Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rodrigo Ribeiro

    Acho bom começarmos a sair nas ruas contra essa privatização. Os vampiros já saíram de suas tumbas. A Folha de SP é um desses. Privatizar o que dá lucro e manejar o preço da gasolina como? Com conversa de patrão?

    Responda
  2. Carlos Mello

    Nenhum editorial sobre os apagões de energia elétrica na cidade de São Paulo. Será este um processo bem sucedido de privatização? Não vai demorar os problemas com a Sabesb. Memória curta e seletiva.

    Responda
    1. Ebano Machado Piacentini

      Eles acharam uma semana sem faltar luz em SP pra publicar este editorial. O texto devia está pronto em uma gaveta a tempos, mas precisavam achar um domingo sem problemas com Anel ou sem a Vale ter uma barragem rompida. Veja o Bradesco, banco privado, tá uma porcaria, o site é uma vergonha.. Já BB e Caixa tem site e app ótimos e dão crédito mais em conta pois são públicos.

  3. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Esse editorial é uma afronta ao leitor lúcido e crítico, não importa se ele é liberal ou progressista; se é de direita ou de esquerda. É preciso ter responsabilidade e um horizonte de leituras complexas para defender o que esses editores, sem qualquer reflexão, acham que estão defendendo. Que ofensa!

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Ok, mostre por que ficou ofendido ao invés de dar peti.

    2. Ebano Machado Piacentini

      Ao invés de um editorial que um jovem de ensino médio poderia escrever algo tão raso e básico, se o Jornal - tem jornalistas mesmo - quisesse defender a privatizada destas empresas, ao invés de postar fofoca de política diariamente, deveria dedicar meses de debate diário com prós e contras de cada empresa privatizada

  4. luiz lima

    Texto disseminador de fake news. A Petrobras, Caixa e Banco do Brasil nao são empresas que dãoprejuízo; ao contrário, são exemplo de alta lucratividade, eficiência e retorno sobre o capital próprio. As três empresas devolvem dezenas de bilhões de reais em dividendos ao Tesouro Nacional. Portanto, há uma inverdade tenebrosa no texto da Folha, recheado de má fé, desinformação e cunho ideológico que só se explica num ano de eleições. Este Jornal é apenas um espaço de campanha da extrema direita.

    Responda
  5. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Esse editorial é uma afronta ao eleitor lúcido e crítico, não importa se ele é liberal ou progressista; se é de direita ou de esquerda. É preciso ter responsabilidade e um horizonte de leituras complexas para defender o que esses editores, sem qualquer reflexão, acham que estão defendendo. Que ofensa!

    Responda
  6. Carlos Sotomayor

    Esqueceram do Bacen... A folha a procura de um Milei para chamar de seu... Será o "moderado" Tarcísio? Os resultados do paroxismo do neoliberalismo, indicadores sociais compatíveis com guerra civil, são visíveis na Argentina

    Responda
  7. Evandro Botteon

    Alô Frias, q tal um editorial sobre as queimadas criminosas q aconteceram a pouco? Queimadas em canaviais e tantos outros focos. E por falar em canavial... prezado Frias, q tal mamar um canavial de rolinhas, privatizadas? Já q vcs, do mercado, gostam tanto.

    Responda
  8. Eduardo Freitas

    Se o editorial da Folha desagradou os vermelhos parasitas de cargos públicos é porque a opinião é correta. Parabéns.

    Responda
    1. Samuel Fagundes

      Parasitas de cargos públicos, tal qual a famiglia de band!dos milicianos, que nunca fizeram nada na vida, exceto motociatas, andar de jet-ski e comprar 51 imóveis em dinheiro vivo?

  9. celio caus junior

    Segundo a folha, a solução é alugar o Brasil.

    Responda
    1. Hamilton Magalhaes

      Nós vamos pagar, quem não vai é quem vai alugar, ou ganhar, porque comprar não vai.

    2. Thiago Cury Ribeiro da Silva

      mas não vamos pagar nada

  10. Mario Odir da Silva Lima Silva Lima

    A vergonha alheia chamada Folha de S.Paulo esquece de contar, quando lista as estatais já privatizadas, as vendas e os valores a preços de banana a começar pela Vale do Rio Doce e por último as refinarias, dadas por 1/3 do valor de mercado à Arábia Saudita. Alô Folha, faça um editorial dessas lambanças sem esquecer de explicar o porquê de tantas jóias presenteadas ao Bolsonaro. Folha entreguista do patrimônio nacional. E já adianto, logo serei ex-assinante.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Logo? Porque não vai ja?

