Opinião > Privatizar Petrobras, Caixa e Banco do Brasil Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximas
É impressionante como a militância petista vem em peso aqui nos comentários. A maioria dasi postagens daqui (e das curtidas) reflete a opinião deles, e não da maior parte dos leitores da Folha.
E onde está a maior parte desses leitores: impedidos de se manifestar ou omissos?
Não sou petista. Compreendo o Brasil de forma diferente do que você. Não existe somente dois lados. O mundo é plural, abra-se para está realidade.
Se manifestem. Defendam suas ideias, mas recomendo trazer ideias atualizadas; as do século passado já estão mofa-das.
A folha com esse texto abjeto desrespeita nós assinantes. Pela mor...
Esse jornal se vendeu pra Faria Lima e não reflete a opinião da esmagadora maioria de seus leitores. Folha, respeite seus assinantes e remova esse editorial de quinta série.
A Folha está certa pois defende os princÃpios Constitucionais da Ordem Econômica: a regra geral é a livre iniciativa! O Estado é um agente normativo e regulador da atividade econômica. A exploração da atividade econômica pelo Estado é a exceção da exceção...(art. 173 da CF)...o resto não passa de "cabide de emprego" tão ao gosto das esquerdas...
Não achei no editorial a etiqueta "conteúdo patrocinado", como prega o Manual da Redação
Rabo preso faria lima
Fui para o estadao
Seis por meia duzia
Saudades do tempo q as 3 ferrovias q cortam Bauru seriam privatizadas e tudo ficaria lindo funcionando perfeitamente pra corrigir o desmonte do tempo da ditadura militar, triste fim, tudo abandonado deteriorando e nos tornado cada dia mais saudosos dos velhos tempos...
Fácil resolver. É só o governo investir 5bilhões e privatizar por 2bilhoes.
Um novo “squizo trombadinha” qualquer na presidência, valendo-se de eleitores massificados, das polianas bestializadas que vagam como balões de hélio perdidos no maravilhoso éter das redes sociais. É tudo que precisamos para tornar essa terra calcinada dominada pelo comunismo estatista em uma verdadeira Cocanha! A pobreza exploraremos, com a pobreza lucraremos, em meio a ossinhos de boi, carcaças de frango, cadeiões brutalizados, igrejas de ódio e preços galopantes.
Parabéns Ygor, de longe o melhor texto do ano! Ainda melhor até do que o editorial em epÃgrafe.
Você descreveu o governo do Bozo meu senhor. Quem tentou dar golpe de Estado, disse que aumentaria o número de vagas do STF, e filas do osso espalhadas pelo Brasil ocorreu no governo anterior. Felizmente você ja está salvo.
O delÃrio alucinado do poeta canastrão , adestrado pelo liberalismo financeiro tacanho , que conduz as reses ignaras que aplaudem o chicote que lhes infingem.
Privatizem tudo. O custo das estatais é gigantesco. O BB já foi quebrado mais de uma vez por conta da administração pública. Foi salvo, claro, com mais dinheiro público. A Caixa é uma caixa preta. A Petrobras está sempre nas manchetes por conta de maracutaias. Por que os polÃticos não querem a privatização? É onde empregam parentes, amigos, companheiros desempregados . Todos com responsabilidade mÃnima e salários fabulosos.
O BB já foi salvo pelo dinheiro público mais de uma vez. Desmentir a realidade é ignorância.
Mentiras suas, Ferreira.
Desinformação e mentira neste post. BB com faturamento superior aos bancos privados e dando contrapartida em dividendos ao governo.
DeverÃamos fazer um boicote geral cancelar a assinatura deste jornal
Estas empresas públicas sempre foram úteis aos polÃticos e aos próprios funcionários, concedendo benesses, aposentadorias irreais para um paÃs pobre, entre muitas outras. Já passou da hora da nossa sociedade corrigir isto. Se forem dadas de graça à iniciativa privada, ainda assim sairÃamos no lucro.
Você mostra que a idiotização de leitores começa a vingar.
Você é burro ou apenas se finge?
Ah, dar de graça a iniciativa privada: tocou no ponto nevrálgico.
Ignorância em estado bruto.
Aposentadoria é validada por lei federal. Ninguém paga acima do permitido. Deixa de ser Marçal!!!
Quanto vale a tecnologia de perfuração em aguas profundas da Petrobras. Mais de quatro kilometros de lamina d'agua . Dá teu preço aÃ.
