Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Andre Moraes

    A orcrim esta de olho no PIB de SP; tanta Marcal, quanto Bananinha falaram explicitamente sobre o PIB da cidade; Bananinha foi além, disse como concorrer com Lula em 26 se Boulos ganhar. Ou seja, os caras estão querendo o dinheiro de SP para fazer campainha eleitoral pra presidente, e zero de solução de problemas da cidade. Obviamente o eleitor que insiste nesses caras, deveria fazer uma profunda reflexão sobre a vida.

    Responda
  2. Leandro Eustáquio da Silva

    Força Marçal ! Faz o M !

    Responda
    1. Carlos Oliveira

      Isso, vai a M! Você merece o que deseja.

  3. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    Paulista 7/9.

    Responda
    1. Andre Moraes

      Vai patriota. Vão arregar. Mito vai fica caladinho. Vai faltar espaço na papuda..

    2. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      Parece que merecemos.

    3. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      Malafsi Bozo Nunes Marçal e Tarcísio juntos.

    4. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      Bozó Nunes Marçal mala cheia e tarcisio

  4. Mario Donizete Pelissaro

    Faz sentido. A parte menos inteligente da sociedade.

    Responda
  5. Rives Passos

    Folha F, vocês também são responsáveis por isso que está acontecendo no Brasil. Até uma umbudsman de 'faiz de conta' vocês arrumaram. Isso não pode ter bom resultado.

    Responda
  6. Rodrigo Leão

    Realmente essas anomalias só se criam nos meio dos evanj*egues e bolsolóides que oram para pneu.

    Responda
  7. Daniel Pimentel

    Esse é um forte indicador de tempos sombrios. Um desqualificado, que surge através de charlatanismo e enganação das pessoas, encarna baixíssima qualidade humana, aquilo que devemos nos afastar. Usa de um personagem patológico, agressor, bronco, para ter palco e lucro diante da miserabilidade mental que assola o país. Não tem requisitos mínimos éticos para governar nada. Histriônico e infantil pensa estar num show business de vale tudo, e aí talvez ele esteja certo, ser medíocre é um espelho.

    Responda
  8. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Esse pseudo coach Marçal enriqueceu enganando os incautos de baixo autoestima vendendo seus cursos duvidosos na internet. Quando foi na prática, se perdeu no topo da montanha levando irresponsavelmente outras pessoas junto, teve que ser resgatado por bombeiros, mas o pior não para por aí, indicava vítimas para organização criminosa, crime prescreveu. Quem votaria num sujeito desse? Será que são tão ingênuos ou do quanto pior melhor, votam de forma irresponsável e imaturo, lamentável.

    Responda
  9. Daniel Correard Barros

    O ser humano vai ser extinto, ctz. Se a essa altura do campeonato as pessoas olham pro Marçal e não lêem e$telionato gravado na testa dele, nossa espécie dificilmente irá vingar.

    Responda
  10. marco josé cornacchia landucci

    Já que será difícil a reforma política pra valer no Congresso Nacional, por motivos óbvios, o jeito é fazer pelo voto. Nesse sentido a candidatura Marçal é interessante, pois quebra o ritmo da política tradicional, há muito desgastada no Brasil, e por múltiplos fatores.

    Responda
    1. Rives Passos

      Marco, e a solução é escolher um candidato com vínculo com organização criminosa? Cê tá falando sério?!!

    2. Felipe Macedo

      Quanto mais descrença e ódio à política, mais o crime organizado vai se infiltrando nela. É um projeto

    3. Soares Pop

      É possível que alguns dos seus eleitores tenha sido fraudado pelo esquema de fraude bancária que ele integrou...kkk E vem mais, sua proximidade com pessoas ligadas a facções criminosas prometem...

    4. marco josé cornacchia landucci

      Helena, politicamente o país já está "quebrado" há muito tempo. É preciso romper esse ciclo de políticos tradicionais, todos apadrinhados por aqueles que são incapazes de resolver minimamente os problemas das cidades e do país.

    5. Helena Hawad

      Se para 'quebrar o ritmo da política tradicional' for preciso quebrar o país inteiro junto, não contem comigo.