  11. Elizabeth Lima

    Folha de São Paulo vem caminhando em passos largos e rápidos à extrema direita, ao neoliberalismo selvagem... Triste jornal!

    Responda
  12. stenio miranda

    bateu uma saudade do guedes, folha?

    Responda
  13. Lis P Junqueira Safra

    Melhor privatizar antes de quebrar novamente.

    Responda
    1. josé SOARES

      Olha quem apoia : Safra, óbvio. E pior que acompanhada de tolos da classe média.

  14. José Antônio

    Antes ou depois da estatização do ´Grande de mais para quebrar`?

    Responda
  15. Murilo Belezia

    Marchinha de Carnaval: Se banqueiro fosse sincero, ôôôô Aurora, Pegava o dinheiro do cliente, E o torrava comprando A Folha ( Valei-me, são J.Carlos) E se a Folha fosse privatizada para voltar a fornecer jornalismo de qualidade?:

    Responda
  16. LUIZ SERGIO CANARIO

    A Folha hoje é uma pequena parte de um conglomerado financeiro. Não mais nenhum compromisso além de defender os interesses do seu verdadeiro dono, o mercado financeiro. A família Frias perdeu faz muito a aura de "imprensa", hoje é um conglomerado financeiro.

    Responda
    1. Carlos Mello

      E nenhuma palavra sobre a desoneração, essa sim estapafúrdia que a FSP usa, abusa e neste caso o estado é ótimo.

  17. Maria Lopes

    Já compraram a Sabesp a troco de banana. Cotada em bolsa, bem administrada, mais de noventa por cento de cobertura de esgoto. Lucrativa para o estado. A Folha aliou-se ao que há de pior no país. Melhor O Globo, o Valor, e até o Estadão. Alexandre de Moraes está com a razão. Barroso é um banana, Pacheco só tem tamanho, é um medíocre, e Lira é uma excrementísso deputado, na feliz síntese do felipe neto. E o povao? Alheio. O agro queimando a terra e nossos pulmões. O país está indo para o buraco.

    Responda
  18. João Gabriel de Oliveira Fernandes

    Com todo respeito ao editorial da Folha de S. Paulo, mas seria interessante apresentar dados para sustentar os argumentos. O editorial, hoje, quis vencer mais na força do gogó e da retórica. Até onde me costa, a Caixa apresentou uma alta de 27,3% no lucro recorrente. Não me parece o exemplo de uma estatal deficitária e mal administrada. Em 2023, a Petrobras foi a 4º petroleira mais lucrativa do MUNDO. De novo, onde está a ineficiência? É só privatização pela privatização agora?!

    Responda
  19. Helene Medeiros

    Vejo que a maioria dos ilustres leitores desse forum sentem aversäo pelo capital (dinheiro). Como financiar o social sem capital? Na época de Moisés o mana caia do céu e além disso havia pouca gente e ninguém ia exigir aposentadoria na velhice.

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Tola e crédula? Ou só dissimulada?

    2. BRAULIO S ALVES FERNAN

      Como você consegue ser tão superficial, mulher?

    3. Jose Roberto X de Oliveira

      Quando vier o arrebatamento o pessoal com muito capital será levado primeiro aos céus acredite. Torcendo pela senhora.

    4. Maria Lopes

      Que boba.

  20. Samuel Silva

    Nao basta ser jornalista! Tem que viver em uma realidade paralela né? Veja o exemplo da Cedae no RJ, que era lucrativa para o governo, privatizada pelo Governador Castro, a pouco, o lucro evaporou e o serviço caiu vertiginosamente, com as concessionárias infringindo seguidas faltas de água semanais aos moradores, que pagam contas cada vez mais altas, pelo ar que sai das torneiras. Quem paga a Folha pra este tipo de Editorial?

    Responda
    1. Edson Nogueira

      Os mesmos grupos que irão depois, nos forjados e pré negociados leilões, arrematar esses bancos públicos por ninharias. Aos quais, provavelmente, o grupo financeiro desse pseudo jornal irá se juntar, futuramente. Querem um banco lucrativo e bem administrado, como BB e Caixa, tentem criar um. Não roubá-los da população.

