Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Joao Carlos Felicio de Oliveira

    Ah "foia", você cansa. Tá cada vez pior. Por que você não fala que a Petrobrás é uma empresa lucrativa, que dá dinheiro para o governo, de centro, de direita ou de esquerda ? Em dezembro - que está chegando - não adianta implorar para eu continuar assinante pagando $ 1,90 por mês. Sim, eu pago $ 1,90 para ler essas asneiras. Senhor Frias deve estar querendo ganhar algum dinheiro com privatização, só pode.

    Responda
    1. Claudio Gomes

      Hum, esqueceu que PT e Dilma quase quebraram a empresa, acao foi a 3 reais, divida de 300 bilhoes? Pode cancelar, pq nao cancela? Cancela ja!

  2. Helio Marci De Oliveira

    A Petrobras é motor de desenvolvimento para o Brasil. Empresa estratégica, setor estratégico. Desde a era FHC, o Brasil segue essa lógica de privatização, concentrando dinheiro e poder em pequenos grupos.

    Responda
    1. Claudio Gomes

      Engracado o comentario, as elites adoram a Petrobras publica, pois ai a corrupcao corre solta. Se fosse privada a corrupcao seria maior ou menor?

    2. Vinicius Branco

      Lembra do Petrolao? Esse nome não te diz nada?

  3. Marcos Gandelsman

    É uma total falta de compromisso com o país. Parece que nem olham como as coisas funcionam nos EUA e UE. O único compromisso é com o capital financeiro.

    Responda
  4. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Será que a Folha tem consideração pelo pensamento de seus assinantes?

    Responda
  5. Dionisio DeBarros

    Isso que a Folha quer nao eh capitalismo. Isso eh Feudalismo. Querem todas as riquesas do Brasil nas maos de poucos bilionarios. Nao importa que nunca tenham dado um unico centavo para desenvolve-las.

    Responda
  6. Alexandre Missael Kozerski

    A Folha deve ter sido hackeada: defender a privatização de empresas eficientes, lucrativas e que cumprem com eficiência uma função estratégica para o desenvolvimento do país e melhoria da vida das pessoas só pode ser um devaneio, uma invasão hacker ou um editorial muito bem pago por aqueles que desejam se apropriar dessas empresas.

    Responda
    1. Rai Giovanni

      O petrolão pra vc é só uma narrativa né?

  7. LUIZ MENDES

    Uma pergunta a empresa de midia que edita o jornal, consegue ter lucros operacionais ou necessita dos ganhos de tesouraria, provenientes dos juros dos títulos da dívida pública, o que explicaria a eterna criação de subterfúgios para defender os juros nas alturas? A emrpesa se sustenta se deixar de ser subsidiada pelos juros dos títulos e pela desoneração da folha de pagamento que tanto defende e não explica que se benefia dela?

    Responda
  8. LUIZ MENDES

    Risivel o editorial, ainda mais quando fala de má gestão, ou é cinismo ou o editorialista veio de outro planeta exemplos: Onde estava quando a Vale, primada, subornou os técnicos alemães que inspecionavam a barragens? E matou centenas de pessoas e causou danos ao meio ambiente. Estava de férias na lua, quando os 3G, incensados nas hostes liberais, surrupiaram o dinheiro da americanas, mais uma privada. Do que editorialista acha da administração da 123 miilhas? Administração de sucesso??

    Responda
  9. Cleomar Ribeiro

    ...o agro é privatizado mas mama nos cofres públicos do Estado, a Petrobrás é capturada pelas lideranças dos partidos políticos, o BB é capturado pelos anhangueras-agro e lideranças de partidos e bancos anoes, a Caixa é capturada pelos anhangueras de ocupação de terras urbanas e rurais. Estas futuras privatizações serão doações para as mesmas lideranças capturadas das estatais e agências reguladoras!!! ...

    Responda
  10. Saulo Renan

    Não se preocupem não, isso jamais ocorrerá. ENTREGUISTAS desgraçados.