O Adriano Pires, consultor que quase virou presidente da Petrobras, tem um desejo quase atávico de privatizar a Petrobras. Folha, algum de vocês andou tomando um chopp com esse cidadão? Expliquem aos leitores que esse artigo é balão de ensaio.
Rapaz, quanto será que a Viaqatro e Viamobilidade pagam aos seus acionistas? Para os empregados está bom? Pq pergunto isso? Só de bilhete único ganharam 2 bilhões de reais enquanto o metrô e a CPTM reberam 460 milhões. Detalhe as estatais transportam 3x mais e recebem 4x menos. Artigo escrito pelo Justo VerÃssimo?
A privatização nem sempre foi um sucesso. Vide exemplos como a Vale, que deixou rastro de morte e destruição em Mariana e Brumadinho, e as companhias de abastecimento de água, energia elétrica e transporte, que prestam péssimos serviços em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Aqui no Rio ta uma vergonha. A light nao consegue colocar energia eletrica na Ilha do Governador. Seis meses. A Supervia q trata da malha ferroviaria já faliu tres vezes. Em todas amparada com dinheiro publico. Nem vou falar do dinheiro da privatização da Cedae. O Metrô privatizou só a bilheteria. Cri mes em cima de cr imes
Privatizem e vc verá assim como na Bahia o GLP ser vendido mais caro do Brasil. Me informe por que China não privatizou sua estatal chinesa de petróleo e a Noruega mantém ainda sua estatal . Então quando essas privatizarem eu mudo de opinião. Petrobras é do Brasil. E manteremos assim, não é um editorial manipulado por quem quer ver o inferno que irá me mostrar o diferente.
Finalmente a elite patrimonialista patriarcal não esconde seus objetivos com a próxima eleição presidencial: vender a preço de banana o patrimônio público para se enriquecer ainda mais. Continuarão fazendo o jogo sujo da desinformação, criando seres abjetos como o LaMaçal, no fundo são antidemocráticos.
Acho que o editorial da Folha deveria ser a parte mais importante do jornal. Mas é tipo uma carta anônima. Imagine o leitor ler um artigo do editorial e ser uma matéria paga,ou ideologia. precisa ser transparente. Assina embaixo, assim como eu.
Haja vista a quantidade de comentários gerados,( a maioria contra um editorial raso, sem dados e fundamentação), Será que a ombusman deste jornalzinho se posicionará diante de um editorial tão deslocado das grandes questões do momento?
Pelo "alto nÃvel" das manifestações expostas aqui contra esse prestÃgioso jornal, verdadeiramente a serviço da democracia, o que se vê é muito mais gente preocupada com seus respectivos empregos, do que com os mais lÃdimos interesses nacionais. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Francisco. Sabe por que me recuso a chamar o PT assim e não PEB- Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT ) porque meu pai foi trabalhador, que chegou a chefiar o setor de compras de sua empresa, mas não obstante, lhe faltava salário no fim do mês. Com ele aprendi que todo trabalho deve, sobretudo, servir à sociedade para que esta nos sirva em retorno e não nos servir antes da sociedade. Ficou claro porque o PT é o PEB ?! Namastê!
Preocupar se com o emprego eh legÃtimo. Perfido ou ignaro eh se arvorar em patriota, aquele que consciente ou não defende o liberalismo financeiro, o gen maligno do organismo capitalista.
Andre. Nada mais leviano do que acusar sem provas, ofender por falta de argumentos. Que Deus lhe dê um bom emprego. Saúde, Luz e Paz. E nos ilumine a todos! Abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Marcelo. São esses interesses e aos das empreiteiras a que tem servido o PEB- Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT), que nada fez pelos trabalhadores-nem segundo menos na Jornada de Trabalho como lhes prometido por 30 anos-governou com os maiores juros do mundo e Presidente do Banco Central um banqueiro privado internacional nomeado por Lula. Deu comida para obter votos com o bolsa famÃlia mas não onde fazer cocô, deixando-nos com 100 milhões sem saneamento. Namastê!
O seu Nelso! Que lÃdimo interesse nacional pode ser entregue ao Blackrock, ao banqueiro Daniel Dantas, ou aos campeões de desfalques Lemann, Telles e Sicupira? Vai Kgar no mato seu nelso!
