Demétrio Magnoli > Os juízes de Caracas Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2

  1. sérgio dourado

    O Demétrio se esqueceu que esse governo, ao qual faço oposição desde que o PT pisou no Planalto pela 1a vez, foi o único a condenar, de fato, a invasão à Ucrânia: o governo passado sequer emitiu uma condenação oficial na ONU ou verbal! O Brasil nunca foi armado pra ter voz, de fato, no mundo e sempre aceitou esse papel medíocre de soft power que a mídia reproduz aqui. Agora paga o preço pelo nanismo na diplomacia desdentada, também. Agora sobre "jênio" pra reclamar...

    Responda
    1. Fernando Alves

      O governo passado, para quem o Demétrio faz campanha toda semana para que volte, mandou uma nota de solidariedade ao Putin depois da invasão.

  2. Jose Antonio Gervasio

    Alguém achou que Maduro iria sair na.boa? Ele só sai de lá se os Venezuelanos tirarem na força, mas, como ele já comprou todo sistema, vai ser muito difícil . O governo brasileiro faz de conta que não sabe de nada. Que feio ficou pra. Nossa Nação

    Responda
  3. sérgio dourado

    E a diplomacia dos EUA no acordo de Barbados? Lula, Amorim, PT e democratas de regimes de exceção (sic) merecem todas as críticas por essa posição de palhaços frente ao ditador enquanto arrotam Democracia por aqui, principalmente quando é pra o lado deles. Mas a super potência também acreditou que haveria eleições limpas por lá. Por que o capachismo da mídia não fala disso, também? Querem colocar o Brasil de alvo!? Que se toquem desse servilismo também.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Ah tá. Condenar a fraude desqualifica a crença no acordo ? Quem acreditou no acordo é responsável pelo descumprimento, e quem acoberta o descumprimento se equivale aos demais crentes no acordo que foi descumprido ? Bom o seu raciocínio !

  4. Eduardo Elói

    O Demétrio sabe mais do que os experientes integrantes do Itamaraty. Acho que ele quer fritar hambúrguer em NY. Desse jeito não vai conseguir. Sabido demais. Vai ofuscar o corpo diplomático brasileiro.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Pq não desqualificar um colunista q vive fazendo previsões erradas e pensa com o fígado? O artigo é parcial, assume intenções de má fé e é cheio de ofensas injustificadas. Pq mereceria respeito? Reputação se constrói. DM não é novato aqui, todo mundo sabe q tem lado e muito rancor.

    2. Paulo Jr

      Eduardo, se você não tem um argumento pertinente ao tema em questão, não tenta essa estratégia rasa de desqualificar o autor de uma matéria que ficou bem escrita. Deixa muito claro que tipo de pessoa você é, e o que você tentou fazer quando escreveu seu comentário.

  5. Rômulo Moura

    Kkkkkk, tem que rir pra não chorar. Além da covardia de não condenar, como país, o roubo na eleição na Venezuela, ainda servimos de exemplo de como sustentar, via "instituições", o resultado lá, que todos sabem não ser verdadeiro

    Responda
    1. Fernando Palhares

      Rômulo. Leia mais. O governo brasileiro não tá dando respaldo ao resultado de lá. Arrume um tempo. Vc consegue.

  6. Cleomar Ribeiro

    ... diplocacia do Brasil, a sugar-baby de Maduro, abusada, sempre apareceu com hematomas. Maduro pega, puxa e come e bate na cara em qualquer canto do palácio em Caracas!... Lula3, o cuckold da relação, o mais entusiasmado da relação triangular bizarra!!!!...

    Responda
  7. roberto tramarim

    "A lei venezuelana declara públicas as atas eleitorais". Então Gonzáles será processado por publicar o que é público por lei?!

    Responda
  8. ADONAY ANTHONY EVANS

    Não entendi a matéria. Qual novidade, seja de fatos, seja de análise? Tudo que foi dito, todo mundo tá velho de saber. O que cabe ao Pensamento Brasileiro, inclusive Imprensa, questionar é a responsabilidade da presidente de um partido no governo, com obrigações internas e externas, que Esquerda em modo avião é essa que enxergam na Venezuela e Nicarágua. O plano do Bolsonaro era igualzinho ao de Maduro. só faltou competência, que o motorista teve, e ele não.

