Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. AILTON SOUZA

    Marçal é um enganador, um vendedor de ilusão, fascista de carteirinha e a reencarnação do capeta. Como as pessoas gostam de ser ludibriados.

    Responda
  2. Jorge Severo

    Esse Marçal é a prova de que ainda pode haver coisa pior que o Boçalnaro. O país levará 100 anos para se desentoxicar desses patógenos.

    Responda
  3. Igor Cornelsen

    O editorial não mostrou a rejeição de Pablo Marçal, que passou de 30 a 34%. Á medida que a população começar a tomar conhecimento de seu passado essa rejeição tende a subir. O fenômeno irá se reverter.

    Responda
  4. marcio Paula moraes

    É curiosa a forma como a democracia é tratada por aqui. Fosse o Boulos ou Nunes aferidos como líderes da consulta Datafolha, estaria tudo ok. Mas, não. Surgiu o Marçal que circula pelas marginais da política. Mas não é a vontade democrática que deve prevalecer? Se a população está optando por um candidato como ele, com um discurso mais contundente, penso que essa manifestação é significativa.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Que discurso? Quais são os projetos desse sujeito? Qual é o o currículo político? Qual a capacidade administrativa da maior cidade da América do Sul? O Brasil elegeu um energumeno para presidente e deu na desgraça. Foram 125 milhões de brasileiros em insegurança alimentar e 33 milhões com fome. O país parou, as instituições foram desmontadas, viramos pária do planeta. E você tem coragem de defender a escolha de outro desqualificado para mais uma profecia autorrealizável?

  5. Lilia Adão

    Com esse povo perdido que passa horas e mais horas nas redes sociais... assistindo nada misturado com alguma coisa sem sentido, alienado de tudo e de todos... o que se pode esperar para o futuro político deste país???

    Responda
  6. Marcelo Magalhães

    Me alinho com os que consideram o candidato Pablo Marçal como subproduto dos ataques do mercado sobre o governo eleito. Não há uma decisão e atitude do presidente Lula que não seja esmagada imediatamente pelos editoriais da folha. Isso cria a sensação de que a saída é um sujeito que desafia a tudo e a todos, sem projeto, que anuncia a sua própria ascensão social como pre requisito para governar. Bem parecido com o inelegível, que comemorando 27 anos em cargos eletivos, se dizia outsider.

    Responda
  7. marcio Rodrigues de castro

    a FSP precisa fazer uma autocrítica: o esforço em detonar o Boulos tem contribuído para o crescimento deste ser abjeto. Onde está o ombudsman???

    Responda
    1. josé SOARES

      O ombudsman já era . Tornou- se defensor das críticas ao jornal em que trabalha.

  8. antonio brito

    O sistema político, jornalístico, econômico ficaram obsoletos. Análises superficiais como essa não ajudam compreender um anseio dos jovens e dos que pensam sobre a estrutura do sistema. As mídias sociais dão o espaço para essa insatisfação expandir. Não é uma novidade, se expressou no cacarecos, Janio Q, Collor, tiririca, votos nulos, etc... com tantas mazelas, essa educação, a massa está pronta para os oportunistas

    Responda
  9. antonio brito

    O sistema político, jornalístico, econômico ficaram obsoletos. Análises superficiais como essa não ajudam compreender um anseio dos jovens e dos que pensam sobre a estrutura do sistema. As mídias sociais dão o espaço para essa insatisfação expandir. Não é uma novidade, se expressou no cacarecos, Janio Q, Collor, tiririca, votos nulos, etc... com tantas mazelas, essa educação, a massa está pronta para os oportunistas

    Responda
  10. antonio brito

    O sistema político, jornalístico, econômico ficaram obsoletos. Análises superficiais como essa não ajudam compreender um anseio dos jovens e dos que pensam sobre a estrutura do sistema. As mídias sociais dão o espaço para essa insatisfação expandir. Não é uma novidade, se expressou no cacarecos, Junior, Collor, tiririca, votos nulos, etc... com tantas mazelas, essa educação, a massa está pronta para os oportunistas

    Responda
  11. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Pois é Folha, vocês semeiam vento e agora colhem tempestade. O ódio à política alimentado dia a dia nas grandes mídias termina com o eleitor votando em figuras como este abjeto., não só como candidato, mas como ser humano.

