos de ministros nos papéis de policiais, promotores e juÃzes em inquéritos mantidos sob sigilo. A falta de transparência derruba o Estado Democrático de Direito.
Mais bolsominion impossÃvel. A cara de SC.
Vou falar o que sempre falo da colunista, para que ela print o comentário e vá ao X me ofender para seus Lygiaminions: Será candidata a um cargo polÃtico e apoiará um bolsonarista.
"...mas as democracias liberais põem um limite bem clara entre o Estado e os Cidadãos." É preciso informar isso às nossas briosas PMS, quanto chutam portas de barracos em favelas e atiram contra gente já desarmadas. Onde está mesmo o limite? Os fins são nobres: combater a criminalidade. Mas isso não assusta a articulista, a menos que o pobre expresse mui claramente que compartilha sua ideologia.
E dessa vez não tem o CEP!
De novo a ladainha, seria melhor praticar um jornalismo confiável.
Justa Lerda, os fins de encher o saco dos BÃpedes demandam uma quantidade incrÃvel de chatice como meios... Dá licença...!
"... a expansão do poder de polÃcia sobre a população" golpista, a Sra. quis dizer? Não temos notÃcias de desmandos do rito sobre outra "população".
Aà que reside o perigo. A famosa justiça seletiva ou perseguição.
Um aspecto que foi desconsiderado aqui: a compravada falta de respeito - para com a lei (inclusive!) e para com qualquer noção básica de ética e honestidade - que vem reinando desde o advento das fake news para fins eleitorais. Os ritos do Judiciário são antigos, lentos e obsoletos. Resultados dessa lentidão já são inúmeros e devastadores na polÃtica nacional - com milhares de mortes, inclusive. É ingênuo imaginar um combate eficaz (preferÃvel) a essa calamidade que não derrape aqui e ali.
Essa mocinha fraca, a mais nova aquisição da Folha neobolsonarista, só fala obviedades e lhes dá um ar de seriedade com a profundidade de um pires. Que falta os bons articulistas do jornal que infelizmente vêm escasseando..
Este é o novo padrão da FSP.....
Ok, leu?
Não consigo ir muito além de dizer que é o artigo mais fraco que já li. Superou a Catarina Rochamonte. Parabéns!
Ou seja, segundo a genial articulista, bom mesmo é Jair Bolsonaro, que nunca escondeu seus fins golpistas. Esta Folha só melhora.
Terapia, camarada, terapia.
Oximoro do dia: eleitores de Bolsonaros citando democracia liberal.
Parabéns!
Parabéns, Lygia, por se referir à realidade e dizer a verdade de forma equilibrada e objetiva, mas firme e segura. Há sim, atos de tirania, desrespeito à s leis e aos direitos, com traços de psicopatia (acrescento), hoje em nosso paÃs.
Está se referindo ao sequestro do orçamento pelo congresso? Também acho isso tirania.
Concordo com a segunda frase do seu comentário. Concordo que a colunista se referiu à realidade (paralela, faltou dizer) mas discordo dos adjetivos escolhidos para elogiar a colunista. A forma foi enviesada e subjetiva, mas frágil e rasa.
Está se referindo ao monstro das joias? Se sim, eu concordo. O que ele fez durante a pandemia é um sinal claro de psicopatia. Perseguir criminosos não é psicopatia, é dever.
Fins sem princÃpios como o impeachment de 16, as manipulações da Lava Jato, a blindagem do Lira no congresso, dos filhos do Bolsonaro pelo então ministro da justiça Moro e pelo PGR Aras, os senadores defendendo o indefensável na cpi, tripudiando de centenas de milhares de mortos. E agora a tentativa de salvar o ex-presidente através do roubo de provas pela polÃcia, vazando pra deputada, e a FSP comprando isso. Nada de novo na direita. Ainda está pra nascer um direitista com valores e princÃpios.
Artigo irretocável. Quem não disser que não entendeu, não está sendo intelectualmente honesto.
Irretocável e vai prolixo do jeito que está. Já a quantidade de negativas no seu comentário requer reflexão: digo que não entendi, logo sou intelectualmente honesto. Mas entendi o artigo a ponto de não retocar nadinha antes de ir prolixo.
Curti seu comentário. Concordo, artigo irretocável. ImpossÃvel salvar (ou retocar, se preferir) um texto tão raso.
Irretocável na desonestidade né?!
Irretocável como obra de ficção para promover a extrema direita e seu golpismo.
De vez em quando aparece um lúcido ou lúcida, ainda há esperança. a democracia não precisa de déspotas para que sobreviva nem de tiranos para destruÃ-la.
Excelente artigo.
Excelente obra de ficção para promover a extrema direita e seu golpismo.