    Responda
  11. eusebio luis pinto neto

    Esse espírito entreguista da nossa “elite” sem pátria, contando com os portas vozes de plantão, a mídia entreguista. Setores, que lá fora são estatais, aqui querem vender a preço de banana para satisfazer a gana do rentismo parasitário e explorar o povo com juros autos. São os mesmos que entregou seu povo para ser mortos nos porões da ditadura.

    Responda
  12. Alexandre Lemos

    Todo dia saem de casa um malandro da Faria Lima e um mané da periferia, quando se encontram em um mesmo voto dá negócio.

    Responda
    1. Marcelo Silva Teixeira

      Alexandre Lemos, simples e ótimo comentário

  13. Carlos Silva

    Chocado e enojado com esse editorial. Essas empresas merecem nosso carinho e apreço. Espero que o povo não permite esse desmonte.

    Responda
  14. Robert Feliz

    Hahahaha. Não entraremos nessa Frias. Tá de olho no nosso trilhão, sai fora!

    Responda
  15. Dartagnan Santos

    Depois da entrevista com Steve Banon, esse editorial. Tenho vergonha de ter assinado a Folha até esta data.

    Responda
  16. Bruno Carlos Hayata

    Depois de muitos anos assinante, meio que cansei. Gosto do app, do layout, da diversidade de colunistas, mas de verdade não é o tipo de conteúdo que eu estou buscando. Vou é tarde!

    Responda
    1. LUIZ MENDES

      Vai não, vamos montar uma barricada aqui.

  17. Wagner Moreira

    Espero que a folha tenha sido hackeada por um adolescente iniciado em macroeconomia. Não é possível...

    Responda
  18. Marcos Medeiros

    F e a extrema-direita lutando para destruir o país.

    Responda
  19. Carlos Rogerio Camargo

    No que se transformou esse jornal, porta-voz ativista dos grandes grupos financeiros, mais uma tragédia tupiniquim.

    Responda
  20. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Na crise, buscando fugir dos riscos inerentes àos investimentos de retorno no longo prazo, a burguesia(parte dela) investe contra o patrimônio do Estado, construído com sacrifício de todos, se transforma em prêmio para espertos e seus porta vozes, poucos ganham, muitos perdem !

    Responda
  21. alencar pecci

    Boa matéria

    Responda
    1. José Bueno

      Boa matéria são os comentários da maioria dos leitores, mostrando como um grupelho de predadores selvagens da nação está tentando abocanhar para seus interesses o que está está servindo aos interesses do povo brasileiro.

    2. Marcelo Silva

      Só se for boa para os bilionários... vc é um deles? Ou só mais um patriot ário?

  22. Helio Anderson Duarte

    Gostaria que a FSP falasse dos casos de insucessos na privatizacao: veja o transporte publico das capitais, por exemplo. O setor ferroviario foi realizado de forma a criar um monopolio que inibe o crescimento do setor. Cidades com sistema privado de distribuicao de agua e com custo mais alto e de qualidade questionavel. Sao Paulo ficou com partes da cidade sem luz e nem um aviso ou explicacao do que aconteceu foi dado! Qual o país que deixa a energia, o transporte e a educacao em maos privadas?

    Responda
    1. Marcelo Silva Teixeira

      exatamente este editorial é crimin0s0, excelente comentário precisamos de nos unir contra o entreguismo

    2. José Bueno

      Pedir imparcialidade é pedir demais para a porta voz da extrema direita.

  23. Andre Moraes

    Esse famigerado editorial que infelizmente nem tem assinatura, não sabemos como surgiu, acontece no mesmo momento em que a Folha faz panfletagem para a extrema-direita e Guedes anuncia que quer ser o candidato da direita em 26. Que tragédia! Confesso que me sinto mal de pagar por isso; mas me sentiria pior vendo editoria, colunistas e a a turba das trevas disseminando desinformação aqui e eu não poder combatê-los.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Andre eh o único que conhece editorial com assinatura. Incapaz de entender que quem redige eh um profissional pago para isso, não necessariamente alinhado com a posição do jornal, que eh definida pelos controladores. Alem de não entender de politica, também não entende de jornalismo, mas se julga professor de tudo. So passa vergonha.