  21. Marco Diotaiuti

    Se os leitores estão descontentes, é só cancelar a assinatura.

    Responda
    1. Marco Diotaiuti

      Vamos de novo: André, está nervoso? Está com problemas ? Qual a relação entre quem está descontente , passar a assinar outro jornal, com obscenidades? Eu já cancelei um monte de vezes mas a folha não aceita. Me dá 6 meses grátis, pelo menos ainda tem o Conrado, o Simão. Quando começa a cobrar , cancelo de novo. E estou pouco me phoo dendo pra bolsonarista.

    2. Andre Moraes

      E deixar voces falando suas obscenidades sozinhos. Não: nem todos tem o cérebro capturado como o senhor; tem gente que ainda se salva.

    3. josé SOARES

      És parente dos Frias ou um daqueles que dispõe de mais de dez milhões para aplicar em fundos exclusivos?

    4. Marco Diotaiuti

      Você está nervosa? Tá com problemas? O que tem a ver uma coisa com outra?

    5. Maria Lopes

      E se vc só gosta de lambe-botas, não amole os que têm opinões próprias. Vc tem? Mostre.

  22. Adelmo Cavalcanti Lapa Neto

    Essas três empresas dão prejuízos? A CEF tem um compromisso social com moradia e saneamento que nenhum oitro banco teria e é lucrativa, o BB, o mesmo, super lucrativo, com uma linha de crédito importante para o agro. A Petrobrás é estratégica para a produção de combustíveis e de fertilizantes, imprecindíveis no início do conflito Rússia x Ucrânia, onde a escassez foi preocupante para o nosso agronegócio. Estado mínimo só para pobres. As Americanas precisou, o Estado Máximo estava lá pra socorre

    Responda
    1. Ebano Machado Piacentini

      As três empresas já tem boa parte do capital na mão de acionistas na bolsa de valores. Já são um modelo de capital misto, mas em que o Estado mantém maioria acionária obviamente por ser estratégico um país do tamanho do Brasil ter empresas em que os interesses da nação e população importam. Nosso crédito já é caríssimo, imagina privatizando caixa e BB ..

    2. Vinicius Branco

      Socorreu quem, cara pálida?

  23. Marcio de Souza-Santos

    Para ler algo desse tipo, eu teria assinado o Estadão. É melhor a Folha vender seu patrimônio ao citado jornal. Eu corto minha assinatura.

    Responda
  24. Carlos Aliaga

    Que piada de mal gosto Folha, "bem sucedido programa" kkkkkkkkk

    Responda
    1. Andre Moraes

      Ele esqueceu de dizer pra quem foi bem sucedido. Pro bolso deles:

    2. antonio lopes

      Eles devem esta se referindo a Enel por exemplo! kkkk

  25. Osvaldo Bertolino

    Até onde vai a ousadia da ditadura neoliberal!

    Responda
  26. Dagmar Zibas

    Céus! Folha cada dia mais voz do mercado. Que vergonha! Há privatizações que se justificam. Outras são roubos lesa-patria. Eleiltobras é um escândalo. Setor de energia privatizado com apagões, tarifas altíssimas. Energia é estratégica para o pais. Nas mãos de estrangeiros é um perigo. Vale deve os desastres ambientais mais perversos do país. Petrobras é patrimônio lucrativo e motor de desenvolvimento de outros setores nacionais. Não adianta gritar Folha. Enquanto estivermos aqui, não passarão

    Responda
  27. Vanderlei Nogueira

    Se as empresas já têm a missão, visão e objetivos, por que a indicação de gestores pelo governo, ninguém percebeu isso? Só eu?

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Dagmar, aparelhamento deu e dá prejuízo. O governo deveria se contentar com seus dividendos e só.

    2. Dagmar Zibas

      Missão e visão da iniciativa privada é lucro imediato para os acionistas. O povo que se lasque. Só vc não percebeu isso.

  28. Martha Tristão

    Sinceramente, não sei aonde esse editorial tirou isso; de que a maioria dos brasileiros é a favor da privatização de servicos essenciais à população. O editorial se esqueceu também de dizer os serviços que a caixa econômica presta aos mais pobres, daqui a pouco estão defendendo a privatização da educação! E ainda acaba com o funcionalismo público e escancara seus interesses privatistas, me poupem!

    Responda
    1. Vinicius Branco

      A CEF foi entregue ao Centrão, sabia?

