Antonio Prata > Antissistema é a vovozinha Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Rafael Theodoro Silva

    O Marçal não tem proposta, é fato, o primeiro mundo é um pouco melhor , há um respeito intrínseco em boa parte das pessoas, todavia destaco que cedi o lugar no metrô a uma mulher com criança e pareceu que lhe ofereci o paraíso , realmente estranhei, não somos um povo de todo ruim como relata o intelectualidade orgânica, mas precisamos melhorar , bom artigo.

    Responda
  2. José Bernardo

    De passagem, de saída e com atraso: excelente, Antonio! Verdadeiramente antissistema, hoje como há dois mil anos, é o "Amai-vos uns aos outros"...

    Responda
  3. Chiara Gonçalves

    Querido, grata por essa crônica. Li-a hoje para meus alunos do primeiro ano, abordando a razão subjetiva.

    Responda
  4. José Cardoso

    Tiro o chapéu. É um tipo de argumentação que eu não tinha pensado, mas que quando leio parece óbvia. Os ogros são minoria, mas as laranjas podres estragam o saco.

    Responda
  5. henrique martins

    Perfeito.

    Responda
  6. Marcos Benassi

    Pratônito, eu tô (mais) bbbeesta, compadre: ocê e seu colega Tuga, o Ricardo, combinaram crônicas complementares? Os males dos quais tratam, tem a mesma raiz corporativa: o Marçal quer "tirar-nos da zona de conforto", levando-nos à do confronto - ele tem mêmo uma acusação de ter sido Roubbesiano. O padrão-Ouro, Pratinha, é "pensar fora da caixa": por que não gritar "fogo!", fazendo os espertinhos capotarem pra fora, e depois descer tranquilamente? Dedo no'zóio, é hora da revanche! Fora da jaula.

    Responda
    1. José Bernardo

      Marcos, já tive momentos em que, se tivesse uma ar ma, ati raria contra motoristas que avançam sobre a faixa de pedestres com o sinal verde para estes... mas temos que encontrar outros meios, outras armas para enfrentar a bo ça lidade empoderada que campeia; e suspeito que o caminho, que não sei qual é, deva passar por inteligência, bom-humor e gentileza...

  7. Paulo Schor

    Da série "entendeu ou quer que desenhe?". Didático e simples. Parabéns!

    Responda
  8. Adriana Flores

    Respeite os demais leitores e não publique conteúdo ofensivo. É o mínimo de civilidade que a Folha pede nos comentários , mas todos os dias, se o autor do texto ou outros leitores ousam pensar diferente de um certo grupo, são agredidos verbalmente como se estivessem na quinta série. Excelente texto.

    Responda
  9. Adriana Flores

    Não vai mudar enquanto o exemplo não vier de cima. Após Bolsonaro( zero educação) e agora Lula( zero educação, zero moral e o propagador mor da divisão ) nada vai melhorar.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Donde concluo que sua visão enxerga "moral" e "agregação social" no Quadrúpede-ex-Chefe, estou correto? Que olhos de microscópio, são eletrônicos?

  10. max ribas

    Infelizmente aqui é o Império da Barbárie Medíocre. Qualquer pessoa civilizada sofre,como você sofre. De fato, é a guerra de todos contra todos. E as piores guerras começam na própria família. Não é que o País não tem jeito. Ele tem, e o jeito é este.

    Responda
    1. max ribas

      Marcos Benassi, isto mais parece cena daquele filme Idiocracia kkkkk. A gente tem que rir pra não chorar!

    2. Marcos Benassi

      Max, não sei se dá pé, mas podíamos tentar estabelecer o Império da Barbárie Sofisticada, pô. Tipo desenvolver uma "teoria da zona de confronto", que, na prática, poderia significar ir com o carrinho - com bebês de prástico, tipo Real Dolls - na direção dos carros, causando um engavetamento. Dentro da gaveta, mas Outside the Box. É, evidentemente, de jerico, mas todas as grandes ideias tem algo de revolucionário!

