Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Estela Najberg

    Dona Dora, o problema não é existir figuras como PM. O grande problema é ele ter mais de 20% das intenções de voto. Significa que "a maior, mais rica e mais complexa cidade do país" está se encaminhando para se tornar a vanguarda do atraso. As pessoas fazem escolha por identificação, logo, temos um contingente enorme da população que aceita e quer essa figura, que, pasme, consegue estar à direita de Bolsonaro.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Estela, minha cara, será mesmo que "à direita"? Pra mim, parece estar substancialmente mais enterrado na lama, mas tá paralelinho... Hahaah!

  2. José Cardoso

    O "cacareco" tiririca já foi eleito algumas vezes. E ao contrário do bicho, tomou posse.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      E trabalhou com afinco inusitado. Uma consulta à lista de frequência da câmara mostra que o sujeito foi muitíssimo empenhado.

  3. Max Morel

    A pessoa mais decente na disputa da prefeitura de São Paulo é a deputada Tabata; falta-lhe porém a estrutura necessária para compor o quadro que vai administrar a cidade. Dos outros candidatos, o que me parece o menos ruim é o atual prefeito, os demais são um retrocesso, a começar do pior que é o Marçal, seguido pelo ex invasor cuja mulher tem que explicar caso do apto do minha casa minha vida.

    Responda
  4. Gerlane Souza

    Dora é isso mesmo! Acho que para governar São Paulo precisa preparo e capacidade. Vida real e vida online são completamente diferentes , o candidato é superficial, já demonstrou ser completamente despreparado para quase tudo. Desrespeito, despreparo,vazio .. e até o mito renega seu apoio. Triste!

    Responda
  5. MARCO ANTONIO ZANFRA

    A grande diferença entre eleger Cacareco e Pablo Marçal é que a rinoceronte não foi empossada!

    Responda
  6. Anete Araujo Guedes

    Uma negação, desmoralização da política fortalecida durante o anos da malfadada operação Lava Jato, com os discursos e atos ilegais, moralistas, autoritários e punitivistas de Moro e Dallagnol. Foram os anti-políticos que entraram para a política.

    Responda
  7. Marcos Benassi

    "Estaremos", dona Dora? Já estamos mal, péssimos: o governador chancela chacina, dá piruetas na educação - todas terminando em queda - barbariza com a venda do patrimônio público totalmente "fora do rito" (coisa que a phôia acha normalíssimo); fui sucinto, bem entendido. Nooofa, fiquei impreCionado com a agudeza de sua crítica Dona Dora.

    Responda
  8. Marcos Longaresi Carvalhães

    Não vou com a fachada do tal do Pablo, mas essa Dora continua a chata de sempre, militante travestida de jornalista, chata do caramba. Vou tomar meu rivotril que eu ganho mais.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Fez muito bem, Xará: leu a dona Dora pela noite, tomou um Rivotril e foi dormir. E eu, que, mesmo chamando Marcos, fui lê-la agora comecinho do dia? Rivotril? Vou ficar "Marcando" o dia inteiro? Hahahahah! Acho que vou tomar umas gotas de cloroquina.

  9. Luciano Napoleão de Souza

    Escolher candidato é fácil. Se o sistema corrupto está usando colunistas da velha imprensa para destruí-lo, então ele é o mais preparado e honesto.

    Responda
  10. Luciano Napoleão de Souza

    Dora é mais uma colunista da velha imprensa recrutada pelo sistema para destruir Marçal. Será que tem PIX extra?

    Responda
  11. José Renato Altoé

    Observações muito lúcidas. Parabéns.

    Responda
  12. Rosalino Pansica

    Vejam, amigos, eu nasci em 1959. Passados 65 anos de minha vida, os paulistanos ainda não aprenderam a votar! Aff...

    Responda
  13. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Num ponto a colunista tem razão, os demais que apresentem seus projetos e propostas para os problemas concretos da cidade. Os do atual prefeito todos já sabemos: obras emergenciais superfaturadas, aliança com empresas do PCC e vereadores sem escrúpulos, obras viárias e recapeamentos, descaso com a saúde , educação e cultura e com a infraestrutura da periferia.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Dedo no'zóio! Não fôra uma figura de linguagem, essa dedada tinha danificado até o cerebelo, o nunão ia ter que participar do 7 de setembro sentadinho, pra não cair... Hahahahah!

  14. Gilberto Rosa

    Chamar quem vota no Marçal de subversivo? Só a Kramer consegue tal proeza. Assim elegeram Milei e Bolsonaro, formula certa, a Folha e Kramer sabem muito bem do fale mal, mas fale. A única coisa que a Folha não quer é Boulos, isto sim é ser antisistema, e por isto merece nosso voto, todo resto são representantes da velha parasitária elite do atraso, todos, mais ou menos feios, temos Edir Macedo, Tabata lemann, Marçal Folha bolsonaro e tudo mais de pior.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Sim Benassi, tá sobrando cada um, começa até a ficar divertido :)

    2. Marcos Benassi

      Orra, Gilberto, a coisa aqui tá no nível do Spy versus Spy, da revista Mad, lembra? Hahahahah!

