Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Josue Oliveira

    Até Angola e a África do Sul tem um presidencialismo mais estável que o Brasil. Lá, o presidente tem que ter maioria para assumir. Muito melhor para evitar uma política baseada na extorsão. Essas emendas são claramente extorsões.

    Responda
  2. antonio brito

    Essas meninas ficam sempre plantando matérias sem mostrar quem mandou plantar. Que "alas" ? Quem pensa assim dentro do Executivo? Está claro que essa rápida manobra no tapetão foi para desmoralizar o Dino, legalizar o ilegal pix de verbas da comissão com conveniência, ou melhor submissão, do Ruy já que L3 não está mais no comando.

    Responda
  3. antonio brito

    Essas meninas ficam sempre plantando matérias sem mostrar quem mandou plantar. Que "alas" ? Quem pensa assim dentro do Executivo? Está claro que essa rápida manobra no tapetão foi para desmoralizar o Dino, legalizar o ilegal pix de verbas da comissão com conveniência, ou melhor submissão, do Ruy já que L3 não está mais no comando.

    Responda
  4. Leonilda Pereira Simoes

    O mais triste de tudo isso é ver que a população no geral não se manifesta publicamente contra essas armadilhas. Não há passeatas nas ruas, os estudantes estão silenciosos, parece não se interessarem pelo futuro deles mesmos. Os políticos fora do poder estão também afastados, não se posicionam. É preciso que a sociedade como um todo volte a aparecer, como na época da Carta à Nação do Largo de S. Francisco, em SP, que conseguiu milhões de assinaturas contra o governo anterior.

    Responda
  5. Leonilda Pereira Simoes

    Se essa situação do Congresso permanecer, de encurralar o governo e o STF por meio de PECs explosivas, para mandar mais do que todos os poderes, logo teremos uma "ditadura parlamentarista de ultradireita" comandada por Lira nos bastidores mesmo quando deixar o cargo, por Alcolumbre, que só quer o poder por interesses pessoais. E por toda a bancada direitista que vota na calada da noite com até parte da esquerda.

    Responda
  6. NACIB HETTI

    É prudente temer. A goela do Congresso é tamanho da goela de uma baleia.

    Responda
  7. antonio ferreira da costa neto ferreira

    Essa relação de Lula com o congresso está parecida com o filme " Dormindo com o Inimigo", só que é noite e dia.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Não é só de Lula com o Congresso. É da sociedade vendo seus direitos, como a Lei da Ficha Limpa sendo modificada para permitir a volta de quem foi condenado pelo uso de dinheiro público, o nosso dinheiro de impostos, para fins pessoais. O que está acontecendo agora, pois se são tão contra esclarecer para onde vai o dinheiro das emendas Pix e do orçamento secreto, estão legislando para se protegerem para o que vai aparecer daqui a pouco, isso é muito claro para quem quer ver.

  8. Alexandre Pereira

    Bom, temos três poderes que se locupletam com o erário. A única coisa que discutem é o tamanho do butim. Quem usufrui de penduricalhos não tem moral para definir seja lá o que for, seja em qualquer poder ou instância. Uma dança de hipócritas sustentada pelo povo de carga.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Leonilda, não seja ingênua. Todos têm e apontam o dedo para os outros quando convém. Brasília é uma sucursal do inferno movida à corrupção e interesses mesquinhos, com as caldeiras operadas pelos três poderes. Como é eleição, devem sair fantasiados de república ou democracia.

    2. Leonilda Pereira Simoes

      Até onde se sabe o governo não tem emendas pix nem orçamento secreto para os ministros, nem o STF. Jogar todos num buraco comum é enfraquecer ainda mais a democracia, tudo o que os ligados ao ge no ci da i ne le gí vel mais querem. Só pensam em si mesmos, é inacreditável.

    3. NACIB HETTI

      Gostei do "butim".

  9. José Antônio

    ''Ala do governo Lula teme novas armadilhas dos 428 camisas amarelas do Congresso após acordo sobre emendas''. Abaixo o(a)s camisas amarelas!

    Responda
    1. José Antônio

      Acho que o Ivo é um eleitor capa de Veja, IstoÉ, Época, manchetes de jornalões, estações de rádios, Jornal Nacional, de mais canais de TVs e das tias e tios do zap.

    2. Ivo Broeing

      Que saudade do petrolão e mensalão, era tudo tao mais fácil, só tinha camisa vermelha de direita centro e esquerda, a única coisa que não tinha com a compra dos congressistas era democracia , mais do mesmo, viva o bolsopetismo

  10. Vinicius Branco

    Esse Congresso foi eleito com votos do povo. Começou a se empoderar após os escândalos do Mensalão, Petrolao e o desastroso governo Dilma. O povo não gosta de larápios e nem de incompetentes, e parece preferir mafiosos para o cargo. Escolha difícil, não?

