Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Jailson Miranda Monte

    Lembrei-me agora de uma entrevista dada pelo então presidente João B. Figueiredo sobre a privatização da Petrobras. Perguntaram ao então presidente se ele privatizaria a Petrobras. Em resposta disse ao jornalista que se houvesse quem pagasse pelo real valor da empresa, ele a venderia. O que o ditador realmente disse foi o seguinte: não havia na época quem tivesse tal poder de compra. E hoje, há? Ou seria vendida a preço de banana? Até a infame ditadura foi contra isso.

    Responda
  2. Lorena Tiroel

    Este veículo de comunicação não se contentou em passar vergonha com a reportagem contra o STF ? Agora vem produzir desinformação sobre venda (doações ) de estatais? Empresas que são lucrativas e longe estão de má administração como vocês afirmam. Se a Folha deseja uma petrolífera ou um banco, é simples, construa uma refinaria do zero ou abra um banco . Mas é mais fácil pegar a empresa pública.

    Responda
    1. Lorena Tiroel

      Já faz um tempo que a Folha de São Paulo está batendo no Presidente Lula e sua política econômica, defendendo a ilusão do bolsonarismo moderado e atacando o STF que tem garantido ainda a manutenção da democracia. Já não é mais uma postura tendenciosa e imparcial é descaramento mesmo. Vergonha! Será que é porque a atual política econômica tem colocado o país no crescimento e as empresas públicas são rentáveis?

  3. Leila Barbosa

    Matéria paga , Folha?

    Responda
  4. Anna Guimarães

    Editorial infame.Não se envergonham?

    Responda
  5. HARUE FERREIRA

    Petrobras e Banco do Brasil, principalmente, entram em inúmeros rankings de melhores empresas nas suas respectivas áreas e como referência até fora do país. Banco do Brasil é considerado o primeiro ou segundo melhor banco do país, estando milhas a frente da grande maioria dos bancos privados, especialmente em lucratividade. Aí vem a pergunta: é melhor pra quem essa privatização defendida pelo jornal?

    Responda
  6. luis rosa

    Há tempos não lia este folhetim, principalmente depois da campanha iniciada contra o ministro Morais. Cá estou perplexo com este infame editorial tentando mostrar que o melhor para o Brasil será entreguismo de empresas e bancos estratégicos para o desenvolvimento Nacional, que dão lucro ao país, ao capital estrangeiro. Folha, vai pra.... EUA

    Responda
  7. Evandro Botteon

    "Bem sucedida privatizacao " Bem sucedida pro Frias e sua turma, que fizeram excelentes negócios né?

    Responda
  8. PAULO CESAR DE CAMARGO MIRANDA

    Eu só não cancelo a assinatura da folha porque minha esposa gosta da Revista Ilustrada. Pena que não tem como assinar só esse caderno. Lamentável, Folha. Lamentável

    Responda
  9. fabio santos

    Tanto assunto de grande importância para o país avançar e vem com essa matéria tão repetida no passado. O petróleo é nosso. As instituições são riquezas da nação. O que atrasa o país é o volume de dinheiro, nossas riquezas, dinheiro dos contribuintes, é o valor pago em juros e amortizações da DÍVIDA, que nunca foi auditada. São cinco bilhões de reais por dia que foi pago em anos anteriores. Vende nossas riquezas, perde o que tem e paga juros. É preciso ver além do que mais próximo a nossa frente

    Responda
  10. Rives Passos

    Lembro que ano passado essa Folha publicou, durante colapso energia elétrica em SP. Enel reduziu em trinta e sete por cento número de funcionários e dobrou, isso, mesmo dobrou seu lucro.

    Responda
  11. Felipe Araujo Nogueira

    Folha continua reacionária e a favor da burguesia

    Responda
  12. Rives Passos

    Todo tipo de inovação importante foi gerada pelo setor público, via universidades e demais instituições. Internet: Exército dos EUA. Vacinas: Universidades Tecnologia agropecuária: Embrapa. Na Europa estão revertendo privatizações de água e saneamento pq não deu certo. Atividades estratégicas de uma nação soberana deve ficar sob controle público. Água, subsolo, energia, comunicação, banco central, universidades, tecnologia agropecuária. Imaginem em caso de uma guerra. Tiro no pé.

