Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. João Vergílio

    Minha nossa... As obviedades no Brasil são uma penosa conquista. Nossas crianças não aprendem português, percebe? Onde é que vamos formar tantos professores de espanhol? O que é que um menino pobre ganha aprendendo espanhol? Por que raios você acha que aulinhas de espanhol favorecem a integração latina? Que coisa má! Que coisa luca!!!

    Responda
  2. José Cardoso

    Se é para lembrar que somos latinos, então que se aprenda o latim.

    Responda
  3. Marie Santos

    Língua estrangeira se aprende com finalidades práticas. Queiram ou não, o inglês é universal e abre muito mais caminhos. Como alternativa, melhor aprender mandarim, alemão...

    Responda
  4. Marcelo Silva Teixeira

    é imperativo o aprendizado do português pelos falantes de espanhol e de espanhol por falantes de português, a integração da América Latina é uma das políticas mais importantes, quanto mais o Brasil se afastar dos eua e da Europa melhor será para todos

    Responda
  5. Alaor Magno

    Abrir mão de aprender inglês e voltar-se para o espanhol é algo parecido a sabugice. Tornar mais latino é tornar-se mais servil aos interesses estadunidenses.

    Responda
  6. Antônio Augusto Soares

    Regras de trânsito, educação para o lar, etc. Até esperanto é lei para ensino nas escolas. Me mostraram (o que aprendi de nada me valeu) francês, inglês, latim e um pouco de grego. Espanhol (dizia-se castelhano) não me encontrou. E mandarim, é hora de começar?

    Responda
  7. Gregorio Amarante

    Discussão embasada em ideologia sem nenhum efeito prático. Profissionais e estudantes tem como principal destino paises da lingua inglesa, fora que o inglês é universal, em qualquer lugar do mundo consegue-se comunicar. Nunca fizemos parte dos blocos latino americanos e o brasileiro não se vê como latino. Debate totalmente inútil quando vemos que jovens do ensino médio não sabem fazer uma conta simples e nem conjugar verbos.

    Responda
    1. Marcelo Silva Teixeira

      .é imperativo o aprendizado do português pelos falantes de espanhol e de espanhol por falantes de português.

  8. Marcos Fonseca

    Sejamos práticos, pois as gerações estão passando e nossos políticos, educadores e sindicalistas fazem planos imediatos, como o que ocorreu com esse Novo Ensino Médio. O que os alunos ganham aprendendo espanhol ou inglês? Se a fluência na língua não virá, o debate é inútil. Até em países europeus as páginas web de governos incluem o inglês por ser a língua mais falada e que possui maior produção cultural e técnica.

    Responda
  9. Márcio Marques Alves

    Não existe essa de "latino". Isso quem inventou foi os Estados Unidos. Para existir latino-americanos, é preciso que existam latino-europeus, os quais foram os responsáveis pela colonização da dita "América Latina". E na Europa, mesmo os países de idioma e cultura latina como Portugal, Espanha, Itália e França, são vistos como qualquer outro país europeu. Só nas Américas, existe essa divisão de entre latinos e anglo-saxônicos.

    Responda