Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Miro Costa

    É que estas pessoas não percebem que candidato bom é aquele que só fala em te escravizar. Acreditar num discurso que te valoriza, como faz um Milei, é desinteligente. Vai desejar a morte do Marçal, seu Helio? Em nome do utilitarismo filosófico?

    Responda
  2. Getulio Cunha

    Bateu o desespero total na extrema esquerda.. Agora fala em moralidade sendo o presidente do pt e do país envolvidos em corrupção braba.

    Responda
    1. José Bueno

      A fraude do juiz parcial está desmoralizada, na lei e no voto presidencial. Nessa eleição municipal a extrema direita está apelando para algo que sabemos é muito pior.

  3. Marcelo Masiero

    Estranho? Nem um pouco estranho. Já ouviu falar em farinha do mesmo saco?

    Responda
  4. Lis P Junqueira Safra

    Temos um presidente com uma capivara extensa não estranho aparecer outro.

    Responda
    1. Ricardo Candido de Araujo

      "Capivara" maior que o do seu mito(mano), que inclui até planejamento de atentados terroristas que provavelmente resultariam em mortes, ninguém tem.

  5. Frederico de Souza Cruz

    Tratar Marçal de direita mais extrema que o Bolsonarismo é tentar encontrar nos bolsonarismo um candidato moderado. Isto é uma piada. Marçal é farinha do mesmo saco que Nunes e Tarcisio. As críticas a Marçal servem para todo o Bolsonarismo, ele apenas parece dominar mais as redes que o sumido Carluxo.. O que é incrivel é como esta discussão é apenas mais propaganda para um predador oportunista.

    Responda
  6. Neucir Valentim

    Pablo Marçal é a imagem e semelhança de muitos religiosos. Por isso a aderência a sua candidatura. Órfãos de Jair Bolsonaro, buscam um outro pilantra para substituir as suas representações simbólicas.

    Responda
  7. Davi Ferraz

    Dizem que dinheiro não traz felicidade. Pelo jeito também não faz as pessoas ficarem cultas. As pessoas da cidade mais rica do nosso país vão eleger esta coisa mesmo.

    Responda
    1. Ricardo Candido de Araujo

      Depois que elegeram Jânio Quadros, Maluf, Pitta, um personagem televisivo, etc..., não duvido nadinha que elejam o coach estelionatário. São Paulo não merece esse destino.

  8. Rodrigo Canali scorsolini

    Na verdade na política o que mais tem é candidato condenado a não fazer nada que prometeu

    Responda
  9. Alexandre Sartori Barbosa

    Se alguém ainda acha estranho religiosos envolvidos com bandidagem é porque ainda não entendeu nada.

    Responda
  10. adilson cortez

    A expectativa era ouvir propostas para melhorar a situação da população entretanto surge o farsante isto é , o lobo propondo tomar conta do galinheiro. Pobre Paulista!!!

    Responda
  11. José Cardoso

    Ao contrário do Rio, onde o centro domina com folga, São Paulo vai caminhando para um embate entre a estrema esquerda bolivariana e a extrema direita alucinada. E pensar que há uma candidata do porte da Tábata Amaral...A cidade só perde com isso.

    Responda
    1. José Cardoso

      Marcos, o Lula apoia historicamente o Maduro, inclusive com elogios rasgados bem recentes, e apoia o Boulos. O Maduro é de extrema esquerda. É só concluir o silogismo.

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Enquanto vcs não aprenderem as classificaçoes políticas e ideológicas corretamente, não vão emplacar terceira-via nenhuma. Eu até que gostaria que emplacassem, com inteligência, assim teríamos a esperança de varrer de vez os arruaceiros que sequestraram a antiga direita. Enquanto isso , nos da esquerda democrática vamos segurando a ditadura , que destruiria novamente todo esforço da redemocratização no Br.

    3. JORGE CESAR BRUNO

      Também acho! Mas a população gosta de emoções fortes! E na certeza do fracasso, vão sempre culpar os outros! Tabata Amaral e equilibrada, sangue novo, boas propostas, veio de um lar humilde, e venceu pelo esforço pessoal!! Mas uns acham melhor o coach, milionário Deus sabe lá como, e com um passado nebuloso!! Mas...

    4. Marcos Benassi

      Cadê essa tal "bolivariana", José? Que saco...

  12. MARCIO Gionco

    Engraçado como desqualificam a direita. Nem todo mundo que não suporta o Lula e o PT é ignorante e tosco. O segundo turno será uma batalha de rejeições mesmo, mas se for Marçal e Boulos o primeiro ganha em SP.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Não suporta Lula e o PT e apoia quem: Dória, Bolsonaro, Marçal. Defende Malafaia, é contra direitos sociais, aborto, direitos LGBTs. Nem vacina quer tomar. Isso não é ser tosco e ignorante é ser o quê? Fofo igual um ursinho?!