    Responda
    1. Rives Passos

      Ah! Não temos guerra. Miley comprando jatos modernos, Venezuela apoio China e Rússia. Até o Evo ameaçou invadir o Brasil. Parece que estamos "deitados em berço esplêndido". Defendo ideias liberais, mas, com conservador equilíbrio. Sou contra o nacionalismo fascista. Mas, nacionalismo equilibrado mantém a soberania da nação. Desde o "descobrimento" temos entregue o Brasil aos estrangeiros. Os EUA, China e Rússia não fazem isso.

  13. Rives Passos

    Já tentaram privatizar as praias, para montar cassinos, antros de prostituição, jogo, drogas, lavagem de dinheiro, tráfico de armas. O crime organizado ... Bem, a coca cola e a Nestlé pretendiam/pretendem privatizar a água potável, afinal, se gasta muita água no banho. Logo, a água estará melhor cuidada por essas empresas. Na sequência, o oxigênio será privatizado. E aí, serão felizes para sempre.

    Responda
  14. Hélcio Caetano Goulart

    E privatizar também, por que não, Forças Armadas, Polícias Federal e Rodoviária Federal, Polícias Estaduais- Civil e Militar, Guarda Municipal, etc e, depois disso, veremos o Brasil mais rico do que Estados Unidos, China e Rússia, juntos. Não esqueçamos de privatizar também o Agro, já que é pop, os estados e municípios, etc… E aí a FSP ficará feliz, né beleza!

    Responda
  15. Joao Cellos

    Folha de S. Paulo. Um jornal a serviço da elite.

    Responda
  16. Danilo José Martins

    mais do mesmo, proximo, privatizar o ar, que foi descoberto pelos liberais como h2o

    Responda
  17. Vanderlei Nogueira

    PCC - gestão

    Responda
  18. Araguaci Faustino da Silva

    Ótimo editorial. faltou a questão ser colocada de modo certo: A quem interessa empresas estatais? Ao povo é que não é.

    Responda
    1. ale pensador

      Será mesmo? A Sabesp que era S/A dava lucro, agora foi para as mãos de uma empresa que sequer tem experiência com saneamento, a tal da Equatorial, que pertence ao mesmo fundo de investimentos que controla a ENEL, responsável pelos maiores apagões da história de São Paulo, multada em milhões e que até agora não pagou um centavo. Além do lucro as estatais criam inovações e know how como a Petrobras. Quero ver empresa estrangeira controlar petróleo e água nos EUA ou na China.

    2. Marcelo Silva Teixeira

      interessa ao capital estrangeiro que surrupi@ nossas riquezas temos um alto custo de vida devido às privatizações

  19. Ivo Ferreira

    Reafirmo, o BB já foi salvo pelo dinheiro público mais de uma vez. O resto é ignorância.

    Responda
    1. PAULO CESAR DE CAMARGO MIRANDA

      De onde você tirou essa ideia. Do grupinho de whatsapp da sua tia?

    2. Rives Passos

      E pq? Pq dá dinheiro ao agronegócio e não recebe, em grande parte. Pq há muitas fraudes privadas em fiscalização. Pq financia projetos bizarros feitos por grandes do Agro. Precisamos, sim, desprivatizar o Estado. Simples assim.

  20. Otto Nelson

    O arrogante texto travestido de 'o que Folha pensa', mostra o determinismo do mercado em tomar pra si as empresas estatais que dão lucro e alavancam a economia do Brasil. A FSP e mídia brasileira não pensam no bem estar do nosso povo, do contrário traria ao debate a criação de fundos soberanos semelhante aos da Noruega e outros que têm o bem estar do seu povo como meta e não pensamento tacanho em prol da elite financeira do país.

    Responda
  21. Claudio Gomes

    Previsivel a grande maioria dos comentarios, que refletem a base de assinantes da FSP atualmente, vindos da defesa que fez a FSP da democracia e seu combate feroz ao bolsonarismo. Corajoso editorial. Tem uns 2 ai responsaveis por metade dos comentarios. Qual o pais democratico que ainda tem grandes bancos e empresas publicas? Quase nenhum. Por que sera? Aos que falam de elites bilionarias, acham que essa elite prefere a Petrobras publica ou privada? Em que hipotese as elites lucram mais? Pensem.