    3. Gilberto Rosa

      Esquece Benassi, este tá perdido, até a Kramer versus Kramer ele elogia : )

    4. Vinicius Branco

      Li sim, Marcos. O problema é que o pensamento do Gilberto é tão atrapalhado quanto o seu. Ambos perdem muito tempo criticando a FSP e não vêem a banda passar.

    5. Marcos Benassi

      Ahn... Sei não, mas deu um "Branco" no coleguinha Vinícius: "isso mesmo, fora Boulos"? Cê tem certeza de que leu o comentário do Gilberto?

    6. Vinicius Branco

      Isso mesmo, Gilberto. Fora Boulos, fora Edir, fora Marçal e fora Bolsonaro.

  15. João Batista Tibiriçá

    Concordo com a articulista! Essa maneira de tratar todo mundo na vala comum nunca levou o Estado a um lugar adequado. "Quem não tem colírio usa óculos escuro." Quem não tem projeto joga no ventilador. E muita gente sem noção acha graça. Mas o palco da realidade não pode ser tratado assim, como se um teatro fosse. Merece respeito de todos. Não se trata de um jogo de cena que termina dali a umas duas horas. Ficam muitos estragos incorrigíveis.

    Responda
  16. Elizabeth O Costa

    Cadê a Justiça Eleitoral? Quando é necessária, ela se omite.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      A Justiça Eleitoral não vota. A coluna é um alerta para quem vota.

  17. Armando Moura

    a questão básica está em escolher um líder e o que ele representa, com uma minima base politica que possa ser agregada. Com nunes a liderança está na camara de vereadores, onde o presidente é suspeito de ligaçoes com o trafi co. Datena nao tem o psdb, Tabáta não tem o PSD, que precisa do governo federal, Boulos é o que resta e deve ser eleito, é daqui, conhece aqui, estudou aqui e precisa de um bom governo ou acaba aqui, tem o Lula. Marçal é tik tok.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Tiktok tá muito delicadinho, caro Armando; o Marçial tá mais pra PornHub!

  18. Helene Medeiros

    Boa reflexäo e explanacäo. Näo moro em SP e portanto näo posso votar la, mas a situacäo me preocupaca. Faltam bons candidatos.

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Boulos é excelente candidato! Moro aqui e conheço. Minha bolha, família, amigos e colegas de universidade vamos de Boulos.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Faltam candidatos do seu gosto, você quer dizer? Onde tem bons candidatos no Brasil? Se existirem o povo prefere os piores. Vide Congresso Nacional, o pior da história. Quem se surpreende depois da eleição do Bozo e da familicia?

  19. Francisco Neto

    Políticos brasileiros, de esquerda ou de direita, sempre foram desonestos, mas pelo menos tinham um certo equilíbrio mental, com excecões. Nos últimos 10/15 anos, porém, começou a aparecer, vindo principalmente da Internet, políticos que, além de também desonestos, são desequilibrados. E isso cada vez aumenta mais. Penso que o Brasil, que já era errante, tende a ser mais errante ainda.

    Responda
    1. José Bueno

      O eleitorado é cada vez mais presa fácil dentro de bolhas de fanáticos, redes sociais de estupidez, m idi a co rp ora tiva , todos a serviço da idiotização a favor da extrema direita violenta.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Penso o mesmo. Inclusive porque a qualidade do eleitorado só piora, indistintamente.

  20. FLAVIO CALICHMAN

    Discordo, não carecemos de boa candidatura: Tabata Amaral é preparada, competente e integra. Pode-se até não votar nela, mas não se pode negar a existência da sua candidatura que honra a boa política e que merece atenção dos eleitores. O mundo não se limita aos furibundos das extremas esquerda e direita, há vida fora da polarização.

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Hummm extrema esquerda, essência? Ok, meu voto é Boulos.

    2. FLAVIO CALICHMAN

      A carapuça serviu porque é verdade. O PSOL surgiu e existe por conta daqueles para quem o PT era e é light demais, "social democrata" demais e autêntico de menos. Excetuados o PCO e o PSTU, que dispensam comentários, o PSOL é o partido mais extremo da esquerda brasileira e a ele pertence o candidato "progressista" à nossa prefeitura. Banhos de beleza de marketing podem suavizar a aparência, mas não alteram a sua essência.

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Quem seria o candidato da extrema esquerda? Esclareça-nos o que entende por extrema esquerda, estamos ansiosos. Um candidato com um programa que vise aos mais necessitados, que tente levar infraestrutura urbana de boa qualidade para todos, por exemplo, seria extrema esquerda?

    4. Vinicius Branco

      Também de acordo. Pena que tantos insistam na polarização odiosa.

    5. Dalton Matzenbacher Chicon

      Concordo.

