Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rives Passos

    Pois é! O certão é o Joelzinho!

    Responda
  2. Antonio Catigero Oliveira

    Parece ser uma grande contradição o ataque ao ministro Alexandre de Moraes com alegação de que é preciso ''voltar à normalidade'' institucional e democrática, sabendo que qualquer vacilada do Supremo seria -- e ainda poderá ser -- o suficiente para anistiar os Golpistas e lhes fortalecerem no embate político com mentiras e fake news justamente para continuar aplicando o tão sonhado Golpe, que no meu entender ainda é um risco iminente.

    Responda
    1. Antonio Catigero Oliveira

      Isso mesmo, Marcos. Atualmente, a instabilidade política é a ''normalidade'' que favorece grupos com interesse econômicos, políticos, midiáticos e até grupos religiosos. Só pode ser essa ''normalidade'' exigida pelo colunista. Resumindo: o poder destes grupos se baseia convenientemente na fragilidade democrática e republicana.

    2. Marcos Benassi

      O curioso, caro Antônio, é que aquilo que se pode chamar de "normalidade", é justamente o que aí está: o "novo normal". O novo normal é um considerável grupo protofacista, ardiloso, golpedeiro, que busca encontrar frestas na legislação para romper com as regras democráticas, *isso é aquilo que se normalizou*, tornou-se corriqueiro a partir da sua alta frequência de ocorrência. Então, não pode vacilar *mesmo*, o risco se manteve mesmo após a resposta eleitoral em prol das regras democráticas.

  3. Luiz Candido Borges

    Um comentário anterior traz uma analogia perfeita: quando o pote está rachado, o ceramista nem tenta consertar, ele joga fora e faz outro. Certos usuários das redes sociais não cometem deslizes, eles criam suas contas com o objetivo expresso de divulgar desinformação perigosa. Abrir processos para remover conteúdos específicos é fazer o joguinho que eles esperam: antes dos processos acabarem, a desinformação já atingiu seus objetivos. E o Musk diria que não vai retirar é nada! Como ficaria?

    Responda
  4. Décio Ceballos

    Mas é preciso elogiar um artigo do jornal hoje debatendo o assunto. "O-que-esta-por-tras-da-denuncia-contra-alexandre-de-moraes".

    Responda
  5. Hercilio Silva

    O colunista poderia escrever sobre como voltar a normalidade com a extrema direita redobrando a aposta no crime o tempo todo. Levada ao extremo essa tese leva a tolerar as tentativas de golpe, até o golpe e aí já era né.

    Responda
  6. Ygor Aragão

    Neutralismos, refugio infantil dos pseudo-analiticos.

    Responda
  7. jose prado

    Lula negociando com Lira e Alcolumbre é que está certo?

    Responda
  8. EDUARDO DE ALENCAR

    Ordem supostamente ilegal, mesmo proferida por ministro do STF, é, no mínimo, questionável. Elon Musk afirma que as ordens de bloqueio de contas é ilegal... e é mesmo, não há tal previsão no Marco Civil da Internet, que prevê apenas a retirada do conteúdo ilegal e não o perfil/conta do usuário. Ao determinar a exclusão do perfil, o magistrado está praticando censura prévia, ato incompatível com a Constituição Federal.

    Responda
  9. luiz rancan

    Realmente, não sei porque ainda continuo assinando este periódico. Considerar o Musk um cara desqualificado ( não sei se está é a opinião da Folha, mas a minha é isso), agora colocar o Ministro Morais mais ou menos no mesmo patamar, é um absurdo!

    Responda
  10. Peter Janos Wechsler

    "A decisão de bloquear uma conta vinha antes. O relatório justificando o bloqueio era então pedido, feito e entregue. Quando o próprio perito do TSE não via nos posts algo que justificasse medidas cautelares —como no caso da revista Oeste— era aconselhado a olhar de novo e "usar a criatividade"." Segundo me esclareceram colegas do fórum, Joel poderia ser processado por esta calúnia.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Pois é. Do jeito que está nunca haverá provas. As manifestações dos próprios auxiliares não são provas. No caso da UOL eu me referia à opinião do Maierovich sobre a ilegalidade (segundo ele) da atuação do Moraes.