    2. Andre Moraes

      Vinicius, você entende muito pouco do que você fala. Você é um papagaio. Em uma outra mensagem te expliquei pacientemente tudo aquilo que você perguntou por não compreender. Agora me acusa de ser contra meritocracia; de apoiador da revolução cultural de Mao, por ter criticado um texto da Folha fora de propósito no momento em que vivemos; não sugeri censura e expurgo. Se desintoxica. Você briga contra inimigos imaginários.

    3. Vinicius Branco

      Mais um contra a meritocracia, a produtividade e a livre concorrência. Quer a volta as trevas e ao atraso. Parece ter saudade do feudalismo, da época em que juro era pecado, e tudo ficava na mão da realeza, da nobreza e da igrejaOu sera que quer uma revolução cultural aqui, ao estilo Mao?

    4. LUIZ MENDES

      André, esse foi encomenda do chefe, torço para o pessoal arrumar emprego em outro lugar

  24. Rodrigo Flexa

    Seria uma boa estatizar o jornal.

    Responda
  25. Rodrigo Flexa

    A Folha é radicalmente contra o desenvolvimento do Brasil, jornal entreguista, e, agora, virou Folhinha.

    Responda
  26. Eliel Maltempi de Souza

    Parece que alguém pagou o editor para falar isto.

    Responda
  27. PAULA FARIA

    Financiei minha casa a juros de sete vírgula cinco por cento ao ano via SAC, ou seja, o valor vai caindo mês a mês e só é corrigido pela irrisória TR. Claro que apenas a Caixa oferecia condições assim. Fosse como quer a FSP, seria impossível realizar o sonho da casa própria.

    Responda
  28. Cassio Vicinal

    A Folha vive no mundo da fantasia e já esqueceu os problemas em São Paulo da época das chuvas? O desafio maior, negligenciado, é assegurar que as empresas privatizadas operem sob regras claras e rígidas, com indicadores de qualidade quantitativos e mensuráveis previstos em contrato. Esses indicadores devem ser robustos e cobrirem aspectos essenciais do serviço, como continuidade, confiabilidade, atendimento ao cliente, e manutenção das infraestruturas. Privatizar por privatizar? Me poupem.

    Responda
  29. Rives Passos

    Precisamos, sim, democratizar o poder. Desprivatizar o Estado! Só aí o interesse público prevalecerá. Nas agências reguladoras representantes das empresas as quais "legislam", transporte público até o pcc está controlando, serviço péssima qualidade, quem lembra Enel? Quem lembra RR sem energia. E quem lembra Americanas? Queimadas ..e osso por três e cinquenta em SC? E Cuiabá? Caminhão de li.x, em Fortaleza? Sem espirito público a caminho distopia retratada nos filmes.

    Responda
  30. João Nascimento

    Editorial horroroso…

    Responda
  31. ANTONIO CARLOS SANTOS

    Poderia ter parado de ler ao final da última frase, mas prossegui para ver até onde iam com a alquimia retórica. Conclusão, o texto é ruim e os argumentos piores. Lamentável!!!

    Responda
  32. Chiara Gonçalves

    Rs, estatal virou tabu? Achei que tabu nesse país fosse o combate à pobreza.

    Responda
    1. Chiara Gonçalves

      Pois é, José. Achei um absurdo tratar essas grandes empresas nacionais como um mero "tabu" a ser quebrado, quase que sai um "vamos pensar fora da caixa". Foi demais pra mim.

    2. José Bueno

      Estatal virou é símbolo de defesa dos interesses do povo brasileiro.

  33. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Que qualidade duvidosa a reportagem. Informações e interpretações rasas que mais parece matéria que interessa a alguém ou a um grupo e que foi capciosamente plantada. Que vergonha Folha

    Responda
  34. Alexandre TAROUCO CORREA

    Assinatura cancelada pelo tamanho da besteira escrita

    Responda
  35. Ivan Zacharauskas

    Ótimo artigo, mas acho que não serão privatizadas tão cedo... Embrapa e outras entidades como ela teriam seguramente mais recursos e mais projetos.

