Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Felipe Vasconcelos

    Ao meu ver, o único problema, no que tange a essas escolas com seleção, é a necessidade de incluir alunos com deficiência. A ideia de que esse alunos iriam "atrapalhar" os resultados nos exames oficiais é extremamente equivocada.

    Responda
  2. Eduardo Santos

    Pessoas que podem pagar pelo ensino se apropriaram de Escolas. Elas não alcançam os estudantes mais humildes, nem tão pouco se interessam por estes, pois os seus interesses estão focados na garantia de privilégios para uma classe média alta que busca a escola pública, mas que não quer ter o contato com a periferia pobre. As escolas públicas garantem a participação destes alunos nas políticas de cotas em universidades públicas e também garantem aprovações em medicina, direito e engenharias.

    Responda
    1. christiane marie

      EPCAR ( escola preparatorio de cadetes do ar), os alunos ingressam na AFA( academia da força Aérea); CN ( colegio naval) os alunos ingressam na EN ( escola naval) instituição que forma os oficiais da marinha do Brasil.

    2. christiane marie

      A Epcar e o Colegio naval são preparatórios para o ingresso nas academias militares da aeronáutica e marinha. O processo seletivo é criterioso? Sim. A matéria esqueceu de mencionar que o aluno selecionado passa a integrar as forças armadas e recebe soldo de quase 1.400 para estudar. Dizer que favorece alunos de de famílias ricas é desonesto. Quem estuda passa. E os que mais se interessam são justamente os alunos de famílias mais humildes que veem a possibilidade de seguir carreira nas FArmad

    3. Eduardo Santos

      Escolas públicas comuns estão sem professores desde fevereiro, Mas todos vão concorrer nas mesmas vagas. Como garantir a equidade de condições entre alunos nestas condições? É opressor, injusto, segregação. Garantir que todos possam partir de uma mesma posição, isso é o mínimo que o Estado deve realizar no ensino público. A disparidade é abissal. E as consequências de tudo isso estão na reprodução de uma sociedade de sequelas sociais e econômicas. Estamos no século XXI e não superamos.

  3. João Batista de Junior

    Escola militar não forma os melhores.

    Responda
    1. Marcos Serra

      Não é o que a matéria diz. Rsrsrsrs.

  4. Marcos Serra

    E existem pessoas teimosas (e ignorantes) que insistem em dizer "não" ao "modelo" de escola militar. A reportagem, curiosamente, omite o que está acima do processo seletivo que, sem dúvida, contribui para o resultado: a disciplina em sala de aula, o respeito aos professores e, por que não dizer, a cobrança dos pais que investiram pesado em seus filhos para que os mesmos obtivessem a aprovação no concurso seletivo. A busca por esse tipo de colégio é por sua eficiência e qualidade, não o contrário

    Responda
    1. Marcos Serra

      Regina, desculpe -me, mas estás desconectada da realidade. Concordo, em termos conta. Há inúmeras famílias que, alem de não educarem ou ensinarem disciplina a seus filhos vêem os colégios como uma espécie de instituto correcional, papel esse que nem sempre é bem sucedido. Queres minimizar as virtudes do "ensino militar" é ser negacionista.

    2. Regina Tavares

      Marcos, educação/disciplina se ensina em casa, escola é para aquisição de conhecimentos e socialização. As escolas militares têm um orçamento robusto, a comparação não é justa.

    3. Marcos Serra

      Regina, até concordo com isso, mas se os petralhas não roubassem tanto, não gastassem a fundo perdido com empregos para os kumpanheirus, haveria dinheiro de sobra para todas as escolas. A questão os recursos não tira o mérito das escolas. Contudo não trata-se apenas de dinheiro. Disciplina é fundamental.

    4. Regina Tavares

      E existem os que não pesquisam e/ou fingem não saber: "As escolas militares recebem mais recursos, melhor infraestrutura e mais equipe para trabalhar."

  5. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

    Como assim "públicas". Quer dizer usam o nosso dinheiro para se manterem e fazem seleção tão rigorosa que só entram os filhinhos de papai ou alguma excepcionalidade? Corte a verbas públicas, pois devem receber o dobro de outras escolas públicas, que quero ver a tal "eficiência".