  11. LUCIANO LAZARO

    EXCELENTE! E exatamente nessa barbárie que nos encontramos hoje. Infelizmente.

    Responda
  12. Roberto Garcia

    Falou e disse. E disse tudo que eu falaria. Obrigado

    Responda
  13. Taniara Aguiar de Souza

    As aves de rapina que promovem a mais esmagadora e nefasta desigualdade econômica e social; que exploram e vilanizam a vida da maioria esmagodora da população "estão nem aí" para essas mesuras. São esses que impedem o investimento público em educação, saúde, ciência, trabalho e cultura que criam os "ogros, e os mal-educados. Justiça social e distribuição de renda antecedem e criam um ambiente mais cordial e harmonioso. Fácil dar bom dia de barriga cheia. Difícil dizer obrigado de barriga vazia.

    Responda
    1. Taniara Aguiar de Souza

      Marcos, àqueles abutres conhecem o cheiro dos capatazes. Só os devoram depois dos serviços feitos. Queima de arquivo ou abandono dos inserviveis já alcançou o Adriano da Nóbrega. Chegou a vez do imorrivel? LaMarçal à vista! Abutres só comem carniça.

    2. Marcos Benassi

      Taniara, prezada, hoje tô me sentindo meio guru empresarial, sabe? E se usarmos a antiquíssima arte da falcoaria? Pega esses rapineiros bota uma vendinha preta, apoia ele no braço e solta quando estiver defronte a um Marçal da vida, deixa estraçalhar. Ah, sim, tem que privar de alimento por uns dias. Quero ver se depois ele não agradece, de pança cheia! Hahaha!

  14. Karina Kanazawa Rienzo

    Muito bom meu caro Antônio. Mas temo que alguns limítrofes não entenderão, sobretudo o último parágrafo. O temor virou realidade ao ler alguns comentários aqui.

    Responda
  15. Genevaldo De Oliveira Ferreira

    É tristhe, é muito lamentávhel, é desesperadhor o que acontece no Brashil. Veja que ironiha, Mohro deu início à inseguranhça juridicha que assolha o paíhs, agora o própriho ex juihz popstar vem pagahr de bacanha defenshor das leish e dos bons costumehs. A turmha da extrehma-direhita nahda tem parha oferecher para tirar o phaís desse lamaçal. Marçahl representa o que háh de piohr na políticah Tupiniquihm. O abismoh é o destinoh do Brasilh num futuroh não muito distante.

    Responda
    1. Genevaldo De Oliveira Ferreira

      Marcos, valeu pelo comentário. Eu postei este mesmo comentário sem acrescentar o H onde não precisava… simplesmente não foi publicado. Outra, eu não sou esquerdista. Tampouco, sou extrema-direita. Logo, não dei razão a ninguém.

    2. Marcos Benassi

      Genevaldo, prezado, não escreva assim, pô: acaba dando razão aos destros que dizem que a esquerda só tem H...

  16. Lis P Junqueira Safra

    Rezou para abóbora hoje?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Não, comeu-a. E vossa senhoria, com o Pneu?

    2. Carlos Fernando de Souza Braga

      Que comentário mais infantilóide

    3. Maria Lopes

      Que vc é incivil já se sabia. Ilustrou a crônica.

  17. filipe moura lima

    Mesmo sem ler os comentários, já posso antever marçalistas no pedaço. Ô gentinha ex crota!

    Responda
  18. Cláudia Yazigi

    Comentava com meu companheiro sobre como há tanta gente disposta a dar espaço e poder pra gente indisposta ao diálogo. Com certeza, porque são representados por elas.

    Responda
    1. Bianca S

      Diálogo está fora de moda.

  19. FABIO LUIZ

    Somos o país que mais se "fala" de Deus e Jesus, mas no dia a dia todos seguem as práticas do Tinhoso. Povinho mais hipó crita do mundo!

