Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Gilberto Rosa

    Se Bolsonaro tivesse sido barrado por todas ilegalidades cometidas em toda sua vida como militar e deputado, rachadinhas e apartamentos no dinheiro e tudo mais, meio milhão de vidas que se foram a mais do que a média mundial da covid permitiria, estariam vivas,. Meio milhão de vidas seriam um bom exemplo para justificar o cumprimento da lei? E se Marçal se eleger, com todo apoio do Joel e da Folha, para barrar Boulos? O que devemos esperar? Não dá mais para cair neste papo furado.

    Responda
    1. Ivo Ferreira

      Mas o Lula também...

    2. Ivo Ferreira

      Com certeza

  2. Rodrigo Leão

    Não sr.! Candidato criminoso não tem que ser derrotado nas urnas, aliás, não poderia nem concorrer. Por sua tese, qualquer criminoso populista poderia pleitear cargos políticos - especialmente no Brasil que basta falar em Deus e combate ao comunismo e obviamente ter dinheiro (no caso do Marçal, dinheiro do crime). Mas seu comichão por golpistas não é de hoje Sr. Joel. Este tipo (Joel) é pior que o próprio Marçal.

    Responda
    1. Marcelo Pires Santana

      Pois é. Depois desta coluna o salário vai aumentar.

  3. Celso Neri Junior

    Só espero que se aprofundem as investigações sobre o envolvimento dele com o PCC, pois só assim poderemos respirar aliviados, seja com a impugnação de sua candidatura, seja pelo veto nas urnas.

    Responda
  4. Ricardo Candido de Araujo

    Pessoal, entendam, Joel não é da turma do debate, da discussão séria, ele foi criado na turma cujo objetivo é apenas lacrar, e mais uma vez conseguiu.

    Responda
  5. Anderson Aparecido Candido

    Esse charlatão tem que ir pra cadeia não por que é candidato e pode vencer, tem que ser preso por ser um estelionatário.

    Responda
  6. Priscila Soares

    A que ponto chegamos na 'normalização' do crime! Jornalista defendendo candidatura de associado do PCC, justificando a riqueza milionária pela atividade de coach de araque, não pelo histórico de roubo e parceria com criminosos! Mais do que ninguém, um jornalista devia estar olhando a floresta ao invés de uma árvore! O PCC tem uma clara estratégia de assumir o poder do país usando o sistema conivente com as organizações criminosas! Viva o futuro do Brasil!

    Responda
    1. Maria Antonia Di Felippo

      Vai Cabral, vai descobrir o Brasil.

    2. Rodrigo Cabral

      Joel é filosofo e economista. Não jornalista. Ele está trazendo sua opinião (reflexão) e não fatos noticiosos.

  7. Daniel Marques

    Joel, Marçal é um extremista que não esconde a que veio, angariando apoio de quem não se conforma em ver criminosos do erário ocupando cargos de liderança, tal qual o atual presidente. Concordo que a melhor resposta ao extremismo deve vir das urnas, mas se temos um defensor de rachador como um dos principais candidatos, não dá pra depositar somente nelas o necessário filtro.

    Responda
    1. Daniel Marques

      To certo mesmo, sinto mau odor de petralha de longe ;-)

    2. Andre Moraes

      Tá certo. :-)

    3. Daniel Marques

      Andrezinho, se voce fosse realmente um leitor de qualquer obra que não fosse marxista, voce seria terrivelmente contra o uso dos mecanismos de estado em causa própria, assim como de quem se locupleta dos mesmo recursos de estado para enriquecimento ilicito. Voce é só uma marionete da esquerda que aprendeu a tergiversar quando confrontado em sua contradição. Já o Zé é um troll mesmo.

    4. jose carlos toledo junior

      Olha o naipe desse pobre coitado, possuído pelo bozó! kkkkkkkk. A mente do cara é assim: o bozó é bom, o bozó é honesto, o bozó é heroi, um santo. Vota no bozó, vota em quem o bozó mandar. O zumbido do bozó o dia inteiro. Sai do zap ,possuído. kkkkk

    5. Andre Moraes

      Ahhhhh...mas preciso te parabenizar. Nunca tive a coragem que você teve de devorar os livros do falecido Olavo.

