Elio Gaspari > Bolsonarismo não existe, é antipetismo essencialmente conservador Voltar
Comente este texto
Essa página não esta mais disponível.
Leia Mais
1 2 Próximas
Parabéns que a roda foi redescoberta!!! Achar que todo antipetista é bolsonarista é coisa da esquerda e extrema-esquerda. A direita, centro-direita, extrema-direita existem e é bom que assim o seja, haver oposição para o bem da democracia, da oxigenação no poder, do monitoramento dos atos governamentais. Negar isso é desonestidade intelectual
Agora é que vc viu isso? o Conservadorismo elegeu a Erundina contra o Maluf, esse sim direitista, elegeu também o FHC e o Lula no primeiro mandato também e assim por diante, o PT sempre foi o Boneco de Presépio da Centro Direita, a antiga UDN lembra?, hoje o MDB e os Partidos rotulados de Direita, todos em combate direto contra o PT sim, que se tornou depois dos escândalos da Petrobrás um pária da Democracia, como foi o Maluf.
Finalmente uma análise verdadeira desta falsa liderança, o antipetismo só existe graças à malfadada lava jato que criou mentiras no atacado, qualquer que tivesse lÃngua desregulada teria aparecido como liderança, foi o miliciano.
Sua análise tem a lente da paixão pela esquerda. Sem paixão, a população já estava querendo mudanças, após 8 anos de PT no poder. Infelizmente, o PT não queria desgrudar, pois seu projeto de poder era e é infinito. Foi arrancado por não assumir o que o povo queria. A Lava Jato só mostrou a doença da corrupção , por trás dos empresários e partidos. E o Bozo foi criado pela mesma esquerda que não queria ( e não quer) alternância de poder
Mentiras? e os 80 bi devolvidos aos Cofres público veio de onde? o senhor não é e nunca foi "eleitor" é um simples Fã do PT, nada contra pois Fãs existem no mundo todo mas Fãs de ladrões, só existem por aqui.
A força do PT é grandiosa. Um partido que é protagonista desde 1980, é para ser aplaudido. Já foram criado partidos e mais partidos que nem existem mais. Novas siglas são criadas, mas o fracasso é eminente. Parabéns ao Lula e seus correligionários. Não é anti-petismo é inveja.
A força do PT é grandiosa. Um partido que é protagonista desde 1982 , tem que ser aplaudidos. Não é anti-petismo é inveja.
O PT não tem eleitores e sim Fãs, o triste é que Fãs existem no mundo todo mas Fãs de ladrões só existem por aqui.
Excelente texto, deixa claro que os idólatras do inominável não é tão popular como acredita ser. Fica clara o desejo de votar em aberrações de boa parte do eleitorado, infelizmente a irresponsabilidade de significativa parte dos eleitores vota inconscientemente
Existem os dois,Bolsonarismo e antipetismo. Todo bolsonarista é antipetista,mas nem todo antipetista é bolsonarista. Dai segue que o bolsonarismo é muito menor do que parece. Interessa tanto para Bolsonaro quanto para o PT que assim seja
Caro, Gaspari, o bolsonarismo não existe atualmente da mesma forma que o hitl_erismo não existia na Alemanha dos anos 1920, pois era apenas um movimento contrário à social-democracia que governava a República de Weimar. Nada com que tenhamos com o que nos preocuparmos.
Que Aula heim? Parabéns, mas sugiro que volte para a Escola e se informe um pouco sobre História.
Artigo perfeito. Eu sou conservador e antipetista e não sou bolsonarista. Em São Paulo vamos eleger aquele que vai verncer o candidato do planalto.
O bolsonarismo sempre existiu, não com esse nome, mas com esses valores. Jair arregimentou uma parcela considerável do eleitorado que tinha um ódio ao petismo e uniu uma convergência de valores reacionários e conservadores. Pode surgir um novo nome para as eleições de 2026, mas o bolsonarismo já é mais que um mito, é uma ideia. Atualmente é Pablo Marçal. Mas pode ser qualquer um que encarne estas ideias e ideais.
