Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. GABRIELA CAMPEDELLI

    Desculpem, mas o Boulos é inelegível

    Responda
  2. GABRIELA CAMPEDELLI

    Racismo só é racismo quando mexe com o Norte/Nordeste do Brasil e a Marta Suplicy aceitou isso em nome de sua ganância

    Responda
  3. DISSON DEF

    O autor já pediu emprego pro Marçal? Parece que sim

    Responda
  4. Márcio D'Avila Ribeiro

    Rubens Figueiredo! Deve ser parente daquele! Não acredito no que li. Babação de ovo pro amigo do pcc, pro cara que foi condenado por FURTO QUALIFICADO. Esse artigo é um libelo à cafajestice

    Responda
  5. Florentino Fernandes Junior

    Sera o bukele brasileiro? Eu avisei aqui q quem via facismo em zema e tarcisio, iria colher tempestade

    Responda
  6. antonio pereira

    Maravilhoso, ver os Lixxxxxos, Bozo e Marcal.. um afundando o outro. Que continue assim

    Responda
  7. Eduardo Vasconcellos Oliveira

    O colunista está bem entusiasmado, pede um cargo pra ele.

    Responda
  8. José Cardoso

    No sentido de ser outsider lembra o Dória. Mas sem a afetação elitista. É um milionário do povão:)

    Responda
  9. Ricardo Knudsen

    O autor é mais um que não chama as coisas pelo nome. Se há bandeira mudando de mão, é a da extrema direita. É preciso parar de chama-la simplesmente de direita e normaliza-la. Exemplos de direita são Angela Merckel, Marco Maciel ou Von der Leyen. Bozo e Borçal são de extrema direita, como Le Pen, Orban ou Salvini. E como tal, são riscos para o futuro da democracia.

    Responda
  10. Ricardo Knudsen

    E com toda essa independência, é sócio do clube do Bozo, aquele dos 3 is. Mentalidade de quinta série.

    Responda
  11. Domingos Sávio Oliveira

    Texto ridículo, vergonhoso!

    Responda
  12. Laudgilson Fernandes

    Marçal não é a nova direita, e mais um fantoche da extrema direita neoliberal defendida por este jornal. Nada como um descartável para atender a cada quatro anos o poderio do mercado financeiro. Privatizações entre amigos e assim que vão tocando a bola e dando goleada no que interessa de verdade ao pais e ao seu povo. Dignidade e respeito.

    Responda
  13. Valter Luiz Peluque

    Marçal não é a nova direita. Marçal é a extrema barbárie. E o autor não consegue perceber isso!

    Responda
  14. Valter Luiz Peluque

    O cientista político autor do texto se esqueceu de questionar a origem da fortuna do candidato e sua trajetória criminosa. Parece um artigo de encomenda para enaltecer a falta de caráter, o desrespeito, a falta de educação, a maracutaia. Afinal nada disso importa se o candidato tem grana e sabe enganar o populacho ignaro.

    Responda
  15. Celso Neri Junior

    A direita não pode ser nova, pois sempre é retrocesso.

    Responda
  16. Manoel Bolonha

    Parece artigo contratado ou combinado. Como pode a FS publicar artigo que põe a moral, o caráter acima de possíveis qualidades profissionais? Este sujeito tem imensa capivara, então não tem problema porque ele é inteligente?

    Responda
  17. RODRIGO DIAS ALGARTE

    Nenhuma linha sobre os crimes dele? Meu Deus, Folha... Tá difícil manter a assinatura. Não se livrem do Élio Gaspari nem do Celso Rocha de Barros.

    Responda
  18. Anete Araujo Guedes

    Nesse país religioso o que vale é a crença, os afetos, as sensações, o sobrenatural, os dogmas, o retrocesso. Nesse país onde uma boa educação não é prioridade, mas um projeto lento de demolição, são milhares que caem nas falácias dos que se afirmam como anti-políticos, anti-sistema, contra tudo e contra todos. São os rebeldes sem causa, os que nada tem para apresentar.

    Responda
  19. Igor Cornelsen

    Tabata Amaral publicou ontem um vídeo competente sobre Pablo Marçal. É fácil achá-lo na Internet. Recomendo escutá-lo. Vamos conhecer melhor os dois candidatos.

    Responda
  20. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Quando os eleitores irão despertar?

    Responda
  21. Marcos Benassi

    Seu Rubens, prezado, faltou o dobro de espaço ao seu artigo. Gostei do panorama horripilante, a descrição foi bastante boa. Quem o leu com alguma atenção, chegou à conclusão de que a "nova direita" é selvagem e aprova o "lado b" do sujeito - não que você tenha dado ênfase a ele, mas existe e está circulando. Por exemplo, a eleição do cabra significará aprovação ao método que enfiou 30pessoas numa roubada feroz, com risco à vida. E ele não assume essa responsa. Nova direitaou velhíssima barbárie?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, meus caros, muito grato pelas risadas de começo da noite. Nóis tamofú, e não é pouco. Orra, Ricardo, esse povo era civilizado pra baralho: eram dignos, tinham com o que contribuir pra sociedade, faziam acontecer. Se também acontecia nas contas bancárias, perto do que vemos pelaí, vira quase detalhe...