    6. Andre Moraes

      Eu me identifico com ideias de esquerda e voto em partido do espectro que vão do centro a esquerda. Simples. Mas sua cegueira ideológica não permite você sair dos seus vales cognitivos. Seu cérebro tem pouco plasticidade; já está todo escrito em pedra. Eu li boa parte da literatura das ideias em que você acredita. Eu me dou a chance de buscar conhecimento no contraditório. Duvido muito que você faça o mesmo.

    7. Daniel Marques

      Andrezinho, voce nao engana sem a sua mamãe com esse papinho de centrista. Quem lê suas bobagens o considera terrivelmente petralha, mas não te condeno, deve ser triste ser esquerdista em um lugar onde ninguem da seita se cria.

    8. Andre Moraes

      Você tenta me atacar sobre petista, vermelhinho, sem candidato no RJ. Eu voto no Paes há muitos anos. É um político sério, que conhece a cidade, e faz o que está dentro da sua esfera. Você usa a sua régua moral para medir os outros; para você ser de direita, mesmo sendo notório criminoso, merece sua defesa...nem todos são assim patriota.

    9. Daniel Marques

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    10. Andre Moraes

      Relativizador de descumprimento da lei. Usa até o argumento débil do... E o PT? E o PSOL? Confunde lei eleitoral com procedimentos de julgamento político. Outro com histórico de adoração de fora-da-lei e que no dia a dia deve se comportar e delinquir apenas por mensagens. Tiozão do zap.

  8. Lisandro Signori

    Se as redes sociais tivessem um mínimo de regras, enganadores como esse Marçal não iriam longe. O cara sem nenhuma prova acusa o outro de ser viciado em cocaína, então corta o vídeo e posta em suas redes... isso é o refinamento da calúnia, deveria ser lei postar sempre com a resposta completa do outro debatedor.

    Responda
    1. Ricardo Candido de Araujo

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  9. marcelo malva

    Joel é uma espécie de fas,cista nerd. O cara comete um monte de crimes e ainda a população tem que lutar para tirar o cara? Daqui a pouco o Marcola do PCC , se candidata e o Joel vai dizer que o Marcola tem que perder nas urnas. Pelo amor de Deus. Essa folha de São Paulo, deveria se chamar folha Fas.cista conservadora de São Paulo. Joel tenta passar pano para os fascista e não é de hoje. Pior que ele tenta vender que o Lula é radical. Para mim, Lula é muito pacifico. Deveria bater de frente.

    Responda
  10. Anderson Aparecido Candido

    Pablo Marçal não é uma risco à democracia, é um risco a civilidade!

    Responda
  11. Marcelo Pires Santana

    Algo não pde ser negado, o dinheiro do Joel é suado. Pra conseguir chegar a tais raciocínios é de suar a cuca e os músculos.

    Responda
    1. marcelo malva

      verdade

  12. Ricardo Candido de Araujo

    Mais uma vez, Joel, você, por defender um libertarismo infantil, diz que as regras do jogo, as Leis, não devem aplicadas contra quem as descumpre. Posso usar o futebol como exemplo? Concorda que sem regras qualquer brutamonte alucinado seria sempre campeão? Afinal, no apito inicial ele poderia quebrar as pernas de todos os adversários e jogar sozinho, sempre vencendo os jogos. Você precisa crescer, garoto.

    Responda
  13. Marcio Mattos

    Então, só os pobres podem ser presos??

    Responda
  14. carlos cardillo

    Leis e regras existem para serem cumpridas. Quem não respeita deve ser enquadro.

    Responda
  15. Hermogenes Moussallem

    Que rumos a humanidade teria tomado se figuras como Mussolini e Hitler tivessem sido impedidas de chegar ao poder? Um dos maiores problemas das democracias é a tolerancia e normalização dos intolerantes.

    Responda
    1. Maria Antonia Di Felippo

      Não é problema da democracia. O problema é a impunidade. Esses criminosos devem ser punidos e afastados da política. Alguns até da sociedade.

  16. Carlos Amorim

    Joel está certo, mas aqui tá cheio de supostos democratas que só aceitam a democracia quando elegem o candidato de que gostam. Marçal não tem a menor chance de abalar a democracia, pq, pura e simplesmente, não tem apoio do exército. O mesmo motivo pq Lula era preferível em 2022. Eu adoraria cassar candidato mentiroso... ia sobrar algum?