    2. Ricardo Knudsen

      O artigo do UOL foca no caso das manifestações nos USA, q é de fato mais polêmico. Joel fala das postagens de fake-news, relativas à primeira reportagem da FSP sobre o tema, e não tem provas do q afirma.

    3. Ricardo Knudsen

      Certamente não, basta vc apresentar as provas q vc demonstra qdo ele está errado.

    4. Peter Janos Wechsler

      Não sei se vc lê o UOL. Tem lá hoje um artigo interessante do Maierovich sobre este assunto.

    5. Peter Janos Wechsler

      Evidentemente Moraes tem sempre razão

    6. Carlos Amorim

      Qual calúnia? Foi isso mesmo que aconteceu.

    7. Ricardo Knudsen

      As reportagens não trazem mensagens de Moraes. São mensagens de subordinados, com seus argumentos e interpretações pessoais. Joel acusa Moraes de decidir bloquear contas antes de ter evidências. Mas não tem provas disso, pois não sabe as evidências q Moraes tinha em mãos qdo fez a solicitação, não sabe como usou os relatórios e não sabe se os subordinados foram fiéis ao q Morais pediu. Quem acusa sem provas, está sujeito a processo por calúnia. Aliás, Moraes nega a interpretação de Joel. E aí?

  11. Wagner Tavares de Goes

    Este artigo lembra uma questão muito relevante, a diferença entre ordem judicial e ordem do juiz. A ordem judicial, que não pode ser ignorada, decorre do “devido processo legal”.. A ordem do juiz para banir uma conta em rede social porque ela, sponte sua, é inconveniente, não me parece diferente da ordem emitida por qualquer pessoa. No episódio do X tem-se apenas uma ordem do juiz.

    Responda
  12. José Cardoso

    "... perito da Assessoria de Enfrentamento à Desinformação" Um cargo com título algo Orwelliano. Já que os membros do STF tem título de ministro, pode-se dizer que o Alexandre de Moraes preside o "Ministério da Verdade".

    Responda
    1. Marcos Benassi

      José, é o Ministério da Antipicaretagem.

    2. Ricardo Knudsen

      Pode parecer isso pra vc, q se conformou em aceitar o governo da mentira e dos ativistas da mentira, mais conhecidos como profissionais de fake-news. Covid dá Aids, cloroquina previne a doença, as eleições são fraudulentas, Bozo ganhou as eleições, não tentou dar um golpe, Moro era um juiz imparcial, e por aí vai. Quem normalizou tudo isso estranha qdo se diz q se deve combater a desinformação.

  13. Caubi Maciel da Nóbrega

    O senhor, certamente, jamais será proibido de manifestar sua opiniões e nunca verá suas contas bancárias e de comunicação bloqueadas. Continue assim. Bom garoto.

    Responda
  14. José Augusto Bernabé

    Vc Joel pode apresentar a narrativa que quiser, todavia está cada vez mais claro um movimento silencioso e constante de uma verdadeira desobediência civil, isto porque não se trata de injustiça nos julgamentos somente, se trata de Leis interpretadas á mercê dos interesses políticos dos julgadores ferindo descaradamente os famosos Ritos processuais constantes na Carta Magna se alegando que tudo está documentado porém sob sigilo processual não permitindo defesas constitucionais, isso é Ditadura

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Perfeita sua colocação, Ricardo.

    2. Ricardo Knudsen

      Bebé sequer sabe o significado de desobediência civil, atribuindo ao STF, um orgão institucional, tal atitude. E ainda por cima presumindo q seja algo antidemocrático. Enche seu comentário de termos pomposos (mercê, ritos processuais, Carta Magna) pra fazer parecer q sabe do q está falando. Tudo isso para culminar com a acusação de se vive numa ditadura, q nada mais é do q a calúnia da extrema direita bozista pra justificar um golpe.