    Responda
    1. Amarildo Caetano

      Mussolini tinha este discurso.

    2. Amarildo Caetano

      Deus ,pátria e família.O Deus deles é o dinheiro, família só a famílicia e pátria o tio Sam.

  20. Leonilda Pereira Simoes

    A considerar o último parágrafo a pessoa em questão para ser votada seria Tabata, porque ela tem educação, sabe ouvir, compreende o que é dito e explica sem chutar. Mas com o machismo exacerbado pelos motivos descritos, além da misoginia que tanto agrada parte dos homens eleitores, a chance dela é menor. Imagina, dar bom dia para muitos é ofensa grave. Responder a um boa tarde é coisa de gentinha e por aí vai. Tempos de ogros são assim mesmo, infelizmente. Fiquem bem, quer dizer, mal.

    Responda
  21. Daniel Almeida

    o texto, de tão certeiro, deixou um monte de leitores ofendidos. ou seja, na mosca.

    Responda
  22. Lis P Junqueira Safra

    Petista tem um padrão diferenciado Quase todos políticos já foram encarcerados

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Lembrando que o chefe da fami lícia também é descondenado.

    2. Leonilda Pereira Simoes

      E minions têm ge no ci da de estimação.

    3. João Galvão

      Bela dica. Quer dizer que o Pablo Marçal é do PT?

    4. FABIANO FERNANDES TOFFOLI

      Alguém aqui falou em PT, petismo, esquerda, Lula, essas coisas? Vc é um idio$ta completo.

    5. alonso barros

      Não leu a coluna , né ? O pasto tá cheio hoje .

  23. Lis P Junqueira Safra

    Seu padrão de educação deve ser o do PT

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Escrever um monte de mensagens curtas - nem toco na questão do conteúdo, só da forma - uma atrás da outra, parece ser um padrão Bozolóide. Incluindo vossa senhoria, deve haver uns três ou quatro que o fazem. Pro diálogo aqui na Ãgora, é péssimo; pra aparecer, funciona.

    2. alonso barros

      Amém . Imagine se fosse o padrão do seu coach condenado . Mas o gado gosta disso . Acha que o dono do rebanho tá batendo em todos mas na verdade quem tá apanhando é o próprio .

  24. marcia dal prete

    ótimo texto. esta semana fui andar com meu cachorro nas outroras bucólicas ruas do bixiga. encontramos senhoras ainda gentis.. mas quase fomos varridos do mapa por motos na calçada e motoristas apressados . e se vc reclama é xingado! desculpa ai, nada!

    Responda
  25. Helena Hawad

    Perfeito! A falta generalizada de bons modos está tornando muito difícil a vida cotidiana.

    Responda
  26. patricia zebrauskas

    Concordo 100% com você, Antonio!!!! E o problema não é só o Marçal, são os milhões que são iguais a ele!

    Responda
  27. Amarildo Caetano

    Ótimo texto Verdadeiramente as pessoas apoiam um estelionatário e um psicopata ,por terem os mesmos ideiais .

    Responda
    1. Amarildo Caetano

      Benassi não é cloroquina não , é perver sidadade ao apoiar um estelionatário.

    2. Marcos Benassi

      Fico em dúvida sobre o colega Edson, abaixo: será efeito da cloroquina? Ou abstinência da substância?

    3. Edson Antonio Mendes

      Deve que o Boulos seja melhor apoiado por Plesidente que Lalou a nação e apoia Madura da Venezuela. Morde a fronha mi-mi-mi

  28. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Nossa única esperança está na previsão do IBGE de que a população começará a diminuir em 2O42. Com cada vez menos brasileiros talvez as coisas comecem a melhorar por aqui.

    Responda
  29. Florentino Fernandes Junior

    Scomidt, vc precisa definir : eu apoio marçao ou bolsonaro, ? Eles estso em campos apostos. Eu apoio o nunes

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Fechou com o PCC contra milicianos?

