Hélio Schwartsman > O que fazer com Pablo Marçal? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Só serve aquele que os deuses do olimpo aprovam? Antissistema quer dizer aquele que fala o que muitos querem falar para os jornalistas e não podem. Antissistema é alguém que não aceita ser colocado no cabresto do consórcio. A mÃdia em geral pensa que eles são os donos da verdade e o VAR da politica. Hora quem vota é o povo e politica sempre foi um circo cheio de palhaços, arrumadinhos e cheirosos e quem falam bonitinho, mas palhaços. Temos um ex detento na presidência, como criticar Marçal?
TÃpica opinião irrespondÃvel por situar-se completamente fora da logica, que nos humanos entendemos. Entende o eu quero dizer?
E temos um inelegÃvel em modo desespero....
Corrigindo "Ora"
Os demais candidatos deveriam ignorá-lo, não descerem o nÃvel a ponto de reproduzir situações apenas "mais brandas". O debate das propostas é esperado pelos eleitores, ou ao menos por uma parte deles. Chega de espetáculo de baixÃssimo nÃvel, à LaMarçal, pessoa pra lá de nefasta, que só demonstra até onde se pode ser baixo no uso de termos, raciocÃnio, "pseudopropostas". Quando LaMarçal gritar , ofender ou falar impropérios o microfone deveria ser desligado e os candidatos lhe darem as costas.
Para quem tem Nunes e já teve Pita, Erundina e Marta, mesmo assim sobreviveu e sobrevive, Pablo Vittar não vai poder piorar muito.
E se os outros candidatos simplesmente o ignorassem, ao invés de confrontá-lo?
Não é o Marçal o problema. Ele é baixo e sempre foi. Somos nós que nos rebaixamos Somos nós que admitimos Nós sociedade, eleitores Ele é como uma variante mais contagiosa e cruel do Bolsonarismos Uma vacina tem que ser aplicada urgente Justiça
Marçal será o próximo prefeito de SP. O cenário do 2o turno será entre Marçal e Nunes,para desespero da esquerda agonizante. Faz o M.
...eita, que abriram a porta do man!cômio !!!
Só podia mesmo se chamar Olavo, tal qual o astrólogo que morreu de covid.
Bom, o nome de bo çal você já tem!
Esses "debates" para gerentes da Prefeitura de São Paulo - cidade à beira do caos irreversÃvel, devido à forma como o capitalismo de rapina a geriu - são um verdadeiro circo de vaidades e de falso moralismo, aquilo que poderia ser adjetivado de "variantes do bolsonarismo miliciano pentecostal" bancado por endinheirados irresponsáveis e de uma grande mÃdia venal, deixando todos nós à deriva neste lamaçal de incompetentes polÃticos.
Boa Mozart...por esse motivo vou votar no Datena.
Caos já era na década de sessenta quando por lá aportei pela primeira vez. Pensei, isso de tão ruim não há como piorar. Não é que piorou.
Olhe para você, e olhe para o Pablo Marçal, o que você produz na vida, além de matérias mal cheirosas como essa ai de cima!
...esse pablo é mesmo feito daquilo que o gato cobre de areia...
Você escreveu isso sentadinho no colo dele?
Inocência esperar Partido polÃtico só lançar candidato certinho, bonitinho, bom moço. Marçal deve ser um gênio do mal, parte do seu sucesso decorre do fato de desbancar o polÃtico tradicional e até jornalista certinho, cabelo cortadinho, terninho engomado, agindo em nome do seu patrão burguês rico controlador outrora dos meios de comunicação. O povo está cansado da corrupção em todos os nÃveis de governo, da insegurança, da baixa qualidade dos serviços públicos, e por isso usa Marçal.
Parece piada ler que o povo cansado de polÃtico ladrão, mentiroso, corrupto vê na pessoa do Marçal uma via de alternativa a esses desmandos... triste momento polÃtico e social que vivemos
Um ponto claro para não incluir candidatos na eleição deveria ser que eles não podem ter ligações com o crime organizado ou cometido crime. Mesmo sem provas de que ele tenha, o pr do partido com o qual ele "conseguiu" se candidatar (ele mesmo disse que ninguém o queria) tem gravações amigáveis com membro desse tipo de organização. Por que não essa ligação não é o suficiente para barrar a candidatura dele, que não tem propostas, só quer lacrar? E a lei, não deveria ser cumprida?