    Responda
    1. Claudio Gomes

      Ué, vamos privatizar e abrir o monopólio, que eh só do refino e não da produção. Temer começou o processo, venderam duas, e aí? Ai Lula mandou parar tudo, recomprar o que foi vendido. Então, qual sua desculpa agora?

    2. djalma gomez

      Antes q vc me mande cancelar a assinatura da Foice, digo pior q um monopólio estatal é o monopólio privado. Igual ao que foi feito com a privatização do Oleooduto do RJ, em que, com dois anos de aluguel os novos felizes compradores recuperam o capital investido. Privatizar é ótimo pra quem, cara pálida. Contra eventual corrupção, mudemos a s leis e apliquemos com rigor.

    3. Claudio Gomes

      Ve se que vc nao entende de petroleo. O dono das reservas de petroleo é o estado brasileiro,que leiloa os direitos de exploração a quem pagar mais. As vezes a Petrobras ganha, as vezes outras empresas - privadas - ganham. Petrobras nao é dona do petroleo, ela explora, paga royalties ao estado, refina e vende. A tecnologia da Petrobras serve a ela mesma,e está embutido no seu preço de mercado. Por que o estado quer continuar sendo controlador? O que ganha com isso? A função do estado é ter lucro?

    4. ale pensador

      Qual país continental, cedeu suas reservas de água e petróleo a empresas estrangeiras? EUA? CHINA? Canadá? Russia? Se a privatização garantisse capital majoritário de empresa brasileira faria algum sentido. Mas entregar patrimônio lucrativo que gera inovação e tecnologia brasileiras a preço risível para fundos estrangeiros remeterem lucros para suas matrizes é atestado de subdesenvolvimentos. Bancos então ? Por que será que os estatatais são campeões em financiamento de imóveis? Pensem

  22. ANTONIO ROGERIO DA SILVA JULIAO

    Das dez maiores empresas em ativos no mundo seis são estatais nos EUA, China e na Europa. Entre 2000 e 2017 mais de 800 serviços foram reestatizada no mundo. Aqui a elite e o jornalismo do atraso se ocupa de pregar o contrário para se auto favorecer.

    Responda
  23. William Rachid

    Por que o Estado ter empresas é bom ? Ele não deveria concentrar os esforços na Educação, Saúde e Segurança - Pública que precisam de atenção e trabalho intenso ?

    Responda
  24. Raimundo Alvaro Campos de lima

    Este editorial da Folha parece matéria paga,o editorial mais infame que eu já li deste jornal, pior que esse só o da tal Ditabranda

    Responda
    1. Claudio Gomes

      Vc deveria cancelar sua assinatura.

  25. DIRCE MARIA DE JESUS BARBOSA

    Uau !!! Quanta ousadia !!! Independente do mérito do debate, a Folha resolveu entrar de sola com o pé na porta. Impressionante a coragem. Até parece matéria paga...

    Responda
    1. Marcelo Silva Teixeira

      parece não é, e quem pagou é quem está interessado na destruiçã0 do Brasil

  26. Marcelo Silva Teixeira

    No que se transformou esse jornal, porta-voz ativista dos grandes grupos financeiros, mais uma tragédia brasileira. fora entreguistas

    Responda
    1. Claudio Gomes

      Se reclama tanto, e como reclama, pq nao cancela sua assinatura?

  27. Marcelo Silva Teixeira

    Lembranças de uma simulação do inferno de uma Petrobras privada. Lucros na casa dos centenas de bilhões, enquanto as pessoas passaram a andar a pé, cozinhavam com madeira e álcool de mercado, a inflamação chegou a 2 dígitos, e aqueles que precisavam usar o carro chegaram a pagar 11 reais o litro da gasolina.

