Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    Já devia ter sido banido há tempos. Mensagens devem usar emails corporativos. Se for urgente fala pelo telefone e pede para ler o email.

    Responda
  2. Vilma Inácio

    Faz o lulazap! Super seguro, só que vai ter imposto

    Responda
  3. Maria Lopes

    A Folha aposta que a maioria dos leitores não lê os textos, ou que têm dificuldade em interpretá-lo. Não se justifica a constante distorção dos fatos nas chamadas das matérias. Estadão é mais coerente. O Globo também. A Folha salva-se por alguns bons colunistas. Mas isso não é suficiente. O nível está baixo, é pena.

    Responda
  4. RENATO PASCHOALINOTO

    Lamentável essas manchetes da Folha. O jornalista sabia muito bem o que estava escrevendo. Queria enganar o leitor só para ele ler a matéria. Só serve pra dar argumento pra terraplanista. Precisa mesmo disso, Folha? Click bait!

    Responda
  5. Carlos Eduardo Gomes

    É só usar o Signal. Diferente dos demais, além de ser encriptado de ponta a ponta, não fica arquivado em nenhum servidor.

    Responda
    1. Tito Bernardi

      Mas eles preferem gastar dinheiro do contribuinte...

  6. Cleomar Ribeiro

    ... vão criar um app bet schams com zap-zap???

    Responda
  7. Cleomar Ribeiro

    Partidos políticos Sao que nem empresas de telecom, têm autorizações sagradas para operar, tem o mesmo de tipo de profissionais, mesmo jeitaonde administracao, mesmo baixonnível decwuslidade decoperacao, pegam e puxam ouro da população e distribuem entre as lideranças, mesmo tipo de ewuipamentos de produção, mesmas esrratégias, Sao supostos concorrentes e adversários, mesmos softwares, Mesmos tipos de corrupção e crimes e sabotagens, suas filhas e filhos inúteis Nas mesmas orgias.luxuosas

    Responda
  8. Cleomar Ribeiro

    ... que Yo le dicho???... Ahora que Yo no lo pido lo que me dás, zap-zap-chino! Ahora que precisamos de espacio para terenermos nuestras Charlas en secreto, zap-zap-chino!... Yo soy un ladrón, carajo!!! zap-zap-chino!!!...

    Responda
  9. Cleomar Ribeiro

    ... zap-xap-chinesinho???.... Que Yo le dicho???...

    Responda
  10. Geraldo Couto

    Muito divertido. O cara vai deixar o Zap cheio de segurança, criptografia e com uma equipe enorme desenvolvendo para usar um que nem sabe qual! O problema não é que invadiram o Zap, é que pegaram o telefone que o cara usou ou o próprio cara entregou. Me parece motivo ou para dar dinheiro para alguém ou preparação para tirar o Zap dos brasileiros. Sabe como é, primeiro arrumo o fusca, depois te tomo a Ferrari!

    Responda
    1. Tito Bernardi

      Quem sabe não criam mais uma estatal para cuidar desta área...

  11. Maria Lúcia Bergami

    Precisamos criar nossa tecnologia. Emprego e independência, valorizaçào de nossos talentos. Ficar na mão de estrangeiro n é o indicado.

    Responda
  12. Fabricio Souza

    Isso é piada ou esse cara é um despreparado? Ele sabe quanto custa um aplicativo como o WhatsApp? Quantos milhares de engenheiros de software estão envolvidos para manter ele de pé? Isso, me faz lembrar do marido traído que saia para trabalhar e deixava a sua donzela em casa... Um dia de tanto ficar sabendo das gaias que levava da mulher, teve a sabia ideia de tocar fogo na cama e no sofá! Tudo para eliminar de vez a pulada de cerca da esposa.

    Responda
    1. Tito Bernardi

      Matar o mensageiro... ou tirar o sofá da sala... País da piada pronta.

  13. Evando de Abreu

    Depois da nuvem soberana, vira o Whats BR. Bilhões serão jogados fora, como sempre. Este desgoverno tem que ser interrompido. Chega. Parem de gastar o nosso dinheiro de impostos com ideologia e ideias estapafúrdias.

    Responda
  14. Tito Bernardi

    Querem tirar o sofá da sala... As autoridades ociosas ficam bisbilhotando as redes sociais de opositores e a culpa é do aplicativo de mensagens... País da piada pronta...

    Responda
  15. jef ferreira

    Querem uma rede pra chamar de sua pra continuar com a falcatrua.

