Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Domingo Viking

    Prezados Sres Juizes da Suprema Corte da Terra Tupiniquim, qual é o “deal” com o atual governo para reverter, a todo custo, a decisão da RVT de dezembro de 2022 favorável aos aposentados? Alguma promessa de novo penduricalho? Ou, após as novas ameaças do Legislativo, receberam alguma garantia de proteção? Basta de politicagem, 102.000 aposentados e a população em geral estão pedindo segurança jurídica.

    Responda
  2. Daniel Biu de Farias

    Nós os aposentados já estamos no prejuízo , agora estes ilustres ministros se é que podemos chama-los assim, por qual motivo se fingem de cegos, o dinheiro que viria aos aposentados ficou para quem? Parei de acompanhar me deu nojo .

    Responda
  3. FABIO ANDERAOS DE ARAUJO

    Parte III - Até a ministra Cármen Lucia mudou seu voto e ficou contra os aposentados, uma mancha em seu currículo que dificilmente será apagada. Quanto aos outros sete ministros, nada de util podemos esperar deles, estão no STF para se submeter às vontades do Executivo.

    Responda
  4. FABIO ANDERAOS DE ARAUJO

    Parte II - Como a mentira do impacto de R$ 480 bilhões veio à tona e perdeu importância, os sete ministros do STF encontraram outra maneira para dar o calote nos aposentados: os ADIs que estavam adormecidos em alguma gaveta no STF para derrotar aquilo que havia sido aprovado em 01/dez/2022.

    Responda
  5. FABIO ANDERAOS DE ARAUJO

    Parte I - A quase totalidade dos comentários têm algo em comum: os governos usam o STF para não honrar o que foi discutido e aprovado. Usam de mentiras, como o impacto de R$ 480 bilhões nas contas públicas, valor esse desmentido por cálculos atuariais apresentado pelo IEPREV.

    Responda
  6. José Carlos Ramos

    Eu conheço 1 (uma) pessoa que está recebendo a sua aposentadoria com base na média salarial de todas as suas contribuições, ressaltando que ela teve o seu pedido aprovado pelo Juiz da causa em data recente. Isto posto, alguém pode me explicar como vai ficar a aposentadoria dessa pessoa se o STF não der ganho de causa na "Revisão da Vida Toda" para os aposentados, ou seja, continua a receber com base na média salarial de todas as suas contribuições ou vai ter que devolver dinheiro ao INSS.

    Responda
  7. Paulo Roberto Taveira

    A. M. agora quer melhorar a imagem de déspota. Se enxerga, careca malvado.

    Responda
  8. Sergio Siqueira

    Na cachola do Morais o direito não é de quem tem. Apenas para os que entraram no justiça. Brilhante raciocínio.

    Responda
  9. marcio jose albino

    Fernando Henrique comemora por ter criado o fator previdenciário.

    Responda
  10. antonio ferreira da costa neto ferreira

    Fator Previdenciário: maior assalto do mundo contra a classe trabalhadora promovido pelos três poderes da elite brasileira.

    Responda
  11. Rosangela Pires

    Desabafo: nem revisão da vida toda nenhuma solução para recuperar o que pagamos depois de aposentados com a promessa de atualização do valor, nem o FGTS cuja ação faz aniversário tb não julgaram. O STF, INSS, Caixa Econômica Federal, todos órgãos cujas instâncias superiores só se preocupam com o seu ou com negociatas que os beneficiem. Cansada, muito cansada de corrupção em todos os níveis.-

    Responda
  12. Wilson Roberto Fortunato

    Eu sempre batalhei para um dia aposentar, daí parlamentares que mamam no governo, que subtraem dinheiro do governo, fazem uma reforma que nos prejudica. Agora o Zanin e o Dino estão pagando a conta de suas indicações e fazer isso tem dois nomes: Para Lula é gratidão, para o resto, a realidade nua e crua é falta de caráter. Quando mais jovem, ouvia um ditado que dizia: "a mulher que se vende, não vale o que recebe". Isso vale tbm para o STF, basta substituir mulher por ministros.

    Responda
  13. Carlos Amorim

    A previdencia é uma pirâmide e isso está óbvio e ficará mais, a cada dia. Tenho alguma compaixão por quem está sendo sacaneado agora, mas sei que serie bem mais sacaneado na minha vez.

    Responda
  14. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Contra o assalariado e aposentado da 8niciativa privada sempre votam contra. E têm o apoio e silêncio do executivo e legislativo. Quando se trata de seus interesses os três poderes nunca se preocupam com os custos. Aprovam tudo.

    Responda
  15. CARLOS ALBERTO BACCELLI

    Como sempre acontece, aqueles que contribuem nesse dito "seguro" chamado INSS acabam sendo prejudicados. Tem muita coisa errada. Será que alguém consegue explicar porque a/o viúva/o fica com apenas 50% de pensão sendo que a pessoa contribuiu com os 100%?, Como deixam passar coisas como vitalício ter prazo de validade? Será que os doutos não sabem o significado das palavras? E tem muito mais coisas nessa instituição e em nosso poder judiciário.

    Responda
    1. Wilson Roberto Fortunato

      A diferença entre esses ministros do STF, parlamentares e membros do executivo para com os caras que chegam de moto, armados e roubam seu celular, está apenas na forma.