Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Risolete Celi Wor

    Culpa do agro que destrói e destrói sem dó.

    Responda
  2. Paulo Lopes

    Só lamento pelos animais mortos. Quanto ao resto, bem feito! Colhendo o que plantaram.

    Responda
    1. João Gabriel de Oliveira Fernandes

      Meu caro, quem está colhendo o quê? Você tem de tudo numa cidade: recém-nascidos, crianças, idosos, adultos que só estão vivendo suas vidas. Por que está querendo imputar mal a eles e, pior, gozar com o sofrimento alheio? Não é nenhum ''justiçamento'', não. É uma tragédia. Se quiser depois discutir as causas, ok, mas tenha um pouco de humanidade e lamente o que está acontecendo. É que as pessoas normais fazem quando não estacionam o caminhão da política no lugar do cérebro.

  3. Rives Passos

    Silas Malafaia disse que "..ia pegar fogo.". Eis o som do apito de cachorro. Como no dia oito janeiro tudo combinado e orquestrado. Alguém orecisa ser logo preso, enjaulado para essas pessoas parar de atentar contra o povo brasileiro.

    Responda
  4. Maria Lopes

    Especialista em meio ambiente dizia na TV esta noite que os focos de fogo indicam que foram intencionais, que é uma lamentável prática dos produtores rurais usar o fogo. Em um um clima seco é uma loucura, mas esse pessoal do agro é muito irracional. E a seca no Cerrado, o fogo no pantanal, sempre nas mesmas fazendas/regiao. O Solimões com pouca água, uma tragédia após a outra e essa gente continua desmatando e queimando? É estu/pidez demais.

    Responda
  5. Gisele Escorel

    quem imaginaria que destruir a mata toda e transformar o entorno inteiro em canaviais causaria incêndios cada vez maiores, né?

    Responda
  6. elcio matos

    Desculpem-me o povo interiorano de São Paulo, mas vocês são os maiores eleitores do Bozo e da direita, então, aguentem firme, pois segundo o mito de vocês esse papo de preservar o meio-ambiente é coisa de ecochato e... comunista.

    Responda
    1. Clayton Ferreira de Lira

      Concordo contigo. O povo ogrorrural que não acredita em mudança climática, tem que sentir na pele as consequências do descaso com a natureza.

  7. Edgar Alves

    Todo esse incêndio é criminoso. Tem que colocar a polícia federal pra investigar pq a polícia de Tarcísio vai encobrir tudo. Isso não é coincidência, é uma ação coordenada. Tem que punir severamente todos os responsáveis por isso.

    Responda
  8. Daniel Pimentel

    Enquanto não invertermos rapidamente o panorama alucinado de derrubar florestas, dragar rios e destruir nosso meio ambiente vamos pagar com dor, sofrimento e muitas mortes.

    Responda
  9. Alexandre Mazak

    Se o [censurado pela Folha] fosse presidente, ia dizer: "E daí, eu não sou bombeiro".

    Responda
  10. Rives Passos

    Cadê o Ricardo Salles? Continua comprando orgânicos para sua família? Eis um grande exemplo de kn..alha

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Chamem o Tarcísio, que vcs elegeram, pra apagar o fogo.

    2. Jose Augusto Baldassari Filho

      Cadê a D. Marina, ela é a ministra da vez.

  11. Bruno Sebastião Neto

    Viva o agro ! Tomara que pegue fogo em todas as suas plantações ,essa gente suja que junto com o grande canalhão do Bolsonaro, promoverão a maior destruição ambiental desde que Brasil è Brasil ,mais o agro é pop ,pilantras !

    Responda
  12. ZUAMY BEZERRA RIBEIRO JUNIOR

    Os Mimios queimando tudo.

    Responda
  13. Luiz Antonio Sypriano

    A população está sendo penalizada, pela ambição do agronegócio, ao destruir a Natureza, para ampliar os seus negócios, assim como os seus ganhos exponencial.

    Responda
  14. HERBERT LUIZ BRAGA FERREIRA

    A conta está chegando. E o preço vai ser muito, muito alto. Agora, é chorar e implorar por misericórdia...

    Responda
  15. marcos fernando dauner

    e em Barretos, continua o crime ambiental de judiação de animais .

