Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Jose Carlos

    A jornalista mistura verdades com mentiras, artimanhas próprias das fake news.

    Responda
  2. Wil Leon

    Todos podem ser questionados. Aqui, e lá fora em cortes internacionais. O Careca perdeu as estribeiras. Esta sem controle, sanguineo como é, reage com o figado.

    Responda
  3. Marcelo Silveira

    Nada está acima da CF, nem o judiciário. Todos devem e podem ser questionados.

    Responda
  4. Tadêu Santos

    (Comentário desviado p moderação) A LYGIA MARIA Ñ PARECE SER REACIONÁRIA, MAS É. Percebe-se a intenção de focar o min A de A.Moraes do TSE e STF, pra agradar os ratos do porão da ditadura militar cfe o Barack Obama ao se referir ao ex pr Bozonazi e seus seguidores protagonistas subversivos contra o "Estado de Direito da cambaleante Democracia". Infelizmente é mais uma "manézinha da ilha" adepta ao pífio miliciano amiga do sen Amin e do gov Jorginho de Melo... QUE PENA!!!

    Responda
  5. Tadêu Santos

    (Comentário desviado p moderação) A LYGIA MARIA Ñ PARECE SER REACIONÁRIA, MAS É. Percebe-se a intenção de focar o min A de A.Moraes do TSE e STF, pra agradar os ratos do porão da ditadura militar cfe o Barack Obama ao se referir ao ex pr Bozonazi e seus seguidores protagonistas subversivos contra o "Estado de Direito da cambaleante Democracia". Infelizmente é mais uma "manézinha da ilha" adepta ao pífio miliciano amiga do sen Amin e do gov Jorginho de Melo... QUE PENA!!!

    Responda
  6. Alaor santos Jesus natalio

    Parabéns pela imparcialidade.

    Responda
  7. Estela Najberg

    Processos fora do rito...afinal o que é isso? É uma ilegalidade? Que ilegalidade foi cometida? Fere que artigos das regras gerais? A FSP, que conspirou no passado, mostra seu DNA golpista de novo, dando apoio velado aos movimentos da extrema direita. Dona Ligia, a ameaça permanece e se fortalece com a contribuição da FSP.

    Responda
    1. Alaor santos Jesus natalio

      Procure no GPT o que é “fora do rito”.

  8. Marcelo Silva

    Lygia devia parar com essa arenga contra o Ministro Moraes e investigar a participação de bolsonaristas terroristas no dia do fogo no Estado de São Paulo, com o objetivo de desestabilizar nossa democracia de novo! Acorda, minha filha!

    Responda
  9. Priscila Soares

    O STF virou órgão político, suas decisões não se sustentam no tempo, vários de seus membros se comportam de forma antiética, autoritária e sem transparência! Condenam coisas nos outros, mas fazem o mesmo. Isso não tem nada a ver com democracia.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Os ministros do STF estão sujeitos a avaliações, mas não a uma condenação, sem nenhum o respaldo na lei. Fato que evidencia o intuito de muitos em desestabilizar o poder judiciário, em momento tão crítico, da franca ascensão da extrema direita neofacista no país. Deixem essa investida a cargo dos devotos dos regimes autoritários. Entre acertos e erros, os ministros do STE, tendo Moraes na linha de frente, saíram, no momento exato, na defesa do Estado democrático de Direito.

    2. Anete Araujo Guedes

      Maduro fez na Venezuela o que o Bolsonaro pretendia fazer aqui

  10. Anete Araujo Guedes

    Os ministros do STF estão sujeitos a avaliações, mas não a uma condenação, sem nenhum o respaldo na lei. Fato que evidencia o intuito de muitos em desestabilizar o poder judiciário, em momento tão crítico da franca ascensão da extrema direita neofacista no país. Deixem essa investida a cargo dos devotos dos regimes autoritários. Entre acertos e erros, os ministros do STE, tendo Moraes na linha de frente, saíram, no momento exato, na defesa do Estado democrático de Direito.

    Responda
  11. ANTONIO ROGERIO DA SILVA JULIAO

    Em defesa da barrigada da FSP.

    Responda
  12. Elizabeth O Costa

    Perfeito, Lygia!

