Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Chiara Gonçalves

    Será engano meu, uma vaga lembrança, mas não existia um negócio... ah, o tribunal de justiça eleitoral!

    Responda
  2. julio alves

    Fico imaginando o que o Acadêmico Gianetti, pai de Joelzinho deve pensar ao ler esses troços que ele escreve! Será que ainda lê?

    Responda
  3. OSMAR OSSIS GOBATO JR

    Marçal já disse na Globo News, "que em eleição vale tudo, é uma guerra". Fica claro que debate de idéias e propostas, foi enterrado. Realmente, precisa haver uma fiscalização e ação rápida da Justiça Eleitoral, para coibir ofensas e fake news. Mas se o povo de São Paulo, optar por ele, vai se arrepender. É assim que se aprende na vida.

    Responda
    1. Edson Antonio Mendes

      Osmarzinho se você está dodói, chásinho de Marsala pra vc, apenas o trocadilho; para de chorar, resmungar ou sussurrar. Se os eleitores de São Paulo querem votar em M ou P, a ordem não interessa. Ah! Se votarem no P. M. irão se arrepender....sério, no dia da eleição vote em quem você desejar. De boa! Então chega de mi-mi-mi.

  4. Carlos Eduardo Cunha

    Joel, está certo. Marçal tem um passado meio obscuro admitido por ele, mas muito menos comprometido que a folha corrida do LULA na LJ, e o apoio de seu governo a várias ditaduras por aí, e do Boulos com as invasões de propriedades alheias. Por isto não dá para criticar. Restam Nunes e Tabata se não forem subservientes a lideranças nefastas.

    Responda
    1. Mauro Cerdeira

      Ledo engano meu caro. O Nunes, que entrou na política porque era o dono da Dedetizadora contratada sem licitação para o porto de Santos, e estava para o que desse e viesse, ganha em muito de todos em número de BOs e processos criminais. De máfia das merendas a agressão contra a esposa. Oportunista de plantão, herança desconhecida de Bruno Covas e dono da máquina, vai ter de janbrar pra tentar galgar o segundo turno. Resta realmente somente a Tabata. Quem quiser ficha limpa de verdade já sabe.

    2. Gilmar Maghenzani

      Tá enganado Carlos o Lula não teve nenhum processo da lava jato por isso foi inocentado, vc deveria dizer que o Lula teve mais processos que o lamaçal mas tem de considerar as idades

  5. Giulliano Roman

    Tem que ser derrotado nas urnas caso siga as regras do jogo. Se não seguir, tem que ser barrado pela justiça. Tanto ele quanto qualquer outro.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      pois é ele quis dizer que ter conduta ilegal pode, pode isso arnaldo

  6. ADONAY ANTHONY EVANS

    Sempre me surpreende a visão histórica e a clarividência do Filósofo Joel. Sim, claro, derrotados nas urnas, não barrados na justiça, como Benito i em vinte e dois na Itália, Adolfo em trinta e três na Alemanha, e Jaur em 18 no Brasil. Camisas Pretas, Camisas Pardas. Camisas Amarelas. Onde a Folha encontra?

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Daniel, e processo anulado pela instância máxima do país, proveniente de um juiz parcial que o condenou sem provas, apenas por "convicção".

    2. Daniel Marques

      A memoria seletiva não lhe permite lembrar do Lula em 18, afinal tinha sido só em três instâncias..

  7. neli faria

    Cabe ao Juiz dizer o direito . O juiz não atuou sponte propria! Alguém bateu a sua porta se sentindo prejudicado. Cabe a parte recorrer da decisão se assim o desejar. Tão simples!

    Responda
  8. Antonio Neto

    Tá bom! Então ... para se candidatar a um cargo executivo desse porte não é importante ter qualificação? Se for bandido, pode? Quanta bobagem escrita por um filósofo!

    Responda
  9. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Como diria a saudosa Hebe, o Joel eh uma gracinha. Deixa eu te explicar uma coisa. Vamos supor q o dito cujo nao se eleja mas tenha milhares de votos. Vai dizer que foi fraude. Que a quantidade de votos eh um portal ( ops ) para outras tentativas

    Responda
  10. Tuiuan Almeida Veloso

    A Folha está apostando num modelo errado. Se for pra ter engajamento vazio, apostar em polêmicas e discurso chocante, vão sempre existir lugares melhores na internet, até porque a Folha ainda tem um mínimo de compromisso com os fatos que atrapalha a geração desse tipo de conteúdo. A única coisa que uma coluna (e esse colunista) como essa gera é indignação de quem lê isso aqui em busca de um mínimo de racionalidade na mídia. Se for pra ler essas sandices, eu vou pro X/Twitter.