    2. Edson Nogueira

      Infelizmente, a pandemia de Covid ainda não foi suficiente. Somente quatro anos depois e a ganância volta a carga total. Na mira, agora, os bancos públicos. Depois, serão a educação e as aposentadorias.

  29. Hercilio Silva

    Alguém no jornal teve um pesadelo e resolveu publicar isso. Deve ser pra lembrar, o jornal é neoliberal de carteirinha apesar de alguns colunistas independentes. Quem não lembra do editorial editado né.

    Responda
  30. Luiz Claudio Costa

    Privatizar o que é factível de fiscalizar de forma independente, não ter sócio estatal e privado na mesma empresa, como a Vale (elogiada aqui), uma pseudoprivatizada, que uniu o pior dos dois lados. Ela tem sede em paraíso fiscal, monopoliza e trava as suas concessões ferroviárias, faz barragens a montante, de menor custo, mostradas de alto risco para as vizinhanças sob a bênção dos órgãos fiscalizadores. A discussão não é privatizar ou não, é COMO privatizar e como melhor GERIR o bem estatal.

    Responda
  31. eliete della santina

    Concessões boas e más que se perpetuam, agências reguladoras inoperantes, serviços essenciais - como energia elétrica - precários e, movendo os cordões, os mesmos políticos que tentam controlar as estatais . Se for bom e eficiente, que tal privatizar as Forças Armadas?

    Responda
  32. Vanderlei Nogueira

    As Três empresas superavitárias fornecem um resultado X para o governo, Com a privatização qual será o resultado, cadê os estudos ?

    Responda
    1. Vanderlei Nogueira

      O principal problema das estatais está na gestão que é indicada pelo governo e planejada pelo Congresso, acredito que querem dizer reformar o congresso, isso?

  33. Emerson dos Santos

    É impressionante a desfaçatez do jornal. Ser contra às privatizações é ideológico. Ser a favor é modernizar o Estado. Bem, poderíamos falar também em abrir o mercado de notícias, para melhorar a concorrência, já que hoje é concentrado nas mãos pouquíssimas famílias. E regulamentar, não é censura, apenas criar regras honestas de mercado como combater a concentração. O que a Folha acha?!

    Responda
  34. Ivan Cunha

    Flagrante ameaça aos bens públicos, a serviço do capital especulativo que só produz destruição. Quem deverá estar por trás desse tipo de artigo? Certamente, ninguém que represente o povo brasileiro e seus interesses.

    Responda
  35. LUIZ SAMPAIO

    Ahhh Folha, Folha, porque não te calas???

    Responda
  36. RICARDO ROMANELLI FILHO

    O sucesso das privatizações no Brasil recomenda que até a folha seja privatizada.

    Responda
  37. Helio Costa

    Cadê os contrapontos dos problemas causados pela privatização. Contar que só o supostado lado bom é marca de um editorial fraco e sem argumentos. Engraçado tratando-se de um jornal. É justo defender seu ponto de vista, mas traga mitigadores pros malefícios bem conhecidos.

    Responda
    1. Edson Nogueira

      Terceirizou, por total incapacidade de fazê-lo.

    2. Andre Moraes

      Ironicamente ela terceirizou isso aos assinantes. Uma passada pelos comentários e verá excelentes exposições ao contraditório.

  38. Andre Moraes

    Bom ver que muitos assinantes reconhecem o caminho que a Folha já não faz questão de esconder. O jornal hoje está loteado e os editoriais foram alugados ou vendidos para o mercado financeiro e grupos econômicos.. Quanto a fonte de receitas dos assinantes, ela é tão ridiculamente pequena frente as outras, que não liga para nos perder.; o número de assinantes já não é mais um indicador de valor do espaço no jornal, visto a capilaridade de chegada da notícia ou panfletagem nas redes sociais.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      E vc vai ficar remando contra a mare? Heroic loser?

  39. MARCO ANTONIO POLISELI

    Vai deixar os petebas daqui revoltados hein

    Responda
    1. Emilio do Amaral Vergueiro Junior

      MARCO ANTONIO POLISELI, se ela fala por ti, é porque você não faz parte dos milhares de brasileiros a que me refiro! Aproveite e leve ela para casa!