  11. Jose Roberto X de Oliveira

    2026 Presidente Tarício Vice Damares. Governador SP Mamãe Falei Senadores Eduardo Bananinha e Coronel alguma coisa. E mais dez anos essa turma vai ganhar muito dinjheiro e viver nos Eua

    Responda
  12. Maria Lopes

    O Coach estelionatário condenado em Goiás cresceu entre homens mais velhos e entre rendas mais altas. A matéria não menciona, mas ele é menos popular com as mulheres. O que se repete em relação às eleições nacionais. Mulheres precisam atuar mais, mostram mais discernimento. Já as sambemos, ok, mas há as tábatas também. Há menos congressistas mulheres que os países islâmicos fundamentalistas. Congresso com maioria de homens corruptos e estú/pidos.

    Responda
    1. Edson Antonio Mendes

      Falar do Marçal, dizendo que ele é estelionatario e ligação com PCC, falta senso a pessoa direcionar acusações sem provas, e a chamada justiça está aí para apurar quaisquer irregularidades. Agora a pessoa escondida atrás de comentários infundados no mínimo é algum crime previsto no Código Penal. Se está descontente procure buscar apoio ao seu possível candidato, sem fazer insinuações de caráter criminoso. Ótimas eleições Dona Maria.

    2. Maria Lopes

      Correção: já as zambellis…e as damares, e similares mas em uma amostragem maior, e com mais mulheres qualificadas entrando, como Tábata por exemplo, poderia haver grande melhora no nível. Como está, liras, pachecos e alcolumbres, estamos destinados a piorar ainda mais.

    3. César de Oliveira lima

      Tento botar fé no seu argumento, mas quando lembro da goiabeira, da pistoleira e da outra da CCJ que faz tudo para anistiar o Cramunhão, vejo que caráter não está vinculado ao gênero.

  13. Edson Antonio Mendes

    Ah ! Dona matemática que gente boa você é, então veremos: Marçal chega a uns 20% com intenção de voto bolsonarista, muito bem! O prefeito Nunes chega a uns 20% apoiado por Bolsonaro, nossa dona matemática diz em números inteiros que 40% apoia Bolsonaro direto ou indiretamente. Diante do reflexo anterior só falta 10,1% no segundo turno a ser conquistado. Pode morder a fronha mi-mi-mi mis! Dona matemática explica e desenha o gráfico.

    Responda
    1. Maria Lopes

      Vc respondeu a um comentário meu aqui afirmando que fiz acusacoes infundadas a Marçal. Ora, essas informaçoes estao disponíveis aqui mesmo no jornal, leia, ou nao finja ignorar para lacrar. Seu pretenso coach foi descrito em editorial deste jornal como ab-jeto, leu? sabe o que significa? Se vc gosta de ser aveztruz, ou de votar em um sujeito condenado em Goiás a quatro anos e meio (que prescreveram sem cumprir pena), acho lamentável, mas é seu direito. Mas nao me amole.

  14. roberto cardoso

    Investimento em educação nada ou muito pouco. A religião virando partido político. Assim o caminho está aberto para ir rumo ao talibã. Mulheres acordem porque a coisa vai piorar e muito para vocês que querem ser livres. A que não quer, nunca foi livre.

    Responda
  15. Marcos Araujo

    O Bolsonaro ganhou a eleição de dezoito. Foi bom pro Brasil? Foi bom pra economia brasileira? Ambas as perguntas têm NÃO como resposta. Eleger Marçal pra que? Para perder mais quatro anos? Pra conviver com mentiras? Nos poupem

    Responda
    1. Felipe Macedo

      mas quem disse que os apoiadores dele querem algo "bom"? a ideia é o caos, o crime organizado tomando conta. Por isso votam nesses aí que se dizem "anti sistema", mas são o sistema em si. De fato, só é contra o sistema quem defende uma sociedade menos desigual. O resto é só pseudo subversivo

  16. CARLOS BECKER

    Os evangélicos, em geral, preferem os pilantras. Curioso isso.

    Responda
    1. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      Uma questão de cultura e neuronios

    2. Helena Hawad

      Preferem os pilantras, os agressivos, os grosseiros, os cínicos, os despreparados. Tenho muita curiosidade em saber que 'evangelho' é esse que eles dizem professar, porque me parece ter pouca ou nenhuma relação com os valores do cristianismo.