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Folha de São Paulo dando espaço para bolsonaristas virem aqui defender a democracia! Muita hipocrisia!

  13. Anete Araujo Guedes

    O Mensalão foi uma denominação, recebida nos governos petistas, das verbas destinadas aos parlamentares, para que fossem aprovados os projetos do governo. Uma prática realizada por todos os governantes, mas nenhum deles teve a capacidade de criar o Orçamento Secreto. Bolsonaro, por incompetência e para não sofrer um impeachment, entregou o poder e o orçamento ao Lira. Emendas parlamentares ou Mensalão que se tornaram impositivas. Ficou sob seus cuidados a pauta de costumes e o golpe de Estado.

    Responda
  14. Anete Araujo Guedes

    Liberdade de expressão para incitar ódio, violência, racismo, calúnias, fakes, mentiras, desinformações, distorções, golpe de Estado? O que pode ser considerar "fora do rito"? Assessores de Moraes no STF e STE trocarem informações para redigir votos? Ao condenarem Moraes por seus atos, sem nenhum embasamento jurídico, atitude que não tiveram durante os anos em que Moro seguiu agindo ao arrepio da lei, deveriam pensar que, se não fosse seu pulso forte, estaríamos hoje vivenciando uma ditadura.

    Responda
  15. Antonio Melo

    ANALFABETISMO POLÍTICO, JORNALÍSTICO, DESPREPARO, OU MÁ-FÉ ? O Poder Judiciário é contra-majoritário, não precisa de popularidade, p/ que possa aplicar a Constituição com independência. O sigilo da fonte não existe p/ cometer crime. Se o jornalista ou jornalismo participa da associação criminosa deixa de existir o direito ao sigilo da fonte, e é esse o foco da investigação instaurada por Alexandre de Morais, se setores da imprensa participam do golpismo, e é evidente q o grupo Folha participa.

    Responda
  16. Alexandre Marcos Pereira

    A célebre frase do Millor Fernandes ecoa as preocupações fundamentais de qualquer sociedade verdadeiramente livre. A ideia de que a liberdade é um bem inalienável e que a proteção desse direito cabe não apenas ao Estado, mas também à sociedade civil, permeia a essência do regime democrático. Nesse contexto, o STF, a mais alta corte do Brasil, desempenha um papel crucial na interpretação da Constituição e na salvaguarda dos direitos fundamentais. No entanto, é vital recordar que o STF também erra

    Responda
  17. Luiz Alberto Brettas

    "...Por que devem ser assim tratados em relação ao Judiciário?" Simples, prezada Lygia: Não sei se tu fostes informada, mas o judiciário foi a única instituição federal a resistir ao ataque, brutal, à democracia... Precisa ser desenhado isso ou bastam as inúmeras imagens e os inúmeros documentos, comprovando isso...?!?

    Responda
  18. José Augusto Bernabé

    Absolutamente correto o título da matéria, sim o STF de hoje são os "jacobinos" da revolução francesa e instalaram lá dentro um verdadeiro Tribunal da Inquisição para eternizarem o sistema corrupto brasileiro e deram sim um golpe na Democracia a fim de manterem as coisas como são nos "toma lá dá cá", não na Democracia, por isso golpearam tecnicamente as eleições passadas para elegerem um governo medíocre, pois só assim "as coisas" ficariam como eram, corrupção.

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Folha e Dona Lygia dando espaço para bolsonaristas golpistas virem aqui na maior cara de pau defender a democracia! Tenham dó!

    2. RONALDO F VAZ

      Mané?

  19. José Cardoso

    O Alexandre de Moraes está cada vez mais parecido com o alienista do Machado de Assis. É o único que decide quem é democrático e pode ficar livre, ou é contra a democracia, e deve ser preso.

    Responda
    1. Antonio Melo

      Moraes está manifestamente apoiado pelos ministro do STF, pelo PGR e pela totalidade dos grandes juristas. Nenhum jurista de escol disse q Morais extrapola ou deve ser substituído. Nesse momento, Morais está indo em direção a mais um centro do golpismo, a imprensa golpista, como Morais já foi de encontro aos militares golpistas, pegará os políticos golpistas e empresários golpistas. .

