Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. EVANDRO SADA FARIA

    Alexandre de Moraes é inocente. Quem tem que ser impedido é o ego dele.

    Responda
  2. Evando de Abreu

    Ele passa por cima da constituição, mantém prisioneiros inocentes na prisão, mesmo após prova de inocência, como é o caso de Felipe Martins. Esconde provas que pode inocentar a família do evento da Itália, onde ao que parece o agressor foi o próprio filho do ditador, conforme última análise do perito molina. Tem que sair para voltarmos a normalidade. Preso.

    Responda
    1. Antônio Carlos de Paula

      Para o gado que acredita que o oito de janeiro foi armação nunca existirá normalidade. Eles querem é o golpista e ladrão de jóias de volta ao poder a qualquer preço.

  3. Vital Romaneli Penha

    Cuidado, você pode ter adquirido, sem saber,forum previlegiado e está sendo investigado secretamente pelo ministro Alexandre de Moraes. Seria esta a democracia relativa teorizada pelo presidente Lula?

    Responda
    1. José Bueno

      Cuidado, nova tentativa golpista de assalto aos Três Poderes da União pode dar cana, de novo!

  4. João Francisco dos Santos

    Muitos jornais do Estado de SP, inclusive do interior, vem trabalhando em prol do bolsonarismo e sua filosofia. Muito estranho tudo isso!!!

    Responda
  5. Ricardo Andrade

    A Folha defendendo a ineficiência da justiça

    Responda
    1. Albert Niches

      Mas qual eficiência tem a justiça a não ser defender suas benesses e sinecuras?

  6. Edgar Candido Ferreira Candido

    O que sei é que sempre foi assim: Os que incentivaram a ditadura militar são os mesmos que incentivaram a prisão do Lula, a cassação da Dilma, que ajudaram eleger o Bolsonaro e depois passaram a satanizar, em seguida a favor da eleição do Lula e agora passaram a satanizar o Ministro do STF. A pergunta é, com qual objetivo?

    Responda
  7. Cassio Vicinal

    Ilegalidade não há. Esperar que um juiz ou ministro mude a forma como interpreta ou aplica a lei, sem uma mudança estrutural, é esperar por uma inércia que nunca virá. O momento exige coragem para encarar os desafios legais de frente e propor mudanças sem sacrificar a integridade das instituições. Se a crítica é válida, então é dever do jornal sugerir um caminho viável para reformar o que precisa ser reformado, em vez de perpetuar um debate que só gera mais insatisfação e polarização.

    Responda
    1. José Bueno

      O "dever" deste jornal tem sido perpetuar o debate para gerar mais uma tentativa de golpe...

  8. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    E a FSP insiste na aberração.

    Responda
  9. Marco A Moreira

    Os seguidores da seita lulista e xandista, envoltos em teorias conspiratórias propagandas nas redes sociais, atacarão o mensageiro sem questionar a mensagem - tal qual fazem os da seita bolsonarista. Enquanto isso o juíz geral do Brasil assustado por mensagens que comprovam seus atos ditatoriais se perde na repetição dos próprios erros, na tentativa desesperada de calar seus detratores. Perde o STF, PGR e órgãos corregedores.Ganha a imprensa livre, ganha o Brasil. Parabéns Folha!!!

    Responda
  10. HUGO ALVES

    FSP, esse pastel de vento já deu o que tinha que dar. Tá cansativo. Não conhecem o significado da palavra supremo?

    Responda
    1. Marco A Moreira

      Pastel de vento que gera um novo inquérito acusando os detratores de organização criminosa? O que o ministro teme e que não foi ainda publicado? Ou quem sabe este pastel está tão recheado que vai causar dor de barriga em muitas autoridades, a começar por ele.

  11. Sergio Estevam Plissari

    Interessante a inércia dos outros ministros do STF! Quanto as atitudes de Moraes.

