Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    O que é de se observar é que o Brasil ao contrário dos países desenvolvidos, vai ter queda populacional antes de enriquecer como um todo. É natural que a população mundial caminhe para a estagnação e depois queda populacional e depois se estabilize num patamar de equilíbrio, pois não há recursos naturais para sustentar uma população humana absurdamente grande. A massa biológica humana supera já em muito da vida dita selvagem e se colocar as criações de animais domésticos, então nem se fala.

    Responda
  2. marcos fernando dauner

    Com relação a SC, o fato não é reprodução local, mas sim ,absurda migração e imigração . Atualmente menos da metade da polução nasceu em SC. Inicialmente foi intenso fluxo migratório do PR expulsos pela ditadura do soja , agora é do RS, expulsos pela enchente, e norte, nordeste do país e norte de MG , e imigrantes venezuelanos à procura de melhores salários . .

    Responda
  3. max ribas

    Isto nos mapas. Nos territórios reais a história é outra. O sul do Rio Grande do Sul já é um vazio demográfico agora. A maioria das cidades está estagnada há décadas e a boa parte delas perdeu metade da população. Basicamente só há idosos e não há quase nascimentos. Estamos guardando território para os chineses. Se não acredita, vá lá.

    Responda
  4. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    O ideal seria que essa queda fosse muito mais fulminante!

    Responda