    Responda
  11. Leonardo Trindade

    O congresso é uma lástima? É! Mas o povo precisa entender que quando vota em empresário oportunista, influencer, palhaço, coach, pastor, fazendeiro e policial assassino estão colocando essas pessoas pra lidar com o orçamento do país.

    Responda
  12. Luiz Bartolotti Bartolotti

    Já passou da hora do governo cambaleante do Lula , convocar um plebiscito para conter emendas tipo PEC para um grupo político que vai acabar com o País , a Constituição todo dia é reformada ao bem prazer de um grupo político saqueador do povo brasileiro . O governo precisa reagir , mas com uns ministros que tem fica difícil para o governo , ou muda ou vai afundar .

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Os ministros atuais são muitas e muitas vezes melhores do que os do governo anterior. Um queria passar a boiada, tava bom pra você? Outros só queriam empatar a luta contra a Covid, como o ge no ci da, ou atender a suas pautas religiosas, algo incabível no mundo atual. Se está ruim agora no governo, no Congresso, onde o racista lidera com Lira e Waldemar, está bem pior. Até Pacheco está deixando a boiada da extrema direita passar alegremente. Lamentável.

  13. Benedito Claudio Pacifico

    Temos que lutar por um plebiscito para definir a forma de governo e o tamanho de cada poder.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Com todas as PECs rolando, algumas dormindo duas semanas e sendo votadas de madrugada a toque de caixa, se houvesse um plebiscito seria difícil mudar algo no parlamento. As pessoas podem, além de escrever aqui, mandar e-mails para os líderes da Câmara e Senado e para os relatores de PECs malucas dizendo o quanto estão prejudicando o país. Se tem tempo para escrever aqui, pode escrever para eles, faz parte da cidadania participar diretamente junto ao Congresso, governo, STF etc. Agir é bom.

  14. Paulo Roberto Taveira

    A república não deu certo.

    Responda
  15. Lis P Junqueira Safra

    Próximo passo consórcio Nordeste. Escreva sobre

    Responda
  16. Josue Oliveira

    Ora, é inconstitucional. Então pode o congresso tomar todo dinheiro do xecutivo? E pior sem dizer em que vai usar? O congresso quer virar executivo? Lula mandou uma emenda para a prefeitura do pai e este NEM SABIA disto. Ou seja, a obra não foi feita, houbo de dinheiro publico.

    Responda
  17. Ana Lucia Sabadell

    Infelizmente o Congresso que temos é extremamente problemático. Há um problema de corrupção endêmica que não é levada a sério e que também se relaciona com o presidencialismo de coalizão. Um congresso lotado de deputados que não colocam em primeiro lugar o interesse do povo.... não importa quem sente na cadeira da presidencia da República, todos se enfrentam com essa situação. Como governar assim?

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Ana Lucia, esse Congresso, bom ou ruim, foi eleito pelo povo. Para mudar agora, so implementando uma ditadura.

  18. José Roberto Pereira

    Poucos repararam que no encontro ontem, após a fala de Lula todos (Pacheco, Barroso, etc...) levantam e batem palmas. O único que nega-se a fazê-lo é o mafioso Al Lirone. Quem acha que é possível negociar com esse cara, é um baita de um ingênuo. Na cabeça dele os 45 Bilhões anuais são seus por direito, sua herança, resultado de sua suada "meritocracia". Pois convenhamos, arquivar 171 processos de impeachment foi realmente trabalhoso...

    Responda
  19. Roberto Jorge Chaves Araujo

    Por que wsse termo "teme" é sempre usado para se referir ao STF, ao governo federal executivo? Até parece que se trata de uma espécie de tentativa de intimidação sistemática, de promoção de pânico.

    Responda
    1. José Roberto Pereira

      Boa percepção, o jornal tem usado e abusado de mensagens subliminares e semiótica. Do Congresso mafioso e seu Poderoso Centrão, curiosamente ele não tem medo nenhum.

  20. Marcos Correia

    O congresso achaca o governo diariamente, sem controle. Sem querer ter poder sobre as verbas e governar implantem o parlamentarismo. Aí ficam com os bônus e os ônus.

    Responda
    1. Marcos valerio André da silva

      Exatamente Marcos, eles só querem a parte boa da história. Eu ainda acho que toda a verba deveria ser definida pelo congresso e o executivo somente quem executa e administra a verba. Ou explode tudo ou resolve de uma vez. O que não dá é para parlamentar ficar executando e administrando o orçamento, pior sem transparência

  21. Marcos valerio André da silva

    Bom dia, acho inadmissível nos aceitarmos este tipo de matéria e ficarmos parados, nós precisamos reagir a isto e demonstrar ao congresso a ao executivo que não podemos aceitar este tipo de jogo. A única saída para isto é votarmos melhor e se indignar com isto. Mas o grande problema é que o Brasileiro médio nem entende isto direito.

