Opinião > Privatizar Petrobras, Caixa e Banco do Brasil Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Próximas
Editorial raso, esconde todas as obscuridades das privatizações ocorridas no Brasil. Um fato sobre a privatização dos aeroportos, a iniciativa privada só surrupiou os aeroportos rentáveis, enquanto os aeroportos deficitários, estão sob o jugo do Estado. Preços mais baratos e competitivos? Em relação à s refinarias que foram privatizadas, essas vendem o combustÃvel mais caro do paÃs. Esse editorial é uma encomenda do cartel financeiro que dilapida, noite e dia, o patrimônio público.
Por enquanto, vou me limitar a romper a minha assinatura, pois não financio esse tipo de gente.
Sabe, leio sem problemas os editoriais da folha que mesmo divergentes do que penso, se pautam em evidências cientÃficas, números e dados que não podem ser contestados. Por outro lado, muitos editoriais são meros achismo e interesses particulares sendo defendidos sem qualquer embasamento. Este é um exemplo. Tô cansado de gastar 19,90 por mês pra isso, quero informação crÃtica, mas séria! Amanhã cancelo a assinatura e me torno membro do ICL.
Privatizar e deixar de ter controle em empresas como os bancos públicos é realmente dar o galinheiro aos lobos. Como a Folha trabalha para interesses privados, realmente é compreensivo sua opinião. A Petrobrás significa controle e autonomia nacional sobre nossas reservas energéticas. Sou favorável, inclusive, a reestatizaçao da Eletrobrás para voltarmos a ter controle nacional e autonomia energética. Pesquisem se as maiores economias mundiais entregaram ao capital transnacional esses setores!
Quando a Folha conseguir novamente eleger Bolsonaro et caterva, desejo-lhe sorte no seu intento entreguista.
A FSP não se dá por satisfeita em apoiar o TarcÃsio e passar pano pro fasci smo dele. Agora quer também preparar o terreno pra gestão privada do patrimônio público que ele quer promover. Verg onha!
As empresas privadas, visam primeiramente renumerar seus investidores. Já pensou um Petrobras privatizada? Porque vender seu produto, em reais, para os Brasileiros. Se pode ter muito mais lucro, vendendo em dólar, para os estrangeiros?
Porque o setor privado não cria ele mesmo grandes empresas que querem privatizar. Querer o fim do monopólio é uma coisa. Mas esperar o Estado investir e depois que está tudo prontinho, querer comprar a preço de banana e não ter concorrência, já tem outro nome. Assim é realmente mais gostoso.
A Folha está cada dia pior. Os serviços privatizados são uma calamidade. As estradas continuam um lixo. A telefonia é uma vergonha, a quantidade de fios largados nos postes é um grande absurdo, sem falar no sofrimento que a ENEL, Light impõe aos consumidores.Se eu continuar a falar do desastre das privatizações vou levar um tempo interminável de exemplos.
Justificam-se empresas estatais para desenvolver novos setores, como foi no passado a Petrobras ou a CSN. Hoje poderia ser a produção de chips por exemplo. Já esse trio citado pode perfeitamente andar com as próprias pernas. A interferência polÃtica só atrapalha sua gestão.
Hamilton, se trocasse de povo e de polÃticos... mas temos que trabalhar a realidade.
Para isso só precisamos de leis rÃgidas e polÃticos honestos, mas, o povo quer polÃticos honestos?
Faz sentido vender empresas lucrativas? Quando citam exemplos, sempre usam as das telefonicas e bancos estaduais, estas sim não possuÃam sequer condições para existirem, lembrando que eram todas dos estados e não federais. Porque privatizar a Petrobras, a Caixa e o bb se estes contribuem com uma parte imensa da arrecadação, por conta dos dividendos? Sendo que em 2022 os dividendos da Petrobras foram os responsáveis por nosso superavit primario depois de anos.
Folha entreguista. Os interesses da famÃlia frias são opostos aos da população.