    Responda
    1. ANDRE LUIZ MOSCHETTA

      penso que a culpa seja 99% do sistema político corrupto e 1% da mídia

  12. jose vanzo

    Não existe limite para a decadência moral continuada. Marçal e o mercado andam na mesma direção com fantasias diferentes.

    Responda
  13. Bruno Miguel Avelar

    Eu vejo o jornal levantar a todo custo esse cara como candidato. A todo instante só fala dele. Nada contra, pois é um editorial, mas acredito que os outros candidatos mereciam o mesmo espaço também. Tiririca deveria ter se candidatado também, pelo menos haveria risadas ao invés de xingamentos apenas.

    Responda
  14. Antonio Lacerda

    Marçal chegou no teto. Minha percepção é que a quantidade dos sem senso de São Paulo está já de final

    Responda
    1. daniel Rodrigues Santos

      Cuidado, Marçal periga seguir os passos de Dória em 2016.

    2. Ricardo Candido de Araujo

      Antônio, depois de muitas escolhas eleitorais em SP, acha mesmo que esse trambiqueiro chegou no teto? Infelizmente, devo dizer que não é provável, ao contrário.

    3. jose batista

      Votar no Boulos é não ter senso!

  15. Nelson Vidal Gomes

    Absurdo seria supor que um Estado Nacional que se permite ter um "descondenado" pelo STF como Chefe e um "poveco" da pior qualidade moral e política, que o concebe e a Bolsonaro como líderes, não teria mais cedo ou mais tarde, um tipo como Pablo Marçal em condições de se eleger prefeito da maior e mais rica capital do pais. Como é possível plantar sem colher? É a Lei de Causa e Efeito ou do Karma que falam os espíritas e teosofistas, aplicada aos nossos destinos políticos. Namastê!

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Ribas. Nós o fazemos. Por que você também não! Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Eh essa vesguice ignara de psdbista pobre de direita que arrematou Bolsonaro e agora perdida no mundo político bate cabeça atrás da terceira via, e mais uma vez da luz a outro monstrengo.

    3. max ribas

      Poveco do qual você faz parte, diga-se a este propósito.

  16. jose batista

    Nunca vi a fsp dizer q a conduta de Lula Biden, em relação a Venezuela é abjeta, e o é!

    Responda
  17. Raul de Jesus Duarte

    A velha imprensa ainda nao entendeu, e muitas pessoas principalmente a esquerda, que o mundo mudou, Bolsonaro, Orban, Marçal, Milei são o remédio contra a cartilha identitária esquerdista, contra bolsa pra tudo quanto é coisa, a ultima é bolsa pro cara ir a escola, o tal pé de meia... Eles falam o q, quem trabalha, tem vontade de falar, por isso o sucesso.

    Responda
    1. Raul de Jesus Duarte

      53 milhoes de pessoas sao atendidas pelo bolsa fimilia, uma esmola, sem porta de saida. A chance desse país dar certo é nula.

    2. Eduardo Rocha

      Há dois grandes erros no seu argumento. Primeiro supervalorizar a força das pautas identitárias. São barulhentas, mas minoritárias. São usadas como espantalho pela extrema-direita, como você faz aqui. O segundo erro é juntar Marçal e Bolsonaro na mesma frase com a palavra "trabalho". Não é a praia de nenhum deles.

    3. Régis Cava

      Remédio? Cara, acorda. As bolsas são formas de distribuição de renda nesse país extremamente desigual. Uer reclamar de distribuição de dinheiro? Reclame dos 40 mil Reais que o inelegível miliciano recebe do PL todo mês para continuar a saga de destruir a democracia brasileira.

  18. Cleber Bartolomeu Gomes

    O estranho é q a falta dos líderes ( Boulos, Nunes) no último debate teve efeito adverso . As campanhas precisam serem reajustadas a uma nova dinâmica!

    Responda
  19. Anete Araujo Guedes

    Não existe polarização, a extrema direita neofascista encontra-se apartada do campo democrático. Lula é um democrata, já Bolsonaro joga fora do campo democrático.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Maduro fez na Venezuela o que Bolsonaro pretendia fazer aqui

    2. jose batista

      Lula Biden tem comportamento abjeto em relação a Venezuela, isso é ser democrata?