  15. Frederico de Souza Cruz

    Joel jamais esquece de fazer sua campanha anti-PT, vejam sua frase: "Naquele dia, a ação decisiva do TSE —para desmobilizar os bloqueios e recusar a extensão do horário do pleito, como pedido pelo PT— salvou nossa democracia." Em resumo o pedido de extensão do horário pelo PT agia a favor do golpe. Joel continua bolsonarista.

    Responda
    1. Carlos Amorim

      Tá faltando interpretação de texto. O que Joel fala é que do jeito como Moraes agiu, não houve golpe. Se a votação tivesse o prazo adiado (justo ou não), corria-se o risco de um desfecho diferente.

  16. ADONAY ANTHONY EVANS

    Musk concentra hoje: toda a comunicação via satélite, inclusive de forças armadas como a Marinha do Brasil, inclusive talvez do Mundo com a Starlink, controla o Twitter que comprou para fazer terrorismo, liberando ataques de Extrema Direita e suspendendo várias contas do jornalismo liberal, com a Neuralink procura imortalidade para os muitos ricos, via implante do rico velho hospedada ou parasitando pobre jovem. Repete no espaço e no mundo o arqui inimigo Dr Silvana, conquistar o mundo.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Não é pequena crítica e tem substância documentada. Claro, nem precisa de documentação, é evidente: as empresas existem, fazem de fato isso, *é seu negócio*. O negócio do seu Almíscar é vender produtos de altíssima influência, tentando ganhar cada vez mais dinheiro com isso. Se olharmos só como vendedor de serviços de internet/redes digitais, ou de serviços como Neuralink, perde-se a estratégia do sujeito.

    2. Cassio Vicinal

      E olha que na Alemanha existe a NetzDG, muitíssimo rígida, para disciplinar crimes de ódio nas redes sociais. Cheguei a me perguntar se Musk faz o mesmo na Alemanha, vou pesquisar. Interessante observação!

    3. ADONAY ANTHONY EVANS

      Ao defender o malfeitor Musk, que já alimenta grupos neo nazistas também em dois importantes estados da Alemanha, o que se faz é colaboracionismo com o inimigo, ou quintacolunismo. Nos EUA, houve durante a Guerra, pelo menos dois colaboradores famosos com o nazismo, o herói aviador Charles Lindbergh e o ator Errol Flynn

  17. Marco A Moreira

    Artigo correto. Só questiono se o bom trabalho do ministro nas eleições salvou a democracia - o mais certo seria permitiu que o candidato com mais votos fosse eleito. Digo isso,porque conforme veio a tona através do ajudante de ordens do ex existia um plano B : onde as FA em conluio com o governo impediriam a posse - tal descalabro só não ocorreu devido a falta de apoio dos comandantes do Exército e da Aeronáutica, por mérito ou pressionado pelos EUA. Devido a isso nossa Democracia foi salva.

    Responda
    1. Cassio Vicinal

      As duas coisas em minha opinião: a firmeza do supremo quase como um todo (não apenas Moraes) e a atuação também muito firme de alguns membros das Forças, em determinadas posições naquele momento. Fosse isso em outros tempos teria sido diferente? Talvez, as instituições não são homogêneas. Não podemos contar sempre com o imponderável.

  18. Raymundo de Lima Lima

    Musk está erradíssimo porque é estrangeiro que quer interferir na soberania do Estado brasileiro. Outro erro, Musk escanrarra ser extremista-direita, postura anti-ética para veículo de informação, midias em geral. Murdoch é mais discreto. Lembrar os bons tempos dos jornalistas q denunciaram o escândalo d Watergate; se o dono do jornal fosse Musk ele censuraria a matéria e demitiria os jornalistas. Há outros bons exemplos: BBC, DW, Sic, Washington Post.

    Responda
  19. Cassio Vicinal

    Joel, certas arestas são irreparáveis. Um bom artesão ceramista prefere jogar o pote fora e fazer um novo. A defesa de um certo ideal de liberdade de expressão, não amparado por nossa ordem jurídica, parece estar na raiz de um viés a favor de Musk, ainda que atenuado. Compare as fotos de Musk com as de Moraes. Jogue o pote fora.