    Responda
    1. Carlos Amorim

      Padilha, Em 2010 Lula explicava que caixa 2 (em resumo, dinheiro doado de empresas corruptas para eleger candidado) todo mundo usa. Em 2013, assisti comercial produzido pela campanha da então presidente Dilma, em que ratos comiam a comida da mesa das pessoas caso Marina fosse eleita. Em 2018, escutei carros de som que anunciavam o fim do Bolsa Família se Bolsonaro fosse eleito. Não, eu não acho certo usar fake em campanha.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Não é simples mentira, meu caro! Você não lê ou assiste a jornais? Ele usa ilegalmente recursos financeiros para comprar impulsionamento dos seus vídeos fakes editados para parecer o que não são e assim enganar pessoas. Isso é democrático, usar de artifícios para enganar o eleitor? São muito mais do que meras palavras.

  17. Raul de Jesus Duarte

    Joel falou tudo, a esquerda ainda nao entendeu o jogo, está presa no passado, assim como as suas idéias. Marçal no primeiro turno !!

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Jesus, olha o que sobra pra apoiar o Joel, pior que todas as críticas que recebeu : )

  18. Andre Moraes

    Toda vez que leio o Joel, tenho a impressão que ele adora um fora-da-lei, como todo libertário, eles adoram o tipo mas não tem coragem de ser. Tenho curiosidade para saber como essas pessoas foram criadas e como eles criam seus filhos. Será que eles tiveram ou tem essa liberdade irrestrita de fazer o errado? Nunca impuseram limites, regras? Sério...fico assustado quando vejo esse tipo de opinião vindo da imprensa profissional e principalmente de alguém com formação de filósofo.

    Responda
    1. Frederico de Souza Cruz

      Pois é, André, diploma seja do que for não absolve ninguém. Só discordo que Joel seja libertário, ele usa a fantasia para defender todos os libertários patriotas de 8 de janeiro. quando alguém com acesso ao conhecimento fala em princípios abstratamente é porque os está usando de má fé. Ele usa os principios como cortina de fumaça no fundo só não se declara bolsonarista de ultra direita, porque bolsonaro não pertence à casta e pegaria mal.

    2. Andre Moraes

      Raul, crie seus filhos como você quiser; relativizarão as leis e pode ser até que sofram o rigor da lei. Os meus eu crio conforme as leis da sociedade em que vivo. Se você acha isso papo furado; fique a vontade em descumprir as leis. Vai lá machão.

    3. Gilberto Rosa

      Coitados dos filósofos, imagina ter Pondé e Joel denegrindo a categoria, daqui a pouco filósofo vai ser confundido com adorador de genocidas e extrema direita.

    4. Raul de Jesus Duarte

      Esse seu papo furado, é igual ao papo dos candidatos, não cola mais.

  19. HUGO ALVES

    Joel, leve-o para casa, e de brinde, o inelegível!!!

    Responda
  20. José Tarcísio Aguilar

    Não à toa a turminha da chamada extrema direita gosta de heróis-bandidos no estilo batman. É fora da lei, mas identifico minha revolta nele. O Joel mostra o quanto está alinhado nessa categoria pueril e inconsequente.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Pueril? Ele tá bem crescidinho pra saber o que fala, é má fé mesmo.

  21. Leonardo Trindade

    Sinceramente? O povo tá merecendo passar por mais esse martírio auto-imposto.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Sim Trindade, quem somos nós contra os bilionários e suas malandragens.

    2. Leonardo Trindade

      Grande Gilberto. Amigo, eu não rezo por essa cartilha do povo ignorante, não. Isso é um achismo burguês que sempre busca rebaixar as pessoas mais pobres enquanto a extrema direita é gigante entre os ricos e mais escolarizados. Eu desejo isso pra minha cidade? Claro que não! Mas estou cansado de falar o óbvio para um bando de loucos.

    3. Gilberto Rosa

      Leonardo, falas exatamente o que a velha e bilionária elite do atraso quer, ela vende o pior e depois faz o povo pensar que mereceu. Ataca e golpeia governos progressistas, vende Aécio, Temer, Bolsoguedes, rouba com juros, gasolina e privatizações fraudulentas, e culpa do povo. Grande parte do povo não decide, é levado a decidir. A grande imprensa tem interesses privados e manipula notícias de interesse público, olha o Joel, coloca nisto também fakes patrocinadas nas ferramentas de internet.