    Responda
    1. José Bueno

      Preste atenção aos fatos, colega. Juizes do STF seguem o preceito de Ordem institucional. Têm se pronunciado quando chamados pelos procedimentos institucionais. Como a Primeira Turma acaba de fazer acompanhando por unanimimidade as decisões do Juiz responsável pelo caso.

  12. Valter Luiz Peluque

    A Folha pode questionar as ações do ministro, mas seria conveniente que, antes, questionasse o seu jornalismo fajuto e eivado de furos. O jornal declarou guerra à Lula e ao ministro Alexandre de Moraes. É uma postura que traz escondida sua posição politica inconfessável. Leitor que sou há mais de quarenta anos da Folha, confesso que ando desanimado de ler as edições diárias.

    Responda
  13. Adriano Ferreira

    Pela lógica da Folha, com a derrota do jair nas urnas, deve-se suspender as investigações e os inquéritos contra quem tentou derrubar na base da força um presidente eleito, quem depredou a Praça dos Três Poderes e quem organizou todo o ato criminoso.

    Responda
  14. Armando Moura

    Tem algum empresário amigo dos editores na mira do Moraes? Há uma distopia no país causada pela tentativa de total dominio das decisões economicas pós temer. Parece que as ações de Moraes, de alguma forma impede tanto quanto a reeleição de Lula. O que não está correto são as penas duras para zémanés. Quem tem que passar anos e anos na cadeia são empresários que financiaram aquilo, políticos, generais e incentivadores da mídia grande e de rede.

    Responda
  15. Edgar Alves

    A folha está sentindo na pele aquilo que apoiou durante anos... A ditadura. Sinta agora folha tudo aquilo que defendeu. Quando é nos outros é bom né, é fácil defender. Foi bom emprestar carros na ditadura pra perseguir opositores. Agora você é a perseguida. Espero que sofra as consequências de sua irresponsabilidade em tramar outro golpe contra o país. Sua tendência golpista não engana nós leitores. Apoia projetos contra o país e a favor de interesses estrangeiros. Vai pra cima Xandão.

    Responda
  16. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Isso não eh nada , e a folha que sendo um canal jornalístico insiste em ser um agente de propaganda política, se arvorando , com seus especialistas, em acusar, indiciar, julgar e condenar, e por fim, apoia o uso da força como fez na ditadura.

    Responda
  17. Anete Araujo Guedes

    Existe um projeto em curso para derrubar Moraes. Será mesmo que os tempos mudaram e as ameaças institucionais já findaram? Que não há mais riscos de cassação dos membros do STF e o próprio fechamento da corte, como pleiteia a ultradireita neofascista? A revelação da Folha empresarial, sem nenhum fundamento jurídico, revela que ela se tornou parte dessa empreitada. Algo que deu força a mais uma investida dos bolsonaristas marcada para o dia 7/9. Estão aí presentes e atuantes na política/sociedade

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Se Bolsonaro tivesse obtido sucesso no golpe que pretendia dar, ele ia fechar o regime. Ia reinar apenas com os seus.

    2. SERGIO NEVES

      Com tudo que já aconteceu se não tiraram até agora, não vão tirar mais. Ninguém mexe no STF. Isso só acontece com a permissão deles.

  18. raul neto

    A Folha insiste no bozonarismo.

    Responda
  19. antonio brito

    Correto. Impressiona os "comentaristas" que acusam um jornal de perseguição a um ministro. O que protege a democracia é a lei não as pessoas. O ministro foi importante? Sim. Garantiu com coragem a eleição. Porém faz cinco anos que dirige um inquérito paranóico. Robespierre foi audaz em manter viva a revolução francesa. Perdeu a cabeça dirigindo o Terror, depois perdeu o pescoço. A história se repete, antes uma tragédia e agora uma farsa.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Isso é uma ameaça a Alexandre de Moraes? Vai perder a cabeça como Robespierre? Com o apoio da Folha?