Se privatizarem o Banco do Brasil, o agronegócio será generosamente financiado por bancos privados? Acho que a FSP não combinou o editorial com os donos do agroépop. O agro brasileiro é forte graças ao financiamento público. Por que não deixar o financiamento nessa área para os generosos e eficientes bancos privados?
Folha entra na disputa com O Globo do Rio sobre quem pública mais editoriais pagos defendendo privatização da Petrobras. Perguntas para a Folha: Privatização recente das refinarias gerou combustÃvel mais barato na Bahia e Norte do paÃs? Caixa tem hoje também uma função social. Seria melhor o estado pagar para um bancão de sp os serviços prestados ? Privatização da Eletrobras acarretará em energia mais cara ou mais barata para a população?
Até O Globo ( sem os editoriais) está melhor que a Folha.
A Folha indo contra as evidências empÃricas. E demonstrando seu flerte negacionista quando se trata de bajular o capital financeiro. Não existe um paÃs que se desenvolveu sem estatais em ramos estratégicos.
Estupefato com esse panfleto neoliberalóide publicado como editorial, espaço que já foi de tanta credibilidade na Folha de São Paulo que um dia eu conheci. A perda da Folha equivale às perdas da Vale, da Embraer, de Furnas e tantas outras, que empobrecem o patrimônio público e a civilização brasileira.
A PTzada ladra (nos 2 sentidos) mas, ao contrário do que ela pensa, está do lado errado da história..ela é Bozo tb.
É fácil xingar, difÃcil é argumentar.
Criaram o mito da eficiência da iniciativa privada. A iniciativa privada está a interessada em lucro, não em eficiência. Todos os paÃses sérios mantêm empresas públicas em setores estratégicos. Como sempre, a FSP defendendo interesses privados!
Isso mesmo! Basta ver a quantidade de problemas que passamos a ter com a Vale do Rio Doce e suas subsidiárias, depois de sua privatização pelo FHC, cujo governo é tão estimado pela Folha.....
Mais um vez está comprovado que esse jornal é um jornaleco fãs cista gol pista entre guitarra lesa pátria irres possÃvel cri mi no só sa fã do
O próximo tabu a ser derrubado é minha assinatura!
Eu já cancelei do outro jornalão, que agora me liga toda semana, este agora vai só terminar o mês.
A minha já foi pelos ares depois do caso greenwald.
Não Folha, menos. Bem menos…
A ganância do capitalismo é cruel, exemplo de eficiência? Quantos bancos privados faliram, e precisaram de dinheiro público para socorrer os correntista? Ao mesmo tempo, dinheiro público para não deixar outros tantos quebrarem. E olha o exemplo de administração das lojas Americanas. Agora outro exemplo, querendo sugar o dinheiro público no estado de Porto Alegre. O aeroporto Salgado Filho, não é privado? Por que, querer dinheiro público para reconstrução, peça aos bancos privados.
Engraçado como cada um tem sua opinião. Eu, por exemplo, acho que a FSP é mau gerida e devia ser privatizada. A famÃlia proprietária mantinha contas não declaradas no exterior (pra sonegação?) e, no passado, emprestava carros para a ditadura. Pra completar, um jornal que informa mal seus leitores, que dissemina meias verdades, ou mentiras mesmo. Tem que privatizar!
Excelente comentário!!!!
Por um breve momento achei estar lendo o jornal o estado de São Paulo, ou ainda a revista oeste …. Quem é o cidadão de bem que escreveu isto ?
Perfeito!
Exato! E mais: qual paÃs do G7, além dos EUA, segue essa receita privatista da Folha? Depois que este jornal tão querido, histórico, foi vendido para um banco, transformou-se realmente em uma sucursal da Revista Oeste.
Já que a Folha escancarou sua posição ideológica e a que deus serve, pq não pediu o fim do SUS? Sonho do Paulo Guedes e neoliberais? Faltou coragem? Mas não se enganem, o neoliberalismo selvagem corre no sangue deste grupo, alimentado pelo corebusiness rentista lá liderado pelo caixa do PagBank. Q fase trágica da Folha.