    Responda
    1. Dagmar Zibas

      Quem criou a gigante Petrobras foram os brasileiros. É motor do nosso desemvolvimento.Agora querem que os lucros sejam privados. Noruega tem petroleira estatal e enriquece cada vez mais. Vale privatizada é criminosa ambiental.

    2. José Bueno

      Ora, Ivan. Precisamos, sim, democratizar o poder. Desprivatizar o Estado! Que tem que cuidar do interesse público e não estar a serviço dos que se aproveitam dele só para fazer privataria, como quer essa f ol h a.

    3. Ivan Zacharauskas

      Rives, legal mesmo era esperar anos por uma linha da Telesp, né? Ou viajar pelas estradas sem pedágios, mas todas esburacadas em Minas Gerais?... Controlar as riquezas de um país exige políticas de Estado e não políticos de estatais.

  36. eraldo de azeredo perrout

    Solução, cancelar assinatura

    Responda
    1. Rai Giovanni

      A verdade dói....

    2. Iraia Galindo

      Vou seguir seu conselho.

  37. eraldo de azeredo perrout

    Por isso façam como fiz, em 19.08 cancelei minha assinatura , façam o mesmo

    Responda
  38. Murilo Belezia

    Cantiga antiga e muito atual e necessária: Se a Folha, se a Folha fosse minha, Em vez de banqueiros cretinos, Eu mandava, eu mandava privatizar Para nela e por ela um bom jornalismo instalar

    Responda
  39. Ademar Adams

    Quem criou as gigantes Vale, CSN, Petrobrás, Banco do Brasil, telebras e Eletrobras foram os brasileiros. Se os capitalistas querem atuar nessas áreas, criem empresas concorrentes. Mas não, querem quase de graça levar o nosso patrimônio. Folha entreguista.

    Responda
  40. Bruno Araujo

    Sou a favor de estatizar a FSP, isso sim. Certamente daria resultados pujantes como Petrobras, Caixa e BB.

    Responda
  41. Carlos Antônio Maximino Roquete de Albuquerque

    Rapaz! O capitalismo brasileiro é hediondo. Folha, para com isso. Meu Deus! É só isso que vocês defendem?

    Responda
    1. José Bueno

      Capitalismo selvagem.

    2. Ademar Adams

      Folha capitalista que continuar sangrando o patrimônio dos brasileiros construído com muita luta e competência. Gente asquerosa!

  42. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    O Bobagem grossa da Folha. Privatização como fazemos enche bolsos de poucos e mantém pobres, pobres. Transporte público no Brasil é privatizado e é um lixo. Desenhado para levar pobre para o trabalho. O bancos privados são os primeiros a pressionar por juros extorsivos. Temos os serviços celulares privados mais caros do mundo. Educação de crianças privada é melhor que a pública, mas é um lixo. Temos que melhorar a gestão do governo e privatizar com inteligência e para o bem público.

    Responda
  43. Nicolle Pires

    O problema em teses mentirosas é que invariavelmente que escreveu pensa assim. Mas no caso desse tema específico, quem escreveu tem interesses pessoais de que empresas públicas sejam compradas e reguladas por um mercado cujos interesses nós bem sabemos. A folha mentiu nesses argumentos e caprichou na pomposa retórica falaciosa.

    Responda
  44. Luiz Rego

    Isso é editorial ou conteúdo publicitário? Faça-me o favor! Dizer que desestatizações trouxeram eficiência às companhias. Bom para o bolso dos sócios, isso sim! Quando a família Frias abrir o chuveiro e não cair um pingo d’água vão certamente lembrar desta nefasta campanha.

    Responda
  45. Paulo Pinheiro Machado

    Existe um conjunto de princípios que diferencia quem quer balizas e instrumentos para planos de desenvolvimento e quem quer apenas rapinar a poupança pública. A Folha optou pela segunda opção.