    Responda
  11. Marcos Juciuski

    Deixa eu te explicar uma coisa: existe uma coisa que se chama "ordenamento jurídico" e que deve ser obedecido por todos. Entendeu?

    Responda
    1. Marcelo Pires Santana

      Ele sabe mas não quer saber.

  12. José Cláudio fernandes correia

    Senhor colunista, tudo certinho na sua argumentação se o Brasil fosse a Suécia, a Dinamarca, por exemplo. De tolerância em tolerância estamos colhendo frutos do bolsonarismo, do malafaismo e já, já do marçalismo

    Responda
  13. Fernando Alves

    Como sempre, todo direitista defende que outros direitistas tenham imunidade para cometer todo o tipo de crime. Lei, só para os outros. O Joel simplesmente lançou um "não pode aplicar a lei contra o criminoso, tem que deixar ele roubar a eleição e ainda assim ganhar dele".

    Responda
  14. FRANCISCO DE OLIVEIRA

    A cobra se mata pisando na cabeça. De preferência enquanto é pequena. Não há mais espaços para testes de laboratório no Brasil O lulismo falhou, o bolsonarismo idem, e Marçal é mais do mesmo.

    Responda
    1. Edson Antonio Mendes

      Comentário exato. Viu o pessoal só pisou no rabo da jararaca, e agora voltou o Lule, bom quem disse isso foi o próprio Lule.

  15. Gilberto Rosa

    Quando a gente pensa que já viu de tudo, Joel nos mostra que tem mais. Dio santo, que pobreza intelectual, só o outro filósofo Pondé consegue competir com Joel. Não deve ser fácil pra Folha encontrar estas espécies, filosofus rarus, do tipo extremis diretis jaguncius

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      acho que é um problema de filósofos

  16. Maria Lúcia Bergami

    Ambos, meu caro. Já vimos o perigo q isso representa.

    Responda
  17. Luiz Arruda

    Sinto muito seu apoio ao "vale-tudo" mas há regras eleitorais a serem seguidas.

    Responda
  18. Raimundo Carvalho

    O novo normal da Folha é apoiar bandido evangélico.

    Responda
  19. jose carlos toledo junior

    De onde sai tanta infantilidade? Esse é filosofó de almanaque do libertarianismo. Tenha dó.

    Responda
  20. RICARDO ARANHA

    Derrubar um candidato no tapetão tem um preço, mas demonstrar que as regras não valem nada também tem. Aliás, bom tomar cuidado com o uso do termo tapetão. Acredito que o comunista quis dizer apenas "na justiça", "fora do jogo", mas claramente tem uma carga pejorativa, como se a decisão judicial fosse necessariamente parcial ou inescrupulosa. Inescrupuloso é ignorar as regras.

    Responda
    1. RICARDO ARANHA

      Ops, corretor mandou um comunista onde deveria ser colunista. Não fica bravo Joel.

  21. FRANCISCO NETO

    Esse Joel é um aloprado.

    Responda
  22. Rubens Ventura

    Joel, Joel, vc está brincando, não há anticorpos que nos proteja desses alucinados que querem reinventar a roda, propostas como essa de emprego na periferia já ouvia há 60 anos, esse Cacareco é o atraso e o perigo de desmonte do precário existente, essa praga exige algo forte.

    Responda
  23. Carlos Jardim

    ... e será derrotado! Não é possível que o eleitor paulistano( ou paulista? as x confundo) volte a eleger uma abada como a Cacareco.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Neli não falou do Temer e o FHC pq?

    2. neli faria

      O paulistano é o reflexo do Brasil! Ou o senhor acha que o brasileiro é sábio ao votar? Se assim fosse não teria eleito dilma , bolsonaro, lula, collor etc! Cacareco não foi eleito! Os votos, sob protestos, dados a ele foram anulados. Hoje, pela urna eletrônica, o máximo que se pode fazer é dar a nota que a esquerda, direita, situação, oposição, enfim, a maioria merece: zero zero zero!

    3. César de Oliveira lima

      Prezado Carlos, paulista é todo cidadão(ã) nascido(a) no Estado de São Paulo. Os que nascem na capital, além de paulistas, são paulistanos. Portanto, neste caso cabem os dois gentílicos.

    4. RICARDO ARANHA

      Ah, me desculpa, mas é bem possível. O paulistano não é tudo isso que vc pensa kkk

  24. SIMONS SILVA

    Olha, é muita bobagem até para o seu plantel! Pergunta retórica: seu pai lê as bobagens que você escreve ou te trata como o finado bruxo Olavo de Carvalho? Então, tudo bem cometer crimes eleitorais? Deus do Céu!

