Deirdre Nansen McCloskey > O senso comum da economia política Voltar
Comente este texto
Leia Mais
"Se os economistas pudessem prever a economia, todos eles seriam bilionários." É verdade. Minha mulher desistiu da economia quando viu seu professor da disciplina na FMU num ponto de ônibus... A mulher do Marx também se queixava de que ele, que escrevia tanto sobre o capital, não soubesse ganhá-lo, deixando a famÃlia passar necessidades.
O senso comum é*já deu da Tia Auntie, phôia*. Não basta a Lygia Mary e o Joel "Bozolóide Moderado"?
Deirdre deveria se informar primeiro sobre privatizações nos EUA e no Brasil. Lá o consumidor de energia elétrica quando ocorre qualquer problema, inclusive climático, é obrigado a assumir o prejuÃzo. Aqui, nem se fala, o monopólio é a constante, seja na privatização da distribuição de energia eletrica, água e esgoto, transporte público. Usam e abusam, quando já não tem mais por onde deteriorar a empresa, a devolvem sucateada ou exigem subsÃdios que nunca são aplicados.
O que entendes por Monopólio privado? Qual é a diferença entre acumulação, concentração e centralização?
Será que a douta economista viajaria de bicicleta ou ônibus dos USA ao Brasil? Ou de SP ao Maranhão? Ou acha justa a remuneração que a Uber repassa aos motoristas? Bem se vê que se trata de academica de gabinete.
Mal informada, essa Sra., pés longe da realidade, como todos os chicagoboys: monopólio privado é o mal. Veja-se a empresa distribuidora de energia em São Paulo SP, monopolista local: milhares de paulistanos sem luz por mais de semana. Nos anos 70, no reinado da Light, tampas de bueiro voavam por explosões em fiações e transformadores de energia; isso no centro, Rua 7 de abril. Monopólio privado é o lixo. E temos de nos preparar para o pior que nos está reservando pelo G3, que levou a Eletrobras.
A senhora precisa ler mais sobre a Petrobrás e a história da exploração do petróleo no Brasil. Ah, nos EUA idem. No Reino Unido. Na Holanda. É uma maravilha ver como as empresas privadas de petróleo agem em prol da eficiência e do livre mercado. Uma história de suce$$o.
Se a iniciativa privada fosse tão boa assim a Petrobrás já teria nascido privada. Mas o fato é que se fôssemos depender de um empresário brasileiro para criar uma empresa petrolÃfera, o Brasil hoje não produziria uma gota de petróleo.
As refinarias vendidas (na verdade entregues a preço de banana) agora praticam os maiores preços no Brasil. Só o empresariado ganancioso é que é favor do monopólio, claro que deles.
Texto horrÃvel, confuso ! Ao tentar misturar EUA e Brasil , se torna inconclusivo , aliás muito próprio de economistas...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Deirdre Nansen McCloskey > O senso comum da economia política Voltar
Comente este texto