Infelizmente Nelson, as ferramentas dadas pela Folha são muito ruins para te desmascarar e não vou perder tempo em busca de mensagens suas, mas confio na minha memória. Você atacou Lula durante todo o segundo turno das eleições e para isso não era preciso voce jogar confetes para o Usurpador de Joias nas Eleições; quando você opta por atacar um e ser omisso com o outro, você fez sua opção. Vou colar esse texto toda vez que postar essa mentira até que você desista de repeti-la.
João. Você foi treinado no "templo" do PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT), ao raciocÃnio binário de que não sendo a favor do medÃocre pseudolÃder da pseudoesquerda latino americana, o será a Bolsonaro, pois lá na GP pensam da mesma maneira em sentido contrário. Tenho cerca de 17 mil comentários neste site e algumas centenas lá, lhe desafio a encontrar um único aqui e lá no qual tenha defendido Bolsonaro e seu governo. Namastê!
Desde quando você está preocupado com a democracia? Ãvido apoiador do mito no também 'prestigioso" jornal gazeta do povo.
Andre. Creio que você não esteja fingindo não saber que este espaço não seria suficiente para enumerar as iniciativas do PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT) favoráveis as seus interesses de poder e contrárias aos dos mais pobres, como por exemplo, o fato de ter dado comida para obter votos com o bolsa famÃlia, mas não onde fazer cocô, deixando-nos com 100 milhões sem saneamento e ainda se opondo ao Marco Legal do Saneamento que visa corrigir essa distorção. Namastê!
Nelson. Não adianta me desqualificar. Eu te fiz uma pergunta objetiva e você admitiu não ter fundamentos na sua defesa a não ser a infantil tese de que tudo que seja contra os interesses do PT é positivo. Não preciso ser um pseudo intelectual para entender que isso é um comportamento que não merece credibilidade.
Os "cultos" do "Templo" do PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT) muito frequentados por pseudointelectuais frustrados, ensinam que o amor pelo Brasil é ódio e seus seguidores acreditam. Namastê!
Nelson, você acabou de demonstrar que não tem ideias e não tem nada na cabeça além de ódio e ressentimento do PT, e pouco importa os interesses do paÃs. Pelo menos você é corajoso de admiro; outros aqui são apenas viga-ristas mesmo.
Tal qual o Paulo Guedes, que só defende acionistas privados, você deve estar defendendo a gasolina a mais de 7 reais o litro.
André. Aprendi a desenvolver um raciocÃnio a contrário sensu, com a hipocrisia do PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros ((nome fantasia PT) e de seus seguidores. Logo, o que não for favorável a seus interesses certamente o será aos do Brasil e de nosso povo. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Então nos diga Nelson. Qual o interesse atendido do paÃs com essas 3 empresas em mãos privadas? Me parece que você está muito mais preocupado com o emprego das pessoas do que com o interesse do paÃs; o que não surpreende vindo de alguém frustrado. Nemastê.
Que Jesus defenda o patrimônio público, assim como Kamala vai ganhar nos EUA, aqui também vai acontecer um milagre.
Pegou mal esse Editorial.
Lembranças de uma simulação do inferno de uma Petrobras privada. Lucros na casa dos centenas de bilhões, enquanto as pessoas passaram a andar a pé, cozinhavam com madeira e álcool de mercado, a inflamação chegou a 2 dÃgitos, e aqueles que precisavam usar o carro chegaram a pagar 11 reais o litro da gasolina. Se não tivéssemos a caixa, queria ver o mercado financiar imóvel a juros suaves. Banco do Brasil subsidiando o agronegocio com juros suaves. Essas empresas tem suas funções no paÃs.
Juros suaves? Quanto vc paga no cheque especial ou no cartão do BB?
Privatização é boa sim, pois até a empresa pública se tornar rentável o dinheiro sai do bolso do povo e depois, na fase do lucro, este fica com algumas famÃlias apenas. É um ótimo negócio. É sim.
Isso cancele a assinatura. Eu pago todas em dobro. Pode colocar na minha conta.
Pode ficar com a minha na próxima cobrança.
Não tem onde cair morto.
Quem melhor disse sobre o papel do Banco do Brasil e da Caixa Econômica foi Ciro Gomes. Privatização tem que ser com muita cautela e responsabilidade para não deixar o Brasil desprovido de sua soberania. Muita gente quer privatizar tudo, mas quando o setor privado quebra, é o nosso dinheiro que entra para salvar essa burguesia irresponsável e antipatriota.