    2. Felipe Araújo Braga

      Você não tem moral alguma para falar nada, outro dia você disse que concordava com Netanyahu e apoiou Bolsonaro, ou seja, Alexandre de Moraes é um cordeirinho perto desses que você defende!

    3. Ricardo Knudsen

      É q no BR não é difícil decidir, qquer um q não seja de extrema direita e tenha um mínimo de discernimento chegaria às mesmas decisões. Quem é contra a democracia tenta dar golpe, apoia os golpistas, calunia e produz fake news. Quem é a favor da democracia, segue a lei. Facinho.

  20. João Leite Leite

    Os ministros do STF não são juízes. São amigos dos políticos, ou até mesmo advogados de defesas de políticos que usaram de artimanhas duvidosas para livrar seus réus. Estão lá protegidos, não só pela lei mas também por aquele que os aprovaram. O STF vem rasgando a constituição a tempo e não tem um poder constituído para corrigir os erros dos nobres ministros.

    Responda
  21. Carlos Rogerio Camargo

    É triste ver a Folha, com um passado glorioso, palco de grandes jornalistas, dar guarida a esse tipo de jornalismo obtuso, grosseiro, do reacionarismo vulgar, a serviço de uma campanha difamatória da direita extrema. A Folha passou a ser agente ativo do atraso e da estupidez, mais uma tragédia social do nosso terceiro mundismo.

    Responda
  22. Ruy Quintao

    Senhora Lygia Maria, considerando os comentários apaixonados (e enviesados) a este seu texto, resolvi buscar outros assuntos abordados em suas colunas. Gostei e me identifiquei com a maioria das suas defesas. Saiba que ganhou um leitor assíduo.

    Responda
  23. Armando Moura

    O STF é guardião da nossa constituição, que não é desidrata como o é a americana. Ha muitas leis e não da para ser hermeneutico nas interpretações das leis. Não está sob o escrutínio publico e as consequencias são cheias de energias, daí que para ser um juiz da alta corte precisa ter forte compromisso com a naçao e ter coragem e dedicação. Não cabem estas viagens para mundo afora e negociações, nem vicios ideológicos ou religiosos.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Viagem eh o seu comentário lúdico . Dessa vez voou alto.

  24. ANTONIO F CARVALHO

    “”são "indícios da atuação estruturada de uma possível organização criminosa (...) que atenta contra a democracia e o Estado de Direito".”” Onde se formou essa organização? Os defensores da Constituição Federal, como eu, têm de entender que as “decisões judiciais serão públicas e fundamentadas, sob pena de nulidade”. O homem comum precisa entender o que consta de qualquer decisão judicial, que não é a vontade do Juíz, mas a personificação da lei que é destinada a todos os brasileiros.

    Responda
  25. Morgana Brígida

    Existe uma parcela da população que aguarda a imprensa para que ela se dedique a uma análise crítica de si mesma. Quando a imprensa estará sujeita a uma análise crítica feita pela própria imprensa? Sugiro o uso da metalinguagem!!!

    Responda
  26. Luiz Gustavo Amorim

    Não se pode criticar o marxismo.. Sim, Dona Lygia disse isso. Uma dúvida: marxismo aonde? Qual o vestígio de marxismo nesse governo? E no STF? Qual a pertinência dessa menção se o assunto é o STF? O simples uso da palavra de forma descolada de qualquer sentido é típica do histerismo olavista. Ato falho, não?

    Responda
    1. Amarildo Caetano

      Para os im be cis ,tudo é marxismo ,nunca leram Marx ,apenas como papagaio repetem Olavo .

  27. Andre Rypl

    Muito divertido ver a colunista falar em falácia retórica e no mesmo texto, comparar a situação atual, de defesa da democracia, com o impeachment de Collor. Então, cara Lygia, um ensinamento: quem defende democracia em abstrato, como seu caso, abre as portas para a ditadura. Quer criticar o STF? Leia o Conrado e aprenda algo.

    Responda
  28. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Ela diz "está sujeito a falhas e ao escrutínio". Fala o óbvio com ares de novidade pra impregnar o gado de certezas infundadas. O escrutínio do povo elegeu lula . A minoria que perdeu queria golpe. A imprensa de direita apoiava o golpe. Quanto a falhas, sim , o STF pode falhar, assim como a folha pode falhar. O STF acha que está certo, a folha também. E daí?