  20. antonio brito

    Correto. Impressiona os "comentaristas" que acusam um jornal de perseguição a um ministro. O que protege a democracia é a lei não as pessoas. O ministro foi importante? Sim. Garantiu com coragem a eleição. Porém faz cinco anos que dirige um inquérito paranóico. Robespierre foi audaz em manter viva a revolução francesa. Perdeu a cabeça dirigindo o Terror, depois perdeu o pescoço. A história se repete, antes uma tragédia e agora uma farsa.

    Responda
  21. antonio brito

    Correto. Impressiona os "comentaristas" que acusam um jornal de perseguição a um ministro. O que protege a democracia é a lei não as pessoas. O ministro foi importante? Sim. Garantiu com coragem a eleição d. Porém fazem cinco anos que dirige um inquérito paranóico. Robespierre foi audaz em manter viva a revolução francesa. Perdeu a cabeça dirigindo o Terror, depois perdeu o pescoço. A história se repete, antes uma tragédia e agora uma farsa.

    Responda
  22. andre pedrosa

    O problema é a folha, juspeita de estar trabalhando em benefício de determinado grupo, se ele fizer isso se afastar das investigações, estará fazendo o que esse 'grupo" quer, afinal, esse vazamento não é nada, foi só para "queimar" o magistrado, ou seja: armação.

    Responda
  23. Marcus Guedes

    Bla, bla, bla…delirium.

    Responda
  24. André Andrade

    E a Folha de S. Paulo insiste na barrigada...

    Responda
  25. Evandro Botteon

    Tá. Mas cadê o artigo e o código, de alguma ilegalidade cometida? Esse negócio de rito ainda não entendi. E o anormal, é anormal aos olhos de quem?

    Responda
    1. josé SOARES

      O editorialista - jurista opina por convicção , não por respaldos legais- processuais.

  26. Fatima Marinho

    Caim's incolores num mundo sem cores. Onde estão as flores nessa selva de concreto? Nessa vida torta eu sigo o papo reto. Eu sigo o papo reto. Deixe que pense e que fale. Só a verdade que fica (Anomalia, Nocivo Shomon).

    Responda
  27. ALEXANDRE BARRETO

    Nada de novo. Até provas favoráveis a ele, ele esconde

    Responda
  28. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Editorial perfeito. Está totalmente correta a posição do jornal.

    Responda
    1. josé SOARES

      Por que? Explique.

  29. Gilberto Rosa

    A golpista Folha insiste em passar vergonha para defender Bolsoguedes, afinal o bilionário banqueiro parasita de juros dono da Folha, ganha muito com os juros do Campos Neto Paraíso e adora uma privatização fraudulenta como sabesp e dletrobras e quer Petrobras e caixa, como avisou esta semana.

    Responda
  30. Luiz Henrique Moreira

    A esquerda aplaude até q um dos "seus", seja chamado a insanidade, como faziam com a Rede Globo no episódio do afastamento de Dilma, ou como reagiam a Geraldo Alckmin, qdo mostrava o local onde Lula voltaria...

    Responda
  31. luiz lima

    A Folha defende os interesses do projeto polític de Bolsonaro, nada democrático. Esse movimento contra o STF é inequívoco. A Folha jogou fora os princípios da democracia. Deve tá sendo inspirada por Nicolas Maduro, que conseguiu implantar esse projeto na Venezuela. Luis Frias ( que também é banqueiro) deve tá em dificuldades financeiras, pois nada justifica um alinhamento do jornal c tamanha atipicidade jornalística. Talvez estejamos vislumbrando o fim melancólico desse periódico.

    Responda
  32. luiz lima

    A Folha faz mal jornalismo e insiste em promover um movimento contra o STF em alinhamento com os bolsonaristas, os tais que destruíram Brasília em janeiro, 08. A Folha surpreende ao apoiar o projeto de Bolsonaro tal qual fizeram Chavez e Maduro na Venezuela. Há quase unanimidade entre os leitores que tal postura é reprovada. Há um grupo na direção do Jornal alinhado à extrema de direita. Luis Frias, ao contrário do Otávio, tá negociando o Jornal com políticos bolsonaristas. É o fim do periódico.