    Responda
    1. christiane marie

      Os "filhinhos" de papai não se interessam por esse tipo de escola. Aa grande maioria dos alunos são de classe mais humilde que buscam seguir uma carreira nas forças armadas. A seleção é criteriosa? Sim. Mas qualquer um que estuda passa. Meu filho passou nas duas: epcar e CN estudando muito e não é filhinho de papai. Foi dedicação e disciplina.

  6. Claudia Codeco

    Essas três escolas que não selecionam são as que precisam ser ressaltadas. Sugiro uma reportagem só sobre elas!

    Responda
  7. Mario Silveira

    Escola militar está dando certo ?

    Responda
    1. Pedro Nolasco de Carvalho

      Não, a exclusão de alunos com menos oportunidades aumenta a média desses escolas. As que funcionam de verdade são as sem processo seletivo e com nota alta.

  8. Regina Tavares

    Faltou um dado importante na matéria, quanto custa cada aluno dessas escolas e os das demais. Só assim teremos ideia de que o investimento é diretamente proporcional ao resultado ou se o processo de seleção é o que faz a diferença. Em tempo: acho esta segregação, no mínimo, absurda.

    Responda
  9. Thiago dos Santos Molina

    Tem comentador q nem errado está de tão ruim. Escola militar é paga com dinheiro do imposto de todos e ñ deve selecionar com base em critérios q excluem possível bons alunos cujas famílias pagam imposto igual eu ou vc. Natação, língua estrangeira, meticulosidade, que critérios são esses? Selecionando desse jeito e com mais recursos que as escolas públicas de Itaquera ou do Capão Redondo é fácil ter sucesso! Quero ver ralar como faz nas escolas da periferia, com salário ruim e estrutura precária.

    Responda
  10. LUIZ FERREIRA

    Meritocracia. Só estuda nelas quem quer e realmente estuda...estudar e se dedicar pra tirar o mínimo não é estudar.

    Responda
    1. Thiago dos Santos Molina

      Defina meritocracia. É mérito saber nadar aos 13 anos para entrar na escola militar de Angra? Como se avalia "meticulosidade"? Bom nível de inglês no 9o ano, quem tem? Critérios usados pelos milicos para selecionar o alunado excluem quem não aprendeu determinados conhecimentos que não são acessíveis para todos. Isso não é mérito, é cristalizar privilégios. Parabéns às escolas que ensinam p/ todos, sem escolher perfil de aluno, e ainda conseguem bom Ideb. Essa parte os comentaristas não leram.

  11. Helene Medeiros

    Ja imaginou ter alunos com defic- iencias sejam de qualquer tipo numa escola de cadetes? Seria um risco para eles proprios. Definitivamente essa escola ai esta certissima. Aqueles que näo prestam para muita disciplina podem estudar belas artes, literatura, teatro, etc. Por que tem que admitir todo mundo em tudo? As pessoas sao diferentes.

    Responda
    1. Thiago dos Santos Molina

      É tanta as Nei ra num comentário que nem errado está. Tanto preconceito em poucas frases q nem ignorante é! Talvez se vc tivesse estudado literatura e teatro seria uma pessoa melhor. Deficientes tem direito de estudar em escola pública, pois seus pais pagam imposto igual vc. Escola pública de EM que seleciona com "natação" exclui logo de cara grande parte da população.

  12. roberta melissa oliveira sales

    O pior que vejo, nisso tudo é a ideia de que a escola pode mudar tudo. Ou seja: mesmo que oriundo de uma família desestruturada, morando em favela, convivendo com o crime, vendo violência, passando fome e vivendo a realidade da pobreza e do abandono, somente indo a escola, tudo mudará. Quando é que vão perceber que não vai? O problema não está na escola. O problema está FORA dela!

    Responda
  13. Arno Costa

    Eu não vou ensinar ninguém a ler ou fazer conta no ensino médio.

    Responda
  14. josé cláudio do nascimento

    Essa Isabelle Pallares criminaliza o sucesso. Como os ressentidos são maioria, eles querem nivelar todo mundo, e por baixo.

    Responda
    1. Mario Silveira

      Esse é o projeto nivelar por baixo a sociedade inteira .