    Responda
  29. PEDRO Rezende

    Vazamento de informaçoes referente métodos utilizados por ministros do supremo! A folha precisa explicar isto melhor, observa-se que ainda há setores que tentam desestabilizar o sistema.

    Responda
  30. Felipe Araújo Braga

    Lygia Bolsonarista. Não aguento essa direita extrema!

    Responda
  31. Gilmar Maghenzani

    Mais uma colunista tentando segurar o emprego

    Responda
  32. antonio brito

    Correto professora. O que destrói e corrompe a democracia é a retórica falaciosa. Você e a Dora exercem um papel didático através de textos que colocam as palavras corretamente na descrição e no contexto.

    Responda
  33. Humberto Giovine

    Continuando o comentário: Por este motivo o ministro Alexandre de Moraes tem de agir com energia, a fim de preservar a liberdade de seus contestadores, inclusive neste artigo. Liberdade não se confunde com libertinagem, e em nenhum país do mundo, que queira ser civilizado, a corte máxima da justiça é atacada de forma tão irresponsável e criminosa.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Energia e porrete?

  34. Humberto Giovine

    O STF está sujeito falhas, sim, mas não ao escrutínio popular e da imprensa. Falhas existem por ser o órgão composto por seres humanos, e portanto sujeito a erros. Agora, suas decisões podem ser contestadas judicialmente, nunca escrachada, com ofensas criminosas, muitas vezes, à seus membros. Esta postura começou no desgoverno bolsonaro e com o gabinete do ódio, cujo objetivo é exatamente destruir o poder judiciário (como na Venezuela).

    Responda
  35. Paulo César de Oliveira

    Excelente artigo. O STF tem de voltar a executar as suas funções: tribunal de última instância, corte constitucional e julgamento de pessoas com foro privilegiado. STF não deve fazer ativismo judicial, usurpando funções de outros poderes, nem atuar ao mesmo tempo como xerife e juiz. Raramente se ouve falar de seus equivalentes na Europa ou Estados Unidos. Aqui, seus membros são mais conhecidos que os jogadores da seleção, indicando que algo está errado.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      E cabe ao STF também a interpretação das leis, aplicação e criação delas!

    2. Felipe Araújo Braga

      Se não fosse o STF teríamos descambado para uma ditadura sob Bolsonaro e o Congresso podre que elegeram teria tirado todos os direitos dos LGBT, desmatado a Amazônia e o Pantanal e ainda por cima colocado crianças para parir e mulheres estupradas na cadeia. Você defende Paulo, as piores bandeiras, o atraso civilizacional. Outra dia você disse que pobres (em sua maioria pessoas não brancas) são pobres porque têm genética ruim e que caráter e inteligência são herdados, que ricos são superiores.

    3. Gilmar Maghenzani

      Sempre executou o problema é que não contra o Lula, Dilma ou o PT pq se fosse estariam elogiando, não percebem que o STF está seguindo a CF

    4. Paulo César de Oliveira

      E, como tribunal de última instância, deve, de preferência, acertar - e não errar - por último.

  36. Ruy Quintao

    Excelente. Parabéns. Texto simples e direto ao ponto. E parabéns ao jornalismo da Folha.

    Responda
    1. Ruy Quintao

      Senhor Giovine, certamente não soaria educado se eu escrevesse o que penso deste comentário seu. Portanto, em uma eventual próxima oportunidade, não se dê ao trabalho. Realmente não considero relevante. Passar bem.

    2. Humberto Giovine

      Se não fosse este ativismo judiciário, provavelmente você não teria escrito seu comentário, aliás, nem este artigo seria publicado. É contra este estado de coisas que o STF age: para preservar a liberdade, contra aqueles que a usam para calá-la.

  37. Alexandre Pereira

    Sensacional. É o mínimo que se espera em uma democracia, especialmente naquelas onde os contrapesos estão sobre rabos. Senado, você ainda existe?

    Responda
  38. ROBERTO SILVA

    ' "A LEI XANDRE" de Moraes, tal qual toda sumidade, se acha acima de tudo e de todos, sendo inatacável. Não demora e teremos estátuas dele, diante das quais todo brasileiro deverá se inclinar para prestar-lhe reverência.

