Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Kelly Silva

    Quanta diversidade nessa foto, a cara do Pacheco é impagavél.

    Responda
  2. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Impressionante a falta de probidade do Arthur Lira, em vez de admitir no mínimo o erro que são as emendas secretas, a falta de transparência e da eficiência das destinações da verba sem projeto e desconexão de um planejamento mais profundo, fica com resmungos infantis por ter perdido uma fonte de dinheiro fácil para desvios e pagamentos de cabos eleitorais para se perpetuar no poder. A transparência e a rastreabilidade do dinheiro público é um pilar da democracia.

    Responda
  3. Sergio Akira

    Lira é o exemplo mais bem acabado do que há de pior na política. É um legítimo representante desse congresso , afinal, foram eles que o colocaram lá, sabendo de tudo o que viria com isso.

    Responda
  4. Antonio Catigero Oliveira

    Os famintos congressistas querem aumentar e tomar conta da mamadeira$. O estômago dos congressistas não tem fundo; é igual ao dos milionários especuladores e financistas. São hienas que nunca se saciam. Vivem sempre atrás de carniça fresca...

    Responda
    1. Sergio Akira

      Banqueiros são usurârios autorizados e protegidos por esse e todos os outros governos.Juros exorbitantes e lucros bilionários às custas dos desamparados clientes.

  5. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    Lira quer todo o poder que teve no governo bolsonarista. Simples assim. Muito dinheiro sem qualquer satisfação para prestação de contas.

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Exatamente. No fim o ladrão de jóias deixou o governo todo nas mãos de Lira enquanto surrupiava e vendia bens públicos para embolsar o dinheiro. Isso quando não tava fazendo motociata ou andando de jetski

  6. Jorge Ceretta

    Cambada de filhos da fruta.

    Responda
  7. Fernando José Nicoli

    Lira é fruto da estirpe Lira. O nome já diz tudo.

    Responda
  8. ANTONIO F CARVALHO

    De ínício, não aplaudo a atuação de Lira na Presidência da Câmara Federal, pois no campo da atuação ética da Casa, como um todo, ele deixa muito a desejar. De joelhos, assentiu e trabalhou, inclusive mudando o Relator quando da apreciação da manutenção da prisão do “maluco” deputado Daniel Silveira que, verdadeiramente, cometeu graves crimes de contra a honra de Ministros do STF. A manutenção dessa prisão revelou uma fraca autonomia da Câmara Federal em casos da espécie.

    Responda
  9. Lis P Junqueira Safra

    Tudo agora vai parar no STF.

    Responda
  10. Fabrício Schweitzer

    "Teve queixa de Lira", acho que descreve bem o nível da Câmara Federal e seus interesses. É trágico!

    Responda
  11. Vinicius Rafael

    Lira é um grande homem. Falou bonito: não estou sozinho. Represento 513 deputados. O que o famigerado STF tem que se meter em Coisa do legislativo?

    Responda
    1. Sergio Akira

      Não consegui entender se é ironia , gracejo , pura desinteligência ou se está envolvido de alguma forma nas tramoias do "grande homem ".

    2. Sergio Akira

      Não consegui entender se é ironia , gracejo ou pur

    3. Paulo Araujo

      É por causa de eleitor desse tipo que essa turma se elege e se perpetua no Congresso. Ninguém está lá por g ol pe. Todos foram eleitos, inclusive o grande homem do sr. Vinicius...

    4. Marcos Araujo

      Ou voce é a favor da corrupção (do Lira, óbvio) ou não entendeu nada do que está acontecendo. Natural, em se tratando de bolsominion

    5. Artur Neto

      Se os 513 estivesse com ele, o STF não seria chamado a manifestar. O Lira parece mais presidente de sindicato e não da camara de deputados.

    6. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Como assim do legislativo? É coisa nossa, nosso dinheiro, da sociedade! O STF não se meteu, foi chamado a se meter. Consegue entender essa questão básica? O judiciário só se mete quando é chamado por alguém a se meter e não pode se omitir, é obrigado a se posicionar e tem que decidir à luz das leis e da constituição. Difícil compreender?

    7. Jorge Ceretta

      Meu Deus!!!

    8. Jorge Ceretta

      MeuvDeus!!!

    9. Hugo Machado

      E não esqueça que os 513 deputados representam os interesses de mais de 200 milhões de brasileiros. Não estão lá pra servir a interesses pessoais, ou aos daqueles que financiaram/financiam suas campanhas.