    Responda
  28. Marcelo Silva Teixeira

    Lamentável esse editorial. Um desservico ao país. Tais empresas são estratégicas ao desenvolvimento nacional, seja gerando tecnologia de ponta, como a Petrobras, seja no atendimento das camadas mais desfavorecidas da nossa sociedade, como a Caixa.

    Responda
  29. Marcelo Silva Teixeira

    Essa Folha e seus colunistas vivem no mundo paralelo. O neoliberalismo, a destruição do estado de bem estar social, o individualismo exacerbado só geraram miséria e desalento. Mas ideologia é assim mesmo, mesmo que o receituário privatista esteja vencido as ideias toscas não.

    Responda
  30. Marcelo Raftopolo

    A Folha quer que o lucro que hj vai para o Estado, seja para bolsos privados. Quem ganha e quem perde com isso? Para quem trabalha a Folha?

    Responda
    1. Leonardo Henning Sodré

      Não apenas bolsos privados. Bolsos privados de empresas estrangeiras.

    2. Marcelo Silva Teixeira

      A f0lha sempre está c0ntra o Brasil

  31. SERGIO VICENTIN

    FSP virou partido político e ja adotou seu candidato preferido. Claro, a FSP pertence a banqueiro.

    Responda
  32. Murilo Belezia

    Vivi para ver um grande jornal que leio desde a juventude ser aniquilado pelos proprietários. Já ouvi falar de compras e fusões empresariais mal sucedidas ou com o propósito de eliminar concorrência e impor outra linha de produtos, mas abater uma empresa familiar de décadas nunca vi. Acho que desta vez nem o Chapolin Colorado nos socorrerá apesar de sua astúcia.

    Responda
  33. Ricardo Andrade

    O jornal está se posicionando sobre a próxima eleição presidencial e mostrando que possui a mesma ideologia do parente e péssimo ator Mário Frias.

    Responda
  34. André Andrade da Cunha

    O que está pôr trás desse Editorial da Folha,a quem interessa.

    Responda
  35. Vilma Inácio

    Excelente! Privatiza já!

    Responda
    1. Claudio Gomes

      Americanas? Foi privatizada? Boa mesmo era a Eletropaulo apagada, a Telebras a linhas valendo 2 mil dolares, certo?

    2. Dagmar Zibas

      Para ter desastres como As Americanas, os crimes ambientais da Vale, os apagões da Enel e no Amapá e as tarifas mais caras do mundo.

  36. Marcelo Magalhães

    Senhora ombudsman, não vais ter como fugir. É record de comentários, sendo a maioria contrário s à tese da folha. Vamos esperar a sua manifestação.

    Responda
    1. Marcelo Silva Teixeira

      exatamente este editorial é crimin0s0

  37. Marcio Carvalho

    Patético editorial. As lojas americanas medidas no maior golpe já visto no brasil e a folha falando que empresas públicas lucrativas são mal geridas. A Petrobras vendeu refinarias no governo bolsonaro e estas estão paradas ou mal administradas. Por que a Folha não publica nada a respeito?

    Responda
    1. Marcelo Silva Teixeira

      este editorial da Folh@ é um absurd0

  38. Rai Giovanni

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  39. Rai Giovanni

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Rai Giovanni

      Então Dagmar me explica porquê vc é outros tantos militantes radicais assinam esse jornal é estão reclamando das reportagens do Gleen? Era para vcs estarem quietos pois não fala do governo Lula, fala do STF e de um ministro que a esquerda tratava como golpista. Quem explica essa mudança?

    2. Dagmar Zibas

      Que falcatruas do PT? A Folha apenas tem tentado minimizar os ótimos números da economia. A esquerda não adotou a Folha como paladino da democracia, nunca. Sp soube que o jornal criticava Bozo pq ele é um neoliberal muito grosseiro, um neoliberal q prejudica a causa. O mito da Folha é o falecido tucanato. As falcatruas dos tucanos sp foram minimizadas no jornal. A esquerda sp soube que é odiada pelo banqueiro Frias, a voz da Faria Lima.

  40. Enildo Meira oliveira

    Lamentável esse editorial. Um desservico ao país. Tais empresas são estratégicas ao desenvolvimento nacional, seja gerando tecnologia de ponta, como a Petrobras, seja no atendimento das camadas mais desfavorecidas da nossa sociedade, como a Caixa.

