Mirian Goldenberg > A doença contagiosa dos etaristas, negacionistas e haters da internet Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
A Internet permite o surgimento de etaristas, negacionistas e haters, pois estes covardes além de acreditarem que são intocáveis, também entendem que não tem que responder pelos conteúdos compartilhados. No entanto, a realidade mostra que a punição vai além da censura/banimento aplicado pela plataforma digital, pois acabam detidos e levados a delegacias. Neste caso, há aqueles que desvairadamente valem-se do choro dos covardes ou insensatamente alegam exercitar a liberdade de expressar seu ódio.
Está cada vez mais difÃcil
Amiga da Mirian, vivemos num contexto onde predominam a contundência e a pessoa parecer ser o que não é. Numa época em que os governos militares divulgavam campanhas nacionais de vacinação, sua mãe provavelmente vacinou todos os filhos como várias famÃlias brasileiras e mantinha a carteira de vacinação em dia. Hoje, por ganância polÃtica, ser antivacina rende votos. Aliás, todos os filhos e a esposa do Boçalnaro se vacinaram. (1/2)
Ela é a única da famÃlia que tomou todas as doses. O cunhado não tomou nenhuma
Pessoas que tem certas condições de saúde - doenças autoimunes, por exemplo - devem tomar vacinas seguindo a orientação de seus médicos. Corajosas, resolveram correr o risco embora tivessem motivos razoáveis para não fazê-lo. Entretanto, entre os antivacina há aqueles que usam diferentes desculpas/mentiras para esconder seu MEDO DE AGULHA. Inclusive, não foi difÃcil para eles encontrarem polÃticos BOÇAIS e COVARDES que os representem. (2/2)
Luthero, acho que não entendeu nada. Não gosto do lula porque é o cara do mensalão, petrolão e quase arrozão. Não posso gostar de quem o apoia e também foi amigo de chaves, depois maduro e famÃlia fidel. Muitos estão morrendo na Venezuela e o silêncio dele e de todos que o apoiam é uma vergonha. Como cantor, compositor e até mesmo escritor, genial. Mas são duas pessoas distintas. Edson e Pelé
Texto maravilhoso. O Bolsonaro teve o mérito de desvendar o eu de cada brasileiro. O triste foi o descortinar de pessoas do nosso convÃvio. Hoje convivo mais comigo mesmo, não suporto tanta estupidez. Triste Brasil.
Bolsonaro deu sinal verde para que as pessoas que odeiam a cultura e a ciência passassem a ter orgulho da própria ignorância e a cultivar um tremendo ressentimento contra todos os representantes do mundo cultural - artistas, escritores, compositores - porque a produção artÃstica e cultural revela o quanto são insignificantes. Para eles, só resta o ódio.
triste
... se o Chico é odiado, imaginem uma profe de 69 anos anos dando aula para adolescentes almejando que eles leiam letras pretas , em fonte 14, paradinhas na página, leiam a tarefa a realizar, em casa, com uma semana de prazo .... e interpretem o texto corretamente ... é o verdadeiro joga pedra na Geni ! Fala aà , Benassi !
Mirian, Excelente artigo. Parece que perdemos o respeito, a solidariedade e a educação. Da-se pouca importância ao humano, assim, o ódio irradia rapidamente seus tentáculos contaminando qualquer o ambiente . Fala-se e depois pensa-se o dito. A Era da informação trouxe a rapidez no responder nas redes. Se conseguÃssemos contar até dez antes de responder ou escrever, o mundo seria melhor. Na ESG falta o H de Humano!
Está cada vez mais difÃcil, William. É preciso ter coragem
Grato pela crônica. "O indivÃduo (grupo ou governo) ESTÚPIDO é aquele cujas ações causam malefÃcios aos outros sem que ele aufira ganhos privados, possivelmente mediante até mesmo a algumas perdas" Carlo Cippolla
Perversidade dentro das próprias famÃlias, Raymundo
Sua crônica contribui para talvez diminuir a estupidez. Atitude d senhor d tosse e apoiadores é d estupidez. O indivÃduo (grupo ou governo) ESTÚPIDO é aquele cujas ações causam malefÃcios aos outros sem que ele aufira ganhos privados, possivelmente mediante até mesmo a algumas perdas, definição d Carlo Cipolla, morto em 2000. Contardo Calligares também sempre lembrava esta definição em suas crônicas.