  22. Daniel Liaz

    Joel, me responda rapaz. Primeiro: vc está defendendo então o descumprimento da lei e defendendo a impunidade? Que civilizado da sua parte não?! Depois: vc acha que alguém acredita e vc é tão ingênuo que acha mesmo que o único indício de que Marçal representa a extrema direita é pelo descumprimento de algumas leis? Ademais, Joel, pelo seu ódio irracional ao progressismo vc está repetindo o mesmo erro grave (que aliás, só reconheceu em finais do ano de vinte e dois) que cometeu com o Bozo!

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Fiz um comentário respondendo meu próprio comentario. Nenhuma ofensa ou qquer outra coisa fora da regra. Ainda assim a folha diz que vai moderar e não pública a resposta minha no meu próprio comentário. Faz lembrar o factoide no qual eles exploram o fato do Xandão do TSE não ter avisado o Xandão do STF

    2. Gilberto Rosa

      Trindade, a governabilidade não é suposta, quer exemplo maior do que o golpe contra a Dilma e prisão de Lula? Lula contra nossa bilionária e parasitária elite do atraso, que controla não só os dois terços podres, Lira e Pacheco, mas também Campos Neto Paraíso, a grande impresa e fakes news patrocinadas na internet. Só Lula e parte Stf conseguem se contrapor a tantas forças, sem considerar as do império das guerras e genocidas que convidaram Tarcísio e Mendonça para visita em pleno massacre.

    3. Leonardo Trindade

      Gilberto, o Boulos relativizou a rachadinha do Janones. Lula vive defendendo aliados podres só centrão em nome de uma suposta governabilidade. A justiça é cheia de brechas, vamos conversar como adultos e não alimentar fantasias.

    4. Gilberto Rosa

      Trindade, esta é a lógica da extrema direita, se não cumprirmos a lei, eles ganham ainda mais espaço, pois lutam abaixo da cintura, imaginar que devemos deixar fazer o que querem, seria o mesmo que aceitar o golpe do 8 de janeiro, seria melhor ter aceitado o golpe? Enquanto não colocarem na prisão, eles se sentem inatingíveis, para fazer o que querem e ganhar as mentes dos menos sábios.

    5. Leonardo Trindade

      Eu não gosto do Joel, mas ele só disse o óbvio: perseguições na justiça fortalecem a extrema direita; a democracia dá brecha para acidentes de percurso.

  23. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    O artigo do Joel lembra-me de um dito, assim: "prendam suas cabritas que o meu bode está solto". Para ele "vale tudo", mentiras inclusive, para ser "eleito democraticamente". Já virou cabo eleitoral do Marçal. Fazer o quê. Convencer quem que esse candidato não deve ser eleito se até os Joels da vida, culto e estudado, já caiu na lábia do malandro.

    Responda
  24. Marco A Moreira

    Excelente artigo.

    Responda
  25. Vinicius Chaves

    O que me assusta não é o Marçal, mas a sociedade que nele encontra um representante

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Enquanto tivermos Malafaias, Marçals e Joels tendo espaço público e um povo sem sabedoria para perceber estar sendo enganado, isto vai se repetir. Só o conhecimento liberta.

  26. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Quer dizer que as artimanhas ilegais que o cara usa para impulsionar seus conteúdos não tem efeito eleitoral? Lembra que foi o mesmo que o próprio TSE usou como justificativa para não impugnar ou punir a candidatura do Bozo em razão dos impulsionamentos massivos de fake news no WhatsApp em 2O18? Está defendendo a ilegalidade de condutas eleitorais? Então revoguem-se as leis e vamos para o vale tudo. É o que a extrema direita quer desde sempre!

    Responda
  27. Cassio Vicinal

    Joel, não barrar candidaturas judicialmente, abrir exceções para quê? Medo do progressismo? Marçal flerta com a ilegalidade e manipula a narrativa? Vide sua entrevista a essa Folha. Isso pode exigir intervenção do tribunal eleitoral de São Paulo para proteger a democracia. Respeitar a vontade popular é fundamental, mas o desrespeito contínuo às leis eleitorais de um candidato questiona a tolerância a tais excessos. Quando a democracia está em jogo, não há espaço para concessões.