    10. Eduardo Rocha

      Eu adoro essas demonstrações de ingenuidade! Lyra representa só a si mesmo e seu sonhos de poder: acesso às verbas ilimitadas para distribuir a seus aliados, sem controle ou fiscalização. No meio disso tudo, há infelizes que acreditam que se trata de uma partida de futebol STF x Legislativo e se oferecem para ser cheerleader do legislativo. Que papel!

  12. Felipe Macedo

    O problema é que apenas o STF e o governo estão do lado da democracia e da constituição. Lira e a oposição representam o outro lado, o do que sonha em fazer do país a sua propria venezuela ou coisa ainda pior

    Responda
  13. José Tarcísio Aguilar

    O título e subtítulo da matéria são uma triste descrição da falência da república. Tudo vira conchavo, e qualquer regulação entre poderes é inviável. Quem serão meus representantes naquela reunião?

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Todos são nossos representantes. Se não está contente vote melhor. Isso vale para todos os políticos.

  14. Edson Badra

    O imperador Lira e seus achaques. Sua hora vai chegar....

    Responda
  15. Jocimar Bruno dos Santos

    Arthur Lira age como malaco, miliciano, pústula, bisonho e mau-caráter. Vai fazer pressão na p q p. Passou da hora do STF pautar o julgamento do caso "kit robótica superfaturado instalado em escola sem internet" liderado pelo senhor Arthur Lira. Enquanto não for preso, esse elemento vai continuar a sabotar o governo Lula.

    Responda
  16. Tadêu Santos

    O 1º MINISTRO DO CENTRÃO ESTÁ SE SENTIDO INCOMODADO COM A "CONSPIRAÇÃO CONTRA À CORRUPÇÃO". Estamos, queiramos ou não, a caminho de graves confltos de poder, que se não forem solucionados, poderão desencadear graves crises de ingovernabilidade. Esta encrenca é um uma espécie de resíduo do bozonazismo, que ficou incrustado no DNA da política partidária, ou seja, da Velha Política, em consequência das falhas cometidas ao longo da cambaleante democracia. É preciso esclarecer a população br...

    Responda
  17. Otto Nelson

    Lira é ser político exe crá vel, ele não representa a totalidade dos deputados e sim uma maioria, infelizmente seres políticos iguais a ele, da pior estipe. A FSP de uns tempos pra cá tem feito coisas estranhas e entre elas foi ter feito uma entrevista com Lira sem questionar ou condenar o orçamento secreto e para piorar na manchete o chama o Estadista Lira. Na redação tem até estagiários, inocentes não.

    Responda
  18. Marina Ribatski

    Esse cara é um criminoso

    Responda
  19. WILSON FILHO

    Como sempre a grana falou mais alto. Infelizmente o nosso dinheiro em mãos erradas, esse é o Brasil. Com esse fantoche na presidência do senado, não se vai a lugar nenhum. Pobre Brasis.

    Responda
  20. Márcia Meireles

    Nada mais óbvio do que a necessidade de critério e transparência no uso do dinheiro público, essa é única dobradinha que interessa ao contribuinte que paga a conta.

    Responda
  21. Marcos Araujo

    Não Lira, o placar desta reunião não era catorze a dois. Era duzentos milhões (de brasileiros) contra seiscentos parlamentares

    Responda
    1. Helio Araujo

      O Lira não entendeu que deve prestar contas aos cidadãos e não aos 513 deputados medíocres.

  22. Luiz Antonio Sypriano

    O que esses agentes políticos precisam entender que vivemos em uma República Democrática Federativa; entretanto, agem como se estivéssemos em um regime autoritário, de uma oligarquia agrária e financeira.

    Responda
  23. Luiz Reichmann

    Dobradinha tipo formula um, ou acerto, acordo, conluio, dinheiro? Ja que nos faltam Leis e Regras...

    Responda
    1. Regina Tavares

      Pois é. Parlamentares ao invés de tratarem de leis passaram a executar o orçamento deixando o Executivo sem função. A Lula resta ficar viajando, seu papel é meramente figurativo. Lula não se reelege e os congressistas continuarão a comemorar a eleição de filhos, netos, sobrinhos, etc., com as bênçãos do orçamento secreto, emenda PIX ou o nome que será dado agora.

  24. ALEX PAES LANDIM NEGREIROS

    O governo federal é submetido a avaliações da população em geral, será sempre responsabilizado pela inflação, PIB, orçamento.. Enquanto o congresso abocanha o orçamento da União e gasta de todo jeito. Isso está errado.