Como sobreviver em meio a tanto ódio?
Essa sua amiga, pelo que li, não tem irmãos. Cruz credo!, como diz o bom mineiro, que mesmo eu não sendo bom, sou ao menos mineiro.
Muito triste Filipe
Jamais imaginei que houvessem tantos psicopatas entre nós, nas nossas famÃlias. Não é admissÃvel compactuar com pessoas que promovem a morte o preconceito e a violência. Aprendi uma coisa importante, quando em um ambiente social hostil politicamente mas onde as pessoas precisam ter um certo grau de civilidade, imediatamente informo que sou comunista e adepto do Candomble. Dessa forma a conversa acaba tomando outro rumo. Sou comunista de fato.
Que delÃcia essa risada do Chico. Uma brisa para quem não consegue entender como chegamos nessa selva onde liberaram o ódio.
Uma lição para enfrentar os etaristas de plantão
Bom compositor.
Quando você descobriu isso? Mas cuidado com ele, é velho e comunista...
Maria Lopes, respeito, conheço a famÃlia do Chico. Aliás, trabalho na área e fizemos o cenário Cidades ainda no Canecão. Nada justifica ser amigo de ditadores como Chaves, depois Maduro e apoiar MST. Desculpe-me, respeito sua opinião. Nada contra o Chico compositor e sua famÃlia genial.
Relato impressionante. Quem de nós não viu aturdidos como de repente pessoas que julgavamos sensatas se entortarem para acomodar uma agenda polÃtica apaixonada por morte e descaso?
Triste demais
Como compositor um ser genial, como cidadão polÃtico uma decepção por apoiar ditadores sanguinários como Maduro e famÃlia fidel, além de ser amigo do cara do mensalão, petrolão e quase arrozão, mas aà são interesses financeiros. Fico com o genial compositor.
Maria Lopes, você falou tudo. Chico está acima desse ódio mesquinho e das patrulhas fascistas. Outro componente desse ódio é a inveja - morrem de inveja do Chico e não o perdoam pelo sucesso.
A mãe de Chico era amiga de Lula; a famÃlia toda, apoiadores de todos que lutavam contra a ditadura. Ele continua fiel ao que sempre acreditou - e pós vaza jato, moros e dalanhois, para não falar de Bozos, Chico esteve sempre certo. Gênio e homem fascinante e coerente consigo próprio. Maduro? Que se lasque maduro, Chico está escrevendo os livros dele e namorando a mulher dele e curtindo os netos. Vida longa a Chico.
Cara Dra Mirian, qdo o assunto é o etarismo penso por exemplo no Japão. Sabe informar se os japoneses tbm abandonaram o respeito e carinho aos mais velhos?
Reportagens e artigos contam sobre o crescente número de japoneses que envelhecem solitários e desamparados.
Rui, não estudo o envelhecimento no Japão. Mas acredito que em outras culturas existe um respeito e um cuidado maior
Falar em Chico já me vem aquela frase bhofe*thada na dita militar: "Você não gosta de mim, mas sua filha gosta", magnÃfica!
Adoro
Chico é gênio e gênio pode fazer e dizer o que quiser, como quiser e quando quiser. Ponto final.
Não mesmo. Tem uma grande responsabilidade moral por apoiar maduro e outros da extrema esquerda, além de lula, sendo este por interesses financeiros.
E dar risadas
Clarividência de uma nova realidade que se impôs pós pandemia , pós extremismo , tornando metade da população de pensamento reducionista , binário e desalmado . O artigo de hoje de Ruy Castro fala de IA e devemos ter cuidado com a robotização dos humsnoides . É preciso fé e coragem para resistir. Obrigado
Muita coragem
O ódio é como um veneno que você toma esperando que o outro morra. Só faz mal a que odeia.