    Responda
  20. MARIA DOLORES DE NUNES

    Mas que título de artigo mais pernostico é cheio de argumentos no mínimo duvidosos.

    Responda
  21. Carlos Eduardo Cunha

    Seria uma pena o Brasil perder o acesso a uma rede social tão importante como o X. Lá , direita e esquerda podem se manifestar e tem se manifestado democraticamente. Só as ditaduras impedem opiniões serem comentadas. Aqui tanto a extrema direita como a extrema esquerda são muito agressivas e só veem seu lado. Espero que se consiga a paz .

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Nunca usei o Tweeter e agora que ele está à serviço quase que exclusivo da extema direita, jamais vou utilizá-lo. Pelo o andar da carruagem em breve musk deve fundar o partido hitleriano mundial.

    2. JOAO LUIS MENDES

      Falta faz escola. Isso sim, sua falta faz falra. Mas, X? Falta nenhuma.

  22. JOSE DOS ANJOS LUIZ ALVES

    Há um bode na sala. Todos estão vendo, menos os cegos de extrema esquerda. A visão deles é a mesma do painho deles. Ou seja, está "tudo normal".

    Responda
    1. JOSE DOS ANJOS LUIZ ALVES

      Não é aqui. É na banania.

    2. JOAO LUIS MENDES

      José, se cuida! Extrema-esquerda? Aqui? "Painho"? Você lê o que? Se cuida, empresta uns livros na biblioteca do seu bairro.

  23. Marcelo de Souza

    O esforço que o joelzinho faz pra defender o elão mosca é inacreditável.

    Responda
    1. JOAO LUIS MENDES

      Chega a ser ridículo.

  24. Armando Moura

    O erro de Moraes é punir severamente pessoas usadas como massa de manobra, sem capacidade de análise crítica. Se os verdadeiros responsáveis pela tentativa de golpe, estivessem sendo investigados e punidos, no caso generais da reserva e da ativa, empresários, garimpeiros, agropecuários, reporteres tipo ww, alexandre garcia e augusto nunes, além de influenciadores de rede, esta coisa não teria chegado no X, os caras por si só sairiam da exposição. Políticos tem armadura da representatividade.

    Responda
    1. Armando Moura

      eu não pularia da ponte, mas quem compra carnet do baú da felicidade, assiste huck , faustão, vota no bosonaro depois de setecentos mil brasileiros mortos na pandemia, quem doa o ultimo centavo para um pastor neo evangélico, pularia se acreditasse que embaixo não haveria um chão, mas uma paisagem para os céus, onde salomão iria repartir suas oitocentas mulheres e seu ouro, que abraão pegou a novinha egipcia porque o anjo mandou, que anjos loiros, olhos azuis seriam serviçais das mulheres.

    2. Igor Vinícius Tupinambá

      Parabéns. Vc chegou a conclusão que é necessário exterminar toda e qualquer oposição! Mais democrático só na Coreia do Norte!

    3. JOAO LUIS MENDES

      Se te pedirem para pular da ponte Rio-Niteroi, vc pula?

    4. Celia Moura

      Esse papinho de "massa de manobra" não cola... Então eram inocentes? Pobrezinhos...

  25. Décio Ceballos

    O bilionário quer autonomia para agir na America Latina seja nas comunicações ou nos minérios que necessita para seus sistemas espaciais, robots e energia . Importante que a população saiba disso. Caso contrário, com a extrema direita dessa turma, vai sobrar para todos limpar as botas de robots ou de simpatizantes de ro botzonaros.

    Responda
  26. M J M

    "Não acho que quem ganhar ou quem perder, nem quem ganhar nem perder, vai ganhar ou perder. Vai todo mundo perder." Dilma Roussef. Certo ou errado? Tanto faz!

    Responda
  27. MARIA CHRISTINA DE ALMEIDA

    Que jovem filósofo mais lamentável você. Sempre na gangorra. Bastou apertá-lo você aproveita a escada oferecida para se justificar. É assim na Globo News- que devia tirá-lo da tela. Cresça! Não adianta seguir com empurrão do papai com as suas posições acadêmicas sempre abrangentes e confortáveis. No chá da cinco elas devem dar bom bate papo com o Nerval Pereira..