    2. Davi Ferraz

      Extrema direita é formada por gente ignorante e tosca com certeza. Tem ignorância maior do que querer ser um presidente de um país criticando algumas regiões como o Nordeste por exemplo? Acham que podem ganhar uma eleição Presidente apenas com os votos dos seus currais.

    3. Marcos Benassi

      Há uma parcela da direita, Márcio, não pequena, que não precisa de quem a desqualifique, ela própria faz o serviço. De raiz.

    4. Ney Fernando

      As notícias têm desqualificado não a direita em geral, e sim o candidato Marçal em particular, e ele mesmo deu e dá todos os motivos para isso. Ter sido condenado por furto qualificado significa que o cara é ladrão. Enquanto muitos dizem que Lula é ladrão e outros dizem que não há provas disso, no caso do Marçal isso é indiscutível, pois já foi amplamente provado na Justiça. Mas SP elegeu Tarcísio e Eduardo bolsonaro, então tudo é possível.

    5. Eduardo Rocha

      Não desqualifico a direita, mas somente a extrema-direita. Essa sim tosca e ignorante, como Marçal e Bozo. Por outro lado, Nunes, o calça apertada e Lyra fazem parte de uma direita que adere facilmente a qualquer um que lhes garanta votos. Não são toscos e ignorantes, mas oportunistas.

  13. Lourival Costa

    Aqui não se morre de tédio, morre-se de indignação e nojo.

    Responda
  14. Fabiana Menezes

    Nosso risco é morrermos na praia cercados por autocratas rasos que de - formaram a capacidade pensante de milhões auxiliados pela arquitetura algorítmica monetizante e emocional das redes sociais. A cognição virou entretenimento e o resultado é mais do que surreal, é absurdo.

    Responda
  15. Anete Araujo Guedes

    A esquerda, pelo que sei, nunca esteve fora do sistema. Essas eleições ocorrerão numa disputa entre a esquerda e a extrema direita neofascista. Não se trata bem de dois adversários. A extrema direita e todos os seus aliados se encontram fora do campo democrático.

    Responda
  16. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Uma pergunta aos.possiveos eleitores do PM: se vc tivesse uma empresa, com toda a filha dele, vc o contrataria?

    Responda
    1. Marcio Reis

      Valdicilia, pelo seu comentário, acredito que seja eleitora de Lula, se estiver certo, te pergunto, você se fez essa pergunta? Pois o PM, teve seu processo prescrito, igual ao que aconteceu com o seu presidente!

    2. Marcos Benassi

      Valdicilia, minha cara, o descorretor te ferrou: era folha, de *folha corrida ", capivara? Hahaha!

  17. Marcos Benassi

    Ops, caro Hélio, reli o título e me ocorreu que talvez não haja grande "tormenta", a depender do que ocorra como reação institucional ao estrupício da vez; todavia, o *tormento* eleitoral tá garantido, ainda que ocorra a excisão do Marçial.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Excisão eh boa. Me lembra o apêndice, aquele saco de m que quando inflama precisa ser extirpado. O Marçal está inflamado.

  18. CELSO MAXIMINO JOSE

    Fico me perguntando; como pode um sujeito com extensa ficha policial, que pauta sua candidatura na agressão e na mentira, consegue crescer nas pesquisas. Escolher mal tem consequências desastrosas.

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      Temos um presidente condenado em três instâncias. Quer entender o porquê de escolherem Marçal? Tá aí o resultado! Se continuar desse jeito nem candidato assumido do PCC vai precisar se esconder. Parabéns ao STF que abriu a porteira.

    2. Marcos Benassi

      Poi Zé, Celso, Poi Zé. Caso você se defronte com os dois textos de hoje da Anna Virgínia Balloussier, um deles em companhia do Bruno Boghossian, a pergunta pode ser refeita com uma ligeira mudança: como os evangélicos dão conta de votar nesse sujeito? E não poucos o fazem. Co'dido, prezado.

  19. antonio brito

    Falta compreender o essencial. O sistema político , econômico de comunicação estão obsoletos. A tal esquerda acomodou-se ao sistema e não entregou o que foi prometido. Abre espaço para o voto de protesto, único que sempre venceu. Nada é tão ruim que não possa piorar

    Responda
  20. Nilton Silva

    O primeiro passo seria demitir os tais estrategistas políticos que não conseguiram prever que a extrema direita está firme e forte no cenário político e que só vai perder força no momento em que a esquerda deixar seus radicais de lado, calçar as sandálias da humildade, e abraços os mais moderados. A Inglaterra está aí pra não me deixar mentir.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      "Radical de esquerda" na Inglaterra? Deve fazer quase um século que está extinto, Nilton...

