-
Guilherme Werlich
Muito interessante esse texto
-
Cleber Monteiro
Adorei o texto
-
Pedro Fortini
O texto ressalta uma tendência que já tenho observado e temido há tempos: É assustador como para a grande massa, a tendência é essa " super simplificação" de todo o conteúdo consumido. Cada vez, o anseio público é por conteúdos mais simplificados, rasos e diretos o possível. A existência de influenciadores por personalidade é mais uma expressão disso. Buscam alguém que "acreditam na personalidade" para que essa pessoa mostre produtos e tome decisões em seu lugar.
-
Pedro Luis S C Rodrigues
O que mais chamou atenção foi a idade de corte: 5ª série! É a confirmação da minha intuição de que estamos emburrecendo vertiginosamente. No Brasil então... Somos um país de re tar dados e limitrofes. Uma navegada rapida pelos comentarios aqui da Folha, gente supostamente pertencente a elite intelectual, não deixa duvidas
-
Christiane Souza Santos
A influência por personalidade sempre existiu. A humanidade tem uma necessidade psicológica e irracional por ter gurus, mitos e deuses que diram regras, rumos e supostas "verdades", infelizmente. Os golpistas estão aí para ocupar esse espaço. Lamaçal é um triste exemplo.
-
Leandro de Souza Duque
O bispo Crivela não se reelegeu prefeito do Rio; Bolsonaro não se reelegeu presidente. Talvez a boa notícia seja a de que as personalidades sejam impactantes para um primeiro mandato, mas não necessariamente tenham conteúdo para um segundo e terceiro. Talvez, especulação da especulação, as incompetências das personalidades explicitadas com os respectivos primeiros mandatos acabem por gerar a percepção de que tipos assim não sejam uma boa aposta nem mesmo para o primeiro mandato.
-
Miliano Fernandes de Oliveira
A maioria dos comentários repete a mesma retórica usada por Marçal para desacreditá-lo. Falta profundidade no debate, mas é fato que Boulos e cia são demagogos de longa data. Parabéns pela publicação, que explora a previsibilidade com base em alguns aspectos
-
Luiz Carlos Silva da Cunha
Quem comete crime deve ir pra cadeia. Se isso valesse para todos no Brasil, milhares de candidatos estariam atrás das grandes e não atormentando o cidadão de bem com lacrações nos debates e nas redes sociais.
-
JOAO LEITE FERREIRA NETO
Inclusive o atual presidente...
-
-
Paulo Augusto
Penso que o título correto seria "Como a influência digital vem desinformando".
-
Ivan Zacharauskas
Realmente triste e lamentável, caro Álvaro, imaginar a possibilidade de um candidato virar prefeito de uma cidade de milhões, e milhões de necessitados, com postura e conteúdos que não exijam entendimentos além dos de alunos da primeira série, provavelmente o perfil dos apoiadores dele...
-
Julio de Almeida
Belo estudo da influência, melhor leitura do final de semana. Fiquei impressionado: achei que o cara com um milhão de seguidores fosse rico e não que ganhasse mil cruzeiros com post. Brincadeiras à parte, deu para entender bem a diferença, só alerto que um link da matéria não abriu para mim.
-
Daisy Santos
Bravissimo!!!!
-
Mariano Barbosa
Precisa dizer que essa reportagem eh espetacular? Nota mil.
-
Guilherme Werlich
Excelente análise, vale um livro. Explicou Pablo Marçal melhor do que o que li sem falar muito dele.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.