Luiz Felipe Pondé > Um armazém de secos e molhados Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
É com enorme tristeza que eu concordo totalmente com o artigo do excelente Pondé.
Muitos dos comentários sobre os textos de Pondé me lembram a cena de Frankestein sendo perseguido por uma multidã. Continuem, por favor, nao parem! rsrsrs
Completando: A perseguição culmina em um moinho de vento abandonado, onde o monstro busca refúgio. A multidão cercando o moinho acende tochas e atira-as contra a estrutura, iniciando um incêndio. O moinho de vento, de madeira, rapidamente é consumido pelas chamas. Â… terror e no desespero do monstro preso no edifÃcio em chamas, enquanto a multidão do lado de fora continua a clamar por sua destruição. (agradecimentos especiais a ChatGPT4o). Metáfora desajeitada da relação Pondé-leitores rsrsrs
Como assim enquadrar, alguem consegue defender o ponto de vista de quem invade, e depreda o patrimonio publico? Pede eliminação das instuições como STF, ou o STE, não reconhece a posse de um governo eleito legalmente? Pede intervenção de um poder armado para guerra para decidir por nós sociedade? Isto sim é Venezuelar, graças a Deus e a uma parte corajosa de politicos, supremo e forças da sociedade como a Oab não teve golpe.
É preciso ter estômago pra engolir Pondé querendo parecer um defensor da Democracia. Ele faz parte do time saudoso do governo bolsonaro.
Pondé, ou eu sou bur ro (não sei entender o que leio) e você é esperto ou, pra você, os EUA tampouco são uma democracia.
Fukuyama é aquele que decretou O Fim da História, quando o Muro Caiu? O citado Millor Fernandes era aquele que detestava ditadores e estupidos? A Dinamarca é aquela que junto da Europa vive há 7 décadas em prósperos e civilizados governos de Centro Esquerda? O STF de Esquerda é aquele que sob o engodo Moro negou Habeas Corpus ao Lula, e deixou o Capitão sem focinheira correndo solto? Após a Papuda dos Manes, Xandão prepara a Papuda dos mandantes. Daà a fraude desesperada a que Ponde adere.
Pela demora dos inqueritos parece que Xandoca vai ter que botar o rabo no meio das pernas
A crÃtica no texto é ofuscada pela emoção, comprometendo clareza e a precisão. O autor mistura responsabilidades dos poderes, diluindo seu argumento e dificultando a identificação das falhas institucionais. Uma abordagem mais racional, com exemplos concretos e dados, fortaleceria a análise. Focar em soluções, além de criticar, tornaria a crÃtica mais construtiva e eficaz. Menos emoção e mais precisão fariam diferença. Executivo não é Legislativo e este não é Judiciário. Cada macaco no seu galho.
Pondé está no Jornal errado. Você está correto em tudo!
Inocência, a minha. Me esqueci que a Folha Pan fazia "tabelinha " com os Juiz corrupto de Curitiba e sua gangue. Sendo assim, jamais o criticarão, pois estariam admitindo a sua cumplicidade. Agora a tabelinha da Folha Pan são com os setores da ultra direita, publicando factoides e convocando seus empregados para a empreitada.
Li pensando que ele estaria se referindo ao juiz ladrão de Curitiba
E não era?
Pondé tem medo de juiz. Eu tenho medo do PCC no comando da prefeitura de SP.
Marcelo. Ponto pra você. Para o enfant terrible velho, um fim de semana com o Marco Aurélio Mello e o Ives Gandra trocando figurinhas.
Como admitiu o colunista, "Direito não é a área" dele. Não teria obrigação de saber se não fosse escrever a respeito. Como escreveu, deveria saber que "ninguém pode se valer da própria torpeza" no Estado de Direito e que o Judiciário é o único Poder que só age por provocação (eis o controle). Também deveria saber que buscar destruir o Estado de Direito não é um direito. Por último, deveria saber que o PGR tinha o dever de agir, mas não fez. Diante de um novo vÃrus, novos anticorpos.
Tem leitor que ameaça cancelar assinatura. Mas os comentários muitas vezes valem o que a coluna não vale. É o caso do comentário do Sapienza. É uma pena que tenha que responder com bom senso e erudição a colunista narcisista e niilista.
E completando: ...uma vez que a folha conhece a refente história e a conjuntura polÃtica atual do paÃs, o que se pode concluir do comportamento dela na forma de divulgar essas conversas?