    Responda
  39. Marcelo Costa Batista

    Patabéns texto inrretocavel, põe luz ao que de fato está acontecendo, lúcido e objetivo.

    Responda
    1. Humberto Giovine

      Se você ler o livro "O mito da caverna" de Platão, mudaria sua opinião.

  40. Joao Braga

    Artigo irretocavel. Parabéns. Visão adulta, realista do que está acontecendo no país.

    Responda
    1. Joao Braga

      Humberto Giovini, pode ser. Mas eu que não sou Bolsonarista também concordo.

    2. Humberto Giovine

      Segundo a visão de extrema direita bolsonarista, sim.

  41. FREDERICO FLOSCULO PINHEIRO BARRETO

    O ataque dos bolsonaristas ao STF mostra totalmente o DNA ditatorial desse grupo político. O STF é atacado PROGRAMATICAMENTE, pois os perenes golpistas entendem que o Tribunal é a essencial barreira à instalação da ditadura, à morte da democracia. Contudo, o STF não pode aloprar em sua resposta institucional. Seus membros não comungam dos mesmos ideais, da mesma ética republicana, como fica claro ao livrarem a cara dos amigos ricos e/ou poderosos, com uma frequência escandalosa.

    Responda
  42. Eloisa Giancoli Tironi

    Obrigada, Alexandre de Moraes. Siga em frente com toda a sua força e coragem. Admiro tudo o que você fez.

    Responda
  43. Eloisa Giancoli Tironi

    Obrigada, Alexandre de Moraes. Siga em frente com toda a sua força e coragem. Admiro tudo o que você fez.

    Responda
  44. Lis P Junqueira Safra

    Concordo. Essa última ficou bem claro e evidente que não podemos concordar. Daqui a pouco perde os limites e o povo vai as ruas. Cada um dentro do seu quadrado

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Esse mote do "seu quadrado" o seu estrupicio facista desgastou. Tem que arranjar outro.

    2. Humberto Giovine

      O STF e especialmente o ministro Alexandre de Moraes faz exatamente isto: enquadra aqueles que, usando a liberdade de expressão como subterfúgio, procuram impor seus pontos de vista.

  45. Marcos Benassi

    Jesus da Goiabeira, Lygia, e você, crê que é a Dama da Torre, botando os cabelos abaixo para que a perseguida a democracia suba para a segurança? Evidente, ao escrutínio popular e técnico, todo órgão de governo deve se submeter; no caso específico, tenta-se justificar o eixcrotínio, o corredor polonês ao qual se está submetendo o único órgão que teve o culhão de encarar a sanha demolidora do Estado de Direito. Um Whistleblower presta lá seu serviços; a folha, todavia, tá se fazendo "Job Blower".

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Xiiiiii, Humberto, nem ponha esse povo digníssimo nessa barca...

    2. Humberto Giovine

      Marcos. Em relação à censura que sofreu em seu comentário abaixo, digo que a Folha a tempos deixou de ser um jornal plural e em defesa da democracia e da civilidade. Basta ver os membros do conselho editorial. Saudades dos tempos em que ele era composto por Carlos Heitor Cony, Clovis Rossi, Claudio Abramo, entre outros gigantes do jornalismo.

    3. Marcos Benassi

      Ah, Ricardo, grato pelo aparte. O script sençurolóide tá batendo um pouquinho em minha resposta, supostamente a solta daqui um pouco.

    4. Marcos Benassi

      [Sençura de Herda! Já entendi que a phôia a tem como parte de projeto, não como um mecanismo de defesa da civilidade - ela mesma incivilizada, brutal e, não menos, eixcrota. Fica por aqui quem quer. Todavia, gritemos.]

    5. Ricardo Knudsen

      RM, pq vc não aponta como, qdo e onde o STF desrespeitou a Constituição? Pq até agora ninguém apontou qual lei q foi desrespeitada. Então, se vc é tão sábio e não fala bobagens, pq não enumera as leis desrespeitadas? Faça denúncia ao CNJ se é tão corajoso. Aliás, tão corajoso q não se identifica, violando a regra do site. Vc sabia q a Constituição garante a liberdade de expressão mas veda o anonimato?