  20. paulo cesar cruz

    Jura mesmo que a Folha acha Lamaçal abjeto ? Comparado a quê , por exemplo ? Aquela manchete tipo pastel de vento sobre o tal "rito" não seguido por Alexandre de Moraes ? Se deem o respeito, senhores.

    Responda
  21. jose marcatto

    São Paulo aceita qualquer coisa.

    Responda
    1. Marli Moras Garcia

      Falar mal de Paulo Freire, reverenciado no mundo inteiro e considerado um dos pensadores mais notáveis da história da pedagogia mundial, já mostra o nível do eleitorado. E explica por que Marçal subiu nas pesquisas. É esse horror mesmo.

    2. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Pois é, quem já teve Erundina, Paulo Freire, professor Haddad, votar num ser abjeto, eu diria, pelas provas que a PF já tem, que pior que abjeto!

    3. jose batista

      Aceita até Erundina, Pita, Marta, Haddad…

    4. jose batista

      Até Erundina com Paulo freire!

    5. jose batista

      Até Erundina com Paulo freire!

    6. jose batista

      Até Erundina com Paulo freire!

  22. Evandro Botteon

    Parabéns por tirar o jênio da garrafa.... E agora pra por de volta ?

    Responda
  23. Fabiana Menezes

    Quando o estômago supera o cérebro, o resultado é essa distopia: sem propostas, sem debates, sem conhecimento dos problemas e com muitas ofensas, raiva e baixo nível. O show de horrores dessa campanha duvidosa revela o deboche dos paulistas. Vai custar caro. Ainda há tempo de votar em Tabata.

    Responda
    1. Raul de Jesus Duarte

      Tabata??? É uma coitada q defende dar grana pro cara ir a escola hahaha, é obrigação dele ir, se nao quer ir, a vida irá cobrar, ela é politica ou mãe ?? Além de se expressar mal... Fraquissima A

    2. Alexandre Cunha

      Sampa com milhões de pessoas e não apresenta um candidato para o cargo de prefeito. Complicado.

  24. Pedro Luis S C Rodrigues

    Para quem achava, como eu, que não poderia haver um segundo turno pior que Lula vs Bolsonaro, São Paulo dá mais uma prova da maxima de que sempre pode piorar. Mais um segundo turno entre dois ban di dos ainda mais desqualificados

    Responda
  25. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Criaram o monstro. Agora virem-se

    Responda
  26. raul de souza puschel

    Ao censurar, mesmo que momentaneamente, meus últimos dois comentários, para mim ficou claro que a Folha -- ou seus pobres algoritmos -- já nem mais sabe ler. Tristes tempos.

    Responda
  27. Ricardo Andrade

    A Folha faz de conta que se desagrada com esse sujeito de patrimônio super suspeito, mas destaca a figura como se fosse cabo eleitoral remunerada.

    Responda
  28. raul de souza puschel

    Agora se vê que Octávio Frias Filho foi uma exceção na história da Folha. A história do jornal aponta para um veículo que, de fato, nunca foi progressista e sempre defendeu o que havia, no fundo, de mais "abjeto", para me valer do mesmo termo que vocês aqui utilizaram.

    Responda
  29. raul de souza puschel

    A Folha está surpresa com o abjeto Marçal? Surpresa? Ele é só o corolário daquilo que sempre defenderam os dos donos do poder e da informação. Basta comparar o que é jornalismo de verdade, como o do ICL, com isso que vocês praticam, defendendo, em última instância, o que há de mais sórdido.

    Responda
    1. jose vanzo

      Ouvir todas as partes interessadas. Este jornalão defende a entrega de monopólio natural do saneamento a grupos financeiros privados internacionais em detrimento da população e do ambiente onde vivemos.

    2. ULISSES JANUARIO DA SILVA

      Uma curiosidade minha, por favor. E sério....curiosidade mesmo....não é ironia ou sarcasmo...só gostaria de entender, de fato: se a FSP é tão ruim (e ñ a estou defendendo), porque a assinam?

    3. Ricardo Andrade

      Excelente comentário!