    2. Thiago dos Santos Molina

      Comentário que nem errado está de tão ruim. Escola militar é paga com dinheiro do imposto de todos e não deve selecionar com base em critérios q excluem possível bons alunos cujas famílias pagam imposto igual eu ou vc. Natação, língua estrangeira, meticulosidade, que critérios são esses? Selecionando desse jeito e com mais recursos que as escolas públicas de Itaquera ou do capão redondo é fácil ter sucesso! Quero ver ralar como se rala nas escolas da periferia! Deu pra entender q. não é inveja?

  15. josé cláudio do nascimento

    Esse artigo de jornal quer que as escolas que obtiveram boas notas no IDEB acolham os piores alunos e se afundem?

    Responda
  16. Raul de Jesus Duarte

    Ta certo, tem q selecionar mesmo, achar que todos sao iguais é bobagem, infelizmente não haverá espaço para desajustados, oriundos de familias disfuncionais, filho de viciados, alcolatras, enquanto essa realidade nao for encarada, seguiremos nesse processo de cotas, no mundo colorido da esquerda, onde todos sao iguais, nao!, não são.

    Responda
  17. Aristides Silva

    Com esses "critérios rigorosos" dos colégios dos milicos, Einstein e S. Jobs não teriam a menor chance, por serem avessos a obediencia moral e cívica.

    Responda
    1. Helene Medeiros

      Näo sei dizer se Einstein era avesso a obed - iencia moral e civica, pois näo conheco bem sua biografia, mas posso afirmar que ele foi aluno brilhante. Seus boletins escolares estäo cheios de 6, nota maxima na Su *ica, onde ele estudou por muitos anos.

    2. Helene Medeiros

      Näo sei dizer se Einstein era avesso a obediencia moral e civica, pois näo conheco bem a biografia dele, mas posso afirmar que ele foi aluno brilhante, estudou alguns anos na Suica, onde a nota maxima nas escolas é 6. No Brasil a nota maxima é 10, entäo os brasileiros pensam que Einstein tinha notas baixas. As pessoas definitivamente näo sao iguais em seus Interesses ou possibilidades.

  18. Giovani Ferreira Vargas

    Petezada mostrando que não entende nada de educação. Critica aquele que se supera e se destaca.

    Responda
  19. Bob Pereira

    Acho que está na hora de conhecemos os piores colégios do país, também. E divulgar o quanto se gasta com esse pessoal que fica na zona de rebaixamento. Isso seria interessante e importante, para que o cidadão conheça como seu dinheiro é usado.

    Responda
  20. filipe moura lima

    Deveria haver dois rankings do Ideb de escolas públicas: um para aquelas com seleção de alunos e outro para as demais.

    Responda
  21. PAULO CURY

    Difícil neste país vc ter méritos pessoais e vem um sujeito para desqualificar suas conquistas, me lembro de um fato curioso quando a EPCAR ficou em terceiro lugar e teve comemoração de alguns professores, o comandante interveio para dizer se tem comida,roupa,alojamento e bons professores tinham que ser primeiro lugar, e agora são e vem um kit sujeito e tentando tirar o mérito dos meninos e meninas Haja paciência

    Responda
  22. PAULO CURY

    Difícil neste país vc ter méritos pessoais e vem um sujeito para desqualificar suas conquistas, me lembro de um fato curioso quando a EPCAR ficou em terceiro lugar e teve comemoração de alguns professores, o comandante interveio para dizer se tem comida,roupa,alojamento e bons professores tinham que ser primeiro lugar, e agora são e vem um sei lá o que é crítica o feito A, vai catar coquinho de babaçu em codó.

    Responda
  23. PAULO CURY

    Este Almada deve estar de brincadeira ou não conhece nada do que escreve, em Barbacena nos anos 70 só tinha classe média baixa e não deve ser diferente hoje Filho de rico fica no Dante e faz USP depois, a folha poderia ser mais investigativa ao invés de acreditar nestas Unesco da vida, está sim um cabide para filhos de bem nascidos,

    Responda
    1. Helene Medeiros

      Também achei estranho que especialmente filho e filha de rico väo para escola de cadetes. Os ricos que conheco estudam outras coisas e depois väo para o exterior.