Mundo > Novo mega-ataque russo mira bases de caças F-16 na Ucrânia Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Andréa Haddad Gaspar

    Não é mais suportável assistir ao genocídiio do povo palestiino.

    Responda
  2. Vanderlei Nogueira

    Algo errado, 327 mísseis e 5 mortos desproporcional né?

    Responda
  3. alex schirm

    Essa guerra é uma vergonha para a humanidade, um ditador recebido com honras em vários países, inclusive o nosso, por uma pessoa com projeto de golpe desde dia que tomou posse, outros loucos, nos USA, na Coreia do Norte, Venezuela e assim uns poucos malucos vão deixando a condição humana neste estágio de letargia, as pessoas de bem têm que reagir.

    Responda
  4. Nicola Bartolomeu

    Nada diferente desde o início da "operação especial" da ditadura atrasada, covarde, fascistoide e homofóbica da Rússia. Mesmo assim, aquele militante de sindicato dos anos 70 ainda acha que a culpa é de outros.

    Responda
    1. Nicola Bartolomeu

      Você é bem manipulador, né? Você distorce as informações para defender o seu ponto de vista, completamente enviezado. A questão dos impérios é muito real e relevante, mas você que escolheu apenas um para defender, e justo aquele aonde você seria preso pelo seu ponto de vista. Ucranianos podem ser dizimados por um império arcaico fascistoide e violento, mas deixa eu adivinhar: a Venezuela tem direito a autonomia, né? A Palestina também, não? Você distorce os pesos quando se trata do seu time.

    2. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      Só um desinformado que vive nas nuvens pode afirmar que o imperialismo não está em questão, não só está em questão, é fundamento que permite compreender a geopolítica das guerras contemporâneas, a total falta de conhecimento de conceitos básicos da estrutura do capitalismo e sua evolução impedem uma mínima interlocução racional que permite compreender as bases das disputas !

    3. Nicola Bartolomeu

      Você não respondeu a pergunta e distorceu mais uma vez, não estamos falando do nazismo alemão do século 20, estamos falando do suposto nazismo no suposto Batalhão de Azov, que você não vai encontrar em nenhuma fonte séria. Mais uma vez, jogando a carta (datada em irrelevante academicamente) do imperialismo americano, que não está em questão. Fala logo, você gosta de ver russos estuprando vilas alheias. Você chega a torcer pra Rússia e os invasores.

    4. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      Os nazistas no exército ucraniano são propaganda russa? Negar a história é típico do irracionalismo, o mesmo que recusa fazer uma análise sistêmica do imperialismo e da dinâmica capitalista, fugindo da visão estrutural fica a fantasia de estarmos numa mera disputa de "valores" onde uns "democráticos" podem liquidar um povo, outros são autoritários e demoníacos precisam serem combatidos!

    5. Nicola Bartolomeu

      A metodologia ciêntífca é presente em toda pesquisa histórica acadêmica, e os pós-modernos são apensar uma corrente, hoje datada, dentro da historiografia. Não muda em nada o fato de que leigos querem prever o futuro com lições históricas. O batalhão de azov, que é muito mais uma propaganda russa do que a realidade, justifica o que acontece? Nós temos centenas de células neonaz aqui, podemos ser violados pelo russos também? Militânica rasa, datada, que tem dois pesos e duas medidas.

    6. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      O batalhão de Azov retrata muito bem que o fascismo não é privilégio dos Russos !

    7. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      Os pós modernos não vislumbram a História como ciência, estão mergulhados no irracionalismo e corporativismo, acham que a "luta" identitária é o centro do mundo, são incapazes de enxergar o passado como farol para compreender o macro, são neoconservadores a serviço do capital se dizendo progressistas!

    8. Thiago Pacheco Carneiro

      Por mais abjeto que seja Putin, não dá para tapar o sol com a peneira e negar que a situação chegou onde está pelo desrespeito da OTAN pelo que havia acordado anteriormente. É fácil criticar os russos porque o que eles querem evitar, de ter sua soberania violada, nós já vivemos há 200 anos, primeiro pela Inglaterra e depois pelos EUA, então nem ligamos mais.

  5. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    A história recente é prenhe de eventos que demonstram as raizes do conflito, os EUA não respeitaram o "pacto" de não avançarem nos territórios da URSS, apoiaram um golpe para tirar um governante e empodeirar o comediante, seu aliado, com apoio de uma Europa assustada querem dar um xeque mate na Rússia e de quebra atingir seu adversário econômico, a China, estão colocando o planeta em risco !

    Responda
    1. Nicola Bartolomeu

      A Rússia não tem um pingo de condição bélica nem contra a Ucrânia, ela é um anão perto da Otan.

    2. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      Meu caro Luis, a Rússia e China fizeram reformas e transitaram para o capitalismo, pela primeira vez após o pós guerras mundiais os EUA tem adversários dentro de seu próprio campo com condições bélicas(Rússia) e econômicas (China) , estão ameaçados na senhoriagem, um dos fundamentos da sua hegemonia, querem provocar guerras para sufocar seus adversários e alimentar sua indústria bélica, vale para eles e Europa.