    Responda
    1. Fernando Palhares

      Obrigado pelo comentário Adonay. Tivemos sinal de vida inteligente afinal. Concordo com cada palavra sua. Apoiar ditaduras como Venezuela e Nicarágua não é de bom tom. Vejo nítidamente este paralelo entre Maduro e Bolsonaro. E concordo com a posição infeliz manifesta pelo PT. Que, diga-se de passagem, é totalmente diferente do que expressa o governo brasileiro. Tal postura do nosso Estado é uma questão vital para segurança e geopolítica local. Ainda bem que a FSP, oposta ao Sr Demétrio, viu isto

  9. ALOISIO T MIRANDA

    Há uma gota de petróleo em cada linha que se escreve sobre a Venezuela. Enquanto isso há uma enorme tolerância com o regime da Arábia Saudita.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Daniel, agora entendi, o seu problema são os imigrantes venezuelanos, não é a ditadura. Vc quer q o BR feche as fronteiras com a Venezuela? Curioso, vc se diz de esquerda, mas pensa igual ao Trump e ao Salvini.

    2. Ricardo Knudsen

      Daniel, sua ética varia com as coordenadas no GPS? “Democrata” na América do Sul, apoiador de ditaduras no Oriente Médio? Ou então é uma novo conceito de democracia, q depende da extensão das fronteiras. Vc vai revolucionar a ciência política!

    3. Daniel Vitorazzi

      ZZZzzz... não temos fronteira com a Arábia Saudita... temos 600 mil venezuelanos refugiados aqui, esqueceu? Já temos nossos pobres para cuidar!

  10. Lisandro Signori

    O Brasil NÃO reconheceu o resultado roubado da eleição na Venezuela, então não houve humilhação alguma.

    Responda
  11. Dalmo de Souza Amorim Junior

    A palavra gênio, escrita no artigo, merece ortografia mais apropriada, com J de jênio

    Responda
  12. Leonardo Trindade

    Maduro humilha a si mesmo e ao seu país e ninguém mais. Somente a lógica eleitoral poderia criar essa narrativa de que não ter conselhos seguidos é uma humilhação. O problema do nosso governo e de qualquer outro governo que o país venha a ter é o Brasil e somente o Brasil. Ter a capacidade de ponderar perante uma situação suspeitíssima não é vergonha alguma. Vergonha seria agir como o cão de guarda do tio Sam na América Latina.

    Responda
  13. Carlos Celestino

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  14. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    O coiso é um genocida, mas agiu certo com este ditadorzinho

    Responda
  15. Rogerio Cerqueira

    Brasil tendo a confirmação, na prática, que é um anão diplomático. E mais : o atual governo conseguindo fazer nosso país de pária, como o antecessor sempre fez questão de fazer também. Vergonha.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Em editorial hoje, a FSP admite q o BR faz esforços para mediar a crise e afirma q “Insistir na divulgação das atas, por mais que Maduro ridicularize a pressão, será o único caminho moralmente aceitável para as democracias brasileira e colombiana.” Esse é o caminho q vem sendo seguido e é apoiado pelo jornal. Que inverteu sua posição, por mentirosa e insustentável, pois havia dito q a posição do BR era pusilânime. DM conseguiu ficar à direita da FSP, junto com os bozistas neofascistas.

    2. Fernando Palhares

      Rogério. Vai ler. Seus comentários precisam de coerência cientifico-histórica. Dá pena de lê-los. Se construa.

    3. Nelson Santos

      Que viagem. Até os EUA sugeriram outra eleição e não foram ouvidos. Não vale a pena ter mais desgaste por causa da Venezuela

  16. JOÃ O MUCCI

    Lula, o marmota, não entende nada de patavina nenhuma. Maduro fez o Presidente do Brasil de bobo perante o mundo inteiro.

    Responda
  17. Vital Romaneli Penha

    Qual foi serventia do envio do ministro sem pasta Celso Amorim acompanhar as eleições venezuelanas?

    Responda
    1. Fernando Palhares

      Já ouviram falar no tratado de Barbados. Têm noção do papel do Governo Brasileiro a partir deste tratado. Vai ler. Bolsominions dão uma canseira nos ouvidos e leitura.

    2. Tales Almeida

      Passear de graça

    3. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      Pra aumentar nossa vergonha

  18. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    E aí Sr Lula, vai afinar?

    Responda
    1. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      Votei sempre em você, mas, estou decepcionado

  19. luiz augusto pessoa nogueira

    Ainda que concorde com a timidez do governo brasileiro em se opor rapidamente ao resultado fraudulento das eleições venezuelanas, o colunista foi extremamente contraditório, pois ora diz que Lula tem poder de influenciar nas eleições venezuelanas e na guerra da Ucrânia mas, ao mesmo tempo, diz que nossa diplomacia está de cócoras. Como sempre, Demétrio é hipérbole para atacar o governo!

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Jamais disse que Lula tem influência na guerra ucraniana. Não é louco. Influência zero.

Anteriores 1 2

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.