Alguma dúvida que o Pondé ia usar de toda sua desonestidade intelectual e charlatanismo acadêmico pra defender essa? Ele tá Loko de feliz. E não é pra menos: esse factóide desavergonhadamente explorado pela folha já produziu e vai continuar produzindo o efeito desejado de atiçar a extrema direita e municiar golpista de material para suas fakes que vidam justamente livrar a cara de extremistas golpistas. Só ir numa Gazeta do Povo ou mesmo acompanhar comentários na folha e conferir alguns exemplos
Sim Adonay. Inclusive vc pode notar que um membro d tropa extremista saiu do esgoto pra tentar , de forma patética, me ofender. Uma pena
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Daniel sua aposta era barbada. Jamais verás outro LuÃs Lero como esse. Não é possÃvel que alguém sério não perceba a trama sórdida que do esgoto flui. É o pacto do golpe contra a Democracia e a favor do VÃrus. Boia junto, feliz. E fazendo ondinha.
Irretocável!
Parabéns pelo texto lúcido !
Quando o que vc diz bater na porta dos seus polÃticos de estimação vc mudará de ideia, lembra do Gilmar Mendes ? Era inimigo agora é amigo, o mesmo pode acontecer com o Xandão ! Acorda !
Que clareza de texto, na defesa da violenta e ameaçadora extrema direita, contrária à paz e desenvolvimento dos brasileiros.
Continuação do comentário: Portanto, o que há, são ações necessárias tomadas pelos ministros do STF para, justamente garantir garantir a democracia. Mas, aqueles que simpatizam com regimes autoritários disfarçados de democracia, discordam.
Giovane, tou contigo. Ou se apoia o STF nessa hora difÃcil, ou se apoia o Capitão da Morte. A Folha e Ponde, com pretensos ritos e falsa busca do bem comum, já escolheram. Estarão no 7 de setembro, no palanque do Malafaia. Disfarçados mas visÃveis nas sombras da densa artimanha.
Pondé, um juiz dinamarquês, ao cumprir sua função de zelar pela CF, usa de super-poderes para apurar, investigar, oferecer denuncia, julgar e punir? Creio que, democraticamente e geograficamente, estamos mais próximos da Venezuela.
Só falta sugerir que as decisões do STF sejam controladas pelo Legislativo. Com o projeto de lei ventilado pelo Presidente da Câmara recentemente. Seria interessante , para dizer o mÃnimo, o Judiciário , encarregado de fiscalizar e impor limites inclusive na produção de leis incompatÃveis, ter essas decisões impugnadas por um legislativo que não tem a menor noção do que pode ou não pode fazer. Ele faria a lei, teria uma decisão contrária, e vetaria a decisão contrária? Muito pior.
Só tem medo de juiz quem comete crimes. Eu, por exemplo, sempre falei tudo que penso sobre Moraes e STF e nunca me senti coagido o perseguido. Mas deve ser pq não ataco o sistema eleitoral, não peço fechamento do Supremo, não apoio intervenção militar e não faço apologia a Golpe de Estado. Mas principalmente, pq não divulgo fake news. Ao contrário do articulista, que mente ao acusar o Governo de planejar banir o Zap. Que apenas estuda não usá-lo mais nos Órgãos oficiais, por segurança.
Mais uma vez Pondé está do lado errado da história. Não existem "super juÃzes" e muito menos com poderes ilimitados. A corte suprema brasileira (STF) é composta por 11 ministros, dos quais, dois indicados por bolsonaro e não por um governo de esquerda. Hoje, todas as decisões monocráticas tem que ser referendadas pelo colegiado, e um ministro não pode ficar mais que 90 dias com pedido de vistas. E, até agora, nenhum ministro do STF infringiu a Constituição Federal.
Só porque tu quer?
Veja, Daniel.
É verdade que o Moraes fou indicado pelo esquerdista Temer, que só pode ser u um comunista, não é?
Dos onze, 7 ministros foram indicados pela esquerda, decisões monocráticas ainda existem, sem o contrapeso de um Senado acovardado e sem regulação pelo CNJ. Eis o super-STF, mas as xandetes não estão preparados para esta história.
Parabéns pela ótima observação! Gostei muito do que li e aprecio a forma como os pontos foram apresentados de maneira clara e envolvente. Excelente trabalho!
Pondé expos, sem rodeios, a parcialidade e violência da extrema direita contra a defesa dos interesses legÃtimos do povo brasileiro.