Bolsonarismo ou antipetismo, tanto faz, é a pior desgraça que já surgiu nesse paÃs. Sinônimo de tudo que não presta
No fim bolsonaristas se tornaram infinitamente piores do que tudo que sempre criticaram
Ah, o loola é então tudo o que presta. Basta ver como o pais melhorou. O Sr tá coberto de razão
Todo petista não presta!
Bolsonarismo é a verdadeira face da biliinária elite do atraso, genocida com a covide, com Santos, ladra com joias, com juros, com dividendo da gasolina, com eletrobras, com sabesp e muito mais, é por isto que a Folha protege Bolsonaro e seus filhos Campos Neto, Lira e TarcÃsio, enquanto ataca o STF e Lula diariamente.
A militância cega é também ideológicamente ignara.
A maioria desse contingente é órfã do PSDB que desapareceu. Principalmente no estado de SP. Gente que prefere alguém oriundo das profundezas ao PT. Cada capeta pior que o outro.
Se Bolsonarismo fosse só antipetismo, Gaspari e Folha seriam Bolsonaristas de carteirinha.
Boa, ótima, Gilberto.
O fascismo, e o ex tem traços claros de fascismo, a começar pela apologia da ditadura e da tortura, não é conservador. O conservadorismo é intrinsecamente antirrevolucionário. Não acredita que grandes mudanças criem um mundo melhor. O guru do Trump, Steve Bannon, se apresenta como um leninista de direita, um revolucionário ou reacionário que quer destruir tudo o que está aÃ. Isso é fascismo. Une-os o repúdio à esquerda.
O bolsonarismo só existiu em função do domÃnio das redes sociais com fake news e da cooptação dos evangélicos com um discurso fundamentalista por postores Brasil a fora.. e esse asco Marçal só está usando as mesmas técnicas!
O colunista acerta em estimar o bloco conservador em 40%. Destes nem todos são Bolsonaristas. Estimo que nem a metade. Acredito no discernimento do eleitor que conservador ou não, saberá separar quem pode e quem não pode governar a cidade de São Paulo.
Eu até concordo em parte. O conservadorismo no Brasil e na América Latina só pensa em manter as benesses e privilégios de suas classes (empresariais, agro, militar, médico, comerciantes). Não se preocupam com o resto do povo, com as desigualdades e com a pobreza. Quanto à democracia só apoiam quando estão ganhando. Senão, sempre apoiam golpes geralmente apoiados por militares. Esse é nosso histórico.
Marco Antonio, foi durante os governos do PT que foi reduzido o abismo social e econômico dos pobres, portanto é o único partido que opta governar para o povo necessitado.
Vc acha que o pt está preocupado com o povo? Acorda!
Foi de Biden o Elio. Está na hora de fazer como o presidente americano.
IncrÃvel o aumento do conservadorismo do Elio e agora também normalizando um certo inominável candidato à prefeitura de SP. Com todo respeito à sua idade , mas , não sei porque, vem à mente a lembrança do Boechat: Elio , vai procurar umaÂ…
Parabéns,Elio. Excelente texto Quando a maioria dos brasileiros vota, vota com simplicidade. Quer emprego, segurança, serviços razoáveis, e respeito a seus valores e costumes. De fato, existe uma minoria de bolsonaristas ( 10% - extrema direita). Mas quando os Lulistas (30% - extrema esquerda) se manifestam, dizem que todo o "não Lulista" é bolsonarista, extrema direita, fascista, etc...
30% de extrema esquerda? Extremista em polÃtica é quem quer pegar em armas para tomar o poder à força. Hoje em dia, não vejo mais ninguém pregando luta armada e ditadura do proletariado, nem treinando guerrilha em Cuba. Partidos que falam disso não chegam a 1% nas urnas. Quem defende a ditadura e a tortura é, por definição, fascista (extrema direita). Quem vota em fascista...
Chamar lulista de extrema esquerda é sinal claro de oligofrenia.
Extrema esquerda? Onde? Eu vi duendes...
A criatividade do Elio para preencher a coluna não tem limites. Faça me o favor!!