  30. LUIZ EDUARDO COIMBRA SILVA

    Caro Antonio, texto perfeito com leitura obrigatória. Que Brasil é esse né meu amigo? Sigamos com a esperança de termos de volta o "bom dia", "boa tarde", "por favor", "obrigado" e a civilidade.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Nossa única esperança está na previsão do IBGE de que a população começará a diminuir em 2O42. Com cada vez menos brasileiros talvez as coisas comecem a melhorar por aqui.

  31. jose camargo

    "Passamos duas décadas, relativamente bem, sob o antagonismo entre PT e PSDB." kkk Antagonismo entre PSDB e PT? Sério que vc acredita nisso? E sobre Pablo Marçal fazer parte do sistema, cabe a pergunta: Quem teve todas as suas redes bloqueadas?

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Esses comentários não dão uma enorme preguiça vocês, não?

    2. alonso barros

      Não leu , nao quis entender … acho que não leu mesmo

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Leia a coluna do Vinicius T Freire e passe raiva ao se identificar com aqueles a quem ele chama de otharios.

  32. Bruno Araujo

    Bom texto, ótima reflexão e excelente mensagem. Se a maioria se identificar com Marçal, nada mais natural, realmente. No entanto, Marçal já sabemos que é um picareta, marginal, cercado por gente dá pior estirpe. E aí ele perde, pois a maioria da população não é dessa laia.

    Responda
  33. Vito Algirdas Sukys

    Os filósofos políticos inventaram o "estado de natureza"; pura ficção, que nunca existiu. Thomas Hobbes no Leviatã disse que o homem é mau por natureza; Rousseau o oposto; Lebrun satiriza com a vingança do bom selvagem. Para nós só resta a escolha racional de optarmos pela gentileza, boa educação e não pela guerra de todos contra todos, no trânsito, no elevador, no avião, na fila do banco, supermercado, restaurante, na da quadra de tênis pública. Gentileza!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      É nóis, caro Vito: tô contigo e não abro. E serei particularmente educado quando estiver numa "quadra de tênis pública". Não haverá careca mais gentil do que eu, mesmo sem jogar chongas de tênis! Hahahahah!

    2. Leonilda Pereira Simoes

      E pela gentileza, boa educação, é sempre bom atualizar a forma de se referir ao ser humano no geral ainda que não conste assim na tradução do Hobbes: "disse que o ser humano é mau por natureza". Na humanidade, ser humano é homem, mulher, idoso, criança etc.

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Ia dizer civilização mas depois me lembrei que foram e são elas que cometeram e cometem os piores crimes. Você tem razão!

  34. Gerson Gargalaka

    Perfeita observação. O que vivemos é mais profundo do que a polarização ideológica. O que vemos na política é um reflexo da nossa sociedade. Basta nos darem espelhos para vermos o mundo doente!

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      E de novo a mesma constatação, isso já existia apenas não tínhamos a amplificação das redes sociais, que deram espaço e voz aos imbhecís, e agora notamos que eles são maioria, ou quase.

  35. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Caro Antônio texto perfeito,sobre a má educação,a incivilidade e outras disfunções cognitivas,que a longo prazo causarão ônus generalizados até sobre os pseudos espertos.

    Responda
  36. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    É, seu Prata. Infelizmente está querendo muito, demais.

    Responda
  37. steven beggs

    Ótima colocação!!

    Responda
  38. Felipe Macedo

    Se não combate a desigualdade social não é contra o sistema coisa nenhuma. Pura enganação

    Responda
    1. LAURA MORAL TARIFA

      Os mais desfavorecidos não andam de avião…aliás são bem mais educados do que a classe média e daí pra cima…

  39. Luiz Humberto Albuquerque

    Bravo Antônio, bravo!

    Responda
  40. Chiara Gonçalves

    Bravíssimo!!