    2. Ricardo Knudsen

      São velhissima barbárie e zumbis maledetos, sem dúvida, mas de um professor da Usp esperava q usasse o nome formal: extrema direita. Direita eram os comparativamente simpáticos Angela Merckel ou os tupiniquim Marco Maciel e Ermírio de Morais.

    3. ADONAY ANTHONY EVANS

      Marcão My Dear, se você gostou do artigo do Rubens, vai adorar seu novo livro que já está no prelo: Jair Bolsonaro, Pablo Marçal, Fred Kruger e os Zumbis Malditos. Para ler de camisola, comendo snacks. E a porta bem trancada. Réstia de alho dependurada na campainha.

  22. Angelo Batista Goulart

    Pablo Marçal é a velha direita, No Brasil ela esta ai ,desde o inicio do Republicanismo, patrimonialista, racista , golpista, agora para animar o picadeiro do circo econômico do Ultra-liberalismo querem os celerados ! Sim estes defendem a morte , a rapina,o imperialismo!O Bolsonarismo não foi adiante sem reeleição. Pablo Marçal (fecal) ! è a velha direita com roupagem nova , empresário, milionário ! sendo que o capital financeiro e imprensa corporativa normaliza a farsa e o embuste!

    Responda
  23. MARIO RAMIRO

    O doutor está fazendo análise do "fenômeno" ou divulgando press release? Chegamos na assessoria de imprensa com acadêmicos?

    Responda
  24. ADONAY ANTHONY EVANS

    Há fenômenos que escapam à Ciência Política e à tua vã Sociologia. Pertencem à Psicanálise. Como explicar a catarse coletiva da Sedição de dois mil e treze que em uma semana colocou fogo no País? Sobre a Itália, um dos berços da Civilização, Wilhelm Reich escreveu: Psicologia de Massas do Fascismo. Como levar o proletariado a agir contra seus próprios interesses - continua -

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, que safagem! Hahahahah! Tem problema nenhum, meu caro: bota um caminhão munk e iça essa velharada pro tablado, dá nádegas. Issaaa!

    2. ADONAY ANTHONY EVANS

      My Dear Marcão, enquanto Pavel e Musk distribuem seu crack digital, os octogenarios do PT tem dificuldade de subir no caminhão de som. Isso se ele pegar no tranco com toda a Executiva empurrando. E o Boulos, sua promessa jovem tá descobrindo que travar avenida e queimar pneus, já não funcionou nas barricadas de Paris de mil oitocentos e quarenta e oito, por que funcionária na Paulicéia do sec 21?

    3. Marcos Benassi

      Ah, compadre, lendo você e os demais colegas aqui da Ágora, me senti uma lady: "blá blá blá, selvageria (lado b) que o senhor não enfatizou". Hahahahah, ocê varou o neocortex com dois dedo; daqui pra baixo, é chute na canela com botina bico de aço. Como eu tô coxinha! Hahaah!

  25. ADONAY ANTHONY EVANS

    - continuação - É inacreditável que o jornalismo venal e precário que procura virar a mesa do STF, exatamente quando o Xandão prepara a Papuda 2 0 para receber os mandantes do golpismo, não entrevistei o eleitor de Pablo B oçal e procure explicar a paixão. Como não explicou o eleitor do Collor e do Bolsonaro. Povo é gado

    Responda
  26. Lênin Camargo

    Marçal é apenas um pó, tal qual seu amigo Renato Cariani influencer que está na cadeia por fabricar drogas há 20 anos na zona sul e abastecer a Cracolândia. Após as eleições Marçal finalmente vira pô. Quem continua a azucrinar é o bolsonarismo.

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      Pavel Durov, CEO do Telegram foi preso na França. Seu colega Ellon Musk esperneio. Acha que é coisa do Xandão. São os promotores do crack digital que transforma eleitores em zumbis. Por eles o neo nazismo próspera em 2 importantes estados da Alemanha. Cá Bolso e Marçal. França, o país que inventou a Liberdade e a ensinou aos estagiários Franklin e Jefferson, para que a aplicassem na América.

  27. Fabio Camilo Reis

    Juro que em poucos textos que vi na vida, li um tão deslumbrado com uma pessoa como este aqui! Um sujeito que tenta fazer milagres, que não consegue e joga a culpa na pessoa paralítica, só isso demonstra o que ele é, mas não para por aí, coloca um grupo em perigo em uma aventura sem preparo e debocha dos socorristas, diz que pilota melhor que o Airton Senna? Isso somente na parte de caráter, Um participante em quadrilha condenado, mas nosso querido colunista não tem tempo para ver estes aspectos

    Responda
  28. Fabio Camilo Reis

    Nova direita? Isso é extrema direita das antigas!

    Responda
  29. HELIO DONIZETTI de OLIVEIRA

    Ao ler a manchete, desprezei, pois na minha ignorancia nunca temí tanto uma "EXTREMA DIREITA". e SE A gente ler direita, é menos pior na minha lembrança....

    Responda
  30. Vilarino Escobar da Costa

    Se o colunista é eleitor na capital São Paulo, entao Marçal já tem um voto garantido !

    Responda
  31. Maria Lopes

    E qual a razão de o articulista não ter sido uma palavra sobre os crimes da figura que ele parece enaltecer? E a origem de tantos bens e dinheiro em tão pouco tempo?

    Responda