Em matéria de conservadorismo o articulista fala com conhecimento de causa. Ele é claramente um
Existem tantas variáveis entre Getúlio e Bolsonaro, um pequeno Gap de mais de 50 anos... O elefante na sala que ninguém quer discutir é como o eleitor rasgou a fantasia de conservador a abraçou de vez "a pouca vergonha" só pra usar uma expressão corriqueira entre eles, os ditos "conservadores". Pablo Marçal é a constatação da degradação moral e polÃtica que chegamos. A maior capital do paÃs tem entre os três mais bem avaliados,segundo pesquisas,um coliforme fecal. Haja conservadorismo !
Nossa elite do atraso trabalha nas sombras e sempre precisarão de fantoches para representá-la no poder usando o povo desinformado(ou se achando informado pelo What'App e outras redes) como massa de manobra (gado mesmo) para alçar esses candidatos extremistas ao poder e desestruturar a ordem jurÃdica/pública e as instituições constituÃdas
Quem invade e depreda? A direita conservadora?
A análise pode ser prematura. O Marçal pode murchar como um balão em poucas semanas. O tempo trabalha contra ele por retirar o sabor de novidade.
Que os deuses te ouçam!
O brasil se perdeu na rota do combate a corrupção, estão pipocando todo dia escândalos na esfera pública, nos tres poderes, ninguém tem medo de nada, pois a elite bandida e viciada em dinheiro público tem representante em todo lugar, nossas eleições são uma farsa, se usa de tudo pelo poder, a cgu cm dois mil servidores não consegue dá conta da ponta do iceberg e a pf cm doze mil servidores tbm não, o resto vive viciado dentro dessa lama. Nosso fim será vinte e oito por cento de imposto no bolso
Oposição a Lula é mais preconceito (racismo de classe) do que ideologia.
Achismo. Não precisavam do Bozo para expressar o antipetismo, q existe desde sempre e, por exemplo, ajudou a eleger Collor. Bozo encarna um movimento de extrema direita real, q continuaria forte mesmo se por mágica o PT desaparecesse. Todo candidato de direita hoje precisa da benção do Bozo, o q não significa q ele seja unanimidade ou q não possam aparecer competidores. Mas vai muito além de antipetismo.
Exatamente. Vai muito além do antipetismo e é parte de um fenômeno internacional .
É malandragem do lulismo colocar todas as oposições na única caixinha da direita conservadora bolsonarista. É a maneira esperta de alimentar a polarização populista, que não é entre esquerda e direita, nem entre socialismo e capitalismo, mas é tão somente entre grupos populistas com chefes oportunistas. Na oposição ao lulismo-petismo estão os liberais democratas, tendências do trabalhismo e da socialdemocracia, socialistas, comunistas e libertários em geral. Todos criticam a demagogia de Lula.
Não foi Lula quem o fêz, foram os próprios partidos de centro e de direita q normalizaram o neofacismo bozista e se jogaram no seu colo. Dória, Leite, Caiado, Zema, Nunes, todos se aliaram à extrema direita bozista. No caso do PSDB, de origem social-democrata, cometeram suicÃdio polÃtico. De polÃticos como Covas e FHC, o melhor q conseguem hoje é Datena.
Pra mim existe é Bolsonazista e nao bolsonarismo.
A culpa disso tudo é do Lula, ele foi quem radicalizou em 2014, com medo da Dilma perder pro Aécio, inventou um nós vs eles que não existia e começou a taxar quem não votava no PT de imbecil. Isso criou uma antipatia em muita gente até hoje. Muitas pessoas não votam em a Ou b . Elas votam contra o Lula. E agora com essa história do Maduro isso vai piorar.
Se fosse esse o problema, teriam votado no Alckmin, não no Bozo. Votaram no discurso neofascista, não contra o Lula, q estava preso e não era candidato.
DifÃcil mesmo, mais um que confunde conservador com extrema direita. Conheço muito conservador que votou em Lula pra não eleger a extrema direita.
CorretÃssimo.