    Responda
  16. leonardo de souza silva

    Será que a culpa pelo teor das mensagens é do mensageiro? Tá parecendo aquela história do sujeito que detestou a mensagem e matou o carteiro/mensageiro.

    Responda
  17. Paulo Roberto Taveira

    Tem uma outra coisa também q o governo deveria criar brasileira: a roda! A estrangeira dá muito problema! Hahaha!

    Responda
    1. Tito Bernardi

      E se possível criar uma nova estatal para tratar dessas novas criações... rs

  18. Petrônio Alves Corrêa Filho

    Ao incentivar nossas indústrias, o governo ajuda o nosso país gerando empregos, desenvolvendo tecnologias, ficando independente de outras nações e com mais segurança. Apoiado!

    Responda
    1. RENATO PASCHOALINOTO

      Boa! Reserva de mercado já! Vai impulsionar o desenvolvimento do país, como já aconteceu no passado! (contém ironia)

    2. Geraldo Couto

      Meu Deus do céu

  19. LORENA PARDELHAS

    A China tem. A Índia também. Seria ótimo o Brasil ter sua própria plataforma de mensagens. Somos imensos em território e população. E nem significa, nescessariamente , banir outras. Eu optaria pela brasileira.

    Responda
  20. SERGIO NEVES

    Pimenta nos olhos dos outros é refresco. Mas é bom dizer também que se o vazamento das conversas não tivesse incomodado como dizem que não incomodou, não precisaria criar outro aplicativo.

    Responda
  21. MARCIO OLIVEIRA

    Quem criou a fofoca, a fake news e o vazamento de informações não foi o rádio, nem o telefone e nem a internet... Precisa trocar outra pecinha, essa sim, é a que usa o whatsapp. Fica a dica.

    Responda
  22. Vernon Peixoto Leao de Souza

    A chamada do Painel SA fala de banir, para depois esclarecer, no título da matéria, que uma agência do governo quer apenas evitar uma plataforma de amplo uso e pouco confiável para adotar uma que seja de uso próprio e restrito. Terá sido mero descuido do mancheteiro ou foi mesmo comida para os ratos?

    Responda
    1. Eduardo Pires

      Comida para os ratos. Nunca deveríamos deixar nossas comunicações sensíveis nas mãos de empresas de fora. Universidades brasileiras caíram nessa. O Google para se colocar dava armazenamento ilimitado para universidades. Agora, não mais, ficamos na mão deles.

  23. Paulo Carmo

    Quer seja banir o app, quer seja mudar e criar um que seja brasileiro. Ao meu ver, seria mais fácil e mais barato mudar de caráter ou cumprir os procedimentos da forma correta. Afinal, o app por si só, não vai mudar a conduta. Seria como fingir que um ladrão não cometeu crimes, e soltá-lo, a fim de impedir que um vendedor de jóias ganhasse uma eleição presidencial.

    Responda
  24. Gustavo Souza Machado

    A chamada dessa matéria é um verdadeiro embuste. Da a entender que o governo que banir o WhatsApp. Isso não está em discussão. Sensacionalismo barato.

    Responda
  25. Helder Bettencourt

    Segundo me parece, o fato do governo passar a ter uma plataforma própria, não significa que isso seja "banir" o Whats APP, pois não é isso que está em causa. A notícia não indica que os outros usuários, não continuem a usar essa plataforma. Outra coisa são as escutas feitas a elementos do estado que comprometem essas figuras, mas isso é outro capítulo. Nesse campo já o Dallagnol e o Moro, tinham sido vítimas, agora tocou ao Moraes. No entanto, acho evidente que assuntos do estado sejam secretos.

    Responda
  26. Marcelo Silva

    Maravilha! Chega de sermos colonizados por estas porcarias de mídias sociais estrangeiras!

    Responda
  27. Cleomar Ribeiro

    ... quem trouxe o zap-zap-chinesinho da china para lula3?... Zé dirceu ou Dilma???...ou o Maduro oubo Órtega???...

    Responda
  28. Enir Antonio Carradore

    E que os lucros da plataforma fiquem no Brasil. Os EUA já têm o maior PIB mundial, deixem essa migalha aqui.

    Responda
  29. josé maria silva

    Estava hora , temos que ter a nossa própria Telesp ,sem dedos de gringos e chinas.

    Responda
  30. LUIZ LEAL

    Título mais tendencioso impossível, como sempre. Pelo teor da reportagem a idéia é o governo usar um aplicativo de uma empresa nacional e não banir o whatsapp. Perece tentativa de defender os interesses das poderosas empresas globais que controlam as redes de comunicação. Ou entendi mal ou a Folha mais uma vez nos deve desculpas.