    6. Marcos Benassi

      Arrã, tá bom, Marcelo, prezado. Eu, não penso nessa direção, obviamente; entendo que o risco de operacionalização antidemocrática, golpista, é menor, pela falta de poder que momentaneamente grassa. Contudo, se voltam à direção do país, batata, óia São Paulo: o Tarcísio usa talheres, mas autoriza sua polícia matar a roto, entre arrotos; faz uma privatização a toque de caixa da lei e de todos os ritos. E? Absolutamente nada, tá tudo dominado. Eu, por precaução informada, mantenho a armadura polida

    7. Marcelo RM

      Quanta bobagem Marcos, não existe hoje ameaça à democracia como existia antes. O STF não está sob ameaça, mas seus membros devem respeito à Constituição Federal. O herói de hoje pode ser o vilão de amanhã. Por isso o governo deve ser da lei, não de um herói eventual.

  46. Jaqueline Mendes de Oliveira

    Tom falacioso e conspiratório é o que se apreende de seus textos, senhora. Na coluna de hoje, a senhora compara alhos com bugalhos e apela até para o bicho-papão para impressionar leitores incautos. Não teve o efeito esperado. Muito pelo contrário.

    Responda
  47. Antonio Augusto Freitas

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  48. Johel Souza

    Excelente!

    Responda
    1. Humberto Giovine

      Péssimo!

  49. Gilberto Rosa

    Sério, fico com pena de Lygia, acho que ela não tem amigos, daqueles que pudessem indicar a ela a vergonha que passa ao escrever textos como estes. Ela escreve o que o bilionário banqueiro parasita de juros dono da Folha gostaria de escrever, mas prefere pagar, terceirizando a humilhação.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, fica tranqs que eu tenho idade (ou célebro) pra conhecer o Chatôm é nóis total.

    2. Gilberto Rosa

      Marcelo, te sugiro ler Chatô, o rei do Brasil, Chateaubriand, você não deve conhecer, era o gangster magnata das comunicações no Brasil, ele dizia para seus calunistas, se você quiser dizer o que pensa, abre seu jornal, aqui eu decido.

    3. Marcelo RM

      Realmente Gilberto, pelo seu comentário se conclui duas coisas: que você também não tem amigos e que não sabe o que um bilionário banqueiro parasita de juros gostaria de escrever.

    4. Marcos Benassi

      Isso sem contar o papel péssimo de atuar em defesa de um monte de legislabostas acuados pela lei, em companhia de Bozolóides ativos no movimento golpista - alguns dos quais ainda funcionais, na Argentina, à sombra dum cachorro morto. Óia, meu caro, o bagúio realmente não tá fácil, tá lôko pacarái.

  50. Matheus Battistoni

    Assino embaixo. Os ministros do Supremo não são eleitos e todo Poder emana do povo. Por isso precisam ser aprovados pelo Senado, que é composto por representantes eleitos. Xandao e companhia exercem censura inconstitucional, devendo ser cassados pelo Senado.

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      Ministros do STF não estão acima da lei, Adonay.

    2. ADONAY ANTHONY EVANS

      Ótima ideia. Cassar ministros. Assim fica liberado pro próximo golpe. Só tem um problema: e se o golpe for dado contra a tua turma.

    3. Felipe Araújo Braga

      O que esperar de você? Todo comentário LGBTfóbico aqui emana de você. Você acha que nós, gays, lésbicas, pessoas trans e etc. somos anormais, que não devemos ter direitos iguais. Não me surpreende que seja bolsonarista e peça fechamento do STF pra que Bolsonaro governe como ditador aliado aos pastores evangélicos fundamentalistas e gananciosos.

    4. Gilberto Rosa

      Deve ser cassado porque golpistas genéticos, como a Folha e nossa bilionária elite do atraso querem. Foi assim que conduziram pessoas pouco sábias a cair no conto e votar no Aécio, sair como patos com a camiseta do Robinho pelo Cunha e Temer e votar no Bolsoguedes. Fazem tudo do jeitinho que o bilionário banqueiro dono da Folha e seus bilionários parcriros querem, sem qualquer aprendizado.

    5. Rives Passos

      Sim. Você sabe tudo de constitucionalismo brasileiro.