    Responda
  41. Anete Araujo Guedes

    São tantos os desrespeitos, furar fila, cortar a fala do outro, segurar o elevador, jogar lixo na rua, falar alto, comer no cinema durante o filme, deixar o celular ligado ou conversar no teatro, shows e cinema etc.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Recolher a bhosta do cachorro e jogar o saquinho no canteiro mais próximo.

  42. Ana Rodrigues

    Se levar uma multa, é porque existe uma indústria da multa. Lei de trânsito não existe. Fiscalização também não. Quem tem carro, pode tudo.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Inclusive atrapalhar o trânsito se recusando a dar passagem pela esquerda, ligando o pisca alerta quando quer parar em local proibido, parando em fila dupla para esperar o filhotinho na saída da escola …

    2. Dora de Oliveira e Silva

      Ana, já ouvi de quem fechava o trânsito de uma rua por vários minutos enquanto "esperava" vaga para estacionar, que tinha esse direito porque seu carro pagava mais IPVA que o meu. Todas as vezes que vou atravessar ouço ecos da velha piada em que o carona repete "olha a velhinha" para o motorista não deixar de atropelá-la. Recentemente entendi que há um "novo código de trânsito" que prevê não só ultrapassagem pela direita mas o xingamento do motorista ultrapassado, acompanhado de gestos obsenos.

  43. Ana Rodrigues

    Esse comportamento reflete bem a mentalidade das famílias de bem: o carro é meu, a rua é minha. Faço o que quiser e pronto.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Inclusive construir tampas nas calçadas para que o seu carro acesse confortavelmente a garagem de casa.

  44. manoel goncalves

    Sempre foi assim, pessoas que se acham do bem trafegam no acostamento na maior cara de pau e não me arrisco a dizer se a maioria delas é de esquerda ou de direita.

    Responda
  45. Ana Rodrigues

    O comportamento no trânsito reflete bem a vida na barbárie. Motorista mata pedestre que atravessa na faixa; um pedestre a cada 50 m atravessa a rua fora da faixa na transversal, olhando no celular; um motorista mata o outro porque levou uma fechada ou ocupou uma vaga de estacionamento; carro com o pisca alerta parado em local de estacionamento proibido - ligou o pisca alerta, para onde quiser. É por isso que mais de 500 pessoas morreram em sinistro de trânsito na cidade de SP neste ano.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O pedestre tem a preferência mesmo quando atravessa fora da faixa, lembrando que tem que haver faixa a pelo menos 5O m para que ele seja obrigado a usá-la, o que não é o normal nesta cidade feita para carros.

  46. Helene Medeiros

    Artigo excelente; certou em cheio.

    Responda
  47. Florentino Fernandes Junior

    Volta pra cronica pratinha, aquela da func do hotel no elevador faz mais pela humanidade q essa peça politica boboca

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Olhem o argumento/crítica: "peça política boboca". E ainda se acha no direito de dizer ao colunista o que fazer! Será que não tem espelho no curral?

  48. Florentino Fernandes Junior

    Polarizaçao pt e psdb era só fumaça pra encobrir a corrupçao, bobinhos, cois de gente civilizadissima

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Leia a coluna do VTF e veja se se identifica com um certo grupo citado por ele.

  49. Florentino Fernandes Junior

    Ficou chato igual a madalosso q aplaudiu aí nos comentarios

    Responda
  50. Florentino Fernandes Junior

    Pratao, aconselha o pratinha de novo, ele nao resistiu, ta preocupado com o futuro do boulos

    Responda
    1. Amarildo Caetano

      Já tomou sua cloroquina hoje ?

    2. Amarildo Caetano

      Já tomou sua cloroquina hoje

    3. LUTHERO MAYNARD

      Os florentinos constituem o caldo de cultura que gera os marçais. Um não existe sem o outro.

    4. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Justa preocupação, quando os florentinos estão por aí apoiando os marçais.

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.