    Responda
    1. Waldir Roque Maffei

      Abaixo a festa de peão. Animais livres dos maus tratos

  16. Jose Souza

    Agro é pop. Esse é o preço pela ganância e egoísmo dos grandes proprietários rurais que pagam pouco imposto e se beneficiam de empréstimos privilegiados. E tem gente que aplaude. Convivi um bom tempo com esse pessoal e são todos iguais. Julgam-se pequenos barões, déspotas com atividade de “alto risco “ pela incerteza climática e blá, blá, blá. Até parece que não se escoram nos seguros de safra. Quando eles ganham, ganham e quando “perdem”, a gente paga.

    Responda
  17. Marina Gutierrez

    Consequências ambientais devido aos milhares e milhares de quilômetros com uma monocultura, a cana de açúcar.

    Responda
  18. victor gomes

    O agro é pop. Confia.

    Responda
    1. José Roberto Pereira

      O agro é cof... cof...cof...

  19. Wellington Marques da Silva

    Reações da Natureza Dizem os entendidos que toda ação gera reação! Sendo assim vejo como reação da natureza o preço que se paga pela irresponsabilidade humana. O problema não é somente de ontem (gestão extremista do Bozo). É um programa gerado há décadas. A Europa, América do Norte, Sul e Ásia estão preocupados comércio. Ignoram a natuera.

    Responda
  20. Marcelo Fernandes

    Agro é tudo, não é isso? Taí o resultado. Parabéns aos eleitores do interior de SP. Continuem votando em bolsonaristas e destruindo a natureza. Depois é só ficar dizendo "misericórdia".

    Responda
    1. Miguel Gossn

      Sim, Marina, ninguém que tenha um conhecimento minimamente razoável do assunto (e honestidade) vai dizer que toda essa destruição ambiental começou com o des governo mili ciano. Mas certamente a situação piorou muito a partir de lá. Nenhum governo promoveu tanto o desmonte de órgãos de fiscalização e proteção ambiental quanto o do mico cape tão mili ciano. Nenhum incentivou de forma tão explícita o pessoal do criminoso ogronegócio a desmatar, incendiar etc.

    2. Marina Gutierrez

      Marcelo Fernandes, o descaso com o meio ambiente começou muitas décadas antes da gestão Bolsonaro,mas pode ser que sob o governo dele a situação piorou.

  21. Airton Costa

    Isso é o agro. Acrescentem-se ainda os fungicidas, herbicidas e inseticidas (diga-se venenos).

    Responda
  22. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

    Interior de SP, soberbos, reacionários , negacionistas do clima e de vacinas, avançam com pastos e agricultura para áreas de UC, de reserva, e que passaram a boiada junto com o Sales ministro do Homem das Trevas, estão colhendo é pouco. Ogro é pop Ogro é tecno, Ogro é tudo!!

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      O Rio Grande do Sul, majoritariamente bolsonarista, foi destruído pelas enchentes. Agora o interior de São Paulo, tbem bolsonarista, acuado por fogo. É carma, só pode.

  23. Joao Benedito de Almeida

    Infelizmente sou morador da bela Ribeirão Preto mas é muito triste perceber que nossa linda cidade se transformou num curral de gado. Agora pagamos o preço por tamanha insanidade ideologica.

    Responda
  24. Paulo Cesar Bastos Xavier

    O descaso com o meio ambiente pregado pela extrema direita está cobrando o seu preço no Brasil como todo. A ignorância mata e destrói.

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Não há situação ruim o bastante que a extrema direita não consiga piorar

    2. Maria José de Araujo Costa

      Lenise, todos sabem que a natureza responde às agressões, e que também é muito difícil obedecer aos avisos que ela nos manda e que os especialistas alertam. A conta vem sendo apresentada há anos. Mas é fato que a extrema direita nega veementemente essa lógica. Acham que é coisa de esquerdista. Não é. É realidade.

    3. Paulo Cesar Bastos Xavier

      Podia não estar bom pois sempre há o que melhorar no entanto, a caixa de pandora foi aberta no último governo com ajuda do agro, mineradores e grileiros e isto não tem como negar.

    4. lenise de souza ferreira

      A sorte é que nesses 18 anos quase , de esquerda, tudo estava muito bom , principalmente nestes dois últimos anos .

  25. Jose Augusto Baldassari Filho

    Impossível estes incêndios serem "acidentais" Aconteceram simultaneamente, praticamente ao mesmo tempo, em diversas e importantes regiões agrícolas do Estado de São Paulo. O que aconteceu beira uma ação terrorista. Algumas justificativas vinda de autoridades são ridículas, culpando apenas bituca de cigarro, balões (nesta época) , queima de lixo em terrenos urbanos, mas isto ocorreu somente nesta Sexta-feira, 23/08/27, e tudo ao mesmo tempo? Isto é crime e precisa ser investigado.