"O problema especÃfico de Marçal nos debates é fácil de resolver. Basta que os organizadores desses eventos não o convidem para participar." Como é que um filosofo propõe que, em uma democracia, alguém seja excluÃdo do debate público, por discordar de suas ideias e modos não uspianos de debater; é triste.
Na sequência ele disse que isso não é indicado, é só ler o texto. O candidato não tem ideias, propostas, por isso sua participação só serve para atrapalhar o debate, não ajuda em nada. Como o ine le gà vel, só provoca divisão, sem noção do que é polÃtica.
Poderia ser criado um Estado Virtual e o tal marçal seria prefeito, governador e presidente facilmente; ou então recriarmos as Capitanias Hereditárias, com o Rio de Janeiro entregue aos bolsonaro e São Paulo ao PSDB, com a Folha de São Paulo no comando do Ministério da Economia,,,
Se foi para ser engraçado...
Os partidos deveriam selecionar os seus candidatos, pelo currÃculo e pela experiência. No entanto, isso não existe e isso minimiza o processo polÃtico, onde reinam despreparados, ideólogos e até criminosos em processo de julgamento por graves delitos. Como o ENEM, o Tribunal Superior Eleitoral e o Ministério das Comunicações deveriam promover obrigatoriamente cursos de preparo para parlamentares e gestores públicos, pois há candidatos que pensam que em seus mandatos podem fazer o que quiserem.
Se esse mundo ideal existisse não terÃamos um ex-pr golpista e agora i ne le gà vel nem sua famiglia no poder. Tampouco o PL e seus deputados e senadores e aliados não teriam as emendas Pix, o orçamento secreto etc...
Estou quase torcendo para SP Capital eleger este ma Lu Co. O Caos vai ser bonito de ver de longe. Quero que os pau lis tá se f. Já se fer raram com a energia, agora vão ficar sem água com a venda da sabep. O má Lu Co será a cereja do bolo!!!!
Um cidadão lúcido, de pensamento aberto, humanista, que quer o melhor para todos, em especial a população mais pobre. Só que não.
Concordo com o Hélio. É só não chamar para os debates, democraticamente. Mas qual o critério? Quem decide quem será excluÃdo? O Hélio? A Janja? O Xandão? Democraticamente, só terá o direito de se expressar quem se expressar como eu quero. Democraticamente.
É muito simples resolver isso: como critério podem ser utilizadas as regras das escolas cÃvico- militares. Quem não consegue respeitá-las não pode participar. Ou seja, respeitar a hora de falar, não agredir as pessoas, não mentir etc.
Ufa, por um momento eu pensei que você iria desejar a morte dele assim como o fez com o Bolsonaro e Trump. Você está ficando comedido Hélio, evoluindo. Parabéns.
Não seria ma ideia rsrsrsrsr
A pergunta-tema é não só empolgante neste lamaçal de nulidades que querem ser o prefeito. mas leva a pensar na idéia de um cowboy solitário dominar a vida de milhões de cidadãos durante quatro anos. Pablo Marçal é o que o povo das fake news ama de paixão, é também o que os descerebrados só entendem a vida pela visão do influenciador. Nossa Mass-Media zarolha, à procura de um Parsifal de direita P.O., quebrou a cara. E agora, quem poderá nos socorrer?? EUU! Chapolin Colorado, que bom.
Problema é se cair em contos da serpente (que o enganador usa pra atacar os outros enquanto ele mesmo se mostra uma com presas bem afiadas) e generalidades tipo ser antissistema. Fato que o sistema está apodrecido há temos e nem a própria elite polÃtica/administrativa do PaÃs cumpre com as regras, vide almoço recente onde se discutiu acordão sobre o que se tinha decidido sobre emendas. Que muda o sistema é reformas, respeito à Constituição e Educação: não lacração. Mas o povo quer uma ou outra?
Na década de 70 Pelé disse que o brasileiro não sabia votar e caÃram de pau em cima dele. Pois é, mas o Bozo e o Marçal estão aà para mostrar o oposto.
Alguém mencionou que antes da frase e depois muitos polÃticos péssimos estiveram no poder, mas não cita o ge no ci da, talvez por pensar que mais de 700 mil mortos na Covid foram pouca coisa. Muitos que atacam o governo de agora riu com o ine le gà vel quando ele fazia piadas infames com os mortos sem ar. Não citou também Maluf, Collor, Sarney, deve achar todos maravilhosos. Esqueceu FHC, que tirou o paÃs do atoleiro da inflação, não sabe a importância disso. EquilÃbrio faria bem.
