Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Pedro Cardoso da Costa

    O editorial diz que o atual prefeito deve mudar a estratégia de campanha. Ora, essa colocação é exatamente o oposto do que defende o grande sistema, incluindo a mídia, de que o cidadão deve votar consciente. O prefeito está no mandato há mais de três anos. Quando qualquer candidato em exercício de mandato precisa fazer estratégia é presumido que sua gestão não é aprovada pela população. E estratégia aqui pode colorir como q

    Responda
    1. Pedro Cardoso da Costa

      ...quiser, mas é sinal de truques, inverdades, mais mentiras e outras estratagemas tão criticados pelos que, no fundo, defendem. E a aprovação de alguém tão reprovado pelo establishment é a prova inconteste de que os nomes de sempre trazem a percepção de que pior do que tá não fica.

  2. Jose Jorge

    Que saudade da imprensa imparcial. Como novo assinante da Folha, fica fácil perceber que Folha na política tanto no âmbito federal ( Brasília) como no estadual (São Paulo) tem lado. Deixa o Marçal viver!

    Responda
  3. SIMONS SILVA

    A FSP está em pânico! Seu político abjeto de estimação (ou seria a soldo), vulgo Bozo, não emplaca candidatos em nenhuma cidade importante. O esgotonauta, que emula seu criador, agora ameaça ser o rei do nazigado e já briga até com os irmãos de cérebro (kkkk), sobretudo, com o Pinky, digo, Carluxa. No final, se Deus quiser, Boulos vencerá. Ah, sim: "Pinky, vocês não conseguirão conquistar o mundo!" Kkkk.

    Responda
  4. Rubens gonçalves

    Fha para de me perseguir

    Responda
  5. Rubens gonçalves

    Folha dando bandeira a delinquente criminal.

    Responda
  6. SEISELLES dISTRIBUI O LOGISTICA

    Marçal tá fora da disputa. Ele sabe disso. Não cumpriu o prazo da legislação eleitoral. O próprio partido dele já entrou com pedido para impedir a disputa.

    Responda
  7. João Herberthe Dos Santos Almeida

    A mídia especializada em mentiras .

    Responda
    1. Rubens gonçalves

      Fake new e crime .

  8. Amauri Costa

    Jornal de conduta cinicamente abjeta: em nome de ter uma carta na manga ante a opção Boulos, não tem coragem de assumir que apoia de modo sub-reptício esse que afirma reprovar.

    Responda
  9. João Herberthe Dos Santos Almeida

    Engolir a seco Faz o M

    Responda
  10. Caubi Maciel da Nóbrega

    Eu não entendo as críticas. O candidato não é influencer ? Pois então, não está fazendo nada demais além de provar que é um ótimo influencer.

    Responda
  11. Jove Bernardes

    Dona folha, inexplicavelmente, não criticou de modo suficientemente contundente o comportamento abjeto de Marçal. Devia tê-lo feito. Devia frisar o comportamento infantil, histérico, arrogante, grosseiro e ridículo da figura, que não tem noção nenhuma de civilidade nem compromisso com o debate público do que quer que seja. É gravíssima a possibilidade de ele galgar qualquer nível do poder executivo, e há gente disposta a votar nele pelo vandalismo puro e simples de fazê-lo.

    Responda
    1. Rubens gonçalves

      A folha decadente está induzindo o eleitor ao erro em votar num candidato que tem ficha corrida.

  12. Gerlane Souza

    Este candidato terá o direito de falar exatamente o que Tiririca disse: " que sua responsabilidade é grande, mas ressalta que não prometeu nada em sua campanha". Marçal não promete absolutamente nada para a cidade e moradores de São Paulo, simplesmente mostra seu caráter, acusando os candidatos disto e daquilo outro semprovas, mas, contra ele há vários casos graves ...

    Responda
  13. Sérgio Silva

    SPaulo provando ser uma cidade de abjetos.

    Responda
  14. Nelson Vidal Gomes

    Seria de todo surpreendente e não o contrário, se um "poveco" da pior qualidade moral e política como o somos, que concebe Lula - o pseudolíder da pseudoesquerda latino americana - e Bolsonaro como líderes no plano nacional , não se refletissse em Pablo Marçal na maior e mais rica capital do pais. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Meça o palavrório de herda, rapaz. Adjetive a própria moral como sendo de pior qualidade. Não admito que você adjetive povo desta forma, porque eu e os meus estamos inseridos nele. Falastrão.