    Responda
  25. Ricardo Knudsen

    “ Já há quem veja no candidato um risco à democracia, sem explicar como”. Tentarei explicar como. Ele é de extrema-direita, como deixou claro por sua adesão ao bozismo. Como tal, é inimigo da democracia. Mas não deve ser barrado na justiça por isso, deve ser barrado se houver cometido crimes eleitorais graves.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      acho que é por isso que o bozo não vai preso logo pq quem apoia golpista é criminoso, aí não vai ter cadeia para todos

    2. Galdino Formiga

      Barrado nas urnas.

    3. Alberto Melis Bianconi

      Perfeito, e ao que tudo indica (melhor pode dizer a justiça eleitoral) sim, ao contratar informalmente um número indefinido de pessoas para impulsionar sua campanha nas redes.

  26. Ivo Ferreira

    O pessoal só vê os crimes dos candidatos que não gostam. Esquecem os erros dos "amigos". Esquecem os pecados do Lula, do Bolsonaro. Esquecem a turma do Legislativo. Do judiciário.

    Responda
    1. Ivo Ferreira

      O Lula é um anjo....o Bozo também. Kkkkk

    2. Alberto Melis Bianconi

      Tô esquecendo nada não sr. Ivo, o sr. sim, esquece que as condenações que pesavam sobre Lula foram anuladas.

  27. Marcelo Masiero

    Foi o que disseram em 2018 sobre Bolsonaro. Olha no que deu. Essa cara tinha que estar preso, banido da política, no mínimo, inelegível.

    Responda
  28. Frederico de Souza Cruz

    Não se pode normalizar na política, mentiras, agressividades, e uso abusivo de qualquer instrumento, incluindo as redes. Me parece que não apenas os políticos e ou partidos deveriam estar batendo num candidato tão amoral, tão cheio de problemas com a justiça. A sociedade e imprensa, ao invés de normalizar como quer Joel, deveriam fazer uma campanha contra. Impressionante como se fez campanha contra o Mensalão Petrolão, e contra o PT, mas não se faz nada contra Marçal.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      isso mesmo senhores a imprensa é a maior responsável pelo golpe na Dilma, a prisão do Lula e a eleição do bozo, não vai incentivar o ódio contra o lamaçal

    2. Alberto Melis Bianconi

      Perfeito Frederíco, é sempre bom lembrar as lambanças da imprensa. Não é apenas a instituição justiça que não cumpre seu papel... depois vão dizer, claro, que a culpa é do eleitor. Democracia paras nossas zelites é tipo um excludente de ilicitude (Adoro essa expressão), um alibi sempre disponível.

  29. José Augusto Bernabé

    Que Justiça? a Justiça petista? ora cara, vivemos uma Ditadura técnica que promoveu um Golpe técnico nas eleições passadas para elegerem um medíocre a fim de manterem seus privilégios devidamente aprovado pelo Tribunal da Inquisição instalado no STF. "É mentira Téta?.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      estava demorando para ele aparecer vejas o ,eu comentário mais acima Barnabé

    2. ALISSON BARBOZA AZEVEDO

      Kkkkkkk.....fugiu do hospício. Kkkkkkkkk. Como é doido. G-zuis.

    3. Régis Cava

      Muuuuuuu. Acorda Barnabé. Essa história de que as eleições foram roubas é conversa pra gado mugir, como vc faz em todos os seus comentários. Bolsonaro perdeu as eleições e ponto final. Se fosse roubada a eleição, porque permitiriam o número de excrescências que estão no congresso nacional? Damares, bananinha, Mourão, Salles, Nikolas e outros bossais se elegeram e assumiram os cargos. Chega de mentiras, chega de alucinação. Ninguém aguenta mais esse discurso tolo, vazio, sem respaldo na realidade

    4. Alberto Melis Bianconi

      Claro que sempre haverá a turma que vive numa realidade paralela... essa sim, deve ser vencida nas urnas.

    5. Andre Moraes

      Buscapé voltou.

  30. Paulo Roberto Celestino Guimaraes

    Claro deixa o monstro concorrer para depois de eleito constatar o erro que foi deixa-lo na disputa assim como ocorreu com Bolsonaro. Articulista cria cuervos te arrancadão os olhos.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Pena que a vida não seja justa... os olhos do articulista estão entre os menos ameaçados pelos corvos que ele cria.

  31. Lis P Junqueira Safra

    Deixa o povo escolher. Qto mais fala mais cresce. Esquece

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Tem que falar sim, isso ajuda o povo a escolher contra.