    Responda
  25. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

    Com ou sem dobradinha, que pouco nos interessa, está "farra da boiada" tem que acabar. Não vivemos no parlamentarismo e este pior Legislativo de todos os tempos capitaneado por por está figura execrável dilapidar no dinheiro público favorecendo apaniguados enquanto o Executivo sofre coerçao para fazer ajuste fiscal. "Pode isto Arnaldo?"

    Responda
  26. Alan Marcos Pacheco Carrijo

    No Brasil a lógica do fluxo é seguinte: A iniciativa privada paga imposto para o governo converter em investimento público. Os agentes políticos sequestram a.maioria desse recurso público para suas contas privadas. O governo alega que precisa coletar mais impostos, no entanto, o tamanho do sequestro é proporcional à receita. Ou seja, se não acabar com essa palhaçada, não teremos solução. O que a gente normaliza aqui é escândalo em muitos países. Não podemos ser tão passivos.

    Responda
  27. ROSANGELA SILVESTRIN

    O ST7 salvou o Brasil de uma dit@dura.

    Responda
  28. ademir sampaio de campos

    Fora Lira

    Responda
  29. Armando Moura

    Não tem como aceitar isto, usar o dinheiro do trabalhador brasileiro, a maior parte de contribuições vem de São Paulo , com dois ra toes, um de Alagoas e outro de Amapá distribuindo. Se Lula aceitar eh porque eh tão podre quanto Bolsonaro. se o STF aceitar eh cova rde.

    Responda
  30. Jorge Rodrigues

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Edson Badra

      Ja rezou pra pneu hoje?

    2. Samuel Fagundes

      "Santo", o que você acha do seu mito estar apoiando o Marçal, condenado por milhares de golpes na internet? Absurdo uma sociedade aceitar que um band!do golpista se candidate e prefeito na maior cidade do país. Absurdo maior são aqueles que possivelmente votarão num trás te desse....

    3. Régis Cava

      Bom era o orçamento secreto dados por Bolsonaro de presentão congresso para poder brinde golpe de Estado, andar de moto por aí, apoiar pastores no ministério da educação, confabular com madeireiros e garimpeiros e por aí vai. Mas bolsominion é tosco mesmo. Acha que engana aos outros, além de si mesmos.

    4. Diogo Costa

      E o que você acha da rachadinha, Jorge? Nenhuma palavra a esse respeito?

  31. José Cruz

    As emendas parlamentares devem ser entendidas como compra de votos permanentes, criação e manutenção de currais eleitorais, e como os mandatos legislativos são ilimitados, ou seja, são candidatos a reeleição quantas vezes quiserem, logo, quem está no mandato, dificilmente não se reeleja, até porque as formas de fazer política fere o princípio da isonomia, portanto, beira a imoralidade. Por estes motivos, a renovação é tão cara, e geralmente, as caras novas que surgem no congresso, já são velhas.

    Responda
    1. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

      As caras ou são velhas ou são da mesma família, país, filhos, sobrinhos, uma farra. Pobre de nós!

    2. LORENA PARDELHAS

      Perfeito, José.

  32. Luiz Segantini

    Reunião para discutir e obrigar a cumprir o óbvio: a lei!

    Responda
  33. Fabiola Heidrich Oliveira

    Fica o desafio para a FSP: fazer uma reportagem séria e de qualidade sobre como foram utilizados os recursos do orçamento secreto nos últimos anos e dando o nome de municípios e políticos envolvidos.

    Responda
  34. José De Almeida Soares

    Parece claro pelos comentários aqui que a necessidade de transparência com o fluxo de dinheiro no Congresso é praticamente um anseio unânime. Sendo, portanto, escandalosa qualquer contrariedade de líderes parlamentares.

    Responda
  35. Carlos Alberto Pereira

    Bancada de lalaus!!

    Responda
  36. roberta melissa oliveira sales

    Só homens brancos. Os donos do poder. Nada mudou. Tenho n*ojo desse Congresso Nacional.

    Responda
  37. Josue Oliveira

    Em uma dessas emendas, o Lira destinou verba para fazer um mirante em sua cidade, em Alagoas. É muito bom saber que essa cidade não tem problemas nas escolas, nos postos de saúde, ruas totalmente asfaltadas e pode dar prioriadade a um mirante.

    Responda
    1. roberta melissa oliveira sales

      Escola é o que menos importa pra eles.

  38. João Batista de Junior

    Acorda . Sociedade não aceita orçamento secreto e valores anormal para eles.