    Responda
  28. Fernando Alves

    Você vê a régua do bolsonarista psicótico, que é falar que "a democracia foi salva" porque o cara que tentou roubar as eleições não foi responsabilizado, continua solto. Se ele tivesse ganhado com o roubo, tudo bem também. Só não podiam tomar a atitude correta, que era prender o mandante do crime, pois ele é o candidato do Joel.

    Responda
  29. Anete Araujo Guedes

    Liberdade para mentir, enganar, distorcer, desinformar, caluniar, difamar, acusar sem provas, incentivar a violência, o ódio, o preconceito, a misoginia. E de quebra vencer as eleições.

    Responda
  30. Debora Mazza

    As fotos inseridas pelo jornal nesse artigo, não são neutras, elas indicam uma posição da Folha de S. Paulo em favor do empresário norte americano de extrema direita Elon Musk e uma desvantagem ao ministro Alexandre de Moraes. As imagens falam.

    Responda
  31. Tersio Gorrasi

    O que um simples mortal, com suas qualidades e defeitos pode dizer sobre certo ou errado? Isso só vale para ciências exatas, especialmente a matemática. Nunca para o comportamento humano, pois o que é certo para um é errado para outro e vice versa

    Responda
  32. Nasemar Hipólito

    Só faltou explicar a última frase do texto: "É preciso voltar à normalidade". O que seria essa tal normalidade? Como voltar a ela?

    Responda
  33. Ricardo Knudsen

    Joel, como apoiador da extrema direita, faz o q pode para desacreditar o TSE e o STF. As reportagens não trazem mensagens de Moraes. São mensagens de subordinados, com seus argumentos e interpretações pessoais. Joel acusa Moraes de decidir bloquear contas antes de ter evidências.. Mas não tem provas disso, pois não sabe as provas q Moraes tinha em mãos qdo fez a solicitação, não sabe como usou os relatórios e não sabe se subordinados foram fiéis ao q Morais pediu. Coluna “Fofocas do Joel”.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      José, primeiro, onde vc viu q existe essa correspondência? Não consta das reportagens da FSP, até pq eles não tiveram acesso aos relatórios. Segundo, se Moraes pediu os relatórios, possivelmente tinha visto as postagens e tinha evidência de q havia crimes. Não há prova de q escolheu os “alvos” sem evidências, poderia apenas ter pedido a seu subordinado q fizesse a formalização. Por fim, as falas são de subordinados, com suas interpretações, q podem não corresponder à realidade.

    2. JOSE DOS ANJOS LUIZ ALVES

      O efetivo bloqueio das contas nas datas citadas não seria a prova?

  34. Marcos Benassi

    Joel, Joel, não adianta fazer rodeios: naquele momento, sob ataque direto e intenso (é normal isso ou poderíamos dizer que era uma "exceção"?), o Careca fez o que era necessário ser feito. E, a propósito, a porcariada difundida por aquelas contas era, no mínimo, 8O% mentira pura. E isso é sabido por toda a população Brazuca que anda sobre dois pés. Donde concluo que ou você abdica da cidadania ou muda a postura da sua coluna. Não sai omelete de ovo inteiro, só ovo cozido.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Opa, pena que demorei pra voltar, há debate a se fazer aí. *Parece isso*, o que ajuda muito a quem quer argumentar nessa direção. Ocorre que não se ultrapassaram limites legais: a ação do Xandão/STF esteve no limite; há, sem dúvida, um ou dois pontos de controvérsia genuína sobre sua constitucionalidade. Todavia, em um contexto absolutamente excepcional, situação limítrofe de ataque frontal à instituição e à legalidade, age-se no limite. As ações não acontecem no vácuo, mas num contexto, *sempre

    2. JOSE DOS ANJOS LUIZ ALVES

      "Tá serto". Os fins justificam os meios. SQN.