Entendi, até porque o Brasil era uma maravilha antes da chegada do Bozo e do Marçal, certo? Aumente essa lista aà pra praticamente todos os polÃticos que já tivemos, incluindo (ou principalmente) o oportunista Lils, Janones rachadinha, Crazy Hoffman (a Amante, de acordo com a lista da Odebrecht), etc etc
Pelé tinha razão!
Ladrao de banco condenado né?
Resumindo: somente candidatos que o Hélio Schartsman aceita podem concorrer. Demais não podem ser convidados para debates e devem impedidos de concorrer pela Justiça Eleitoral. Tenho horror do Marçal. Mas tenho mais horror ainda a quem acha que tem mais razão que o eleitor.
O eleitor que vota por lacração em um candidato sem proposta nenhuma, que só quer estabelecer o caos, não tem razão nenhuma, não pensa no paÃs. Como o ine le gà vel e o "governador" de SP: não tô nem aÃ. Vai reclamar na Liga da Justiça. Se alguém resolve jogar o voto fora em um partido ligado ao crime organizado, qual é o problema de mostrar o erro? Se tem horror a ele e não deixa claro, "desavisados" acham normal entregar a administração da maior cidade do paÃs ao crime. Então, não pode.
Ou o senhor não leu o texto, ou leu e não entendeu, ou, espero que assim não seja, leu, entendeu, e por má-fé deturpa o seu significado.
Se for eleito este tipo de candidato e mau senso, diante de uma nova epidemia, será pouco rezas ou orações, pois já tivemos um presidente q fez parceria como o coronacirus, foi contra máscara sanitária, valorizou charlatanices, retirou câmeras d trânsito para motoristas dirigirem com prazer e sem dever, etc A educação d pais e o ensino escolar d SP está muiiiro ruim, pois está produzindo uma geração de doidos ou sociopatas.
O direito a candidatura é um dos esteios da democracia;ser contra um candidato é natural,porem tentar impedir sua candidatura é inaceitavel.
Se ele não estivesse em um partido cujo presidente tem ligação com o crime organizado e gravações com essa pessoa, talvez fosse questionável barrar a candidatura de alguém sem proposta, ofensivo, caluniador, que pode piorar ainda mais o que já não está bom na cidade. Ele quer ser ligado ao golpista, faz tudo para isso, tudo de pior. Então, a lei deveria ser mais firme, selecionar melhor quem concorre, e barrar pessoas que não contribuem para o diálogo, e sim para o caos. A cidade merece mais.
Desculpe-me, mas seu pensamento simplista não conta com candidatos, tipo Hitler, que usou o sistema democrático para chegar ao poder e instaurar uma ditadura genocida. Popper cunhou o pensamento: tolerar o intolerável é um risco de eliminar a tolerância. Portanto, gente ruim, psico e sociopatas, narcotraficantes, fascistas d direita ou d esquerda representam risco Real a democracia. Por favor, pense melhor.
Pablo Marçal é o candidato da Folha.
A zamiga num intendi o que é çarcasmu. Levam tuda sério.
Ou eu ou você não entendeu patavina desta crônica, Raimundo!
Porque não te calas, Raimundo? OrasilDemocracia!
Ignorá-lo , Seu Hélio.
O eleitor não pode se queixar de falta de opção entre os candidatos à prefeitura de SP. Se com tanta escolha a maioria quiser eleger o Pablo Marçal não há o que fazer. Ainda assim está longe de ser o fim do mundo. Roma teve 2 séculos de paz e prosperidade mesmo após alguns imperadores como CalÃgula e Nero.
Pablo representa a falência da nossa sociedade, mergulhada na violência, nas Fakes, nas mentiras despudoradas, difamações, distorções da realidade, negação dos fatos, falta leituras e reflexões.
De todos os seus textos de "Opinião", esse é, sem dúvidas, o mais inútil, e olha que gosto de suas colunas. Os fascismo atual exige medidas substantivas por ter o objetivo claro de subverter a democracia via espetáculos em redes sociais. Caso nada seja feito, colunistas como você e outros defensores da democracia, como eu, logo se verão encarcerados, exilados ou mortos por esses grupos neofascistas. No fim, poderemos dizer, em vão, que mantivemos nossa bússola moral intacta.