    Responda
  39. Jose Walter Da Mota Matos

    Engraçado quem questiona o resultado das urnas não questiona a eleição dos deputados no congresso, né? Estão fazendo um baita estrago no País

    Responda
  40. Samuel Fagundes

    E ainda não começaram com a chantagem de impedimento. Chantagista, desonestos e corruptos, isso é o que ele congresso é. Bancada de "cristãos", a maioria do republicanos da universal, que sequer conhecem a Deus, bancada ruralista que invade terras e destrói o meio ambiente, bancada "conservadora" na maioria infiéis com seus cônjuges. Maioria falsa, desonesta e hipócrita

    Responda
  41. Angelica Francesca Maris

    A falta de transparência quanto ao destino das emendas foi considerado ilegal/inconstitucional, seja lá qual for o termo jurídico correto - mas certamente é imoral. Acho que este é um ponto onde o povo (seja de esquerda, seja de direita) concorda.

    Responda
  42. Francisco Nascimento

    Não entendemos e o povo está muito desconfiada com esse comportamento do Congresso. Por que tanta força em manter as emendas ocultas? Nesse angu tem caroço, não há outra dedução. Nas próximas eleições precisamos mudar o perfil desse congresso , precisamos de parlamentares mais sérios e menos manhosos comprometido com interesse coletivo do povo. Outra aberração é o Congresso querer ser o dono do cofre.

    Responda
  43. Marciano Alves

    Urge que se tomem medidas para não deixarmos todo o Orçamento nas mãos do Congresso (e que Congresso!), do contrário não haverá mais Executivo possível daqui por diante e embocaremos num estágio em que o Legislativo sufocará todos

    Responda
    1. Marciano Alves

      E embora o controle possa ser função do tribunal de contas, eles é meramente órgão auxiliar do Legislativo o qual pode simplesmente ignorar os relatório do tribunal. O TC não tem qualquer poder de coerção, vale dizer, não tem poder de equlibrar as forças entre os Poderes da República. Muito válida, portanto, a ação do PSOL e louvável a atuação do STF em nos proteger do Legislativo agigantado.

    2. ALEXANDRE BARRETO

      Controle é função tribunal de contas… Há algo de podre no reino ; alguém não faz o seu trabalho.

  44. Paulo da Silva batista

    Claro que tem ter que doblandinhas! os caras estão abusandos,perdeiro o senso ou nunca teve!!!

    Responda
  45. ALEXANDRE BARRETO

    Sei não… mas desconfio q a discussão vai dar recursos pro PAc…. Dá na mesma…

    Responda
    1. jose batista

      Sei não! Ferro no povo!

    2. ALEXANDRE BARRETO

      O controle é publicidade são obrigação e mecanismos já existem.

  46. GUSTAVO MANZOTTI SIMOES

    kj flavio dino nao esquece de ninguém kj

    Responda
  47. ADONAY ANTHONY EVANS

    A Imprensa tem a obrigação de bem informar, e o maior jornal do País, de informar bem. Caso contrário se equipara aos bandos de caça das redes sociais. Pelas matéria, e matérias, parece que a decisão do Dino, e a unanimidade do STF são fruto de conciliábulo soturno. Não é assim. A decisão responde à Ação protocolada ainda em 21 pelo PSOL, repetida pela Associação de Jornalistas Investigativos em julho, e referendadas pela PGR em agosto. - Continua ...

    Responda
    1. LORENA PARDELHAS

      Bem lembrado, Adonay.

  48. ADONAY ANTHONY EVANS

    Continuação - Assim como as Emendas de Relator, o chamado Orçamento Secreto, foi o preço combinado com Lira por Jair Bolsonaro, para se blindar contra os mais de 130 pedidos de Impeachment engavetados na Câmara. O resultado é que, segundo a Transparência Brasil, menos de 1 por cento delas, apontam destino dos recursos!

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      Corrigindo. Onde se lê engavetados, leia-se protocolados. Diminui a má impressão

  49. JAILSON DE BEZERRA

    O problema do Lira é que ele pensa que isso que eles estão fazendo lá iria persistir eternamente. O Governo anterior deu carta branca para que ele e seus comparsas fizessem do congresso nacional uma mesa de negócios. Esse dinheiro é nosso e não deles.

    Responda
  50. Lis P Junqueira Safra

    Ficou mal para o Lula. Ficou parecendo que foi mesmo combinado. Devolveram tudo. Só colocar o nome para onde vai é tudo liberado. O povo que se dane em 10 dias o pix do judiciário também voltará.

    Responda