    2. Nelson Vidal Gomes

      * refletisse

    3. Nelson Vidal Gomes

      *latino-americana. Namastê!

    4. Ricardo Knudsen

      Esse complexo de vira-latas é um gde problema para o país.

  15. Fabio Almeida

    AM tem que resolver logo aqueles assuntos e focar na eleição do Boulos

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      Traduzindo, AM é da esquerda. Já se acham o dono dele rsrsrsrs

  16. josé SOARES

    Eis aí o que os paulistas e paulistanos- de nascença ou não - estão fazendo com este Estado.

    Responda
  17. Ricardo Knudsen

    Qdo a FSP vai começar a chamar gente como Bozo e o Borçal de extrema direita? Qdo se associou ao Bozo, Nunes tornou-se o candidato da extrema direita. PSDB e Novo são direita, Bozo, Borçal e o bandeado Nunes são da extrema direita.

    Responda
  18. CAROLINA Peletier

    A pergunta q fica é: a grande mídia, como este jornal, e o mercado vai apoiar esse candidato? Honestamente, acredito q irão. Não são muito fãs do progressismo. Só ver os ataques que produzem contra Xandão e STF.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Acho q não, o candidato da FSP para o futuro é o Tarcísio, q eles consideram um bozista “moderado”. A FSP acha q existe uma extrema direita moderada. Extrema moderada, pode?

    2. josé SOARES

      Falaste o que eu estava pensando . Acho que irão dissimular , mas deixarão o barco correr para a margem da extrema direita.

  19. Marcelo Guimarães Freitas

    As redes sociais transformaram milhares de pessoas em zumbis idiotizados. Um sujeito com esse perfil ficou rico e foi elevado a mito.

    Responda
  20. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    Dr Xandão, paulista, nos livre de mais este.

    Responda
  21. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    São Paulo está virando um circo. Tiririca é estadista perto deste coach

    Responda
  22. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    Como se vê e fica comprovado sempre. O problema do Brasil, não são os candidatos. É o eleitor.

    Responda
  23. Maurício Zamith Almeida

    Graças à FSP, que não para de dar visibilidade e bater tambor para este maluco dançar.

    Responda
  24. Rafael Theodoro Silva

    O tempo de tv , deveria ser igual a todos, começa por aí. Marçal me parece uma figura caricata , alguém deve lembrar da época de caça aos marajás, alguns devem lembrar, dos ônibus de dois andares, são fatos ilustrativos que remetem bem o desespero paulistano. Devemos tomar cuidado, não confundir debate de ideias com revista de fofocas.

    Responda
    1. josé SOARES

      Discordo.O caçador de marajás, o dos ônibus dose dupla, enéas et caterva , eram estadistas perto de mais essa aberração.

    2. josé SOARES

      Discordo.O caçador de marajás, o dos ônibus dose dupla, enéas et caterva , eram estadistas perto de mais essa aberração.

  25. jose camargo

    Tempos estranhos, quando falar a verdade ou opinar de peito aberto, virou comportamento vil, torpe, baixo, desprezível..

    Responda
    1. Carlos Celestino

      Estranho é uma cabecinha tão pobre cpmentando com tanto arroubo.

    2. ULISSES ANTONIO DE ANDREIS

      Estranha mesmo é essa definição de verdade. Dizer que um arrivista, oportunista e irresponsável demonstra virtudes quando mente, calunia, demonstra misoginia (candidata é estudiosa porque não tem marido e filhos) é muito estranho.

  26. Marli Moras Garcia

    Um sujeito abjeto como Marçal subir nas pesquisas diz muito sobre o eleitorado paulistano. Que lástima.

    Responda
    1. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      Correção: eleitorado brasileiro.

  27. José Cardoso

    Ainda acho que os paulistanos vão comparar os currículos dos candidatos e eleger a Tábata. Principalmente as mulheres, que são maioria do eleitorado. Por que não a melhor?

    Responda
  28. Mario Donizete Pelissaro

    Sujeito abjeto, como de resto são os bolsonaristas

    Responda
  29. Antonio Ferreira de Castilho

    Os paulistanos estão com muita fumaça no cérebro. Não é possível , que vão eleger este "coach" de meia tijela. Esta, não é minha São Paulo!