  21. Edson Antonio Mendes

    A jornalista está vendada, não existe foice no escuro nem coice na canela. Quem segundo a autora está a altura de ser o prefeito de São Paulo? A caçulinha de áurea comunista, o falastrão do só no nosso, o invasor de propriedades alheias, ou o avestruz em estado de alerta. Nossa é muita desorientação da biruta ao estilo Dilmanta ensacando vento.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Esse já sabemos em quem vai votar.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Vendada por apontar fatos ? Aliás, fatos drásticos.

  22. Wagner Tavares de Goes

    Para prefeito de São Paulo não votarei no Cacareco 2, mas votaria nele para Presidente da República. O chove poderia despertar o eleitor.

    Responda
    1. José Bueno

      Desculpe, Wagner, mas chocante é bocê falar uma tonteira dessa. Vamos levar os brasileiros a sério.

  23. Nelson Souza Junior

    Nas próximas eleições, São Paulo tem tudo, dependendo do eleito, pra piorar o que já está péssimo. Uma cracolandia por bairro, a explosão do número de (imexiveis) moradores de rua, o aumento dos roubos a celulares (coitados desses meninos, é só pra uma cervejinha) e, entre outras tragédias, a invasão geral de propriedades particulares. Há como evitar tudo isso sem radicalização.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Sabia o mané que segurança pública é atribuição exclusiva do governo estadual? Não está a seu contento? Vai me dizer que não votou no miliciano carioca?

  24. Miguel Magalhães

    Continuam dando palco para o novo tiririca...e pior sempre fica. Esqueçamos desse infeliz

    Responda
  25. NIEMEYER FRANCO

    São Paulo escolheu, que se dane. Eu daqui, distante, nada preocupado com essa balbúrdia.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      É isso aí, se o povo quer que se phoda!

  26. Lis P Junqueira Safra

    Ácho que ganha como voto de protesto. Educação, Saúde, Pesquisas mais 22 categorias paradas não é bom sinal . Muita corrupção.

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Lis dos netos que estudam na Avenues, quanto ganhas pra postar aqui? ÁÁCHO que pouco...

    2. Marcos Benassi

      Minha Vó, sapientíssima, tinha uma expressão para definir isso: "cortar o nariz para desacatar a cara.

  27. Fabrício Schweitzer

    Pois é, com uma imprensa, em geral, histriônica, fica bem complicado. A imprensa tem se mostrado antipolítica ao demonizar a esquerda. Plantam feijão e querem colher arroz.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Dora recebe críticas ainda quando critica a direita. Tá na cara que o problema é ordem pessoal.

  28. Carlos Amorim

    O triste é saber que qualquer candidatura um tanto melhor, não tem 10% dos votos.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Quem seria um tanto melhor? Estou curioso!

  29. Julio de Almeida

    Artigo sem novidade alguma. Só se fala nesse Pablo, é preciso falar algo novo ou mudar de assunto.

    Responda
  30. Frederico de Souza Cruz

    O Cacareco pelo menos era um rinoceronte honesto e educado, com Marçal o unico paralelo é que ambos não tinham proposta para São Paulo, e são dois paquidermes.

    Responda
  31. Rodrigo de Sousa

    SP é onde está a elite .... do atraso!

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      A elite do desenvolvimento está em alagoas ?

  32. Gaya Becker

    Deixa q se exp lo dam os el eito res q escolhem aber rações para governar a cidade onde moram.

    Responda
  33. José Augusto Bernabé

    Cacareco, Tiririca e outros tantos pelo Brasil a fora, não foi ou é protesto é um esculacho brasileiro a uma tal de Democracia fajuta que existe por aqui a qual só interessa os corruptos de sempre apoiados por um Judiciário conivente e interesseiro o qual ao invés de protegerem os Direitos dos Cidadãos protegem os próprios bolsos.

    Responda
  34. Ricardo bento terres

    Essa mulher é o editorial do Estadão, fala, fala e não diz o óbvio

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Foi exatamente o óbvio que ela disse. Será que eu e você lemos o mesmo texto ?

    2. Vinicius Branco

      Seja qual for a opinião da Dora Kramer, a esquerda sempre será contra, ainda que critique bolsonaristas e marçalistas. Enquanto imperar o ranço ideológico, seja de esquerda ou de direita, não haverá saída à vista para o país.

  35. Paulo Sales

    Oh Dora. Concordo com você. No entanto sua visão não passa da segunda página, porque na terceira precisariamos entender quem seria o bom nível para governar uma cidade. O cidadão que está na base da pirâmide, está abandonado, faz tempo, pelos educadinhos e "éticos" que você defende.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Chutar o balde, tipo bozo, é a solução ? O bom senso está demonizado.

    2. Paulo Sales

      Pode ser Mario. Essa gente está sempre em busca de poder político, mas quem elege não são eles, é a massa.

    3. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Não é a base que está adorando Marçal, é gente com renda de cinco ou seis dígitos e diploma no canudo