  21. Marcos Benassi

    Opa, meu caro, de tédio não morremos nem a Fal, morre-se de angústia, mesmo: outra vez, um tosco das cavernas competindo com um professor civilizado, e gente com o pé na realidade olhando pro cenário e vislumbrando que a tosqueira tem chances... Não é uma barbaridade isolada, senão a reedição do pesadelo de18. Estou abismado com a inoperância da Justiça Eleitoral Paulista: a conduta pós-Bozolina do Marçial, com mileuma agressões, será deglutida? Sei não, tudo adoentou-se de Bozofrenia.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Sérgio, é cloroquina ou aquele vermífugo, esse seu efeito-rebote? Corre no médico!

    2. SERGIO NEVES

      Professor civilizado! Kkkkkkkkkkk bastou mostrar a carteira de trabalho que perdeu o rumo e não quer mais participar de debate igual menino mimado. Que SP escolha qualquer coisa, menos ele.

  22. CARLOS BECKER

    Pra resolver essa treta entre bolsonaro e marçal eu proponho um duelo. Munição real calibre 38. Coisa de homem imbrochável. O Brasil só tem a ganhar.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Nada, Sérgio, o Boulos foi treinado em Cuba, pelo pessoal da KGB. Se virarem a máquina pra ele, tão ferrados. Guerrilha! Hahahahah!

    2. SERGIO NEVES

      Se botar uma arma na mão dos dois a vítima vai ser o Boulos. A vontade de exterminar a esquerda é muito grande.

    3. Marcos Benassi

      Óia, Carlos, a ideia é boa, mas eu sugiro metralhadora, arma automática, para que ambos os lados tenham boa chance de exterminar o opositor. Se dermos sorte, ambos não broxam nunca mais.

  23. José Freitas

    Essa sugestão para Bolsonaro trocar o seu apoio ao Nunes pelo apoio ao Marçal para evitar o surgimento de um rival na direita é apenas um desejo da esquerda mas acho que Bolsonaro não irá morder a isca. Seria uma burrice que não combina com um politico experiente como ele. Para Bolsonaro é imprescindivel que Nunes seja eleito, assim como é imprescindivel para Lula a eleição do Boulos. Eles estão jogando seu futuro politico nessa disputa. Se é mais facil vencer o Marçal por que não apoiar Nunes?

    Responda
    1. Jose Mendonça de Freitas

      Marcos Benassi a esquerda esta num beco sem saída em São Paulo. Seu objetivo agora seria impedir que Marçal - o radical - chegue ao segundo turno. Se isso acontecer terão que lidar no futuro com dois adversários de peso - Bolsonaro e Marçal. Caso a esquerda queira disputar com Nunes - o bolsonarista mais civilizado - terá que convencer parte de seu eleitorado a votar no Nunes mas, tomando o cuidado para "dosar" esse apoio, para não deixar o seu proprio candidato fora do segundo turno.

    2. Jose Mendonça de Freitas

      Marcos Benassi acho que Lula cometeu o maior erro politico de sua vida ao apoiar Boulos, rejeitado pela maioria dos paulistanos. Ele não chega aos 30% que é a marca histórica do PT. Ao "nacionalizar" a disputa paulistana na vã esperança de "derrotar" novamente o Bolsonaro ja que a primeira "vitória" não convenceu os brasileiros. Com sua provavel e humilhante derrota ele só terá um caminho: entregar a presidência para seu vice ou prometer que este será seu ultimo mandato.

    3. Jose Mendonça de Freitas

      Sérgio Neves se há um acôrdo de bastidores entre os dois candidatos "bolsonaristas" não sabemos. Com certeza o alvo principal deles é Boulos. A atuação surpreendente de Marçal parece que vem dando certo porque Boulos, o mais conhecido de todos, vem caindo nas pesquisas. Tudo é possivel para o segundo turno, inclusive uma disputa entre Marçal e Nunes, o que deixaria Lula e a esquerda, desesperados.. Nesse caso, mesmo a contragosto, os eleitores de centro,, a maioria, tenderiam a votar no Nunes.

    4. SERGIO NEVES

      Seu raciocínio faria sentido se desidratasse o Boulos, mas não é o que está acontecendo. Marçal está crescendo mas Boulos ficou estável. O resto caiu. A direita deveria se unir para tirar votos da esquerda. Pode ser que eles tenham algum acordo que não conhecemos mas que vai ficar claro no segundo turno. Que estão fazendo pensando no futuro, não tenho dúvida também, afinal, SP é um dos maiores colégios eleitorais além de dar visibilidade.