    2. Rives Passos

      E aí, rasga-se a lei da ficha limpa? O cara foi condenado por roubo a aposentados., bancos.

    3. Andre Moraes

      Vocês falaram isso do Bozo e mesmo falando dele diariamente, 24 horas por dia, gastando 400 bi na boca da urna e impedindo nordestinos de votar. Perdeu.

  32. Alexandre Marcos Pereira

    O importante é preservar os princípios democráticos e o respeito à soberania popular, que são pilares fundamentais de qualquer sociedade livre e justa. Independentemente das opiniões pessoais sobre as ideias ou a figura de Pablo Marçal, é imperativo que sua trajetória política seja julgada, antes de mais nada, pelo voto popular. No Brasil, a história recente está repleta de episódios em que a judicialização da política subverteu a vontade do povo, o que é péssimo para a democracia.

    Responda
    1. Frederico de Souza Cruz

      Até ontem defendiam a ficha limpa para aceitar candidatos. Diziam isto em nome da democracia agora não mais. Até ontem defenderam 8 de janeiro em nome da democracia. Até ontem defenderam fake-news e nome da democracia. Até onde defenderam milicianos em nome da liberdade de fazer o que quiser. Pablo Marçal não tem trajetória política, mas tem ficha criminal.

    2. Alberto Melis Bianconi

      Ideias ou figura de criminoso? É sério isso?

  33. joao carvalho

    Como barrar nas urnas se o povo é burro e vota por frase de efeito ou um saco de cimento! Se o candidato é pilantra tem que ser barrado por todos os meios legais.

    Responda
  34. Eduardo Corseuil

    Santa ingenuidade, Batman! O sistema não está entregando o que a população precisa. Mas esses populistas com esse discurso anti sistema também não entregam e corroem mais ainda o próprio sistema democrático, em vez de aperfeiçoá-lo como precisamos.

    Responda
  35. WILSON PAGANO

    Sê o cara é bandido Mané, tem que ser justiça entendeu! Cadeia nele..

    Responda
  36. Ricardo Knudsen

    Joel e o Kim Kataguri deveriam fazer uma missão à Alemanha pra tentar convencer o parlamento dêles a legalizar a criação do partido nasista-com-z. Pq, segundo a lógica joelo-kataguriana, neonazista tem q se enfrentar no voto. Segundo os geniais “fisólofos”, qto mais eles proibirem o nasismo-com-z, mais o neonazismo vai crescer. Acho q os alemães não vão concordar, afinal, não funcionou com o Adolf em 32. Também falhou com o Bozo em 18.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      * os dois extremos

    2. Peter Janos Wechsler

      Valendo para nós os extremos. H deu certo por muito tempo, o "nao deu certo" citou muito caro.

    3. Ricardo Knudsen

      Tá certo Peter, daí a necessidade da eterna vigilância e não dar sorte pro azar. Se descumprirem a lei, fora.

    4. Peter Janos Wechsler

      Cuidado Ricardo. Na Alemanha eles apenas mudam a sigla, mas estão aí.

    5. Daniel Liaz

      Perfeito Ricardo. Aliás, esse e todos seus demais comentários aqui

  37. Sérgio Sayeg

    Esse argumento é estapafúrdio. Bandido tem que pagar por seus crimes de acordo com a lei, independente de suas implicações eleitorais

    Responda
  38. Alexandre Baqueiro Cintra Leone

    "Não há nada mais parecido a um fascista... do que um liberal assustado". Brecht escreveu essa pra você, Joel.

    Responda
    1. Marcelo Silva Ferreira

      Comentário magnífico. É sempre muito pertinente citar Brecht quando o assunto é fascismo. Obrigado Alexandre!!

  39. Hercilio Silva

    Independente da análise feita, negar a influência do pago é inocência. Leia Ronaldo Lemos nesse jornal, a major parte do tráfego de Internet já é de máquina. Ou Mônica Bergamo hoje, Instagram fazendo campanha pra ele automático nos comentários. Por isso o mundo paralelo acha que ganhou eleição. Robôs, perfis falsos e fazendas de celulares fazem achar que são mais do que são. Na urna é 1 eleitor 1 voto. Por isso os votos são abaixo, eles contam rede social como eleitor.

    Responda
  40. Antônio João

    O fenômeno marçal não é novo, é da mesma linha de enéias, cabo daciolo, tiririca e o mais famoso e contundente de todos, o macaco tião (zoológico do RJ) nas eleições à prefeitura do RJ de mil novecentos e oitenta e oito ficou em terceiro lugar com 400 mil votos. Representa um descontentamento dos eleitores com o ro ubo inveterado do políticos, são bilhões e bilhões em orçamento secreto, emendas pix e falcatruas mil.