    Responda
    1. Ricardo Andrade

      Rai Geovani, pessoas cegas como você querem entregar para maus administradores como os das Lojas Americanas empresas que são de todos. Pessoas como você despertam dúvidas: falta inteligência ou sobra perversidade. Certamente, você se encaixa em um dos casos que mencionei.

    2. Rai Giovanni

      Põe na sua cabeça que o governo não tem de se meter com administração de empresas. Olha o passado o prejuízo que causou. Empresa pública quando dá lucro a corrupção come tudo, quando dá prejuízo é o contribuinte que paga.

  41. wilson gomes ferreira gomes

    Que absurdo editorial , as empresas mais lucrativas quer privatizar, lembre -se que tem empresas que depois de privatizada tiveram serviços ruins .

    Responda
  42. lis kogan

    a cara de pau...

    Responda
  43. luiz miranda

    Amanhã mesmo cancelarei minha assinatura deste jornal. Passem bem.

    Responda
    1. Claudio Gomes

      Ja vai tarde. Insista por favor.

    2. Ricardo Andrade

      Eles vão te oferecer assinatura de graça e quase de graça por uns meses.

  44. Carlos Silva

    Estão chamando de tabu mais uma campanha de convencimento da população, como convencer a população de Tokio que Godzilla é um bom gestor. Estão testando a idéia, mas testam tb a nossa paciência. Agora apenas fazendo volume nos comentários, e certamente ajudarei a fazer volume nas ruas.

    Responda
    1. Marcelo Silva Teixeira

      comentário absurd0 e infundad0, sem Estado não há civilização, gostaria que me citassem uma civilização que dominasse a escrita que não tinha um Estado organizado

  45. antonio brito

    Correto Correto Correto

    Responda
  46. Rafael Lopes Azize

    Precisamos intensificar o diálogo pela criação de um sistema público multimodal de transporte, bem gerido, sem fins lucrativos, visando o bem comum e a dinamização da economia. O corrupto sistema privado não é mais suportável por um país que se quer modernizar.

    Responda
    1. Marcelo Silva Teixeira

      exatamente este editorial é crimin0s0, excelente comentário

  47. Paulo Sergio de Souza Moreira

    Concordo plenamente nas privatizações. O estado é um péssimo empresário e quando apresenta grandes prejuízos em suas empresas, cobram da sociedade essa ineficiência e incompetência. A livre concorrência, só traz benefícios para a sociedade. Nas vozes contrárias, infelizmente se encontra um grande número de aproveitadores dessa mamata de cargos indicados.

    Responda
  48. Carlos Jardim

    900 comentários indignados com a sugestão sem contar os que aprovaram a desaprovação!!!Bom editorial!! Faz sentido sim privatizar essas empresas .Se editarem mais 900 nesse teor a idéia prospera! Avante brava fsp!

    Responda
  49. Marcos Gandelsman

    Esperem para ver as consequências da privatização do Sistema Eletrobrás. Estoquem velas e pilhas para lanternas pois pelo menos vão assistir ao caos com alguma iluminação.

    Responda
    1. Eduardo Fabr

      Verdade. Nunca esquecerei que precisamos voltar aos pombos-correio e aos sinais de fumaça quando o sistema Telebrás foi privatizado.

  50. Guilherme Zambrana Toledo

    Interessante, há poucos dias li um artigo na BBC sobre o por quê de países como México e Brasil não conseguirem sair da condição de países de renda média e os dois fatores predominantes são a influência da elite estabelecida e interesses de multinacionais, algo que este meio de comunicação parece defender. O liberalismo, desde a época do Império Britânico, só favoreceu às grandes potências e mesmo assim foi responsável pela maior crise mundial em 1929.

    Responda
    1. Marcelo Silva Teixeira

      exatamente este editorial é crimin0s0 seu comentário é excelente

    2. Dionisio DeBarros

      Vinicius ta fazendo hora extra aqui hoje. Faria lima deve estar pagando bem.

    3. Vinicius Branco

      Saudades do feudalismo, né?