    Responda
  33. ALOISIO T MIRANDA

    O jornal está com ideia fixa no ministro Moraes. Assim como Marçal e Musk. Não adianta. Dali não sairá nada cabeludo.

    Responda
  34. AILTON SOUZA

    Boa Min. Moraes abra quantos inquéritos forem necessários para acabar com as fak news goste a Folha ou não.

    Responda
  35. Pedro Barbosa Da Silva

    FP, a tendência de quem brinca com fogo é se queimar!

    Responda
  36. Marcelo Magalhães

    A folha cumpre a sua parte do golpe no governo do presidente Lula, que tem várias frentes que passam pelo fogo no país, a ameaça de morte do ministro pelo senador Marcus do Val, o assédio do Pablo Marçal a manifestação fascista do Malafaia em 7 de setembro. Tudo isso visa a reabilitação do Bolsonaro e a realização do que a folha anunciou ontem, a privatização da Petrobrás, Bb e Caixa. Não caiam nessa conversa fiada de abuso, atribuído ao ministro ameaçado de morte. Essa turma não brinca.

    Responda
  37. Emanuel Pires Candido

    Enfim, a Folha de São Paulo acordou.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Se a folha acordou, não sabemos, o que não há dúvidas é que existe um golpe de estado em andamento, com a participação da folha.

    2. Antônio Carlos de Paula

      Onde estava os democratas quando a turma violenta depredou tudo em Brasília. O gado não acorda nunca.

  38. Maria Lúcia Bergami

    Pq é tão difícil compreender que por ser o juiz da causa ele é atacado. Só não entende quer não quer. As msgs, ainda que um saco vazio, denota a tentativa de cercear sua atuação. Moraes, Parabéns por defender a democracia desse 1/3 de Brasil golpista. Moraes é domus de ferro. Malacheia é porta voz da turba enfurecida e antidemacrática.

    Responda
  39. augusto ferreira

    Folha de São Paulo insiste em ser o que sempre foi.

    Responda
  40. Angelica Francesca Maris

    Que se cumpra a lei em relação a reais mandantes do 8 de janeiro. Simulam escândalos em relação a conversa de Alexandre com seus assessores. Mas FSP, porque até agora não prenderam os bagres e foi relativamente fácil prender a as sardinhas? Gostaria de ver reportagens sobre isto. O atual ataque/destaque para conversas entre Alexandre e seus assessores pode muito bem ser entendido como uma forma de tirar a credibilidade necessária para prender os mandantes do 8 de janeiro. Não é algo passado.

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      Miguel e Marcelo, a diferença está na estratégia. A esquerda compra votos com pão e mortadela só que o judiciário fecha os olhos e só abre quando quer. Muda essa narrativa que aqui não cola não. Oito de janeiro foi uma manifestação. Nunca vi golpe sem armas, coisa que esquerda tentou no regime militar.

    2. Miguel Gossn

      Então tá, Sérgio. Não houve mandantes, só pau-mandados. Aqui na minha cidade mesmo houve casos de assédios a funcionários por algumas das maiores empresas locais. E certamente não foi só aqui, longe disso. Mas o assalariado que precisa muito daquele emprego é que não vai denunciar, né?! Fora o medo (perfeitamente justificado) que muitos tem da polícia. E muitos são mesmo bozoloides. Enfim, brasil, com inicial minúscula mesmo, é só ladeira abaixo.

    3. Marcelo Magalhães

      Prezado Sérgio Neves, o que você escreveu é muito grave. Se você acredita nisso, há um déficit cognitivo da sua parte, se não acredita, você é um golpista e tem que ser preso.

    4. SERGIO NEVES

      Prenderam só os bagres porque não existe mandante. Não existiu golpe, o que aconteceu foi uma manifestação de indignação que desencadeou para depredação de patrimônio público. Se tivessem ficado só na manifestação não estariam falando de golpe. Deve estar faltando serviço no STF.

    5. Angelica Francesca Maris

      Sinto por terem prendido tantas sardinhas com penas tão duras. Estas deveriam ser reservadas aos bagres.

