Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Caramba, vamos levar tanto tempo assim para começar a reduzir o número de imbhecis!

    Responda
  2. ANTONIO CAMARAO

    É claro que a população tende a diminuir, haja vista o aumento de relacionamentos homem/homem e mulher/mulher, como vão gerar filhos?

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      A única coisa espantosa é que ainda vai levar todo esse tempo para começar a reduzir o numero de imbhecís.

  3. VANIO JOAO RESMINI

    Ótima notícia, pois a capacidade da natureza repor o que extraímos dela termina no mês de maio , a partir daí estamos exaurindo os recursos naturais do planeta .

    Responda
  4. Benedito Claudio Pacifico

    Ótima noticia , espero que a população caia para no máximo a metade da atual, o planeta não tem recursos para manter a população nos niveis atuais com suas necessidades energética nem a poluição gerade além da invasão das florestas em busca de espaço.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O pior disso tudo é que ainda vai levar uma eternidade para começar a reduzir o número de imbhecis.

    2. Dionisio DeBarros

      Onde esta escrito que o planeta nao tem condicoes de manter niveis atuais de populacao? Poderia citar fontes e referencias?

  5. Edith Monteiro

    Uma ótima notícia. Quiçá reduza mundialmente a quantidade de pessoas. O planeta agradece.

    Responda
  6. Klaus Serra

    A atual geração de feministas empoderadas e homens efeminados está a causar esse fenômeno.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O problema não é esse mas sim o fato de que ainda vai levar muito tempo para começar a reduzir o número de imbhecís.

    2. Júlia Bueno

      Graças à Deus!! O

  7. Dionisio DeBarros

    Sinceramente, populacao de apenas 2I2 milhoes do Brasil eh muito pequena. Jamais poderemos competir com potencias com EUA, China. Nao ha massa critica para crescer. Brasil com populacao pequena sera eterno peao nas maos das potencias internacionais. Brasil tem condicoes de dar suporte a populacao quatro vezes maior, sem fazer muita forca. Nao advogo por 8OO milhoes de habitantes, mas acima de 3OO milhoes ajudaria.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Sério mesmo que você quer continuar a aumentar o número de imbhecis?

  8. Rafael Theodoro Silva

    Isso vai estourar os sistemas previdenciários pelo planeta, mas nas camadas mais pobres filho é um problema em excesso, existem bairros em São Paulo desativando escolas públicas por este fator.

    Responda
  9. José Roberto Pereira

    "O país do futuro", diziam quando eu era criança. E acertaram, pena que será o futuro nada distópico de Mad Max. Seremos um país de idosos bolsominions armados, radioativos e mutantes, vagando raivosamente pelo deserto em gigantes caminhonetes poluentes, nos matando por água e combustível...

    Responda
  10. Genésio Marcelino

    Pelo menos uma boa notícia.

    Responda
  11. Marcelo Masiero

    Até o brasileiro médio descobriu que essa sociedade capitalista é um fracasso retumbante e não quer ver seus filhos explorados pelo sistema desigual que adotamos. Imagina viver no mesmo mundo que o Pablo Marçal velho? Tá louco!

    Responda
    1. anderson santos

      Seu argumento por si só não se sustenta, EUA 334 milhões , China 1,4 Bilhões. O problema não é o capitalismo é as condições financeira atrelada a um estado omisso e corrupto, conforme a matéria é perceptível que a população cresceu muito em meio a ditadura, qual sua explicação?

  12. haroldo guimaraes

    O colapso climático virá antes. E uma das consequências que praticamente não se fala é a iminente alteração no sentido das correntes oceânicas. Atingida a temperatura limite, os oceanos sofrerão inversão ou desparecimento das correntes, o que aumentará em várias vezes a velocidade das mudanças em cada região do planeta. Será o caos total, como ainda não imaginamos.

    Responda
  13. Hamilton Nunes Lima

    Mudanças Climáticas, Terceira Guerra Mundial, epidemias, extremismo, escassez de tudo, Pablo Marçal e Cia, se sobrar um Maracanã cheio vai ser muito.

    Responda
    1. Genésio Marcelino

      Exatamente. E Ainda tem o fim do mundo que nunca chega. Aja paciência.

  14. Carlos Amorim

    O gráfico que mostra a parcela da sociedade que será idosa deixa evidente o colapso da previdência. A real é que ou o governo vai bolar estratégias para investir pesado na qualificação das crianças e adolescentes, ou seremos uma sociedade trágica. Um governo decente deveria estar pensando em como estimular quem tem mais recursos a aumentar a natalidade... é tirar imposto de cima das escolas privadas e aumentar em cima das pet shops...

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Seremos? O único problema que eu vejo é que ainda vai levar muito tempo para começar a reduzir o número de imbhecís.

  15. Rogério Junqueira

    Já não era sem tempo!

    Responda
  16. Diego Hernane

    Arrisco a dizer... e é parte da perspectiva humanista, que adquirido estabilizações: políticas; energéticas (economia verde); povoamento de marte; pacificações; produção etc. Logo, o que realmente acontece no mundo, em que realizado esses feitos, muitos até 2100. Haverá uma nova explosão populacinal mundial. Cujo controle?! Só é, através, pasmem: livro arbitrio! Assim, até os pessimistas não duvidaram do que será 9 bilhões de humanos em estabilidade do direito à vida!

    Responda
  17. Bruno Miguel Avelar

    A taxa de crescimento de uma população se dá pela evolução da economia. Se há uma economia crescente, há geração de empregos e aumento de renda e isso faz com que as famílias queiram ter mais filhos. Se há recessão as famílias tendem a não aumentar. Então essa projeções de décadas pra frente, desculpem a expressão, são adivinhações.

    Responda
    1. Carlos Amorim

      Não são Bruno, e o problema é simples de ver. Hoje há uma grande parcela da população na faixa dos 20 aos 40 anos, que é a faixa que pode ter filhos. Daqui 10 anos, não haverão tantas mulheres férteis. A tendencia é seguir encolhendo, mesmo que as mulheres jovens passem a ter mais filhos daqui a 10 anos. O problema é que quando se fala em filhos por mulher, o IBGE não está mostrando o óbvio, mulheres de 55 anos não tem filhos, independente da economia.

  18. Luis Antunes

    Que ótima noticia.!!!

    Responda
  19. HELOISA GOMES

    Infelizmente a taxa de natalidade não está caindo ( ou está caindo menos) onde mais precisamos. Nas regiões mais vulneráveis, mães adolescentes e pais irresponsáveis seguem alimentando nosso cenário de miséria e desigualdade. Nas comunidades do Rio de Janeiro ainda vemos a imagem de mães solo com três ou quatro crianças mostrando a geladeira vazia e lamentando a falta de apoio do governo. Incentivar o planejamento familiar e a paternidade responsável deveriam ser prioridade de qualquer governo.

    Responda
    1. Dionisio DeBarros

      Poderia informar onde vc obteve dados de que a populacao em situacao vulneravel esta aumentando?

    2. Carlos Amorim

      Devia olhar os dados e não se pautar por uma opinião. Está caindo EM TODAS AS CLASSES SOCIAIS. A real é que ou o governo vai bolar estratégias para investir pesado na qualificação das crianças e adolescentes, ou seremos uma sociedade trágica. E qualquer governo decente deveria estar pensando em como estimular quem tem mais recursos a aumentar a natalidade...