Blogs Sou Ciência > A quem interessa desregulamentar a pós-graduação? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Universidades cheias de cursos 6 e 7 têm cursos 3 e podem abrir novos cursos 3. Ainda é muito cedo para o paÃs dar à s universidades plena responsabilidade fruto apenas de sua autoavaliação e do planejamento estratégico. Por muitos anos o sistema ainda terá de ser regulado pela Capes. Estamos muito longe de sistemas de autocontrole como o da Holanda, Inglaterra etc.
Eu tenho um tÃtulo de mestrado em uma universidade pública que, à época da defesa da minha dissertação tinha conceito seis na Cappes. O que então se fazia em termos de pesquisa era quase insignificante comparado ao que se obtinha em paÃses do 1o mundo. Ainda assim, para mim ficou claro que a formação de mão de obra qualificada era, e deve ser continuar sendo, muito importante para a economia nacional.
Caro Paulo, apesar de sua forma rÃspida e pouco afeta ao diálogo, me interessei pelo seu argumento. Peço que me mostre onde eu localizo uma base de dados oficial onde possamos analisar "o Ãndice de aproveitamento das patentes concedidas" em diversos paÃses do mundo, estou realmente interessado. Outro ponto que você abordou fala sobre a falta de estÃmulo para "obter patentes no Brasil". Gostaria de entender melhor quais são os aspectos a que você faz referência e o que você sugere.
A regulamentação tem a ver com o prestÃgio dos tÃtulos de mestrado e doutorado. Quanto menos regulamentados, menos o tÃtulo tem valor por si só. E já há hoje uma diferenciação, dependendo da instituição onde esses tÃtulos foram obtidos.
Ao fim e ao cabo, o que interessa é preservar o nÃvel de excelência e de qualidade dos cursos de pós-graduação no Brasil!
Um pais onde 15 dos 20 maiores depositantes de patentes são universidades públicas precisa olhar com muita atenção para este debate.
Já te ocorreu que o sistema de patentes brasileiro pode ser o grande fator que desestimula a tentativa de obter patentes no Brasil? Já te informaram qual o Ãndice de aproveitamento das patentes concedidas por aqui, quando comparado aos de paÃses da Europa, América do norte e lesta da Asia, aonde as universidades públicas não dominam o cenário? Pensa antes de escrever, por favor.
Das 5 patentes que sobram para a Industria, a maioria vem da Petrobras. Resto da Industria, acorda!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Blogs Sou Ciência > A quem interessa desregulamentar a pós-graduação? Voltar
Comente este texto