    Responda
  22. LORENA PARDELHAS

    Não só o governo deve temer armadilhas deste congresso, todos nós temos que andar vigilantes.

    Responda
  23. Luiz Antonio Sypriano

    A prática política, do Congresso Nacional, desse grupo de covil de ladrões, é a de assalto ao Estado, sem nenhum pudor.

    Responda
    1. Marcos valerio André da silva

      O Marcos está correto, nós precisamos mudar.

    2. Marcos Correia

      O congresso é ruim porque o povo elege mal.

  24. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

    Pelas notícias de bastidores David Alcolumbre já está movimentando-se nos esgotos do Congresso para reverter esta situação. Pobre de nós que todo mês o Leão abocanha sua parte no nosso salário e diariamente em tudo que consumimos para ainda assistirmos nossos impostos engordando este roubo chamado emenda PIX.

    Responda
  25. noel neves

    Salvo engano, o ministro Flávio Dino é o único que já foi parlamentar. Está aí o sucesso do acordo que acabou com as "rachadinhas" milionárias sem transparência! Se não houver "tocaia" né.

    Responda
  26. Alípio Dias dos Santos Correia

    O sistema eleitoral brasileiro garante o perpétuo poder das elites econômicas, mantendo um projeto que favorece apenas aos seus interesses. Não consta na agenda um projeto social. Aliás, essa promiscuidade entre os poderes ocorre desde o império, impedindo que o país se consolide como uma nação socialmente justa. Não conseguimos nos livrar da herança colonial escravocrata.

    Responda
    1. Marcos valerio André da silva

      Pior Alipio, que quem se rebelar contra esta coisa, é taxado de comunista e petista. É uma inversão de valores totais . A última do momento é ser municipalista, rsssss . Vou mandar cá grana para o meu curral, lá quem manda sou eu. Isto tem que acabar.

  27. CARLOS LOPES

    Que ala? rs

    Responda
  28. João Larizzatti

    Acordo com novas armadilhas. Esse tipo de coisa não combina.

    Responda
  29. roberto foz filho

    Reconhecido como o pior congresso de todos os tempos, as armadilhas contra a nação são comuns.

    Responda
  30. Sergio Siqueira

    Para que serve o Congresso no Brasil? Completamente inútil. Congresso não tem tem FA,Lula.

    Responda
  31. Hamilton Octavio de Souza

    O maior problema do Brasil, atualmente, é que a sociedade está alheia ao grande duelo dos deuses que se consideram salvadores da pátria: o lulismo, o bolsonarismo e os ministros do STF. O país não precisa de salvadores da pátria, precisa de partidos e políticos sérios e honestos comprometidos em usar os recursos públicos e a riqueza nacional em benefício do conjunto da sociedade. Só isso. A polarização populista patrocinada pelo STF não é a solução. É só o circo que aliena o povo.

    Responda
    1. José Filho

      concordo

    2. Alípio Dias dos Santos Correia

      Hamilton, o modelo eleitoral brasileiro garante que o poder das elites econômicas seja perpétuo. É assim desde o império. O Estado Brasileiro (executivo, legislativo e judiciário) é um mero instrumento dessas elites. O modelo eleitoral impede que um partido de esquerda chegue ao poder sem que esteja de mãos dadas com a direita. Ademais, desde o Brasil colônia, os mecanismos de massificação da sociedade trabalham para garantir a alienação do povo. Sem uma insurgência popular, nada irá mudar.

  32. José Filho

    Direita e esquerda têm as mesmas práticas desonestas e nefastas ao defender seus interesses escusos, verbas, cargos, boquinhas, etc. São absolutamente iguais principalmente ao induzir e alimentar nos ingênuos e incautos essa falsa dicotomia e essa polarização sem sentido. São todos iguais. Habitam confortavelmente o mesmo esgoto.

    Responda
  33. Marcos Araujo

    Eu temeria também. Em se tratando de acordo com gan gsters traição e achaque sao sempre esperados

    Responda
    1. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

      Até os gan$$gster têm código de ética, o mesmo não podemos falar deste Congresso.

  34. Enir Antonio Carradore

    Com ou sem acordo, num ambiente egocêntrico como o Congresso, sempre prevalecerão as armadilhas, sabotagens e os interesses particulares ou de grupos.

    Responda
  35. Lis P Junqueira Safra

    Não acho correto mas na época do Bolsonaro PT e PCDB entraram no STF e conseguiram vejamos agora. Será outra briga.

    Responda
  36. JAILSON DE BEZERRA

    O Congresso deveria ser mais ecológico e reciclar os exemplares da constituição que eles devem ter guardados no sótão. Afinal de contas, já mexeram tanto, já reescreveram e lapidaram tanto a constituição, que essa que nós temos hoje é outra. Tem umas constituição alienígena, de outro país não do Brasil. Esse Congresso é o pior e mais vergonhoso que o Brasil já teve até hoje.

    Responda