Óia, meu caro, as soluções judiciais devem ser usada na medida em que apareçam problemas que as demandem. O Marçal, com seu terrorismo verbal, mentira patológica em vÃdeo, *ignorando uma decisão do tribunal eleitoral Paulista*, demanda aos berros pela exclusão de sua candidatura. Aos polÃticos que não têm limites, a Justiça acaba tendo que beirar os seus próprios, não há outro jeito visÃvel, ao menos no momento. Dá não, sô, quequéisso...
Tá certo, é isso mesmo.
Se aceitaram o coisa.que.foi e continua sendo JMB como não aceitariam o PM?
Trata-se de uma cópia de alguns traços de Bolsonaro, Milei e Trump a nos rondar, agressivo, tosco, raso, que se apresenta como um anti-sistema, um anti-politico, faltando apenas o anti-democrático. Não se importa com regras, seu lema parece ser, o outro não me detém. Assim segue com suas asneiras, mentiras, calúnias, difamações, distorções e ataques.
Temos que lembrar que Bolsonaro fez escola! O PaÃs que elegeu um presidente que nunca foi prefeito de uma de uma cidade, governador de um estado , nem ministro em um determinado governo, aclamando como mito, abre espaço para qualquer maluco! Os caras descobriu, que se não conseguir dar show, já agrada muita gente tocando fogo no circo...
Depois de Bolsonaro, qualquer coisa é menos pior.
Nunca se sabe se alguém não poderia superá-lo. Quem quer agradar a extrema-direita e os reacionários em geral pode querer fazer mais barbaridades do que o ge no ci da (nisso já é difÃcil superar). Parece diversão de certos polÃticos baixar o nÃvel a pontos jamais alcançados. No caso deste PM, o fundo do poço não tem fim.
Poi Zé, mas o Quadrúpede-ex-Chefe fazeu escola, né, meu caro? Junta-se meia dúzia de "menos piores", a coisa fica horrenda. O Bozo inaugurou, encheu e abriu a Fossa de Pandora.
Em um paÃs democrático deixaria para as urnas decidirem
Nada. O eleitor resolverá na próxima eleição.
Despacha pra Marte. Que tal?
Hahahahah, bota de punição pro Seu AlmÃscar: leva o Marçal para casa, fica 6meses com ele e depois bota num foguetinho! Despesas por conta da empresa, óbvio.
O que fazer com Pablo Marçal? "Embruia" e joga fora! (risos)
E desperdiçar embrulho com li xô?
Isso que aà está é muito mais fruto da qualidade dos nossos polÃticos e partidos do que dos eleitores. A nossa justiça eleitoral é cúmplice disso tudo e não temos perspectiva de que isso vai mudar.
Não! É culpa do eleitor mesmo. E ser muito tá pa do para votar num des qua li fi cá do deste. Mas a recente história mostra como somos sim capazes disto, elegemos o Bozo!!!
Continuar dando enormes espaços em manchetes e artigos não me parece ser o caminho.
Se eu lhe responder a turma do ´Não vou bancar o pato` e ´Somos todos Cunha` me jogarão aos leões. Todo cuidado é pouco para se lidar com o(a)s camisas amarelas.
O problema é a sociedade desigual, que não tem condições de refutar esse sistema polÃtico espúrio. O voto do rincão vale mais do que os dos Estados mais populosos, criando a dominação dos Liras e Alcolumbres. Pior ainda, votam em um Lula e em um Bolsonaro, ambos sem condições éticas para nada;
Se os rincões são referência ao Nordeste, não esqueça de que eles impediram a reeleição do ge no ci da que os despreza, como despreza seus próprios eleitores. Ele não visitou nenhum doente em hospital na Covid, nem visitou os amigos golpistas nas cadeias depois do fracasso do ataque aos 3 poderes. Seus eleitores não percebem que ele, como Tarxisio, não "estão nem aÃ" para ninguém. Comparar o atual pr ao i ne le gà vel é errado, Lula é humano, não deixou morrer milhares nem fez piadas com eles.
OS paulista tinha um paulistano, professor, e escolheram o Bolsonaro. Que moral tem um paulista para reclamar dos votos dos rincões?
O partido desse explorador de crédulos esperançosos, que legalizou nas redes o que antes era um golpe que lhe valeu processo e condenação à cadeia (sentença nunca cumprida, por isso saiu de Goiás e veio para SP?), o partido desse sujeito não é o mesmo cujo presidente se gabou de suas ligações com o pcc? Todos da mesma laia. E esse em/bus/teiro é candidato a prefeito da cidade mais rica do paÃs boa preferência? Pelamordetupã!