    2. Miguel Gossn

      Ô Poliseli, tem uma gigante estatal chinesa (pergunte aos chinas se eles a entregam ao primeiro pi careta que aparecer) no setor de agronegócios arrendando um monte de terras por aqui. Pergunte a eles se eles entregam o seu cada vez mais bem sucedido programa especial ao Elão Moska.

    3. Wilson Luiz Antonio

      E as estatais chinesas, norueguesas e árabes alegrinhas, né, “patriota”?

  40. Diego Cruz

    Tá aí a ENEL pra não deixar a Folha mentir. Vc paga mais e fica no escuro!!!

    Responda
  41. Alexandre Missael Kozerski

    O título da manchete é o que a Folha supostamente pensa. O que a Folha realmente quer é o aumento de publicidade dessas empresas em seu jornal.

    Responda
  42. João Leite Leite

    Privatização só teria sentido se o valor arrecadado com a venda da empresa fosse investido na construção de industrias para produzir aquilo que que o Brasil não produz.

    Responda
  43. Angelo Guilherme Grassi Scomazzon

    Só a Embrapa é é boa?! Hum?! Será que o pop, o tudo, está investindo na Folha? Será que a soja já tomou conta da redação também?

    Responda
    1. Edson Nogueira

      Bem isso. Não mexam somente na Embrapa, pois precisamos que o Governo continue colocando muita grana nela, para nos beneficiar. Já o BB, a gente negocia uma espécie de cisão, com a parte que nos interessa, que é a dos subsídios federais, sejam mantidos pelo Governo e a parte financeira, doada ao Sr. Mercado. Assinado : Agronegócio

  44. Juliano Cappi

    É impressionante a estupidez da folha de São Paulo. Esse editorial parece estar uns 300 anos atrasado. A Folha está na revolução industrial ainda. Kkkkkkq

    Responda
  45. Maurício Fujiyama

    Resta perguntar: programa de privatização bem sucedido para quem??? Tarifas elevadíssimas, apagões, péssimo serviço...

    Responda
    1. eliete della santina

      E as Agências Reguladoras, qual atende as demandas da população? Editorial irresponsável e capenga da FSP

  46. Selma Silva Leite Flores

    Nossa! A Folha a serviço do que há de pior, fazendo jogralzinho com a extrema-direita! Apesar de momentos vergonhosos no passado, nunca se viu algo assim, tão escancarado como essa 'nova' Folha!

    Responda
  47. Guilherme Daroit

    Nem precisaria do nome do jornal pra perceber que a Folha é de São Paulo.

    Responda
  48. Emilio do Amaral Vergueiro Junior

    A FSP mostrando quem sempre foi! Incrível ela se aproveitar deste espaço para tamanha vergonha! Ainda bem que vocês não falam por mim e nem por milhares de brasileiros!!

    Responda
    1. MARCO ANTONIO POLISELI

      Fala por mim

  49. João Leite Leite

    Programa bem sucedido de desestatização? Onde está o dinheiro das empresas que foram privatizadas? O que a gente vê é só empobrecimento do país e do povo. As empresas vão e o os políticos ficam de chapéu na mão implorando que o setor privado industrializem o país. Pra que eles vão gastar bilhões para formar uma grande empresas? Ficar 10 anos gastando bilhões se podem comprar uma estatal lucrativa já gerando lucros? Quem ganha com as privatizações são os barões. O país só perde.

    Responda
  50. Marcos Benedetti

    O Estado brasileiro deveria se concentrar em fornecer bons serviços em Saúde, Educação e Segurança. O restante não deveria ser papel dele. Corajosa e realista a posição dessa Folha. Agora, impressionante a quantidade de funcionários públicos que escrevem aqui neste espaço. Ameaçam deixar a assinatura, mas na hora H.... Mais coragem pessoal.

    Responda
    1. Hamilton Magalhaes

      A sua candidata a prefeitura defende entregar as escolas municipais para os donos dos colégios privados.

    2. Marcio de Souza-Santos

      No caso da Petrobras, não há capital nacional que poderia absorver a empresa. Ela deve ser gerida como um bloco, caso contrário seria tomada pelos capitais internacionais e os dividendos seriam enviados para o exterior. Quem serão os grandes beneficiários; Shell, Texaco ou BP?

    3. Juliano Cappi

      Impressionante sua ignorância. Sem bancos públicos como o estado vai gerir os programas sociais, FGTS atuar na liquidez, compra de dólares e por aí vai? Criar outra empresa pública?