  35. Ricardo Knudsen

    Joel é um dos nomalizadores mais ativos da extrema-direita. Já em 18 igualava o democrata Haddad ao golpista de ultradireita Bozo. Papel q dividiu com políticos como Dória, Leite, Zema e tantos outros q se aliaram a ele. Agora, depois q o Bozo tentou o golpe, parte para o plano B de normalização da extrema-direita golpista. Inventou o conceito de bozismo moderado, o q é um paradoxo, pois não faz sentido falar em extremo moderado. O objetivo é eleger Tarcísio ou outro neofascista.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Dedo no'zóio!

  36. Gerivaldo Nogueira da Silva Nogueira

    Não tem que dá folga para extremista, seja qual for o lado.

    Responda
  37. Carla C Oliveira

    Ninguém deveria estar acima da lei. Se o Musk quer operar no Brasil, tem que seguir nossas leis e as decisões judiciais. Ponto.

    Responda
  38. Lis P Junqueira Safra

    Musk Musk sempre

    Responda
  39. Anete Araujo Guedes

    O Brasil não é uma terra sem lei, uma terra de ninguém, onde tudo pode. Trata-se um país com fronteiras, soberano, autônomo.

    Responda
  40. Lis P Junqueira Safra

    Tanto na China qto na Rússia a proibição do X é seletiva. Governo usa e os mais ricos têm acessos normais.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Usa quem tem a manha de trabalhar com um *Proxy* discreto e eficaz. Não custa quase nenhum dinheiro, mas custa miolo: "povão" não tem sofisticação pra isso.

  41. Francisco Garisto

    Eita estagiário sem criatividade. Sempre em cima do muro.

    Responda
  42. Wil Leon

    Os fins não justificam os meios. Mas na prática, morrem crianças em Gaza, EU e EUA em guerra contra Russia, usando Ucranica, o Supremo cria um inquerito duvidoso, distribui sem sorteio para alguem que seria presidente do TSE. Tudo planejado.

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      Sua posição é fascista, Felipe. Leia a definição de fascismo em algum dicionário.

    2. Felipe Araújo Braga

      O Supremo foi bonzinho demais. O Bolsonarismo deveria se criminalizado.

  43. MATILVANI MOREIRA

    É Musk, é Musk, é Musk e é Musk!

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Complexo de vira-lata.

  44. Felipe Araújo Braga

    Se não fosse o STF: hoje seríamos uma ditadura sob Bolsonaro. Nosso legislativo já tentou retirar o direito ao casamento igualitário dos casais LGBTs e a colocar na cadeia meninas sexualmente abusadas. É demais né? Moraes é sim muito bonzinho com esse pessoal.

    Responda
    1. Marco A Moreira

      Se fôssemos um País democrático de verdade concordaria com a tese de que o STF impediu uma possível ditadura, porém , na verdade, só não ocorreu o golpe porque o Exército e a Aeronáutica não aceitaram bem como os EUA envidaram esforços para impedir a intentona.

  45. Gilberto Rosa

    Palhaçada a la Joel, ganhar dinheiro espalhando mentiras, só Joel pra defender. O twitter estava dando prejuízo, ou alguém acha que o Musk ia perder dinheiro, ele fechou porque não dá lucro. O twitter já chegou a ter 100funcionários no Brasil agora só tinha 30, ele aproveitou e fechou. Foi o que disse Eduardo Moreira no Icl notícias, o local de notícias mais confiáveis do Brasil, 3x mais que a Folha segundo pesquisa. Lá, jagunço de bilionário não tem vez.

    Responda
  46. José Roberto Pereira

    Como se volta a normalidade com um golpismo latente e crescente patrocinado pelo Partido Militar? Quem dorme em democracia, acorda numa Ditadura.

    Responda
  47. Emerson César de Campos

    Certo está o Joelzinho não é mesmo? Digníssimo escudeiro da velha direi ta brasileira, mesmo que ainda jovem. Em cada texto teu é possível sentir o cheiro do par tido Novo. A nova velha direi ta ultra liberal brasileira não cansa de se reproduzir.

    Responda