  41. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Vocês tem certeza que as ameaças acabaram? Veja o.quw está acontecendo em São Paulo.

    Responda
  42. Ivo Broeing

    Após 2 anos de governo a esquerda e seus eleitores da base aloprada mostra a que veio, eleitores e governo se dizem democratas mas só se alinham com autocracias e querem a destruição completa de qualquer ser vivo que não compartilhe sua visão de mundo não importando os meios tiranos utilizados, impossivel sobre todos os aspectos discutur de forma democrática e civilizada ideias e ideais

    Responda
    1. Ivo Broeing

      Governo hoje recebe corruptos confessos que inclusive fizeram acordos e devolveram dinheiro como os irmãos batista recebidos pelo lula com honrarias de chefe de estado depois de denunciarem inclusive o Lula nos depoimentos, fora muitos outros em outros inquéritos e figuras corruptas que fizeram o mesmo, porque se fosse mentira você receberia quem te denunciou e colocariam sentado a seu lado, depois de em depoimento falar o que eles falaram do lula?

    2. Ivo Broeing

      E exatamente o mesmo discurso abobalhado dos fins justificam os meios de quando eu criticava o Bolsonarismo no governo passado, só mudou a cor da camisa

    3. Ivo Broeing

      A quem ache que comprar apoio através do propina como no caso do mensalão e petrolao, no plano de poder perpétuo do Lula e PT seja democrático, assim como aparelhar STF , PF e demais instituições,. Reclamam do Bolsonaro mas não reclamam dos meios utilizados pelo governo atual de perseguir seus opositores seja exatamente os mesmos meios que o governo anterior usava, viva o bolsopetismo

    4. SERGIO NEVES

      A direita ia conseguir golpe com oração rsrsrsrs tem que ter muita criatividade e falta de inteligência pra ter um raciocínio desse. A esquerda não tem criatividade para criar narrativas.

    5. Antônio Carlos de Paula

      Ivo. A extrema direita comandada pelo golpista ladrão de jóias tentou abertamente destruir nossa democracia. Ficaram dois meses orando em frente aos quartéis pedindo a volta da ditadura. Agora dizem todos democratas. Isso dá nojo.

    6. SERGIO NEVES

      A esquerda se acha o supra sumo da sociedade. Se não rezar a cartilha deles, não presta. Povo doente. O lugar deles é lá na brasil247.

    7. Hercilio Silva

      Quem prega a destruição dos adversários no país é o bolsonarismo. Perdendo fez o que fez no 8 de janeiro. Imagina ganhando.

  43. Gil Carlos Dias

    Jornalismo profissional não, jornalismo comercial, venal. É esse o jornalismo está fazendo, desde que Luiz Frias assumiu a direção.

    Responda
    1. Cícero Moreira

      Não cidadão, o nome disto é democracia e proximidade a isenção jornalística. Pode ser estranho para os de esquerda, mas há outras opiniões possíveis e válidas

  44. Hercilio Silva

    E não é que a folha abriu mesmo guerra contra o ministro alvo do fascismo? Por acaso cada ministro do supremo não é interessado após serem ameaçados, atacados no 8 de janeiro?

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      Hercílio, pegou cadeia mas o dano já estava feito. A mesma coisa vai ser agora.

    2. Hercilio Silva

      Sergio Neves, o hacker da vaza jato pegou 20 anos de cadeia independente do impacto. Se foi na polícia paulista contra o STF o que acha que vai dar?

    3. SERGIO NEVES

      Hercílio, quando era a vaza a jato vocês comemoraram e soltaram fogos. Está aí o resultado. Pimenta nos olhos dos outros é refresco. O STF está pagando o preço com o próprio veneno.

    4. Kel Lucio Souza

      O mínimo comum para que uma sociedade seja considerada democrática é a existência de regras que delimitam a ação de todos, especialmente dos 3 poderes. Sempre que os fins justificarem os meios, estaremos dando passos para trás. Infratores devem ser punidos dentro das regras. Temos de olhar pra frente, buscar a paz.