A sanha do capital demonstrou sua nudez e ausência durante a pandemia no mundo, o que segura essa sanha no Brasil, apesar de alguns problemas, são justamente as Estatais e o controle estatal em algumas áreas. O lucro desenfreado está matando algumas culturas e sociedades, e temos alguns, como Musk e Trump, querendo ser o "Grande Irmão ". E a folha não aprende com a história e com os fatos!
O corretor está certo, este jornal passa pano para a turma da Faria Lima.
Folha e o corretor escreveu toalha...rs
Esqueci a Toalha é privada e sempre se ajoelhou para o Capital e empresariarismo, se esquecendo do desenvolvimento da Nação e de seu povo, e deixando o humanismo em segundo plano. O que vale é só o dinheiro e o rentismo da Faria Lima.
Marco aqui minha posiçao totalmente s favor da privatizaçao
Novidade, né bolsonarista
Aneel foi privatizada pela Dilma. Nada tem com o Estado de São Paulo
Sim. Privatiza que melhora. Pagamos 11 reais no litro da gasolina quando a Petrobras funcionou como empresa privada; isso quando suas refinarias estava funcionando a apenas 60% da capacidade. Folha trata-nos todos como bolsominions. Lamentável.
A privatização das ferrovias foi um enorme sucesso, principalmente se considerarmos o transporte de passageiros. A malha ferroviária aumentou significativamente , está em excelente estado de conservação e não há um único quilômetro inativado ou abandonado. A população saiu ganhando ( contém ironia). Privatizar três empresas estratégicas como as citadas no editorial é um excelente negócio, falta dizer pra quem.
Estamos diante de um recorde do número de comentários. Me dei ao trabalho de ler muitos deles, que para a nossa felicidade eram, na sua grande maioria, contrários à infeliz tese neoliberal entreguista deste decadente jornal. Me parece que esse texto triste compõe a mesma estratégia de ataque ao ministro Alexandre de Moraes visando o retorno do bolsonarismo ao governo, pela memória de grande faturamento e por colocar o povo na fila do osso novamente.
Eh verdade. Eh a revolta dos Barnabés, preguiçosos e sanguessugas do Estado. Seria ate cômico se não fosse trágico .
A FSP perdeu a linha de vez. Uma pena ver um jornal tão importante, se tornar um veÃculo movido apenas a interesses. Lamentável.
Nenhuma citação dos escândalos de má gestão da Vale em Brumadinho e Mariana.. Privatizar a Petrobrás. TerÃamos desenvolvido a tecnologia de extração do Pré-sal com ela privatizada? Jamais.. Privatizar BB e Caixa. Os únicos bancos a oferecer programas de créditos mais populares. Que editorial pobre. Q jornal pobre que não se dá a trabalho de discutir o tema com a profundidade, os prós e do trás que o tema merece. Sem falar na Aneel, uma tragédia que deixa os paulistanos sem luz toda hora
Este tipo de decisão deve ser analisada em um software especÃfico, trazendo os resultados das duas situações, com privatização e sem privatização. Não dá para seguir uma ideologia sem resultado
Na Rússia, empresas estatais servem ao paÃs. No Brasil servem para dar poder e enriquecer grupelhos polÃticos e sindicais.
Na Rússia? Sério? Menos, camarada, menos.
Sim. Nos vimos isso durante o governo do Bozo. A refinaria vendida na Bahia tinha a gasolina mais cara do Brasil e a Petrobras foi utilizada como empresa totalmente privada. No governo atual as refinarias privadas querendo processar a Petrobras por conta da não utilização da paridade internacional, precos de combustÃvel e inflamação comportados e a empresa mantendo excelentes nÃvel de lucratividade. Próxima mentira.
Os donos da Folha estão brincando com o leitores. Só pode ser isso.
Se empresas privadas funcionam assim tao melhor que estatais, pq os privatizadores nao criam sua propria petroleira? Pq nao investem a alta tecnolocia, capacidade de gestao e eficiencia que alegam ter, e criam uma empresa mais lucrativa que a Petrobras? Eh pq tudo que alegam eh mentira. Sao predadores tentando tomar para si, investimento de R$ bilhoes a preco de banada. O escandalo maior eh a Folha estar por tras dessa tentativa de pilhagem. O jornal defende interesses que nao os do Brasil.