Esta coluna do Elio está parecendo campanha para o Tarcisio, Nunes ou talvez até Marçal. Segondo Elio não existe bolsonarismo, e portanto não existe bolsonarismo moderado, apenas candidatos moderados. O fato de que o bolsonarismo e recente e foi criado pela eleição e governo de Bolsonaro, não quer dizer que não exista e nem tenha ideologia. Dizer que isto não existe é coisa de criança. Elio, feche os olhos que o bicho papão vai embora.
Não existe mesmo. Só vc e o Bozo enxergam isso. Não há. O que há é fascismo e fascistas. O nome é esse. Não existe bolsonarismo e em breve não existirá nem o próprio sujeito que tenta dar nome a isso.
Foram as atitudes de Lula e do seu PT, mais as da Gleisi com o seu herói Maduro, os grandes responsáveis pelo antipetismo, que vai muito além dos conservadores no Brasil e abrange inclusive boa parte da esquerda. Também tem gente na direita que não é bolsonarista.
O antipetismo sempre existiu, isso não é razão pra votar no Bozo. Pq não votaram no Alckmin ou no sujeito de direita do Novo? Pq apoiam os valores da extrema direita personificados no Bozo.
Neste caso as atitudes e o governo de Bolsonaro e vários seguidores, deveriam gerar um anti-bolsonarismo. Você tem todos os ingredientes, péssimo governo, autoritarismo, golpismo, negligencia com a pandemia , negacionismo, roubo e contrabando de jóias, evasão de divisas, uso da coisa publica para defender filhos. Levar os filhos para viajar no exterior. Apoio a governos autoritários como o de Orban na Hungria etc..
Ser conservador não define o antipetismo. O antipetismo é extremamente forte na Faria Lima e duvido que sejam conservadores. O antipetismo também é forte numa parte da classe média não conservadora, e forte tambem no movimento financeiro que se escondeu por trás dos pulpitos, falsamente religiosos, e que fazem um terrorismo cultural. Mas muitos culturalmente conservadores e tradicionais apoiam pautas civilizatórias e por isto defendem o PT.
Elio e o seu antipetismo não o faz enxergar sequer o movimento de ultradireita. O Bolsonarismo nasceu a partir do anti petismo, que obviamente não tem origem nos governos do PT, mas sim no grande movimento para derrubar o PT. Mas de forma ironica o PT se manteve apesar da campanha sórdida que continua sendo feita. Enquanto que todo o espectro que vivia ao lado do PSDB implodiu.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Você fala de corrupção do PT porém a Farsa-Jato indiciou todos os partidos, sendo queo PP teve o maior número de indiciados. Está passando atestado de maria-vai-com-as-outras (passador de fake news).
Não sei não Drummond, pois os que elegeram Bolsonaro apoiaram partidos e polÃticos do PP, do PL União Brasil, MDB que são essencialmente os partido envolvidos na escolha e indicação e operação de diretores da Petrobrás. Mais interessante ainda é que da grande acusação de propina e suborno da Petrobrás, para Lula só restou a acusação de pedalinhos e de um triplex, que ele nunca morou ou ganhou.
É isso mesmo! O Bozo só chegou onde chegou por conta do apoio dos conservadores boçais, das igrejas evangélicas, do agro e das milà cias. Pablo Condenado por golpes a bancos tem a máquina a soldo da internet, o PCC e os órfãos do Bozo.
Conservador é o petismo stanilista que apoia Cuba, Má duro e ditaduras do século passado. O PT veio na onda do moderno sindicalismo, porém ao se cristalizar no poder retomou o rumo do getulismo: corrupção, populista e estatal.
Que definição simplista, Antônio. A coisa é bem mais complexa. Precisa se esfoçar mais para definir o que não conhece.
Depois de uma tentativa de golpe de estado ridÃcula hoje o Bolsonarismo mergulha num processo eleitoral democrático que ele mesmo se diz contra. É uma gente tão sem conteúdo de propostas coletivas que agarrar-se a sÃmbolos patrióticos de cunho esportivo é a única forma de adquir falsamente uma personalidade própria. Como um produto da shoppee disponÃvel a R$ 50,00. Se não houvesse PT não haveria nenhuma sustentação polÃtica. Assim como Marçal é puro golpe de MARKETING!