    Responda
  31. ALOISIO T MIRANDA

    A escolha dos meios é plataformas de comunicação de uma empresa ou do governo é prerrogativa destes. No público, a licitação transparente é o caminho. O resto é o resto.

    Responda
    1. RENATO PASCHOALINOTO

      Você acha que todas licitações são transparentes? Tem cada caso de dar arrepios!

  32. José Augusto Bernabé

    Simples, essa Agência golpista irá impor a Plataforma usada na Coreia do Norte, País super democrático.

    Responda
  33. Lis P Junqueira Safra

    Só faltava. Imitando o Maduro

    Responda
  34. Marcos Barbosa

    É explícito o ataque covarde e coordenado a partir do jornalista Glenn ,contra a democracia brasileira. Espero sinceramente que a folha pare de fazer esse ataque,e se desculpe .

    Responda
    1. Rai Giovanni

      Ms vc não bateu palmas para haker de Araraquara na vasa jato.....Qual a diferença....

  35. PAULO CURY

    Kkkkk, quem sabe um App que use telepatia O problema não eh o aplicativo é sim o comportamento da autoridades, que não tem nada de republicano.

    Responda
  36. A A Iuras

    A impressão que eu tenho é que a FSP está sem pessoas qualificadas para escrever as reportagens.

    Responda
  37. Ivo Ferreira

    Que notícia mal redigida! Parece jornalzinho de colégio...

    Responda
  38. wanderley dantas

    Manchete totalmente equivocada!! A matéria fala uma coisa e manchete induz a outra. Desinforma o cidadão e Induz ao erro!!

    Responda
  39. Carlos de Souza

    Manchete da reportagem leva a pensar em banimento do WhatsApp pelo governo. O que não é o caso quando se lê. É de proposito Folha ?

    Responda
    1. CLAUDIA DE OLIVEIRA

      Não sei pq resisti tanto, mas tá muito difícil continuar assinando a Folha.

    2. João Victor Santos Nogueira

      é só ler a matéria... Isso se chama estratégia de Marketing. Tudo normal, o problema é descondenar um condenado em 3 instâncias... isso sim!

  40. Tersio Gorrasi

    Tudo em nome da democracia. Alguém já refletiu que todas as empresas, serviços e empreendedores neste país dependem desse recurso para sobreviver? O que vão fazer, voltar ao bom e velho telefone? Haverá linhas suficientes para todos? Os clientes serão obrigados a ir pessoalmente? Uma outra plataforma nacional estará isenta de golpes? Seria cem por cento segura?

    Responda
  41. José Roberto Pereira

    Seria o correto, mas tão cedo não vai rolar no Brasil. Só países que investem pesado em sua própria tecnologia dão-se ao luxo de proteger-se dessa forma. Basta ver a última pane geral que tirou bancos e aeroportos do ar, a China não foi afetada pois usava sistema próprio, para não ser refém de espionagem consentida.

    Responda
  42. Enos Mendes

    Nossa: já pensou o bando de otário aplaudindo o morcegão por banir o zap zap?...

    Responda
    1. LIA PIRES

      Se o povo não acordar e se unir, agora, poderá em breve ser tarde demais. Vejo que de grão em grão a democracia vai para o brejo

    2. José Roberto Pereira

      Fico triste que os clickbaits realmente funcionam, o jornal contenta-se que os "leitores" só batam os olhos no título.

  43. Fabiane Meira de Assis

    Lendo a reportagem, entendi que a licitação é para que os membros do governo deixem de utilizar o whatsapp, para utilizar um app semelhante de empresa nacional que vença uma licitação. Com certeza, se fosse para banir o Whatsapp do Brasil, é para chamar de coisa de ditadura. Mas a manchete é tendenciosa e distorce o sentido apenas para chamar a atenção. Ridículo. Quem perde é a credibilidade do jornalismo.

    Responda
  44. José Tarcísio Aguilar

    Até que enfim, parabéns pela iniciativa. Evidentemente, toda grande empresa, assim como órgãos de estado, devem ter sua infraestrutura sensível do negócio sob controle, qualquer que seja o negócio. Ficar à mercê de caprichos dos donos de big techs, é uma temeridade infantil e desnecessária.

    Responda
  45. Henrique Marinho

    Medo de que, cara pálida? Assim começou a queda da Venezuela.

    Responda