    Responda
    1. Cassio Vicinal

      Você foi cirúrgico. A crítica precisa ser abrangente e incisiva, mirando não apenas as práticas ilegais em si, mas também aqueles que possuem o poder de prevenir e punir tais práticas, mas falham em cumprir esse dever: os tribunais, muitas vezes, fazem vista grossa; o legislativo, por sua vez, frequentemente recorre à anistia; e a imprensa, ao inaugurar a postura de vamos deixar as urnas julgarem, abdica de seu papel de vigilância crítica, deixando a responsabilidade para o eleitorado. Perfeito.

    2. Alberto Melis Bianconi

      Não flerta com a ilegalidade, tem um esquema flagrantemente ilegal de propaganda. Só levamos a sério quado um delator, crimes praticados na cara de todo mundo estão perdoados? Não sei se um esquema como o uso do WhatsApp por Bolsonaro poderia ser enquadrado na época como crime eleitoral, mas se aparecesse hoje teria que ser impedido. É muito fácil culpar o eleitor quando as zelites primam em tirar o seu da reta.

  28. Alberto Melis Bianconi

    É a narrativa de quem depois quer culpar o eleitor pela qualidade dos eleitos... A justiça eleitora tem que funcionar sim, aliás o judiciário como um todo, as instituições. Um voto equivocado não exime a culpa das zeites. Existem crimes eleitorais e crimes eleitorais. Um mega esquema criminoso de campanha é um pouco diferente de um único ato irregular de pré-campanha, penas devem ser proporcionais. Sou a favor a Ficha Limpa e eleitor não fiscal nem polícia.

    Responda
  29. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Esse deve ser ainda favorável a duelos de espadas ou pistolas.

    Responda
  30. Vlademir Colla

    Sim, vamos banir as leis, salve-se quem puder!

    Responda
  31. Lis P Junqueira Safra

    Falar o que deixa a população escolher. Temos um belo exemplo na presidência.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Novamente aqui falham as instituições, ainda que o eleitor tenha compensado a vagab(autocensura) de ofício. Já há mito deveriam ter sido condenados o ex-juiz mau-caráter, seus procuradores amestrados e os desembargadores cúmplices no TRF-4. Mas não há como dar uma resposta simples quando o corporativismo freia o judiciário.

  32. José Carlos Rodrigues da Silva Silva

    Ser governado por bandidos e corruptos no Brasil é normal, veja o quem está na presidência? O maior esquema de roubo é cara é presidente, esse país não é mesmo definitivamente pra amadores.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Jose é o claro exemplo de quem pensa exatamente como o bilionário da Folha quer, votou no Aécio, saiu com a camiseta do Robinho pelo golpe Cunha e Temer, acreditou no ministro Moro e votou no Bolsoguedes, achou que o aumento de gasolina para dividendos bilionários e privatizações fraudulentas eram para o bem dele, acha que os maiores juros do mundo são necessários. Tadinho, não é maldade, é ausencia de sabedoria e capacidade de reflexão.

  33. Alexandre Passos

    Artigo perfeito..até quando vamos fingir que não vemos o "outro lado"?...até quando vamos ficar achando brechinhas em lei, classificando de ataque a democracia , qualquer vontade não "limpinha" da população?

    Responda
    1. jose carlos toledo junior

      Olha o naipe dessa caricatura.

    2. Alberto Melis Bianconi

      Ver o outro lado é normalizar a fraude eleitoral? Não, esse não é simplesmente um outro lado.

  34. Márcia Meireles

    Marçal tem que ser barrado nas urnas e, como descumpriu a lei, na Justiça. também.

    Responda
  35. Gilberto Rosa

    O calunista jagunço deu o recado, o bilionário banqueiro parasita de juros, apoiador de privatizações fraudulentas e dono da Folha, só não quer que Boulos se eleja, até Marçal serve. Isto mostra mais uma vez que realmente Boulos é o candidato certo.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Sim Annie, ele faz parte do loteamento que a Folha se tornou, a coluna dele é a cota de terra dos bilionários do Agro. Os loteamentos devem funcionar do mesma forma que a compra do Nunes por notícias positivas na Folha, muito bem denunciado, com provas e tudo pelo intercept.

