Deirdre Nansen McCloskey > O senso comum da economia política Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Cardoso

    "Se os economistas pudessem prever a economia, todos eles seriam bilionários." É verdade. Minha mulher desistiu da economia quando viu seu professor da disciplina na FMU num ponto de ônibus... A mulher do Marx também se queixava de que ele, que escrevia tanto sobre o capital, não soubesse ganhá-lo, deixando a família passar necessidades.

    Responda
  2. Marcos Benassi

    O senso comum é*já deu da Tia Auntie, phôia*. Não basta a Lygia Mary e o Joel "Bozolóide Moderado"?

    Responda
  3. Laudgilson Fernandes

    Deirdre deveria se informar primeiro sobre privatizações nos EUA e no Brasil. Lá o consumidor de energia elétrica quando ocorre qualquer problema, inclusive climático, é obrigado a assumir o prejuízo. Aqui, nem se fala, o monopólio é a constante, seja na privatização da distribuição de energia eletrica, água e esgoto, transporte público. Usam e abusam, quando já não tem mais por onde deteriorar a empresa, a devolvem sucateada ou exigem subsídios que nunca são aplicados.

    Responda
  4. Agemir Bavaresco

    O que entendes por Monopólio privado? Qual é a diferença entre acumulação, concentração e centralização?

    Responda
  5. Maria Aparecida Azevedo Pereira da Silva

    Será que a douta economista viajaria de bicicleta ou ônibus dos USA ao Brasil? Ou de SP ao Maranhão? Ou acha justa a remuneração que a Uber repassa aos motoristas? Bem se vê que se trata de academica de gabinete.

    Responda
  6. Wilson Roberto Correa

    Mal informada, essa Sra., pés longe da realidade, como todos os chicagoboys: monopólio privado é o mal. Veja-se a empresa distribuidora de energia em São Paulo SP, monopolista local: milhares de paulistanos sem luz por mais de semana. Nos anos 70, no reinado da Light, tampas de bueiro voavam por explosões em fiações e transformadores de energia; isso no centro, Rua 7 de abril. Monopólio privado é o lixo. E temos de nos preparar para o pior que nos está reservando pelo G3, que levou a Eletrobras.

    Responda
  7. Andre Rypl

    A senhora precisa ler mais sobre a Petrobrás e a história da exploração do petróleo no Brasil. Ah, nos EUA idem. No Reino Unido. Na Holanda. É uma maravilha ver como as empresas privadas de petróleo agem em prol da eficiência e do livre mercado. Uma história de suce$$o.

    Responda
  8. Valdir Teixeira da Silva

    Se a iniciativa privada fosse tão boa assim a Petrobrás já teria nascido privada. Mas o fato é que se fôssemos depender de um empresário brasileiro para criar uma empresa petrolífera, o Brasil hoje não produziria uma gota de petróleo.

    Responda
  9. Paulo Augusto

    As refinarias vendidas (na verdade entregues a preço de banana) agora praticam os maiores preços no Brasil. Só o empresariado ganancioso é que é favor do monopólio, claro que deles.

    Responda
  10. Vilarino Escobar da Costa

    Texto horrível, confuso ! Ao tentar misturar EUA e Brasil , se torna inconclusivo , aliás muito próprio de economistas...

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.