Boa parte dos que, hoje, clamam pelas liberdades individuais se encontravam, há alguns meses, acampados na frente de quartéis pedindo golpe militar. Alguns sonhavam com juizes presos (ou até mortos), outros tentaram explodir veiculos, sabotar a infraestrutura, invadir a PolÃcia Federal ou depredar as sedes dos poderes. Os mais tÃmidos silenciosamente torceram para o sucesso dessa tuba golpista. É esse tipo de gente que agora, naturalmente não tira as palavras "liberdade" e "tirania" da boca.
A desonestidade reina nos articulistas do jornal. A narrativa do texto da extremista bolsonarista provoca náuseas. É cômodo pegar as fotos de um ângulo e transformar o opressor em vÃtima; e esconder o filme. Nenhuma menção sobre a tirania dos aparelhamentos institucionais, as arapongagens feitas pela Abin, evidências de plano de golpe, ameaças as urnas, eleições e instituições; projeto de aumento de vagas no STF; estrutura de desinformação dentro do planalto; ameaças a vida de autoridades.
Paulo, a Folha levou Bolsoguedes ao poder se aliando ao golpe, o dono, bilionário banqueiro, conseguiu a independência do BC e o maior juros do mundo para parasitar, valor que deveria ir para educação e saúde, apoiou a farsa da eletrobras, da sabesp, da gasolina para 300bi de dividendos e por ai vai. Quem se informa pela Folha, pensa do jeitinho que o bilionário banqueiro quer, comece a ler icl notÃcias.
Paulo, mencionei o artigo especificamente que fala sobre tirania; e estou mostrando para a articulista o que era tirania; Moraes foi no máximo duro, o que é confundido com tirania pelos mimizentos golpitas. Era impossÃvel tratar o bolsonarismo com flores.
O que é isso companheiro??? A Folha foi um dos veÃculos de comunicação que mais denunciou os erros do governo anterior. Nunca deixou de publicar uma notÃcia relacionada à tresloucada tentativa antidemocrática.
Parabéns pelo texto .
Parece que está escrevendo sobre o governo Bolsonaro.
Os colunistas da FSP agem como uma matilha de cães de extrema-direita, acossando a democracia com mentiras e manipulações. A posição do governo é de não reconhecimento das eleições na Venezuela e de manter-se um interlocutor para negociar soluções. Por sua história, exerce enorme pressão. Moraes não descumpriu a lei, e um comentário de uma conversa privada de terceiros nada prova. Lygia, em seu fim de promover a direita, se acha justificada na desonestidade de seus argumentos.
PC, sobre Moraes, não há no processo legal o conceito de q os fins justificam os meios. Qdo Lygia afirma q Moraes agiu assim, ela o acusa de ilegalidade, q vc reconhece q não houve. O sistema é criticável, mas foi referendado pelo STF. Que se proponha mudar o sistema. Acusar o juiz e o STF de agirem de forma imoral é fazer o jogo da extrema direita, q sempre viu no STF seu maior inimigo. Já em 18 o Bananinha deixava claro sua intenção de fecha-lo. Agora, buscam impunidade para os golpistas.
PC, é claro q chamar a ditadura venezuelana de desagradável é eufemismo. Todos omitem q Lula tbém o chamou de autoritário. A incoerência é q até os direitista q o BR deve negociar com Maduro. Vc acha possÃvel negociar chamando o interlocutor de ditador e reconhecendo a prióri a vitória da oposição? Tente fazer algo assim qdo tiver q negociar algo. Entre na sala chamando o interlocutor de bandido e acusando-o de crime. O governo Lula faz o q é diplomaticamente razoável a quem se pretende mediador
PC, quem vota em quem defende tortura, assassinatos, prometeu e tentou dar um golpe; q enalteceu a ditadura militar; q pratica racismo, misoginia e homofobia, é de extrema-direita. No BR, isso foi normalizado e considerado não extremo. Mas nem Le Pen ou Salvini defendem tortura, golpe e fuzilamento de adversários, ou contam negros em arrobas, ou dizem q meninos vestem azul e meninas rosa. E até a FSP já os classificou como extrema direita. Sua estimativa está errada pq vc nega o q é ser extremo.
Meu caro Ricardo, o número de extremistas de direita no Brasil de ser centenas de vezes menor do que você imagina. Peço que vc concorde que chamar o regime bolivariano de "desagradável" eh um eufemismo. Por fim, Moraes pode não ter cometido nenhum crime mas incorpora num mesma pessoa as figuras de vÃtima, investigador acusador e julgador, o que não existe em democracias. E juiz tem de ser e parecer imparcial. Vc realmente acha que Moraes eh imparcial?
Alexandre de Moraes é uma das vÃtimas de fake news, e também atua como delegado, promotor e juiz do caso que investiga a fake news. Esse desenho institucional é de uma excrescência monumental. Eis um caso concreto que indica a máxima urgência em se aprovar uma emenda à Constituição, inibindo esse tipo de coisa.