Realidade do governo privatista; polÃticas públicas destruÃdas, crises diárias, inflação nas alturas, gasolina a 11 reais, fila do osso. Governo não privatista que transformaria o Brasil em Venezuela em 6 meses e Argentina em 12; leva o paÃs para ser oitava economia do mundo, reconstrói a indústria, recorde de empregos e renda, polÃticas públicas reconstruÃdas, melhores Ãndices macroeconômicos em décadas. Essa é a realidade que a Folha e os soldadinhos da extrema-direita precisarão enfrentar.
Calma, militante...
É preciso admitir que fake News de vocês é muito eficiente; mas vai até quando os fatos do mundo real batem na porta das pessoas. Não adianta vocês espalharem no zap que o sol está brilhando em uma noite de lua cheia e céu estrelado.
Folha de S. Paulo, um jornal a serviço da Faria Lima.
Um jornal de rabo preso com os magnatas e o mercado financeiro.
30 moedas de prata.....
O que precisa é acabar urgentemente com incentivos fiscais a 17 setores empresariais, dinheiro público que serve apenas para deixar empresário mais rico!
Saudade da Folha combativa de outras épocas.
No Brasil não existe privatização. O que existe é uma quadrilha de magnatas que, em conchavo com polÃticos corruptos, tomam para si empresas que valem Bilhões a preço de banana. Peguemos quanto valia a Vale, e por quanto foi vendida, peguem o pré-sal, que teve o preço do barril vendido a.menos se 10 centavos, turma de ladrões. Não é difÃcil supor que parte da mÃdia prepara a opinião pública para futuros ataques dos tubarões
PolÃticos na administração de empresas nunca deu certo, não dá certo e nunca dará certo. Quem acredita no contrário é pelego de partido polÃtico
O bom é empresa gerida pelo Lemann
Ou barnabe. Também tem muitos.
Cada editorial é pior que o outro. Antes lia folha e e tudo nela todos os dias. Hj em dia passo por cima e me pergunto todo dia pq não cancelo.
Eu também te pergunto, porque não cancela logo? Eh chegado em masoquismo?
Alguém esperou anos por um plano de expansão paga por um telefone que nunca chegava ?
Vinicius. Suponho que vc se refere ao governador? Em escala federal é pior ainda.
Isso mesmo. Alguém que nunca fez nada pelo saneamento e agora reclama das concessões?
A folha está vendida
Interesses escusos e má gestão podem ocorrer na iniciativa privada e na pública. Vide escândalo das Americanas, diesel gate na Volks, fraude da Ncap pela Toyota, etc. Lembrando que estatais podem possibilitar avanços soberbos como a exploração do pré sal, o cultivo em terras antes improdutivas, o financiamento de habitação popular, ativos não passÃveis de precificação.
O editorial falou exatamente o que eu queria ouvir. O Estado no lugar que lhe cabe: saude, educação, e segurança. Bravo, Folha!! Não gostou? Assine outro jornal.
A sua candidata à prefeitura pretende entregas as escolas municipais aos colégios privados. Quanto a assinar outro jornal, já cancelei o outro jornalão e este vai só até o próximo mês, infelizmente renovou automático e o palpite do editor só saiu agora.
Provavelmentemente, pelo volume de comentários, está recebendo algum incentivo e provavelmente não se chama VinÃcius Branco, melhor ignorar.
Vinisius branco deve ser bilionario. Defende estado minimo para os outros. Para ele, quer estado maximo, aquele que garanta lucros altissimos e toda vez que exista possibildade de prejuizo que o perdao de dividas seja executado, alem eh claro de emprestimos a juros negativos. Eh por cause de gente assim que o Brasil nao sai do 3o mundo e mantem 9O% da populacao alijada de qualquer possibilade de ascencao economica.
Por que será q a Noruega tem petrolÃfera estatal? Pq o sistema de energia francês é estatal? Pq paÃses europeus estão reestatizando seu sistema de distribuição de água?
Amanhã mesmo estarei cancelando minha assinatura desse jornal sem isenção. TUDO que foi privatizado ficou mais mais caro para o consumidor. O editorial é ridÃculo e não examina as questões e o fato dessas empresas serem lucrativas, só passo que só vemos empresas privadas abrindo falência. Apagões em São Paulo deixando consumidor 30 dias sem luz. A Filha está levando quanto dos privativas?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Privatizar Petrobras, Caixa e Banco do Brasil Voltar
Comente este texto