Pindé expos, sem rodeios, a parcialidade e violência da extrema direita contra a defesa dos interesses legÃtimos do povo brasileiro.
O Brasil corre grande risco pelo populismo dos que adoram permanecer no poder. De um lado o bolsonarismo e de outro o lulo-petismo, ambos gostariam de um poder do tipo Maduro, controlando tudo, enquanto o povo sofre. Xandão e LJ procuraram afastar estes riscos e nosso cenário real foi muito bem descrito neste ótimo artigo. Muda Brasil!
Muitos apontam o Xandão como um super juiz que extrapola suas funções e agride a democracia. Mas é importante que todos entendamos que só existe esse Xandão porque todas as outras barreiras de defesa da democracia falharam antes: seja na PGR (Aras), seja no congresso (Lira). Por isso, muitos de nós enxergamos Xandão como um defensor da democracia, não um agressor, ainda que seja sim um agressor em legÃtima defesa, como bem disse o desembargador Marcelo Semer
Como esse senhor é reacionário.
Falou tudo, Pondeh!
Falou tudo o que a extrema direita pediu, contra o povo brasileiro. E tem gente que se deixa enganar...
De concreto mesmo é que o Brasil é o paÃs da impunidade!
Pondé nunca escreve sem agressividade ou acusações, é um método. Qual o objetivo do método agressivo e inquisitorial de Pondé? Óbvio, a defesa da liberdade de expressão contra o que ele chama "inteligentinhos". O método tem ranço do Brasil e de tudo o que não combina com seu charuto, com brancos e com ricos.
TÃpico argumento fascista, "contra, charutos (aristocracia), brancos (elite), e ricos (mais elite)". Só faltou esclarecer onde ele quer chegar. Talvez defender o sulafricano que apoia qualquer golpe de estado contra os que se opõe a lhe entregar a matéria prima para seus veÃculos e que afronta as leis de qualquer nação que lhe desagrade.
Em defesa da barrigada da FSP.
Elegem candidatos desqualificados para o Congresso Nacional, que criam as leis, e depois querem culpar a magistratura pela aplicação da legislação. Basta de ignorância.
A extrema direita não age por ignorância, mas por deliberada má fé e violência. Ignorância é dos incautos e enganados por conversa fiada de supistos 'pensantes'!
O que tem de assessor de toga comentando aqui não tá no gibi
Alberto Henrique trazendo comentários que contribuem pro debate, só que não. Na verdade, bem alinhado com o nÃvel médio dos especialistas que frequentam essas paragens...
Já tomou sua cloroquina hoje?
O Brasil está reprovado desde quando Cabral pisou os pés por aqui.
José, de qual perspectiva você observa essa "potência"? Atualmente, não vejo potência em quase nada. Historicamente sim, já tivemos nesse caminho. Quanto ao futuro, a observar o que é feito agora, não me iludo.
* Vamos nessa!
Não caia nessa conversa, Roberta. Conseguimos nos manter como uma das maiores potências do mundo. Só falta continuarmos enfrentando e vencendo o poder dos que servem apenas aos interesses individuais e estrangeiros, contra os interesses do povo brasileiro. Bamos nessa!
E ainda vamos saber como um celular lacrado foi acessado e fora do interesse do processo judicial. O Brasil tem vários problemas, sempre teve, o maior da atualidade se chama extrema direita, tolerada pelo colunista, se chegar lá, não vai ter sua coluna, a não ser que preste serviços a ela. Ninguém minimamente crÃtico serve à extrema direita, imagina muito crÃtico.
Disse tudo, HercÃlio, o fulano Pondé é o tal bolso*nazzo envergonhado.
Os "puxa-sacos" são os que prezam o Direito Constitucional, e respeitam à queles que aplicam a Constituição da República, e as normas jurÃdicas que regem a sociedade brasileira. Aqui, trata-se de ecos bolsonaristas, de quem ignora a matéria sobre a qual opina. Comece estudando a Filosofia do Direito.
Ah, esqueci de incluir o Luis 51 na relação de amigos beneficiados pelo tribunalzinho. Exatamente como explicou o Pondé.
O STF validou o impeachment da Dilma, que vocês insistem em chamar de Golpe. E aÃ, como ficamos?
Vai estudar Processo Penal, Michelin.
Que o digam Eduardo Cunha, odebrecht, André do Rap e outros ban di dos amigos daqueles "que prezam o Direito Constitucional", não é mesmo cara assessora de toga?