    2. Juliano Camargo

      Fanáticos como vc são responsáveis por transformar o BRasil neste circo

    3. Annie Rodriguez Fernandes

      Totalmente de acordo com o senhor...o comentarista...aqui no sul é chamado de "lambe botas" ou "capataz" de estanciero!!!!

  36. JOSE RIBEIRO NASCIMENTO

    O povo está cansado da corrupção endêmica na politica brasileira. O fenômeno Bolsonaro e agora Marçal simbolizam a revolta do povo contra o sistema corrupto. A próxima fase da revolta popular será a tomada do poder pelo povo. Bolsonaro quase conseguiu canalizar essa revolta. Marçal está tentando. Chegará uma hora em que algo extremo acontecerá se as autoridades não darem um basta na corrupção. Ninguém aguenta mais isso.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Para a corja bozoloide a corrupção condenável é somente a dos outros. Se enxerga, mané! Ou é otario ou mau caráter, ou ambos, provavelmente.

    2. Paulo Augusto

      Se revoltar contra sistema corrupto elegendo suspeitos de corrupção?

    3. jose carlos toledo junior

      Olha o naipe desse pobre coitado possuído. Precisamos impugnar a candidatura de marboçal , bozó, etc. Senão o mortimento vota neles.

    4. Ricardo Candido de Araujo

      Como pode dar crédito para um indivíduo que elaborou um plano terrorista que mataria pessoas e deixaria a segunda maior cidade do país sem água potável, e isso apenas para protestar pelo salário que ganhava? E a propósito, ele teve sua condenação revertida por pressão do então ministro do exército, numa sessão absolutamente secreta do STM, apesar das provas contra ele, inclusive laudo grafotécnico, serem vastas.

    5. Daniel Liaz

      Ainda com esse papinho mofado? Esse que usa como desculpa a corrrupção para votar em extremista de direita mas não tá nem aí se esse mesmo extremista é corrrrupto em todos os sentidos?! Não é melhor admitir que se vê representado na atitude incivilizada e completamente desonesta do candidato?

    6. jose carlos toledo junior

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    7. JOSE RIBEIRO NASCIMENTO

      O PT cresceu quando colou na direita o rótulo de corrupção. Hoje esse rótulo está colado na esquerda, no Lula e em alguns juízes.

    8. Felipe Araújo Braga

      Bolsonaro está envolvido em corrupção até o talo. Cem mansões Brasil a fora, rachadinhas, cheques endossados, jóias apropriadas. Moço, se liga. Marçal está envolvido em estelionato e fraudes, já foi até preso.

  37. Gilberto Rosa

    Joel sendo Joel, defendendo a não prisão de bandidos. No fim, Marçal e Joel trabalham para a mesma velha, bilionária e parasitária elite do atraso.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Camargo, Adolf também era mensageiro. Minoria pequena que elegeu Lula e não se deixa enganar pela bilionária imprensa. Aff, se o dinheiro roubados em juros por banqueiros como o dono da Folha, fosse aplicado em educação, não precisaríamos ler isto.

    2. Juliano Camargo

      Ataque ao mensageiro... A extrema esquerda atirou o Brasil nesse lodo. Lembre que vc faz parte de uma minoria bastante pequena

  38. Sergio Makrakis

    Se está previsto na legislação eleitoral o impedimento, cumpra-se. Parem do promover o desserviço da democracia!

    Responda
  39. Samuel Fagundes

    Discordo totalmente da opinião do nobre articulista. A justiça tem a obrigação de barrar qualquer candidato que não tenha condições legais de concorrer a qualquer cargo político, seja ele quem for. Os crimes que este candidato praticou demonstram que ele simplesmente é um band!do, um delinquente. Já no início da campanha ele se mostra uma pessoa despreparada, violenta e mentirosa. Porque sujeitar a sociedade a isso? Não nos esqueçamos, a justiça militar protegeu e boso, taí a serpente....

    Responda
    1. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Precisamente!