  17. Marcos Araujo

    Tudo que é distuptivo tem ampla aceitação entre os evangélicos. Depois não querem ser ridicularizados

    Responda
  18. Robson Barreto

    Torcendo por Marçal vencer a eleição. Vou rir muito doa paulistanos.

    Responda
  19. Helio Cardoso

    Bem que já tinham avisado que o bozofascismo veio para ficar. Como se não bastasse um famigerado indigno e já aparece outro não menos pior. Erradicação já!

    Responda
    1. Eduardo Britos de Almeida

      xô esquerda. Marçal na cabeça. Pode chorar.

  20. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Parece que cada vez mais se acentua a desilusão com via eleitoral, "esquerda" e direita atuam com variações mínimas, ambas se equilibram para assegurar a sobrevida do capitalismo, intuitivamente a massa aposta no quanto pior "melhor", chegou a vez da loucura, quem pode reclamar ?

    Responda
  21. WILLIANS CESAR TURCO

    O que precisa é separar as pessoas que são de tendência política de direita, centro direita e liberal em que todos são colocados como bolsonaristas ! Eu aqui sou de direita e não tenho absolutamente nada a ver com ser bolsonarista !

    Responda
    1. Jose Roberto X de Oliveira

      Perguntinha para liberal. Vc seria contra só exisir escola pública onde pobres e ricos pudessem conviver em tempo integral com alimentação e esportes até a formação no colegial? Universidade pública gratuíta a todos inclusive para cursos como medeicina e engenharia e outros? Reforma agrária pois tem gente no país que grilou milhões de hectares de terras públicas ou recebeu de seu tataravo? Programa habitacional para tirar pobre de favelas e dar dignidade? Não esgotei o tema...

    2. Felipe Macedo

      Bolsonarismo fez a direita democrática refém. Única forma de resolver isso é votando na centro-esquerda, mesmo não concordando muito com ela. Só enfraquecendo o bolsonarismo voltaremos a ter uma direita decente nesse país

  22. flavio capez

    A rede social emburrece tanto as pessoas que as fazem querer destruir a democracia, com candidaturas ban didas, na acepção literal do termo. Este é o futuro do Brasil. Cabe ao Ministério Público Eleitoral, ao TRE e ao TSE agir com o máximo rigor possível para preservar a credibilidade que ainda têm.

    Responda
    1. Edson Antonio Mendes

      Nesse momento você tem coragem ainda de citar TSE.

  23. Renato Vieira

    Já não bastasse o pobre de direita vem agora o pardo. Pardo é aquele que acha que é branco. É o caso do Neymar.

    Responda
  24. Jeová Luiz Ferreira Santos

    Quem votar em Marçal está cometendo um erro enorme, pra o passado dele o condena. Mas o fato é que vai ter segundo turno e Ricardo Nunes vai se reeleger porque nenhum dos que votam nele, Datena, etc, jamais votarão no Boulos.

    Responda
  25. Jose Roberto X de Oliveira

    O interessante é que o criminoso vai ganhar mais milhões de pobres iludidos querendo ser milionários. O sujeito está fazendo fortuna com a carência das pessoas. Toda hora que recebo e-mail ou link de estelionatario para acessar minha poupança eu lembro do Marçal. Ele enganou velhilhos e a mãe de muito apoiador. Vão eleger o capiroto kkk

    Responda
    1. Jose Roberto X de Oliveira

      Pq foi extinta a punibilidade pela prescrição. Ele não tem impedimentos até agora mas tem algumas investigações em andamento de Lavagem de dinheiro, homicídio tentado naquele caso de incentivar as pessoas a chegarem ao seu limite ou o rapaz que morreu tentando agrada-lo numa maratona etc.

    2. Helio Cardoso

      Mas se o cara é 'ficha-suja' como pode ser candidato?

  26. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

    Essa pesquisa mostra que a liderança de Bolsonaro está sendo contestada, já que a massa que fez subir os índices de Marçal são de bolsonaristas raiz e evangélicos. No caso a expressão "siga o líder" não está sendo observada.

    Responda
    1. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Caro Edson, você fez uma leitura muito simplista do meu comentário. Nem fiz menção a disputa na capital paulista, mas sobre liderança, uma vez que o Marçal está desafiando e abocanhando parte do reduto que a família Bolsonaro considera sua vassalagem, motivo de sua irritação nas redes sociais.