O Helium não está entendendo o novo. Óbvio ululante que o medÃocre Car Luxo Bolso naro não é lÃder nem da própria famÃlia. O bolsonarismo é um sentimento anti sistema. O sistema polÃtico, econômico, da mÃdia tradicional está obsoleto e seu parasitismo é motivo de revolta através do voto de protesto
Tentando justificar a própria mancada.
Se isso é voto de protesto, melhor eleger cacarecos e macacos Tiões, ou mesmo Tiriricas, de muito menor potencial danoso...
Todo "tapado" que se diz de Direita não entende a múltiplas formas que a direita pode ter. Por aqui mal se discute a diferença entre liberais e conservadores nesse espectro, pior não se sabe nem o que significado o que é ser republicano de fato. Se forem discutir "legalismo" então. A ignorância e o populismo são o eixo dessa gente.
O Elio, grande jornalista, está, como Roberto Campos, com a lanterna na popa. Analisar o fenômeno como só bolsonarismo ou antipetismo não faz o menor sentido. É muito mais amplo e complexo, uma "tecnologia social e polÃtica" nova, de alta performance, potencializada pelas redes sociais como midia veloz. (O Marçal em São Paulo é a versão 2.0, muito mais letal.) Quem, como o Elio e parte da mÃdia, não entender isso, vai errar no diagnóstico e, pior, no prognóstico: vai piorar, e muito.
Correto. Boa análise. Além do meio, tem o conteúdo. A dita "esquerda" que se refastela no poder não entende que o voto anti sistema é majoritário em qualquer segmento, deixou um buraco a ser preenchido por esses oportunistas que de "direita" não tem nada, pois os de direita veradeira no mÃnimo prezam pela tradição e ética. Porém têm os meios de ludibriar e aglutinar os que estão fora do sistema através dessas mÃdias sociais.
Verdade interior de São Paulo tem trauma do PT. Aqui são pouquÃssimos votos. A única cidade que conseguiu eleger um petista foi Araraquara. E nunca mais conseguirá eleger ninguém. Lá no Nordeste talvez não consiga também.
Não sou petista, e sou do interior ;mas trauma por quê? Que mal esse partido ou Lula fizeram ao interior paulista? É conservadorismo extremado e preconceito mesmo.
Não é trauma. É reacionarismo mesmo. TÃpico de comunidades provincianas.
Quase exatamente o que está escrito: é o antipetismo, irracional.
Elio, desta vez penso que vc errou a análise, esquecendo das redes, da mudança demográfica e cultural (as redes que amplificam tudo) e a raiva e ressentimento de uma massa de gente insatisfeita e sem ter canais partidários e institucionais para se expressar. O sistema de partidos do paÃs é controlado por caciques, é um negócio. E na época de Getúlio e ditadura, não havia crime organizado como agora. Temo que o buraco seja bem mais em baixo.
Palavras de um Democrata... rs parabéns, vc é um bom discÃpulo do Lula, pelo jeito não entendeu o texto, prova de que existem ignóbil em todas matrizes polÃticas.
Perfeita análise. Ser antipetista até entendo, mas o cara se dizer bolsonarista é o fim. Parabéns ao colunista, a tese da coluna daria fácil um belo livro.
Sêo Elio, sei não se é prudente que as ações sigam essa perspectiva "tranquilizadora". Existe uma tosqueira nacional atávica, muito mais velha do que Getúlio, que se expressou em um longo antipetismo cuidadosamente desenvolvido, e que, oportunista, saltou pra fora do armário com o Bozo. A Bozolatria é um reacionarismo com vestes próprias, que amalgamou não pouca gente, e passou a perna no Direitismo BÃpede. O Tarcizão do Cadáver fala pouco, mas age deveras. Não há uma direita singela à disposiçã
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > Bolsonarismo não existe, é antipetismo essencialmente conservador Voltar
Comente este texto