    5. Hercilio Silva

      O devido processo legal dos que atacam Moraes deve ser o 8 de janeiro né. Deve ser dizer que vai metralhar adversários. Celular lacrado na polícia pauliara e divulgado fora do interesse do processe é devido processo legal né.

    6. MARCO ANTONIO POLISELI

      Vc conhece o devido processo legal?

    7. SERGIO NEVES

      Hercílio, a mentira é o DNA de vocês. Doze de fevereiro de dois mil e quatorze. Não passava nem agulha a marretada. Nunca sentiram tanto medo.

    8. Hercilio Silva

      Sergio Neves, o MST não invadiu o STF, só se foi no mundo paralelo

    9. SERGIO NEVES

      Não vi a mesma disposição quando o MST invadiu o STF.

  45. Jair Pereira

    Faz o L. Viva a Democracia. Toda ditadura é civil e começa pelo judiciário. O que me assusta é que um Ministro se apodera e faz o que quer e como quer e os demais dez ministros só assistem. Outro fato é a tão influente OAB que sempre esteve presente nos casos mais polêmicos e nos últimos anos apagou, não se manifesta. Um ministro que ele mesmo abre um processo, ele preside e ele mesmo decide e judiciário de Nicolas Maduro

    Responda
    1. Antônio Carlos de Paula

      Jair. E qual a era a democracia da extrema direita violenta que pregava a volta da ditadura abertamente, isso depois de serem insuflados pelo golpista ladrão de jóias que simplesmente não quis aceitar o resultado da eleição. Essa ditadura que tentaram implantar com certeza seria bem pior do que está acontecendo na Venezuela.

  46. LORENA PARDELHAS

    Quem insiste na anomalia é esse jornal. Os editoriais contra o Ministro Moraes de tão repetitivos já se tornaram chatos.

    Responda
    1. Paulo R Justo

      Faltam 5,9 gigas ainda

    2. SERGIO NEVES

      São 6GB que vazaram. Falta 5 ainda rsrsrsrs

  47. OACJ C

    Toda essa situação envolvendo o STF demonstra um grande movimento de partidarismo em que seu trabalho foca em buscar calar a voz da direita, e dos princípios conservadores. Neste caso específico, as investigações e julgamento fica na mão do indivíduo mais suspeito do grupo, e para reforçar a tese, ao contrário de se investigar as mensagens que provam as arbitrariedades dentro do STF, desviam o foco em ”investigar“ como as mensagens “vazaram”. Isso é um absurdo !

    Responda
    1. Antônio Carlos de Paula

      Pera aí. Quem até outro dia pedia a volta da ditadura era vocês da extrema direita. A ditadura sim, que além de falar também tortura e mata.

  48. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Moraes é uma aberraçao q o imorais apoiam .

    Responda
    1. Antônio Carlos de Paula

      Com muita moral é a família da milícia que vc com certeza apoia.

    2. Gil Carlos Dias

      O homem da moral e Bolsonaro, né? Isso e inversão de valores.

    3. SERGIO NEVES

      Maurício, são os verdadeiros antidemocratas e odeiam a democracia. Gostam da ditadura que os afaga.

    4. Ricardo Knudsen

      Bozo e os seus seguidores, Borçal incluso, são aberrações q os imorais apoiam.

  49. Fernando Tatagiba

    Realmente, bem estranha essa campanha da Folha contra o ministro… vai saber os reais interesses e incômodos…

    Responda
  50. Ricardo Knudsen

    A manipulação dos leitores pela FSP é vergonhosa. Em textos anteriores, publicou manchete dizendo q o STF havia descumprido o devido processo legal. Induziu os leitores a concluir q crimes haviam sido cometidos. Agora se refere aos mesmos fatos como ações em q “havia pouquíssima formalidade ao lidar com alvos de investigação”. A lei não foi violada, mas o jornal faz o jogo vitimista da extrema direita. O objetivo parece ser livrar o Bozo e outros golpistas da cadeia.

    Responda