    Responda
  46. Vinicius Branco

    Para os que dizem não haver argumentos contra a intromissão do Estado na iniciativa privada. Porque BB e CEF praticam juros tão elevados como outros bancos? Se o governo nunca investiu em saneamento no pais, e o Lula admite isso, porque impedir concessões? Alguem tem coragem de andar tranquilo com um celular em céu aberto em SP ou no RJ? Quem aqui conhece as filas do SUS e do INSS? Enfim, não poderia o Estado privatizar, arrecadar recursos com impostos e dividendos, e investir onde deveria?

    Responda
    1. Andre Moraes

      Por fim. Você está falando de empresas altamente lucrativas que gerem dividendos para o Estado que aplica esses recursos em suas políticas públicas; ambas empresas que tem finalidades estratégicas para o pais, e que caso sejam entregues a iniciativa privada sempre seriam tuteladas pela lógica do lucro máximo. Vender essas empresas é deixar o dinheiro para o governo de plantão usar, me parece o mesmo que vender a casa e usar o dinheiro no cassino; o dinheiro simplesmente vai sumir:

    2. Andre Moraes

      Segurança ostensiva e repressiva é função dos Estados e apoio dos municípios. O que o governo federal pode fazer para ajudar e construir políticas públicas para aumentar as oportunidades em estudo e trabalho para que essas pessoas não escolham o caminho do crime; algo que governos neoliberais negligenciam e vocês mais fanáticos acham absurdo e mal sabem que sem essas políticas a situação estaria muito pior.

    3. Andre Moraes

      Caixa e Banco do Brasil são bancos de nicho, a Caixa foca a baixa renda e financiamento habitacional e Banco do Brasil foca no crédito rural, que é um investimento de risco e de pouco interesse por bancos privados; o objetivo deles não é concorrer com bancos privados e subsidiar cheque especial ou alta renda, embora tentem ser competitivos. O governo não é contra concessões, o problema hoje é o formato, o mercado quer ficar com o filé minghon e deixar o osso para o Estado; é um assunto complexo.

    4. Rives Passos

      Você escreve muita bobagem! Sem fundamento. Parece coisa do zap

    5. Marcelo Magalhães

      Prezado Vinicius, no Brasil temos 50 milhões de pessoas (25%) possuem plano de saúde, 150 milhões dependem do serviço público. Da verba pública, 55% é entregue ao setor privado e 45% ao setor público. O maior indicador de saúde é a renda, portanto sabemos que o setor público trabalha com situações muito mais complexas. A conclusão é que a gestão e a competência do SUS é muito superior ao setor privado, pois com todas as restrições e enfrentando a maior complexidade consegue excelentes resultados

    6. Ademar Adams

      Não sabe nada! É cego?

  47. FERNANDA Salgueiro Borges

    Sei lá. Estou com pena do editorialista desta empresa. Melhor tomar um remedinho. A loucura é grande e preocupante. Coitado.

    Responda
  48. Antônio João

    A tese da Folha de São Paulo é falsa e falta evidências, hoje a gestão de grandes empresas é profissional e mais, várias das empresas privatizadas no Brasil foram compradas por estatais estrangeiras, Sinochem, CTG, State Grid e CNPC (as quatro da China), State Oil (Noruega), Enel (Itália) e Engie (França). O pior que um jornal pode fazer é divulgar informações falsas para seus leitores.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Falta evidências? Se a controladora da Enel Italia é estatal, como vc diz, então a Enel Brasil, por ela controlada, é uma estatal também. A única diferença é que a estatal é italiana, e não brasileira. Nessa condição, não deveria prestar um serviço melhor, como toda a esquerda exige? Só esse exemplo serve para demonstrar que sua fala é contraditória e ideológica, para dizer o mínimo.

  49. Cristina Cabral

    Quem se importa com o que a falha pensa? O que importa é o que nós brasileiros pensamos. Essas empresas são nossas. A falha oligárquica que fique com o que é seu.

    Responda
  50. jose marcatto

    A fl não escreve nada sobre a falta de cobrança de ir dos ricaços

    Responda
    1. Paulo Roberto Celestino Guimaraes

      Censura Folha