    Responda
    1. Jose Augusto Baldassari Filho

      Lendo alguns comentários, quanto aos incêndios ora em curso, vejo uma revelação da maldade, da inveja, das frustações e desequilíbrio de que são capazes alguns, vá lá, humanos. Milhares de vítimas, doentes, feridos, falecimentos, prejudicados e estes infelizes cegos, confundindo tudo e vibrando com esta tragédia.

    2. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Ataque terrorista? Não, a culpa é do agro pop bolsonarista. Liberaram pesticidas a rodo e sempre foram negacionistas do aquecimento global. E tome monocultura de cana e tortura de animais em rodeios, agora chamem o Tarcísio pra apagar o fogo.

    3. Maria José de Araujo Costa

      Não pode ser descartada a ação criminosa. Tem até usina prometendo recompensa financeira a quem denunciar. Mas depois que começou, a secura do ar, os ventos fortes resultantes da mudança, ajudaram a propagar de forma inacreditável.

  26. Joel Pedt Silvestre

    Enorme tristeza a imagem de animais mortos esturricados e toda a destruição nas terras ricas do Estado de SP. O Agro é Pop mesmo!

    Responda
  27. Ladislau Leite de Oliveira

    Será que é só por acidente ?

    Responda
    1. José Roberto Pereira

      Só hoje vi 4 vídeos de incêndios criminosos. Gente paga, sabemos por quem, para fazer esse trabalho sujo.

    2. Marcelo Fernandes

      É evidente que não. Muito provavelmente tem toda uma elite bolsonarista por trás disso, de usineiros a prefeitos. A Polícia Federal precisa investigar, pra ontem.

  28. Jose Roberto X de Oliveira

    Precisamos retirar o poder de ruralistas. Falam tanto em cortar gastos. Que tal cortar esses 500 bi de plano safra? Tudo que for para o exterior eles que paguem. Já são isentos de impostos. Já levam nossos recursos e água na faixa.

    Responda
    1. Waldir Roque Maffei

      Eis que os eleitores dessa região devem escolher candidatos sem ser do agro é pop e do PL . Tem opções...

    2. Ladislau Leite de Oliveira

      Perfeitamente

  29. Werner Guelber

    Em Ribeirão Preto e região??! Que surpresa zero! Os amantes bolsonaristas incondicionais que apoiam a mmmmm na cara deles? Vão ver quem são os causadores desses incêndios mágicos…

    Responda
  30. Rafael Moraes

    Ainda desconfio que esses incêndios foram articulados em redes sociais. Precisa investigar urgentemente.

    Responda
  31. Ricardo Candido de Araujo

    Não aplaudiram os negacionistas? Não votaram nos divulgadores destes? De verdade, só lamento pelos que não fizeram nada disso e também sofrem as consequências de tais escolhas, pois aos demais, bem feito! Infelizmente, não sufocarão até o fim.

    Responda
  32. HELIO PINTOR ROMERO

    DESISTO....PESSOAL DO INTERIOR DE SP ....É PAGA PAU DE RICO....TUDO DE DIREITA...

    Responda
  33. Felipe Macedo

    Vai acreditando que aquecimento global é invenção da esquerda comunista, amiguinho. Ou então apenas uma "agenda globalista" sem importância

    Responda
  34. Wilson Soares

    "Bobagem! Essa estória de desastre climático, queimada, fogo em florestas, dezenas de milhares de animais mortos, rios desaparecendo, etc. é palhaçada de surfista frustrado da zona sul do Rio. Isso nuuuuuunca vai acontecer no Brazzzzziiiiilll! E depois, é só pôr um paninho úmido debaixo da porta que ninguém pega bronquite, enxaqueca, doenças cardiovasculares, câncer ou tumores. O coroné falô, tá falado, eliquintende! E vamo pro rodeio que o que importa nesta terra é boi, gente!"

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      E vamos para Barretos SP, maltratar bois pros "apreciadores" se divertirem e a cidade lucrar.

    2. Rafael Moraes

      Centro sul do brasil não percebe que pode virar deserto no futuro.

    3. Rafael Moraes

      Centro sul do brasil não percebe o risco de virar deserto no futuro. sp pode perder muito na agropecuária.