    5. Marcos Benassi

      José, prezado, toda e qualquer burrrice, por bizarra que seja, combina com o Bozo. Não será por "desejo da esquerda", ou uma "isca" ao Bozo, o Marçal já está em ascensão. A Bozoléia ao rés-do-chão deseja-o, quer algo mais selvagem do que o Nunes pode entregar.

  24. José Antônio

    Hélio, ouvi dizer que toda esta tormenta e muito mais advém dos 367 votos na Câmara e 61 no Senado em dois mil e dezesseis, assim como 6 votos no Supremo em dois mil de dezoito. Vou pesquisar sobre os votos.

    Responda
  25. OLAVO ANTONIO

    Marçal é como cantar pra pneu. Só pode ser o efeito Tiririca. É um absurdo, mesmo no mundo político. SP está doente.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Olavo, eu ia observar que o Tiririca foi, desde que entrou na Câmara, um político muito mais responsável do que mais da metade dos que lá se encontram. Mas acho mais urgente perguntar pro colega José em que seu herói "desmascarou" o Boulos; não menos relevante, como o colega antevê o Bozo elegível em 2O26. Ainda na cloroquina, José?

    2. José Freitas

      Marçal esta fazendo para Bolsonaro e Nunes um papel fundamental que é desmascarar Boulos. E parece que esta tendo sucesso. O problema para Bolsonaro seria escolher entre Nunes e Marçal no segundo turno. Se escolher Nunes consolidará seu eleitorado "menos radical" o que o ajudaria muito em 2026 quando ele ja tiver recuperado seus direitos politicos. A perseguição do TSE e do Moraes ao Bolsonaro irá terminar porque em uma democracia .cabe ao povo escolher seu candidato. Não somos a Venezuela!

  26. OSMAR SILVIO GARCIA OLIVEIRA

    Certos indivíduos são tão assustadores, que fica difícil opinar. Fora Maduro. Liberdade aos Venezuelanos

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      Vanderlei, volta pra sua psicóloga!

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Uma vez uma psicóloga me esclareceu que nosso maior problema não é a impotência, mas a onipotência. Que chance tenho de influenciar o tabuleiro político da distante Venezuela. Seria o mesmo que eu gritar: Liberdade na Arábia Saudita!

  27. Gustavo von Krüger

    Considerar Boulos uma pessoa institucional, é um despautério!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      O que seria uma "pessoa institucional", Gustavo?

  28. Ricardo Knudsen

    É inaceitável q a FSP e seus colunistas até hoje não tenham a decência de chamar gente como Bozo e o coach Borçal de extrema direita. O colunista até derrapa num ato falho, classificando Nunes de direita não extremista. Mas depois lhe falta coerência e chama o coach de “influenciador de direita”, qdo deveria chama-lo de influenciador de extrema direita. Há anos a tchurma da FSP normaliza o extremismo de direita, autoritário e golpista, ajudando a promovê-los.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ah, já lhe é conhecido? Achei que tamanha energia era coisa de recém-chegado. Percebi a impropriedade, mas não havia reparado anteriormente...

    2. Ricardo Knudsen

      Voltou o abominável homem das neves, falando a linguagem das hienas. Estranha combinação, só no bozismo mesmo. Jornais sérios chamam as coisas pelo nome, os q não são fazem política.

    3. SERGIO NEVES

      Ricardo, voltei! rsrsrsrs achar que a Folha vai publicar aquilo que vocês querem é o cúmulo da doença do supra sumo. Vai lá na brasil247 que você vai ler o que está querendo. Boulos, como professor, deve ter mestrado em manifestação e bagunça. Deus me livre!

    4. Marcos Benassi

      Ôôô, mas Borçal foi ótemo, caro Ricardo: não só descreve bem a origem e o resultado final do sujeito, como passa na sençura folhofrenética. Assazmente útel.

    5. Ricardo Knudsen

      Freitas, meu comentário é sobre o Bozo e o coach serem de extrema direita. Sua “resposta” aparentemente fala de Nunes, Boulos, Lula e Venezuela, não tem nada a ver com meu comentário.

    6. José Freitas

      Parece que o povo paulista prefere apostar em um candidato de direita, com experiência e que nunca foi condenado, do que em um candidato de esquerda, sem experiência administrativa e apadrinhado por um ex-presidente condenado em tres instâncias da Justiça. Quem entende de golpismo é a esquerda venezuelana com seu caricato ditador apoiado pelo Lula.

  29. Dalton Matzenbacher Chicon

    Negativamente impressionante.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Na língua em que se expressava o ex-ministro Weintrolha, "negativamente impressionante" é impreCionante, caro Dalton. A novilíngua é muito econômica, né não? Hahahahah!