Verdade
Cara Mirian ótimo texto,para esses i..di.o.tas o melhor remédio é um desprezo olÃmpico, pois a pior doença não é uma pandemia,mas sim aquela que afeta a alma.
Verdade Tadeu
Negacionista é quem acha que vacina não funciona, no caso a sua "amiga" que não confia na vacinação da mãe. Ódio surge quando se prende alguém por expressar a sua opinião.
Ainda tem muito idoso morrendo apesar de vacinado, de complicações de influenza ,covid e vsr ! É impressionante como poucos aprenderam sobre uso de máscaras e etiqueta da tosse. Idoso mesmo vacinado corretamente ( vacina não protege 100pc) tem maior chance de evoluir mal contraindo vÃrus respiratórios. Velhos deveriam ler um artigo publicado recentemente sobre o dilema do porco espinho de Schopenhauer!
Quando se prende alguém que pretendia atacar e ferir ministros, colocar bombas em caminhões de aeroporto, e destruir bens públicos para instalar uma ditadura? E esses são os presos polÃticos? Vcs não estão nos coluna errada? Voltem pra bolha, vcs são o exemplo do pior. Tóxicos.
Sim, que o digam os nossos presos polÃticos.
... direi o que sua amiga, por educação e bom senso, não disse; 'quero que todos vocês morram já que fazem questão de não tomarem as vacinas'. Só. Não deixa de valer o Darwin, o Charles; 'a seleção da espécie'. ‘Que todos os iguais se vão mesmo tarde com os próximos também contaminados que os apoiam’. Sem dó. “Quem não preserva a vida alheira não merece a dele”. Esta condição familiar é mais comum que imaginamos e sei, também, por experiência.
O que fazer para não deprimir?
... pior, Miriam, além de constrangedor é a 'imensa' frustração em nossas crenças, a modo de cada um, com pessoas do mesmo sangue e das mesmas relações familiares. Se polÃticas, cada um na sua com o devido respeito, porém quanto a sobrevivência e o desprezo à s doenças, próprias e coletivas, é algo difÃcil classificar.
Muito triste
Isso mesmo Mirian. E está piorando. O Chico Buarque está certo e o vÃdeo está ótimo! Mais uma vez, parabéns pelo texto!
Piorando muito Luiz
A internet e as redes sociais deram voz a im-be-cis, charlatões e a uma es-có-ria que só abria a boca no bar.
Procure 2 entrevistas sensacionais sobre internet: uma de Humberto Eco sobre oa voz dos im.becis outra de José Saramago sobre a caverna de Platão .Repare que ambas já têm quase uma década ...
SaÃram do armário
Solidariedade à sua amiga, Mirian. Quanto ao Chico, vê-se no vÃdeo que é uma pessoa feliz. Quem trabalha e é recompensado por seu trabalho, é feliz. Eis o segredo.
Ela agradece José
Minha solidariedade para sua amiga, Mirian!
Ela agradece Hélio
Não morro de amores pelo Chico. É talentoso, um gênio, mas, não me agrada. Gosto do Gil ! Aqui em casa era só eu, agora trouxe as duas irmãs mais velhas para morarem comigo.As moravam sozinhas, aà falei: as três idosinhas têm que morar juntas, uma cuida da outra. Nas mÃdias sociais, de vez em quando, algum red snowflaque me chama de velha, respondo: em todos os cemitérios do mundo existem jovens eternos. Tudo que escrevi hoje foi censurado. Caracas!
Dona Mirian, gostei de seu artigo, estava faltando algo assim, para ver se o povo aprende. Lembro de uma anedota que contou Dom Quijote de la Mancha (em español), caminando ele - Don Quijote e su fiel escudero Sancho Panza, ele fala para don Quijote, olia ai, don quijote como los perros ladran, responde don quijote: Calma Sancho, isso é porque estamos caminando."
