-
SERGIO ARRUDA
Entao. O artigo do JPC é muito bom. Comprei o livro mencionado na coluna mas vi que o livro menciona muito pouco e/ou nao analisa os governos de Trump, Bolsonaro, etc. Parece que o livro se concentra nos governos tradicionalmente classificados como de esquerda, os arabes, etc. Minha hipotese é que os governos de direita ocidentais (Trump, Bolsonaro) estao funcionando do mesmo jeito. Entao pergunto se a autora analisou os movimentos de direita nos EUA e Brasil sob essa mesma otica
-
Kleber Veloso
Ockham na veia. Bravo!
-
roberto silva
Deve ser muito acalentador enxergar o mundo e forma tão simplista, quem está do lado dos eua é mocinho e quem está do lago chinês é vilão.
-
Nicola Bartolomeu
Claro, o colunista é simplista e você é a luz que nos guiará para fora da ignorânica, porque você sabe a verdade que aprendeu em algum sindicato ou no youtube.
-
-
Dora Sverner
Excelente e lúcido artigo: uma raridade.
-
José Carlos Tridapalli Junior
Ótimo artigo.
-
Nicola Bartolomeu
É o Eixo do século 21.
-
Nilton Silva
Muito bom. Bem-vindo de volta.
-
José Cardoso
Tirando o fato de que os EUA e países europeus também compram petróleo da Venezuela, com ou sem Maduro, além dos países do golfo pérsico (todos ditaduras), o artigo descreve a realidade.
-
José Cardoso
Quero dizer: eles também compram petróleo dos países do golfo.
-
-
Francisco Elias Fernandes
Sem dar adeus a Lênin e a cosmovisão autoritária não se compreende a sociedade aberta.
-
roberto silva
Os eua só apoiam a democracia se o eleito for um capacho seu, o maduro é um total desqualificado, mas clamar que o tio San está buscando o melhor para o povo venezuelano é desonestidade, vide as ditaduras implantadas em Chile Brasília Argentina, tambem no Irã etc , usou a Ucrânia como bucha de canhão só para faturar. Não há mocinhos nesse embate, só interesses.
-
Anete Araujo Guedes
Sempre esquecemos das ditaduras capitalistas, o que existe oculto nas guerras fabricadas, quem lucra com a exportação de armas, com o apoio aos conflitos. Sem falar na manutenção, a qualquer custo, da hegemonia dos países considerados desenvolvidos. Ficamos observando a árvore e esquecemos de olhar a floresta.
-
Carla C Oliveira
Ótima dica!
-
Maria Lopes
Há alguns anos li um ótimo artigo da Anne Applebaum sobre a Polônia, onde tinha morado com o marido. Na New Yorker, acho. Ela relatava a transformação que foi vendo no entorno à medida que a extrema direita foi assumindo cada vez mais poder. Ela é ótimo. Esse vai para a lista.
-
Galdino Formiga
Na lista citada esqueceu de incluir o nosso país.
-
Johel Souza
Excelente definição de Lula/Celso/PT que, claramente, tem feito máximo esforço para entrar para o clube corporação.
-
Rondon De Castro
E o povo é um mal necessário...
-
Henrique Marinho
Aspas: Um regime autocrático e cleptocrático, regra geral, só cai com violência - Inclusive este do Brasil.
-
Paulo César de Oliveira
Lula foi eleito. Não com o meu voto, mas foi eleito.
-
Hernandez Piras
Regime autocrático? Quem é o poderoso autocrata brasileiro? Lula? E Lira, Pacheco, o STF, os Governadores, eles não existem? Sim, todos percebemos que você quer a violência, mas o pretexto não poderia ser mais fraco.
-
-
Clemens A F Schrage
A multinacional autocrática também tem o verniz de ser progressista ou de esquerda. Não poucos identificam em Putin um novo Lênin, líder do Sul Global e ao mesmo tempo líder da extrema direita europeia. O Chavismo tentou libertar o país do imperialismo norte-americano e acabou virando refém da China e Rússia, que tem alto interesse na estabilidade do Maduro. Ele é apenas mais um dos muitos presidentes vitalícios da multinacional autocrática.
-
Alexandre Tavares
Ótimo artigo, já estava a ler "How Tyrants Fall", recomendação do Hélio Schwartsman e logo em seguida lerei também "Autocracy, Inc".
-
Ricardo Botto
Fala dos colegas mas precisou ler o livro da Anne Aplembau para enxergar o óbvio. Demorou, mas nunca é tarde.
-
Julio de Almeida
Que grande artigo! Semana começando bem.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.