A candidata à prefeitura defende entregar as escolas públicas aos colégios privados.
PQP!!! Agora só falta meu time perder à tarde prá acabar ee vez com o meu domingo.
Kkkk pensei a mesma coisa Jorge! Pra piorar sou corintiano! Kkkkkk
Essa história se repete , pois com FHC o editorial foi o mesmo. A Privataria também tem jornal para se manifestar com entes neoliberais na matriz.
Uma coisa o inominável fez certo, acabou com a publicação de balanços nos jornais privados.
A privatização da Sabesp deu certo para os rentistas, como foi o caso da hoje Enel. Para o cidadão, é outro caso. a Folha começa agora a campanha do governador de São Paulo para a presidência.
Eficiência é um fator imperioso isto não se discute,todavia iniciativa privada não está muito predisposta a oferecer isso sem uma fiscalização rigorosa do Estado, algo que não existe(rá) ,paguem para ver, o ideal e reconfigurar a gestão pública.
O problema não é, necessariamente, privatizar; é privatizar com regras frouxas, sem controle firme dessas regras e a preço de banana. As privatizações no Brasil são, frequentemente, como se fossem uma mãe (o Brasil), fazendo negócio com o filho mais querido e mimado (grupo que vai assumir a empresa). A mãe dá tudo que ele quer, do jeito que ele quer, sem pressionar demais pelo pouco que ela pediu em troca.
Segundo Vinicius Mota, a finalidade da dona folha é 'praticar um jornalismo crÃtico –e especialmente crÃtico em relação a quem detém poder': fake comprovado. Dona folha é um jornal que defende com unhas e dentes o ente sagrado 'mercado, o absoluto'; aquele que realmente detém o poder e sequer o Presidente da República pode criticar, sob risco de virar histeria coletiva manipulada por este jornal entreguista que possui compromisso com a especulação$ e não com a notÃcia, a sociedade e a nação.
A refinaria do Amazonas vendida no governo bolsonaro parou de refinar. A refinaria da Bahia está sendo devolvida para a Petrobras. Energia é um setor estratégico, nem sempre o objetivo final é o lucro.
Está sendo devolvida porque querem gasolina a preço de ouro em pó (para pagar as jóias presenteadas).
Já passou do tempo, pois um privatização bem pensada e regulamenta só traz benefÃcios, sem contar que acaba o loteamento polÃtico que tanto mal faz a estas empresas.
Antes de ampliar as privatizações urge reformular as agências reguladoras q devem estar longe das garras dos poderosos de plantão e ainda mais longe dos interesses do poder econômico e que atendam de fato os interesses dos clientes, nós, q afinal somos quem paga a conta.
Rasgou a fantasia este jornaletco que segunda, perdeu o que já não tinha: imparcialidade e vergonha na cara, se colocando como ponta de lança de um projeto que empobreceu o paÃs e enriqueceu os acionistas e banqueiros que manda nesse pasquim.....
Vcs sabem que isso não é opinião né? É amassamento ideológico do neoliberalismo na veia! Engraçado que eles falaram de eficiência mas não citaram Mariana e Brumadinho, "esqueceram" de citar a privatização das elétricas (Enel?), povo? também não entra no texto deles... São "legais" (fui censurado) e Judas do seu próprio povo!
Exato. Querem a eficiência da Vale (Brumadinho e Mariana) e das Americanas (maior roubo da história do paÃs)!
Após após como assinante esse e meu primeiro comentário. E esse editorial está me fazendo cancelar minha assinatura. Parabéns aos envolvidos.
Boa informação que nos deu, vou bloquear o cartão de crédito e deixar eles me ligarem. Não vou perder tempo com ligações que jogam daqui para ali enrolando e cansando para impedir o cancelamento.
Saudades grande amigo. Mas... Pra mim já deu. E não tem como cancelar online. Apenas ligando. Inacreditável.
Calma doutor Thiago.....