    Responda
  30. Thiago Gonsalves

    Pode chamar de novo Russomano

    Responda
  31. Tadêu Santos

    SÃO PAULO ELEGE DE TUDO E OU QUALQUER COISA, COMO CACARECOS!!! Se o TSE não agir com a determinação, recorrendo ao Poder de Polícia, permitido nos ritos regimentais, os desfechos poderão ser catastróficos, como foi a eleição do bruto T.de Freitas e agora poderá ser de um "cacareco" vestido de "pablomarçal"!!! Nota: O cenário político jurídico está incerto neste país, tanto é que ainda ñ prenderam o cara que mais crimes cometeu contra à Constituição e à Democracia...pois cont 'livrelevesolto'

    Responda
  32. Carlos Eduardo Cunha

    Os dois primeiros colocados na pesquisa são Boulos e Marçal, isto já diz muito do que pensa a maioria dos eleitores, dois radicais que querem colocar tudo de pernas para o alto, mesmo um com fala mansa. Os 2 candidatos mais interessantes são mesmo Nunes e Tabata. Espero que os 2 possam ir para o 2 turno.

    Responda
  33. Barbara Maidel

    Os assinantes que vivem no mundo de Pirlimpimpim acreditam que se a Folha deixar de falar de alguém (foi assim com Bolsonaro há alguns anos, agora é com Marçal), esse alguém desaparece num estalar de dedos. Apalermados, pensam que toda a cidade em que moram ou o país se resumem às bolhas em que vivem! Acordem! O Brasil real é esse aí que elegeu Bolsonaro e quase o reelegeu, que elegeu Tarcísios, Zemas e afins, e que está apoiando cada vez mais esse absurdo que periga ser prefeito de SP!

    Responda
  34. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    1p De conduta abjeta tal qual seu "involuntário" padrinho. 2p O que mais assusta é ter milhões de pessoas que declaram votar neste elemento, como a própria Folha o tratou.

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      José, me desculpe, vocês não tem jeito não. Nem que o descondenado venha a público assumir a roubalheira, nada vai fazer vocês mudarem de opinião e eu nem me preocupo com isso, mas as narrativas de vocês essas eu apresento provas contrárias. Conheço muito bem os luxos dele. Conheço os dois imóveis que ele tem em SP. E o vinho? rsrsrsrs

    2. josé SOARES

      Ah Seu Neves, continuas a falar em três instâncias que não existe. Leias os bons juristas e verás que a lava jato foi uma farsa e parcial; de resto , onde está a fortuna daquele que chamam impropriamente de descondenado?. ?

    3. SERGIO NEVES

      Marluce, as provas exibidas na TV eram mentiras ou fk? As multas da lava a jato negociadas com cinquenta por cento de desconto e divulgadas também pela imprensa são o que? Acho que quem precisa se informar melhor é você! Tudo que eu falo está no noticiário.

    4. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Sergio vai se informar primeiro em fontes confiáveis depois se pronuncie! Não fique só nas mídias das tias do zapp ou dos coach como este ser abjeto que a folha citou.

    5. SERGIO NEVES

      Milhões votaram em um condenado em três instâncias e muitos desses nem sabem que ele nunca foi inocentado, mas continua votando nele. Eleger Marçal pra mim não será nenhuma surpresa.

  35. Nader Savoia

    A banalização da educação e ética resultaram nessas coisas abjetas. A mídia corporativa contribuiu sobremaneira para tal resultado com manipulações grotescas das "opiniões " em passado recente, desacreditando instituições. Daí parece "tudo igual", então o palhaço faz rir. Onde vai dar isso é uma boa pergunta.

    Responda
  36. HENRIQUE VENTURA DOS REIS

    Bolsonaro não foi e nem será o único a sair das profundezas fétidas do esgoto para dar voz milhões de brasileiros da mesma laia. Marçal é o exemplo disso.

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      Verdade, temos muitos. Lula, Maria do Rosário, Boulos, Fernando Pimentel, Gleise Hoffmann (narizinho) e muitos outros. A lista é grande!

  37. Ataualpa Sousa Borges

    O bolsonarismo tem a característica de absorver esses seres pusilânimes. Esse biltre , ca lhor da ,pi ca re ta, pi lan tra e es cro to. Com fortes ligações com pessoas envolvidas na criminalidade, a esperança é que seja pego antes que a plebe rude e ignara o transforme em prefeito.

    Responda
  38. Raymundo de Lima Lima

    Lembro-me d uma entrevistada d Pedro Andrade, falando sobre a China, ela diz, nosso sistema politico jamais daria espaço para gente ruim, sem formação para comandar o país, sem currículo digno. Comparem o currículo e formação d Xi JinPing e o currículo d Marçal, Bolsonaro, Trump, e outros q sabem como enganar o povo na nossa democracia. Sugiro ler a crônica d Ruy Castro, sobre o crime organizado chegando ao poder.