  40. Fábio Nascimento

    Ele é filho e herdeiro de um movimento essencialmente autoritário e religioso, que é o bolsonarismo. Para saber por q ele é uma ameaça à democracia, basta perguntar o q ele pensa das urnas eletrônicas, dos militares e da invasão de 8 de janeiro. Certamente apoia tudo, nega q tenha havido tentativa de golpe e assim por diante.

    Responda
    1. Fábio Nascimento

      Vc demonstra falta de percepção. É evidente o parentesco com o bolsonarismo. Inclusive declarado: o próprio Marçal diz q Bolsonaro é o maior líder da direita à qual ele pertence; e o Marçal nega q o Nunes seja da direita. É mto claro q ele, bolsonaro e o bolsonarismo pertencem exatamente ao msm lugar do espectro político: rejeição da democracia liberal, armas, liberdade incivil e neopentecostalismo.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Não é filho ou herdeiro de coisa alguma. É apenas um oportunista que explora um viés, diga-se, não tradicional. A ousadia descabida caracteriza tal viés, em superação até mesmo ao tresloucado bozo. Como bem apontado pelo articulista, a obscenidade do fundo eleitoral, dentre outras, oportuniza a aceitação e admiração desse tipo de ousadia. O problema é a consequência.

  41. Dilson piccin

    Uma coisa é uma coisa, outra coisa outra coisa. A justiça existe pra quê? Desde criança aprendemos ou nos ensinamos a respeitar às regras. Uma eleição não é é não pode ser uma casa de maria-joana.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Certamente não pode. Mas, e o Congresso, é o que ?

  42. Perci Guzzo

    Não devemos jogar a responsabilidade toda para a sociedade no escrutínio eleitoral. Se há regras para se candidatar e para fazer campanha, as instituições devem atuar. Jogar todas decisões no colo das urnas é uma perversão do processo democrático.

    Responda
  43. JOSE AUREO BIGLIASSI

    Os juizes julgam e os jornalistas escrevem. Simples assim Joel.

    Responda
  44. RICARDO HELLMUTH SCHRAPPE

    Eu vejo um povo cada vez mais preguiçoso, que pouco lê livros, pouco pensa e cada vez mais se apega a tipos e tendências que o dispense da necessidade de argumentar. O crescimento das igrejas evangélicas e outras é um sintoma disso. O aumento da intolerância é um exemplo disso. A viabilidade eleitoral de figuras perigosas, também.

    Responda
  45. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Olha o presidente aí eleito a despeito de toda a sujeira em que se meteu. Isso aqui não tem solução. É uma bagunça organizada.

    Responda
  46. José Bernardo

    Tem que ser derrotado nas urnas... se puder chegar até elas; se cometeu irregularidades e ilegalidades tem que responder por elas. Em sua visão idealista, o articulista parece defender que se há vias públicas é legítimo trafegar de qualquer maneira por elas, sem observar limites de direção e velocidade; os demais que se adaptem, aprendam a conviver com isso e, se puderem, sobrevivam e cheguem ao seu destino...

    Responda
  47. Andre Moraes

    Você é uma vergonha. Foi com pensamentos bandi-dos iguais a esse que organizações criminosas chegaram ao poder. Existem leis e regras que precisam ser respeitadas, se não são, sanções precisam ser aplicadas e entre elas está a ao aplicação de multas e até a cassação da candidatura seja para qualquer que for o candidato. E agora vem com esse papo de e o PT? E o PSOL? Indigência intelectual e complacência com bandidagem. Asco.

    Responda
  48. Paulo Augusto

    Não Joel, quem não segue as regras do jogo não tem o direito de competir.

    Responda
  49. Alfredo Placido Delatti

    O problema é que muitos espertalhões e malandros como esse citado, viram que o sistema politico é isso mesmo, um valhacouto de malandros que buscam enriquecer rapido a custa do erário. Se der certo ficarão anos mamando, os exemplos são infinitos. Muito se fala, menos na reforma desse sistema politico espúrio que a mídia "especializada" finge ser sério e democrático.

    Responda
  50. Paulo Maurício dos Santos

    O cara não segue as regras do jogo e não está sozinho na eleição. Isso afeta os votos dos outros candidatos também. Precisa ser banido desta eleição, no minino.

    Responda
    1. Raul de Jesus Duarte

      Que desespero....Marçal ja ganhou essa eleição e em 2026 levará a presidência.