    2. Edson Antonio Mendes

      Que comentário excelente. Veja os números o prefeito Nunes uns 20% e o Marçal mais uns 20%, então são 40% e este é o Bolsonaro fraco.? Ela apoia o Nunes então 20 mais alguns bolsonarista perdem para o Marçal mais 20. Então no segundo turno só falta aumentar 10,1% eleição ganha para bolsorista.

  27. Felipe Macedo

    ah, os evangélicos.... sempre eles. Jesus que fique onde está. Se voltar vai para a cruz de novo, e pelas mãos dos que se dizem cristãos hoje.

    Responda
  28. PEDRO Rezende

    Está pesquisa mostra o despreparo a desinformação de parte dos eleitores de São Paulo.

    Responda
  29. Claudio Melo

    Isso prova claramente que milhões de evangélicos são pseudos cristãos pu cristãos de p... nenhuma, já que elegeram um fãs cistas, geno cida, cri mi no só e vão eleger muitos outros da mesma la ia

    Responda
    1. Claudio Melo

      Uma coisa são os evan gélicos de verdade, que tem opinião própria e senso crítico, que não pregam o ódio, e outra coisa totalmente errada são esses igrejas de p... nenhuma comandadas por pastores de p.. nenhuma, os malacraias e edir macedo da vida, verdadeiros cri mino sos ban didos ladrões safa dos estelio natá rios etc que estão podres de ricos as custas de mentiras e enganações, roubando o dinheiro escasso das pessoas humildes

    2. Nelson Santos

      Enquanto a esquerda não aprender a respeitar os evangélicos estranhos segmento optará pela direita, por pior que sejam os candidatos da direita

    3. Edson Antonio Mendes

      Porque generalizar os votos dos evangélicos, dizendo que votaram em isso aquilo ou mais ainda...respeite os evangélicos e quem eles queiram votar, a escolha é pessoal, não vi nenhum candidato da esquerdopatia dizendo que não quer votos dos evangélicos.

  30. Fernando Sanches

    Lembrando que a maioria dos evangélicos pertencem a classe social de baixa renda, com destaque para as mulheres negras. Fica cada vez mais claro que a esquerda não dialoga com os mais pobres.

    Responda
  31. Ataualpa Sousa Borges

    Se tem ima cousa que cativa evangélico é um ca na lha bom de bico. Eles amam os vendedores do templo e comerciantes da fé. Idolatram um va ga bun do expulso do exército, la drão de jóias e rachadinhas.

    Responda
    1. Helio Cardoso

      Mas se o cara é ficha-suja como pode ser candidato?

  32. Jose Ferreira

    Não adiantam choramingar, espernear , etc. Democracia é o nosso regime político e temos de respeitá-la . A voz do povo ( da urna) é soberana , ainda que o vencedor seja horrível , uma porcaria. Por isto é que acho que se continuar neste rumo , a toda poderosa e ditatorial China vai ser a maior potência mundial, breve .

    Responda
  33. Luiz Antônio I

    Efeito colateral de uma combinação de drogas: voto obrigatório, analfabetismo, fanatismo religioso, alienação, raiva.

    Responda
  34. Marcus Machado

    Brancos? A maioria dos brancos no Brasil seria considerada como negros nos Estados Unidos. É uma classificação de pesquisa que só serve para lá. Essas pesquisas deveriam se limitar a condições sociais e não usar parâmetros dos EUA. Olhem a negra Kamala Harris...

    Responda
  35. Paulo Augusto

    É o Brasil rumando ao fundo do poço....

    Responda
  36. Sam Duart

    A grande verdade é que a maioria da classe evangélica é um compilado de gente mal caráter que usa da religião para maquiar suas intenções mesquinhas. Pronto falei.

    Responda
    1. Sam Duart

      Caro Fernando. A sua resposta já embasa totalmente o que venho explicar. É exatamente por constiuir grande parcela de pobres é que nativamente as pessoas se apegam a doutrina da prosperidade adotada nessa religião. E no desespero e mesquinharia de ascender em nível social, se agarram a qualquer promessa de ganho fácil. Um grande equivoco, pois o Cristo que eles tanto adoram ensinou completamente o oposto.

    2. Fernando Sanches

      A classe social com o maior número de evangélicos é a classe de baixa renda, com destaque para as mulheres negras desse segmento. Isso só prova que a esquerda não dialoga mais com o povo pobre. Seu comentário explica isso de uma forma muito clara. Hoje a esquerda representa, principalmente, os interesses da classe média intelectual.