    Responda
    1. Maria Antonia Di Felippo

      Demonstra a irresponsabilidade dos eleitores, uma vez que épossível anular o voto.

    2. Frederico de Souza Cruz

      Marçal é apenas um Nikolas Ferreira turbinado pela eleição. Ele não difere de Mamãe Falei, nem de Kim Kataguri, embora com ficha criminal. Marçal apareceu em período eleitoral num momento onde Tarcisio e Nunes, querendo se candidatar a bolsonaristas moderados deixaram a bolha sem fake , sem lacração sem xingamento. Sentiram falta da fala de buteco. Não existe descontentamento dos eleitores afinal parece que não se incomodam com os crimes de Marçal, o que existe é crise de abstinência.

    3. Hercilio Silva

      Correto, mas nenhum dos citados participou de quadrilha que limpava contas de velhinhos.

  41. ANTONIO ROGERIO DA SILVA JULIAO

    E o cumprimento da lei cidadão, como fica? É um desastre completo este tipo de opinião.

    Responda
  42. marco martins

    Perfeito Joel, por isso que eu te admiro, vc matou a charada, o caminho de perseguição pode dar efeito contrário. Eu tenho ouvido, muitas pessoas do trabalho e da família, principalmente os jovens, dizerem que qto mais falarem do Marçal, mais certeza tem em votar nele. É o voto anti sistema,

    Responda
  43. Maria Antonia Di Felippo

    Os comentários desse moço são desastrosos, aqui e na Globonews. Não aprendeu nada com o pai.

    Responda
  44. Ricardo Achilles

    Não cabe opinião ou reflexão política. Para que a democracia funcione, todos os candidatos de em seguir a lei e a justiça de estar atenta as violações, aplicando rapidamente as punições previstas. Vale para todos os candidatos de todos os partidos.

    Responda
  45. Maria Lopes

    Joel, vc resolveu lavrar em vez de usar seus ótimos neurônios? Esse sujeito está manipulando a situação, burlando leis, violando as regras eleitorais que valem, devem valer, para todos, e vc vem com esse papo esquálido? Sua biografia não vale nada? Que vexame.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Os neurônios dele são de fato ótimos. Novinhos, quase sem uso!

  46. Fabrício Schweitzer

    Fala isso pro povo, Menino.

    Responda
  47. MARIA CHRISTINA DE ALMEIDA

    O seu liberalismo é de um infantilidade atros. Abdica de qualquer possibilidade de aplicação da Lei na sociedade. La nave vá, vire-se como puder. Você já é um caso grave. Livre pensar é só pensar. O conselho editorial a Folha adotou uma criança que escreve e se recusa a crescer.

    Responda
  48. CARLOS EDUARDO MARTINS

    Pessoal, é impressionante, não sei se voces perceberam mas nas 5 primeiras paginas da Folha hoje existe uma ou mais colunas sobre esse tal Marçal. Pelo amor de Deus vamos pagar de falar dele. Depois o cara é eleito e ficamos 4 anos aguentando aberrações como vivenciamos com o inelegível. Temos psicologos, juristas, economistas, contabilistas, todos fazendo textos sobre ele, um bombardeio sem sentido. O que ele fez de útil para merecer tanta atenção. Repito, parem de escrever ou falar sobre ele

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Não acho que o excesso de manifestações seja benéfico a ele. Se elas passarem majoritariamente a ideia de pessoa criminosa deve prejudicar sua candidatura, mesmo que num primeiro momento pareça beneficiar. A maioria dos eleitores não compactuam com esperteza malandra de Marçal. Mas se a atuação do sujeito é criminosa (no caso aqui o pagamento de pessoas para recortar e viralizar sua atuação), então a justiça deveria garantir um processo eleitoral mais tranquilo e produtivo.

    2. Andre Moraes

      Ser um agente duplo do sistema dentro do povo. Folha adora esses personagens. São úteis.

  49. Maurício Bispo

    Eita, de que adianta estudar nas melhores escolas da zona oeste e ter essa visão tão rasa da sociedade... Quem sabe precisemos de colunistas com mais vivência...

    Responda
  50. Rodrigo Graças

    Não senhor. Eleição não é terra de ninguém. “Ah, paga uma multa e segue o jogo”; sim, daí o candidato mais irresponsável e mais rico sairá sempre vencedor. “Ensinemos o cidadão a votar corretamente, mas não devemos afastar o candidato que não respeita a lei”; tenha dó!

    Responda