Mas, no caso Guilherme, parece que eles também mordem
Chico sábio até na hora de colocar no devido lugar esses e-haters de carteirinha! Não tenho tantas mãos qtas gostaria pra te aplaudir, Chico Buarque de Hollanda!
Aprender a rir e não ter raiva de quem só destila raiva
É preciso, sim, combater todo tipo de preconceito, mas essa capacidade do Chico de simplesmente parar e rir dos desaforos alheios é fantástica. Que bom seria se todos fossemos assim (e vamos combinar: essa mania de julgar artistas por suas posições polÃticas – à direita ou à esquerda – e não por suas obras é patrulhamento puro; já deu; não tem nada a ver).
Seria tão bom saber rir daquilo que nos machuca
Infelizmente a sociedade brasileira é o mundo estão muito divididos. Falta afeto, cuidado e sentimentos bondosos tanto para um extremo que chama os outros de comunistas corruptos como para o outro extremo que chama os demais de gado , genocidas , ambos sempre com muita raiva . A saÃda é voltarmos para o centro democrático que não apoia ditaduras nem opressores.
O ser humano (acho que era o Millor quem dizia) é o único animal que sabe que vai morrer, e jura que nunca vai morrer, que a morte é só para os outros.
Triste. E que velho é sempre o outro
Exageros extremos.
Melhoras para sua amiga que apenas tenta preservar a saúde da sua mãe. Ela não tem que estar deprimida porque ela faz o seu melhor, enquanto o cunhado e o irmão vomitam frases decoradas nos sites monstronaristas e ofensas. A certa é ela. Eles é quem tem que se envergonhar. Merecem um gelo à 273 gaus negativos. Verdadeiros mon stros insensÃveis e cafaj estes. Amo a obra do nosso Chico e o hino Apesar de Você continua valendo muito além de Médice e Geisel., até os dias atuais.
DifÃcil rir e ignorar os monstros que moram dentro das nossas casas e famÃlias
Mirian, um excerto: "O pior é que meu irmão mais velho concordou com meu cunhado. Disse que sou uma velha gagá (...)". Faltou lógica na verborragia desse cunhado, pois, à base do etarismo nefasto dele, o próprio seria mais gagá, pela idade, mas daà já é igualar a ele(s), e não podemos. Enfim, a lindeza de seu texto tem o último parágrafo como ápice. E cada vez mais aguardo ansioso por seus textos. Linda quarta a ti.
Verdade Messias. Ele é muito mais velho do que ela. Como pode ser etarista?
Que belo texto! Aliviou minhas dores provocadas por pessoas agressivas, perversas, bolsonaristas.
Está difÃcil mesmo
Chico Buarque faz por merecer ser malvisto por muitos. Chico já demonstrou apoio às infames ditaduras de Cuba e Venezuela e sempre deu total apoio ao corrupto Lula. Parece que Chico não consegue entender o quanto as ditaduras são nocivas para os seus próprios povos (vide a extrema pobreza e sofrimento em que vivem os venezuelanos e principalmente os cubanos). Chico parece também não entender o quanto os governantes corruptos são nocivos para a sociedade brasileira.
A cegueira moral e polÃtica é a pior das doenças humanas. Ela não permite enxergar o mal que o pensamento da extrema direita pode produzir em uma sociedade e leva indivÃduos a perseguir a virtude e promover a falsidade e a mentira se achando um arauto da moralidade. Seu Jorge essa doença tem cura, basta sair da internet e ler um pouco dos clássicos da filosofia moderna e contemporânea.
A cegueira moral e polÃtica é a pior das doenças humanas. Ela não permite enxergar o mal que o pensamento da extrema direita pode produzir em uma sociedade e leva indivÃduos a perseguir a virtude e promover a falsidade e a mentira se achando um arauto da moralidade. Seu Jorge essa doença tem cura, basta sair da internet e ler um pouco dos clássico da filosofia moderna e contemporânea.
Deve ser o cunhado da sua amiga Miriam.