    Responda
  39. Leonardo Genonadio da Silva

    Se quiserem entender o fenômeno Marçal precisam entender duas coisas. Primeiro a máquina de engajamento em rede social que ele domina e o fez ganhar dinheiro. Segundo ler o livro a nova razão do mundo, e entender como o individualismo puro nos levou a uma geração desiludida crente em falsos profetas e tentada a destruir "tudo isso daí"

    Responda
  40. Márcia Meireles

    São Paulo dando força para o candidato do PCC...lamentável.

    Responda
  41. João Francisco dos Santos

    A quantidade de partidos dá causa ao surgimento de figuras como essa: "abjeta". O partido "Novo" lançou uma candidata que fala mais do que maritaca, repetindo bordões que colocaram em sua cabeça. E mais, o consumo de recursos públicos é enorme, através do fundo eleitoral/partidário. Necessário diminuir urgentemente a quantidade de partidos.

    Responda
  42. Gustavo Figueiredo

    Faz o M !!

    Responda
    1. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      De M...a!

  43. daniel Rodrigues Santos

    Há um risco possível do Marçal seguir o que aconteceu com Dória e ganhar no primeiro turno.

    Responda
  44. Edson Rocha

    De um modo "geral" a gente se indentifica com o candidato com o qual temos mais afinidade. Nesse caso específico é um direito do eleitor, porém : Pobre São Paulo.

    Responda
  45. João Perles

    O campo democrático precisa compreender os fatores que levam um indivíduo como Marçal a computar tanta intenção de voto. Por que será que os eleitores brasileiros vêm demonstrado tanta empatia a candidatos de viés antidemocrático, antirrepublicano e violento? Por que será que o eleitor religioso tem demonstrado tanto apego a candidatos violentos e antissociais? Quais mecanismos, discursos, estratégias e propostas podem dar rumo racional à Política (com letra maiúscula)?

    Responda
    1. Raul de Jesus Duarte

      É isso, nossos politicos nao entenderam, isso é resposta ao radicalismo da esquerda identitária, "todes", lutadora que é lutador, politicamente correto em empresas, transicao de genero em crianças, muita gente ta de saco cheio disso, mas nao fala, mas vai se expressar na urna, marçal retrata essa insatisfação. "Ah, mas ele é ladrao.." e os outros??

    2. daniel Rodrigues Santos

      O que gera isso é a falência do campo progressista, que não consegue entregar o que promete.

    3. Domingos dos Santos

      Anti política. Repetições das mesmas propostas. Desejo de implosão do 'sistema'. Reverberação da polarização, com força da extrema direita (ou o nome que se queira da) nas redes. Imagino que por aí. Por traz seve ter desejo genuíno se mudanças, e uma profunda desconfiança para com relação a possibilidade de sua concretização. Boa sorte para vcs de SP!

    4. daniel Rodrigues Santos

      O que gera isso é a falência do campo progressista, que não consegue entregar o que promete.

  46. Ricardo Candido de Araujo

    FSP, devo passar a usar algarismos romanos? Ou podem ter a gentileza de explicar onde está o linguajar inapropriado em meu comentário?

    Responda
  47. Ricardo Candido de Araujo

    O resultado da eleição de 2018, no âmbito federal especialmente, me fez desconfiar que colocaram algo na água do Brasil. Na de 2022 passei a ter certeza que tinham mesmo colocado algo na água. Já essa última pesquisa para São Paulo, indica claramente que dobraram a dose.

    Responda
  48. SERGIO NEVES

    A direita ainda não aprendeu a lição. A estratégia está dando certa, porém é a direita quem está perdendo. Estratégia militar: o inimigo do meu inimigo é meu amigo. Estão correndo o risco de perder uma eleição por falta de inteligência.

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      Se a esquerda fosse tão inteligente quanto se acham não teriam sido presos com a boca na botija saqueando os cofres públicos.

    2. Mario Donizete Pelissaro

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  49. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    A folha nunca aprendera que bater em Lula sempre dá ruim . A terceira via que aponta saiu ainda pior que o estrupicio facista original.

    Responda
  50. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Figura abjeta sempre foi JMB, o qual a FSP todos os dias dá palco. PM se a justiça fosse igual para todos estaria há muito preso.

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      Pior do que Lula não conheço, mas cada um tem sua preferência só nos resta respeitar.