    3. Nicola Bartolomeu

      A cartado do "E os EUA??" igualzinho bolsominion falando do PT.

    4. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      Nicola ignora deliberadamente as bases do conflito, acredita, (será? ) que os EUA estão preocupados com direitos humanos e democracia como pré requisito para estabelecimentos de relações, sem sair do "culturalismo" viramos meros papagaios dos interesses do imperialismo(palavra feia ?) norte americano!

    5. Nicola Bartolomeu

      Fez reformas, Luiz? É um país desenvolvido, com liberdade de imprensa, democrático, que respeita seus cidadãos? Eles enganaram o ocidente se fingindo de tontos, e por isso nunca serão tratados como iguais por aqueles que eles desprezam.

    6. Luiz Carlos D Oliveira

      Seu Nicola, a Rússia fez sim reformas, se integrou a economia mundial, tanto que Europa principalmente Alemanha estão sofrendo com a "separação" e o ocidente "surrupiou" centenas de bilhões dos russos. Até o Brasil sentiu os efeitos

    7. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      Sejamos claros Nicola, você ignora deliberadamente um confronto que é muito mais que uma "invasão" do mais fraco pelo mais forte, é uma disputa interimperialista, não tem inocentes nessa história, tem a disputa de um imperialismo consolidado desde o pós guerra com novos atores, nem melhores ou piores, não tape o céu com peneira!

    8. Nicola Bartolomeu

      Não tem nada de positivismo em fazer uma pesquisa histórica com metodologia científica, o que acontece em TODA acadêmia brasileira, o seu exagero na expressão "ciência" mostra claramente o seu viés de deslegitimar e distorcer um discurso, só pra proteger sua ditadura favorita. O pós-modernismo é um extremo teórico, datado, tido como referência importante, e o positivismo, nem isso. Porém, você sabe disso, mas sabemos porque você vai fingir que não sabe.

    9. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      Caro Nicola, temos visões completamente distintas da História, a que você defende é tributária do positivismo, não é a História como farol que olha o passado para compreender o presente e lutar para construção do futuro, história petrificada não é Ciência Humana!

    10. Nicola Bartolomeu

      O "Pacto" foi feito quando a Rússia prometeu se integrar na economia global e prometeu rformas, longamente não cumpridas e cada vez mais agravadas. A vítima não tem culpa, quem invadiu, violou mulheres e destruiu um país com um futuro muito mais promissor do que a Rússia, foi a Rússia. História não é um mecanismo de previsão do futudo, é uma ciência que serve exclusivamente para analisar o passado. Esse papo de "a história ensina bláblá" é coisa de leigo.

    11. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      Empoderar***

  6. Cel Sil

    biden e kamala = nada putin tá aproveitando

    Responda
  7. Rubens gonçalves

    Vou ser direto . Putin não e homens. Para ordenar uso de armas nucleares táticas na guerra Contra a otan

    Responda
  8. Severo Pacelli

    O ideal seria o mundo isolar EUA, senhor de todas guerras e males. Se intitula dono da América, do Oriente Médio e agora avança sobre a Rússia, usando o quintal da Ucrânia. América foi moleza (antes sob controle de ditaduras e agora o mercado). Oriente Médio foi praticamente dizimado, agora Rússia...tá caçando explodir a terceira guerra e assim faturar mais com sua indústria de guerra, usando novamente Europa como quintal para experimentação de suas novas arminhas.

    Responda
    1. Nicola Bartolomeu

      Muito melhor seria isolar todos os países aonde as pessoas não são livres, e não poderiam escrever nada disso. E essa conversa de "guerra para lucrar" só existe na cabeça de gente muito ingênua, ou você acha que você é o unico gênio que consegue enxergar que uma guerra nuclear vai destruir o planeta?

  9. Josue Oliveira

    Morreram incríveis 5 (cinco) pessoas. Como diziam "a morte de uma só pessoa é uma tragédia, de mil é só uma estatistica". Os paIestlnos estão no segundo caso porque 1 (uma) única bom ba haxassina 70 civis. Mas lsreI tem direito a se defender.

    Responda
    1. Nicola Bartolomeu

      Pois não é uma contradição muito grande, que a militânica rasa se indigne com o massacre dos palestinos mas não com o dos ucranianos e dos venezuelanos? Curioso que a Venezuela possa abusar de seu próprio povo por supostamente combater "o imperialismo americano", mas a Ucrânia não pode se defender só por querer entrar para a UE (o pedido de entrada na otan foi em 2022, depois da invasão) contra o pior império que existe no planeta?

  10. JULIANO OLIVETTE

    Pouco provável os Russos atingirem os F-16 em solo, seus hangares são subterrâneos, demandariam bobam ou mísseis especializados para perfuração de estruturas subterrâneas, coisa que até esse momento, os Russos não demostraram ter nada efetivo nesse sentido.

