Blogs Políticas e Justiça > Será que chegou a hora de relembrarmos que somos latinos? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. João Vergílio

    Minha nossa... As obviedades no Brasil são uma penosa conquista. Nossas crianças não aprendem português, percebe? Onde é que vamos formar tantos professores de espanhol? O que é que um menino pobre ganha aprendendo espanhol? Por que raios você acha que aulinhas de espanhol favorecem a integração latina? Que coisa má! Que coisa luca!!!

    Responda
  2. José Cardoso

    Se é para lembrar que somos latinos, então que se aprenda o latim.

    Responda
  3. Marie Santos

    Língua estrangeira se aprende com finalidades práticas. Queiram ou não, o inglês é universal e abre muito mais caminhos. Como alternativa, melhor aprender mandarim, alemão...

    Responda
  4. Marcelo Silva Teixeira

    é imperativo o aprendizado do português pelos falantes de espanhol e de espanhol por falantes de português, a integração da América Latina é uma das políticas mais importantes, quanto mais o Brasil se afastar dos eua e da Europa melhor será para todos

    Responda
  5. Alaor Magno

    Abrir mão de aprender inglês e voltar-se para o espanhol é algo parecido a sabugice. Tornar mais latino é tornar-se mais servil aos interesses estadunidenses.

    Responda
  6. Antônio Augusto Soares

    Regras de trânsito, educação para o lar, etc. Até esperanto é lei para ensino nas escolas. Me mostraram (o que aprendi de nada me valeu) francês, inglês, latim e um pouco de grego. Espanhol (dizia-se castelhano) não me encontrou. E mandarim, é hora de começar?

    Responda
  7. Gregorio Amarante

    Discussão embasada em ideologia sem nenhum efeito prático. Profissionais e estudantes tem como principal destino paises da lingua inglesa, fora que o inglês é universal, em qualquer lugar do mundo consegue-se comunicar. Nunca fizemos parte dos blocos latino americanos e o brasileiro não se vê como latino. Debate totalmente inútil quando vemos que jovens do ensino médio não sabem fazer uma conta simples e nem conjugar verbos.

    Responda
    1. Marcelo Silva Teixeira

      .é imperativo o aprendizado do português pelos falantes de espanhol e de espanhol por falantes de português.

  8. Marcos Fonseca

    Sejamos práticos, pois as gerações estão passando e nossos políticos, educadores e sindicalistas fazem planos imediatos, como o que ocorreu com esse Novo Ensino Médio. O que os alunos ganham aprendendo espanhol ou inglês? Se a fluência na língua não virá, o debate é inútil. Até em países europeus as páginas web de governos incluem o inglês por ser a língua mais falada e que possui maior produção cultural e técnica.

    Responda
  9. Márcio Marques Alves

    Não existe essa de "latino". Isso quem inventou foi os Estados Unidos. Para existir latino-americanos, é preciso que existam latino-europeus, os quais foram os responsáveis pela colonização da dita "América Latina". E na Europa, mesmo os países de idioma e cultura latina como Portugal, Espanha, Itália e França, são vistos como qualquer outro país europeu. Só nas Américas, existe essa divisão de entre latinos e anglo-saxônicos.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.