Os interesses de um grupo supra-leis,irão se sobrepor ao devido processo legal.
Nessa toada, se fosse ao fim da Segunda Guerra, a Folha e seus articulistas denunciariam o Tribunal de Nuremberg por supostos abusos contra os condenados.
Excelente comparação. Essa sempre foi a estratégia bolsonarista; o que não surpreende diante da desonestidade compulsiva da orcrim, quando o mesmo argumento vem da imprensa profissional e de um dos pilares do mainstrean causa incômodo e questionamentos sobre as motivações.
Parabens lygia, sua presença valoriza a democracia e a fsp
Felipe, cuidado com o espelho. Nem todos são como você.
Receber um elogio do Florentino equivale a receber um elogio do Malafaia, é só mais uma demonstração do que representa Lygia.
Felipe ela não é racista é verdadeira. Voce se lembra das ditaduras da direita? E os da esquerda? Todas repugnantes mas a esquerda ama a Rússia, China, Coreia do norte, Cuba.
Essa mulher é uma fascista!
O Alexandre de Moraes, além de utilizar de métodos ilÃcitos na apuração das brincadeiras inocentes de Bolsonaro e sua tropa, é o culpado do regime democrático seguir vigorando nesse paÃs, por ter sido eleito um governo autoritário que tem um Congresso, uma PF para chamar e uma PGR para chamar de sua. Por favor, chamem o Moro e o Dallagnol!
Brincadeiras inocentes kkkkkkkkkk
Com tantos regimes autoritários mundo a fora, porque só a Venezuela que segue incomodando tanto? Quem sabe devemos informar melhor sobre o passado desse paÃs vizinho? Lula falou logo em seguida que se trata de um regime autoritário, talvez você tenha estacionado apenas no "desagradável".
Maduro fez na Venezuela o que Bolsonaro pretendia fazer aqui. O Brasil passou durante 21 anos por uma ditadura cÃvico-militar, arquitetada e protagonizada pelos EUA. Servimos de modelo, com os nossos ridÃculos tiranos, para quase toda América Latina.
Tatata-se de um regime autoritário. Se não fosse o pulso forte de Alexandre Moraes, antes, durante e após as eleições, hoje estáriamos vivenciando um regime autoritário.
Trata-se de um regime autoritário.
Evite tentar defender algo indefensável. Fica feio.
Correto . Tendo ciência sempre que os direitos individuais fundamentais são : comer , estudar , trabalhar , ter lazer e acesso a saúde e o amparo solidário da sociedade . Esses são os princÃpios básicos para a boa convivência humana . Nenhuma “ grande ideia” se sobrepõe a isso , nem mesmo o neoliberalismo que levou a hipertrofia da financeirização da vida e das relações humanas .
Folha e Lygia, tudo a ver. Cada dia pior.
FabrÃzio?! Cheguei atrasado, passe a senha!
A verdade lhe incomoda, Fabrizio. Notadamente.
Pena o bilionário banqueiro parasita de juros e dono da Folha não acredita no lindo ditado, nem a calunista, que está na Folha justo por isto.
Primeiro: se os fins não justificam os meios, por que você defendeu o direito de Is ra el de matar mais de quarenta mil pales Tinos com a desculpa de estar se defendendo? Segundo: você citou a Revolução Francesa e a URSS, imagino que você adoraria ser uma camponesa ou trabalhadora urbana da França absolutista do século dezoito ou da Rússia czarista. Isso significaria passar fome, viver na miséria e não comer seus docinhos de uva!
O Terror da Revolução Francesa matou de 35.000 a 45.000 pessoas, e o Terror Vermelho dos bolcheviques de 50 mil a 600 mil pessoas(Wikipedia em inglês). Sao bons exemplos de execuções com base no princÃpio de que os fins justificam os meios.
Camarada, cê precisa urgentemente de aulas de história.
Dalton defendendo o indefensável. Bolsonarista é assim mesmo, tudo é questão de polÃtica e ideologia. PrincÃpios, nunca tiveram.
O enfoque foi que lhe aprouve para falar mal do Lula e do Alexandre de Moraes. Só isso.
O parâmetro abordado na coluna é sob moldura de ambiente democrático. Se ela fosse abordar razões revolucionárias, embora tenha referido, deveria, daà sim, manifestar como você. No entanto, o enfoque foi outro.
Perdeu mané
Daniel, esse seu comentário é a prova de q vc está a serviço da extrema direita, q quer implantar uma ditadura no paÃs.
E vc acha que nao vai perder tambem em 2026? Tic tac
Este seu comentário é a prova mais irrefutável que de que o STF está a serviço do PT e do lulismo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Lygia Maria > Fins sem princípios levam à tirania Voltar
Comente este texto