Não tanto quanto os governantes que além de corruptos são negacionistas, golpistas, genocida e tem todo tipo de preconceito como o Monstronaro. Hoje estamos em outra época e ninguém mais é a favor de ditaduras, de esquerda ou de direita, a não ser os seguidores do Monstronaro.
O dilema de sua amiga parece com o que venho sentindo, e com o de todos os que primam por um comportamento pacÃfico e estável. Me apercebo que ainda bem temos o bom senso para nos proteger dos desequilibrados, inseguros, arrogantes e mais, muito mais infelizes que nós.
Não é fácil Regina. Eles estão em todo lugar
Eu só fiquei deprimido quando o Bozo derrotou o Haddad, naquele momento eu não podia fazer nada. Agora, respeitando todo pensamento contrário, nenhum bolsonarista ignorante (pleonasmo?) vai me deprimir ou me calar, isso não permito.
Ela está deprimida Paulo, desistiu de lutar
Do relato do grande Chico Buarque(compositor e letrista maior da musica brasileira, apesar de eu, particularmente discordar totalmente de suas posições politicas) vemos o mal que as redes sociais podem fazer, mas também isso é inevitável, pois vieram para ficar. Nas redes pessoas ignorantes ou mal intencionadas, pode prejudicar psicologicamente outrem. Cabe a nós sermos fortes e conscientes de nossos valores e termos uma boa auto estima, pois não está fácil.
Está pior
Adoro ler sua coluna! É vida real, é sim, também falar daquilo que o ser humano tem de pior, uns mais outros menos, e às vezes, só muda o endereço. Abraços, Mirian!
Parece que só piorou
O esquerdismo do Chico não ofusca sua fabulosa obra musical. A propósito: o Chico, com suas músicas engajadas, fez pelo PT mais do que todos os ideólogos do partido.
Sua amiga parece uma pessoa independente. Por que simplesmente não se desliga desse povo selvagem e vai cuidar da própria vida? Essa coisa de ficar lamentando a ignorância alheia, mas não sair de perto, é meio patética.
Ela está mais preocupada com a mãe
E , pombas, o Chico é muito maior e continua sendo um guri.
Vai passarÂ…
Durante os dias de isolamento, quando o mundo inteiro se recolhia em casa, eu também alimentava a esperança de nos tornarmos pessoas melhores. Sentado em minha poltrona favorita, assistia à s notÃcias com o coração apertado, mas com uma pontinha de fé. Via as ruas vazias, os profissionais de saúde exaustos, os vizinhos se ajustando a distância e as campanhas para proteger os mais vulneráveis. Tinha a ilusão de que isso tudo mudaria a humanidade para melhor.
Pensei o mesmo mas não durou muito, infelizmente. Talvez os mais velhos devam se unir em comunidades e grupos, mútuo apoio e proteção. Afinidades eletivas. Tai um bom nome para um grupo.
Eu também
Adoro seus textos ainda mais esse que você cita duas figuras que admiro, Chico e Nietzsche. É isso as pessoas perderam a civilidade, tudo torna se discussão polÃtica em termos, "discutir polÃtica não é isso ", estou tentando fazer como Chico rir de tudo.
Não é nada fácil, Sinésio
Parabéns pelo texto. Eu que sou um velhice 68 anos, durmo, trepo, trabalho e morro de rir.
Não é fácil rir dos etaristas e negacionistas
Grande parte dessa intolerância e desprezo pode ser justamente uma das sequelas da pandemia, onde havia perda da liberdade de ir e vir , desemprego e distúrbios psiquiátricos, com um quadro muito semelhante a esquizofrenia
Piorou muito
Mirian, muito tocante ouvir o apesar de você do Chico. Acreditávamos que era dirigido a uma minoria opressora. Agora é diferente, parece mesmo uma pandemia de sentimentos, nada a ver com polÃtica. Ou deciframos esse vÃrus ou sucumbiremos a nós mesmos, como sugere o Ruy hoje.
Muito difÃcil saber o que fazer com tanto ódio e negacionismo
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mirian Goldenberg > A doença contagiosa dos etaristas, negacionistas e haters da internet Voltar
Comente este texto