    Responda
  11. Olavo Cardoso Jr

    O ideal seria afastar Putin e a Rússia ter um governo integrado ao ocidente. O mundo só teria a ganhar com isso.

    Responda
  12. Olavo Cardoso Jr

    O exército vermelho agora é cor de rosa. Uma enganação total. Falta grana. Economia pouco competitiva, q não cria riqueza. Uma fraude.

    Responda
    1. Severo Pacelli

      Como dizia Enéias: não brinque com fogo. Rússia tem bombinhas e bombonas nucleares. Europa pode achar o que está procurando. E EUA: este vive de guerras e destruições. Assistirá do camarote suas ações bélicas subirem.

  13. José Cardoso

    Com seu território invadido, a Rússia vai tentar desesperadamente uma reação. Isso era esperado.

    Responda
    1. José Cardoso

      Claro que não. Mas eles tem muito arsenal convencional para impedir que os ucranianos controlem mais que uma pequena área. Recorrer a armas nucleares seria um risco desnecessário.

    2. Luiz Carlos D Oliveira

      José, em muitas reportagens chamaram o Putin de doido e imprevisível e se estiverem certos ?? Só tenho uma certeza: se ocorrer alguma guerra a nível muito maior, Putin/Rússia não cairão sozinhos

    3. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      Gostaria de ter sua certeza !

    4. José Cardoso

      Menos Celso. Ninguém quer morrer, nem os russos. Não usarão armas nucleares.

    5. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      Eis o perigo, qualquer animal encurralado reage com todas as forças, no caso, esse pode destruir o que existe de humano nesse planeta .

  14. NACIB HETTI

    Bom para o Partido Democrata americano, que faz o lobby da indústria bélica no Congresso. A grana que o Biden manda para a Ucrânia volta para pagar os fornecedores de armas da Otan. E la nave va.

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      E boa parte dessa grana vai pra campanha de Biden, que volta pro povo, vamos olhar pelo lado bom, é o dinheiro circulando, rsrsrs

    2. Fabio Camargo Bandeira Villela

      Não há dúvidas que a invasão russa ajudou muito o crescimento e fortalecimento da OTAN, e venda de armas por países que a produzem

  15. anderson santos

    Seria inteligente negociar com a Rússia, essa guerra regional pode escalar para uma guerra mundial, não seria nada inteligente afinal ao menos três inimigos possuem armas nucleares e seria perfeito usa-las para atacar os EUA. Quanto a nós sofreríamos muito afinal dependemos da economia desses países EUA, China e até a Rússia seria desastroso para todos

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      Anderson, inclusive é muito difícil determinar com clareza quem começou ou o que deu início à guerra.

    2. anderson santos

      Fabio, solução obvia tudo se resolveria com isso inclusive homicídio só não assassinar, só não roubar e chegaríamos ao Éden. Agora voltando ao mundo a melhor solução para conflitos é o dialogo independente de quem começou o importante é encontrar uma solução para o fim da guerra.

    3. anderson santos

      Severo, pela quantidade de ogivas acredito que nem nós e talvez o restante do mundo, mesmo aqueles que viesse a sobreviver sofreria os impactos ambientais.

    4. Severo Pacelli

      Para nós brasileiros seria bom. Imagine o fim dos EUA, senhor e atual dono da América. Brasil se tornaria hegemônico e poderia exercer um papel mais cooperativo e construtivo em toda América, inclusive na América do Norte, destruída pelas ogivas russas, chinesas e coreanas. Para nós seria ótimo, porém tem uma matemática oculta: sobreviveríamos?

    5. Fabio Camargo Bandeira Villela

      É só a Rússia des-invadir os território invadidos e a guerra acaba no outro dia

  16. Sílvio Luís Guimarães de Mello

    Putin ditadorgenocida que condecora mercenários nazistas russos do grupo wagner. Que os esquerdistas brazucas que nunca leram Marx e Lenin ficam babando ovo do putin achando que ele não é de direita e amigo do trump idolatram. Ucrânia livre!

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      Putin é extrema direita, tipo bozo aqui e Trump nos EUA, mas quem é pior Putin ou o Imperialismo do norte ?

    2. Ketline Lu

      Putin de esquerda, tem certeza?

    3. Alberto Henrique

      ?

  17. Armando Moura

    As casualidades desta absurda guerra, que deveria ter parado em uma mesa de negociação, com o compromisso da nato não entrar lá, não causaram um terço das perdas de vidas em ga za. Em ga za não ocorre uma guer ra, ocorre um mas sacre de crian ças de mulhe res. Vidas ucranianas foram usadas para mostrar a necessidade da otan e Ha mas é um produ to do apar thei d, cam po de concen tração e tomada de terra dos pales tinos. Bancando isto tudo os EUA.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.