Ótima fotografia da nossa democracia!
Foto da podridão da extrema direita. Selvagem.
A coluna revela uma verdade inquietante sobre o poder e a submissão na esfera judicial. No Brasil contemporâneo, a figura do “super juiz” emergiu como um sÃmbolo de autoridade máxima, alguém que, devido ao seu poder quase ilimitado, incute medo na maioria , exceto naqueles que, pela conveniência ou interesse próprio, escolhem bajular essa autoridade. A metáfora do “super juiz” vai além de um indivÃduo especÃfico, representando um fenômeno mais amplo de concentração de poder em uma única figura.
Intelectuais orgânicos só existe na esquerda?
Neste paÃs de ‘doutoresÂ’, e de falsa democracia, as injustiças valem até a próximo movimento, militar ou popular. Foi assim na Inglaterra no sec 17, na França no sec 18, e na Rússia, no sec 20. Em todos os casos, cabeças autoritárias rolaram.
Quanto ao "super juiz" o atual do STF também é fruto dessa esquerda ilusionista criada pelo então MDB, com Ulisses, Covas e FHC na famosa colcha de retalhos da última Constituinte que criou um dita "esquerda" para equilibrar as coisas mas totalmente atrelada ao seu Comando, houve dissidências, sim, nasceu o PSDB origem desse Ministro Juiz jacobino, mas como diria o Millôr, é só pra Inglês ver e as "coisas" como disse o Temer, ficarem como estão, resumindo, as esquerdas brasileira são um Boneco.
Todos temos medo dos textos do Pondé, menos aqueles que são os seus puxa-sacos
Medo do Pondé é sentimento dr auto defesa contra as ameaças da extrema direita violenta e defensora dos poucos predadores da nação.
Tem fala que não diz nada. Só agride.
Ano de 2125 dc o Brasil é agora uma Dinamarca!!
Concordaria com tudo se não houvesse risco do bolsonarismo no ar. O autor parece esquecer que o perigo não passou. Das duas uma: ou ele é muito inocente, ou seu espÃrito não sofreria caso a teocracia bolsonarista vingasse.
Concordo na essência. Mas o artigo, apesar de bem escrito, parece um desabafo em "conversa de barzinho". Muitas generalizações, sem dados empÃricos. Li como um grito retórico. Por outro lado, concordo em que a Folha deva manter-se independente. Apurar e divulgar desvios, a despeito de quem esteja no (des)governo.
Folha 'independente'? Que conversa fiada.
Vamos relembrar alguns "detalhes", na década de 60 face ao crescimento dos jornais marrons a Folha para se situar no meio como um jornal diferenciado deu voz e caneta aos jovens jornalistas ativistas da época que se achavam devido a idades deles esquerdistas das Faculdades, hoje esses jornalistas estão velhos e não abandonaram a ilusão de que as esquerdas, qualquer uma delas, só levam ao caos como estamos vendo aqui e no mundo, os ditos "lulistas" e Fãs do PT são meros produtos ilusionistas.
Também acho que a Folha presta um serviço público ao denunciar os abusos do STF. Mas temos de ver as coisas em perspectiva. O legislativo, ao sancionar qualquer gastança do executivo, ao mesmo tempo que faz sua própria gastança, e concede subsÃdios e desonerações generosas, é nossa maior disfuncionalidade.
Ponde é um filosofo dos clichês. Ele os repete de forma constante e pedante . Ele sempre fingiu ser um enfant terrible e "epater les bourgeois" mas ficou apenas patético.
'Filósofo'?! Cada uma que a gente lê!
Falou tudo. Nao se previne uma ditadura com outra ditadura.
Simples assim! Pena que os paquitos de polÃtico que frequentam essas bandas não querem nem saber disso, importante é só o pau comendo pra cima do oponente. Mal sabem a facilidade com que o vento vira em pindorama (é só ver quem era os "perseguidos" e os protegidos 10 anos atrás).
Pondé o ideólogo da direita rastaquera! Acreditam que tudo podem e justiça é sempre para os outros.
O juiz não tem tantos poderes assim. Bolsonaros continuam soltos.
Para isso seria necessário coragem, algo em falta no STF.
Pompom, sai do armário.
Kkkkkkkkkkkkkkk
Pompom, perfeito !!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Um armazém de secos e molhados Voltar
Comente este texto