  37. Edson Antonio Mendes

    Tem pessoas que comentam aqui que tem delírios. Já explico: tem um mundinho reduzido ao falar do governo federal passado, teve o governo seus feitos e defeitos, isso é claro. Agora dizer que o atual é unanimidade parece pequeno, exemplos não faltam: gasolina cara, dengue matando, florestas queimando batendo recordes em cima de recordes, feminicidios as alturas dos recordes, e principalmente dados falsos sobre o desemprego no Brasil, dados estes manipulados, é só a matemática do bolsa família. X

    Responda
  38. JUNEI DOS REIS LULHO

    Que delícia, pegar um teleférico para a paulista kkkkk. Parabéns aos paistanos!

    Responda
    1. JUNEI DOS REIS LULHO

      paulistanos

    2. JUNEI DOS REIS LULHO

      paulistanos!

  39. Luis Carlos Boucinhas

    Consta que a cidade de SP tem 45% da população branca e 45% parda.

    Responda
    1. Marcus Machado

      Ou seja, 90 por cento de pardos...

  40. elcio matos

    E aí, Cristo, o que você me diz desses seus seguidores?

    Responda
  41. Edson Antonio Mendes

    Qual o porque de tanta preocupação com o candidato Marçal. Se as pesquisas dizem que o eleitor tende a aceitar o nome. Agora desrespeitar a religião citando Pentecostes'ais", aí já falta senso, ficar mordendo a fronha e fazer mi-mi-mi "mis", não vai adiantar em nada; entitular palavras pejorativas ao candidato também não terá efeito. Coloque todos na balança e puxa a ficha de cada um. O que defendiam ? Ou defendem...ou que fizeram ou farão? Agora tentar desqualificar Marçal e " endeusar" outro

    Responda
    1. Maria Lopes

      Tentar desqualificar Marçal? Ele é desqualificado, estelionatário de idosos, condenado em Goiás, com frequências mais que suspeitas com membros do PCC, indicado por partido ligado ao PCC, gente que lava dinheiro de roubos, está esperando o quê?

  42. Sérgio Silva

    Claro, quanto mais falta de educação, capacidade de xingar e destilar ódio, mas evangélicos estarão apoiando. Que triste postura.

    Responda
  43. SIDNEI DOMINGUES CAETANO

    Basta o candidato ser metido com o crime, falar bonito e erguer uma bíblia que conquista os Cristãos. Novidade nenhuma, semelhante vota em semelhante.

    Responda
    1. Enos Mendes

      É só prometer picanha, bolsa-preguiça, cervejinha grátis mediante tomar celular e enganar iludido...

    2. Rui Quixote

      Não precisa falar bonito não. Veja o Bolsonaro

  44. josé maria silva

    Está bem claro que o jornal aposta em Marçal no segundo turno em detrimento à Boulos. Aí já deve ter preparado um dossiê completo de crimes e denuncias contra o ente e bancar Nunes prefeito,digo perfeito.

    Responda
  45. Tercio Filho

    Primeiro é ex-coach, depois empresário, a folha poderia ter o mínimo de imparcialidade na notícia... mas a impresa está assim mesmo, cabe a nós termos o bom senso.

    Responda
  46. josé maria silva

    Evangélicos vírgula, são pentelhocostais fascistas disfarçados de evangélicos que apoiam esse ente.

    Responda
  47. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Nunes não é bolsonarista e sempre achei que poderia vencer a eleição sem Bolsonaro. Optou de maneira errada e agora sofre com o ataques e traições do campo bolsonarista. Quem se envolve com essa gente sempre se queima.

    Responda
  48. Rubens Ventura

    É assustador a irresponsabilidade do eleitor.

    Responda
  49. Rinaldo Bastos Vieira Filho

    Sinto pena dos paulistas se deixando cair nesse engodo

    Responda
    1. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Eu nenhuma. Diz-se que há duas formas de aprender, uma por amor e outra pela dor; são escolhas!

  50. Edailson Monteiro Rodrigues

    "Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, em relação ao universo, ainda não tenho certeza absoluta." Essa frase de Einstein sintetiza prefeitamente o momento do nosso país e porque não do mundo.

    Responda