Assim do nada essa vontade de privatizar essas três gigantes folha? Humm lá vem coisa por aÃ! A privatização dessas empresas é como a reforma da previdência que vcs venderam cono a última maravilha do mundo, transformaria o paÃs numa SuÃça estamos vendo aà não mudou nada e só quem se prejudicou foi o pobre!
Pelo que estou entendendo destes editoriais, depois de abrir mão de toda a soberania nacional, devemos vender o judiciario também. Esse é um jornal a serviço de que?
Judiciário brasileiro é inútil ao paÃs, somente atende aos endinheirados.
Por mais que existam em teoria bons argumentos para privatizações, no caso dessas três empresas qualquer argumento cai por terra ao analisarmos o lucro estratosférico que todas elas tem. São dezenas de bilhões de reais em lucro todos os anos. Portanto são exemplos justamente do contrário: que empresas públicas são melhores que privadas.
As empresas públicas não tem como sonegar, além do lucro que é mandado para o tesouro, já as privadas sonegam com as bênçãos dos governantes.
Parabéns à Folha. O Estado deve preservar o interesse público sendo regulador, não empresário. Trata-se de um posicionamento mais de centro-direita, que eu também concordo.
Centro-direita?? KKKKKK!
Sim, a Light Rio, após a privatização, é um exemplo de eficiência, com a explosão de bueiros, colisão de bondinhos em Santa Tereza etc. A Supervia, então, nem se fala. Há apenas os empurrões dos funcionários nos passageiros para que viagem como sardinhas nas latas Gomes da Costa. A ferrovia também nunca apresentou colisões com óbitos em seu histórico. Muito bacana mesmo. Milton Friedman desenvolveu a economia chilena com seu neoliberalismo, distribuindo renda aos padrões de paÃses nórdicos.
Privatizar a Folha para que volte a fazer bom jornalismo, que tal??
Parabéns Folha! E obrigado pela diversão proporcionada com a reação viral dos indigentes intelectuais e sanguessugas, que não suportam vislumbrar uma CTPS, mesmo que em futuro ainda distante.
Você demonstra tanto conhecimento de causa que não sabe que os empregados destas empresas são todos contratados em regime de CLT, com os mesmos direitos e deveres de qualquer funcionário da iniciativa privada. Mas entendo agora o motivo se bater palma pra esta ideia: é o ódio com aqueles que estão em empresas renomadas e eficientes que talvez jm certo alguém não tenha conseguido vaga, não é mesmo? É o mesmo ódio daqueles que nunca cursaram uma universidade pública tem pela mesma.
Pronto. Mais um golpe sendo germinado. O apito de cachorro foi dado.
Que golpe cara pálida?
Coincidência que hoje Guedes disse que se candidatará em 26. Brevemente dividirá o espaço da Folha com TarcÃsio, Bozo e Marcal.
Só se for a um lugar na Papuda.
A ganância do capitalismo é cruel, exemplo de eficiência? Quantos bancos privados faliram, e precisaram de dinheiro público para socorrer os correntista? Ao mesmo tempo, dinheiro público para deixarvoutrs tantos quebrarem. E olha o exemplo se administração das lojas Americanas. Agora outro exemplo, querendo sugarvo dinheiro público no estado de Porto Alegre. O aeroporto Salgado Filho, não é privado? Por que, querer dinheiro público para reconstrução, peça aos bancos privados.
Que vergonha, Folha! Querem entregar gratuitamente patrimônio do povo para que os bilionários, fiquem ainda mais bilionários. Querem que o povo pague 10 reais pela gasolina e 200 pelo botijão de gás. Querem que o dinheiro do trabalhador e os financiamentos dos pequenos produtores sejam especulado pelos grandes bancos sanguessugas. Resumindo: querem o povo, novamente, na fila do osso. Por que não pedem logo o desmatamento total da Amazônia para o garimpo ilegal? ou para o tráfico de madeira.
Interessante essa guinada da Folha para a direita que entrega o patrimônio nacional. Quais serão os beneficiários; Shell, Texaco ou BP?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Privatizar Petrobras, Caixa e Banco do Brasil Voltar
Comente este texto