Marcos, vc tem toda a razão. Poupemos Tupã. Talvez Zeus? Ele tinha muitos poderes e ninguém vai acusar a gente de nada né? Jeová? Sei não.
Pô, cara Maria, Tupã tá de boa lá na floresta - maiomêno, né? Tem um monte de sssaafado metendo fogo, cortando árvore, cavando buraco - mas digamos, relativamente de boa, e você bota o cara nessa encrenca urbana da megalópole? Que tal PelamordeJeová? Esse daà já tá acostumado, com a guerra lá na fuça... E se a gente pedir uma ajuda para o tio Sam, tipo PelamordoSuperômi? Ah, sim, PelamordoSeuAlmiscar, bota o Wild Musk na fita, ele corta as redes do Marçal! Hahahahah!
Quem é pablo marçal?
Agora já sei que é alguém que causas emoções fortes e contraditórias.
Apenas mais um para comprovar o mote "jamais conheci alguém que tenha se dado mal por subestimar a inteligência alheia"...
Prezado Marcio, sugiro que procure na Wikipedia a referência a esta pessoa. Está tudo lá, como por exemplo a sua aventura que quase matou 32 pessoas mais a equipe de bombeiros que foram salvá-los; o caso do funcionário de sua empresa que morreu após ter sido obrigado a exercÃcios exaustivos; e o processo e sua condenação e prisão aos 18 anos por fraude e estelionato e participação em quadrilha. Isto não é "Fake" nem fofoca, todas as 80 referências a fatos ou proc. judiciais estão lá. Um abraço.
É um candidato a prefeito que, durante o debate, excedendo-se em sua participação, deveria ser chamado, pelo candidato interpelado ou insultado, de candidato "M", que pode ser relativo a um nome ou a alguma outra coisa mal cheirosa!
Qdo a gde imprensa e os partidos de centro e de direita normalizaram a extrema direita, se aliando ao Bozo, abriram as portas do inferno. Agora, todo tipo de psicopata oportunista vai seguir o mesmo caminho. Coaches, profetas, milicianos, vai vir tudo.
O abominável homem das Neves acha que trabalhador não tem direito à partido e nem à representação polÃtica. Um homem do seu tempo, lá do século 16.
Comparação infeliz,Sérgio. Prefiro não comentar.
Eu já acho que a avacalhação começou lá trás no regime militar quando permitiram que o PT virasse um partido. Mas cá estamos nós, vivos e com os poderes funcionando meio cambaleante. Só precisamos aprender a conviver com o diferente.
São as doenças auto-imunes da democracia. O TSE tem que agir e rápido. Lembra de quando Bolsonaro era apenas uma aberração que desfilava no Super Pop e no CQC? Temo apenas que o Brasil desminta a máxima de Marx sobre a história se repetir na primeira vez como tragédia e depois como farsa - vejo uma propensão enorme para muitas primeiras vezes em um paÃs que se notabiliza por ser o paraÃso das redes sociais e ter mais influenciadores que engenheiros.
*autoimunes
Marçal é um candidato antissistema ? Obviamente que não . Ele é o próprio protótipo do sistema capitalista .
O nome deste sujeito vem aparecendo no Grupo Folha mais do que todos os outros candidatos juntos. Falem mal, mas falem de mim. Qual é Folha? Tá rolando um jabá a�
Pablo Marçal é o tÃpico "pombo jogando xadrez"... só bagunça o tabuleiro. Solução? Recusar-se a jogar com o pombo. Parabéns a quem não foi aos debates. Simplesmente não vale a pena ficar dando miolo de pão para esse ser.
O sujeito é um criminoso (foi condenado em Goiás), um farsante (basta ver o vÃdeo onde um grupo liderado por ele teve que ser socorrido), um sujeito que usa de regras sombrias de persuasão (basta ver seus vÃdeos de desbloqueio). A justiça precisa dar um basta. Chega desses Tiriricas famosos.
Não existe uma democracia propriamente dita, pois são os partidos que escolhem em que votaremos, de outro lado, sendo assim, quantas legendas são vendidas por esses partidos. Mais ainda, quanto a Marçal, muito simples, utilizar a regra como a Band fez com Maria Helena e não fez com Marçal. Agora, entendendo que todos devam participar dos debates. Se desrespeitou uma regra de imediato deverá deixar o debate, simples assim. E por fim, o eleitor mandar caricaturas como essa para o quinto.....
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > O que fazer com Pablo Marçal? Voltar
Comente este texto