Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. humberto cavalcanti

    Moderação, talvez eu tenha enviado, sem querer, comentário sobre outra seção, sobre culinária, favor desconsiderar.

    Responda
  2. humberto cavalcanti

    Ridículos comentários ouvem o galo cantar da grande mídia,do departamento de estado norte-americano,modelo de democracia movida a trilhões,unipartidário dividido em 2 sublegendas,e,mesmo assim,impasses eleição Bush X AL Gore,recorrendo-se a tribunal de lá,e não vi nenhunzinho jornalista bom ou nem tanto,nem jornalões,nem a mídia pedirem pra ver os votos estadounidenses,nem dos árabes sauditas, chineses, etc.E desconhecem a geopolítica,E avanços pro povo pós Chavez, bloqueios criminosos.

    Responda
    1. Hamilton Magalhaes

      O povo avançou as fronteiras para fora.

    2. Leonilda Pereira Simoes

      Quem pediu para ver os votos nos EUA foi o Trump, que, não conseguiu e aí tentou o golpe, como Nero aqui. Por sorte ainda somos uma democracia, a duras penas. E qual seria o desavisado que pediria para ver votos em ditaduras, como na saudita, chinesa, russa? Lembra como acabou o Navalny, na Rússia, que atacou o ditador Putin e foi morto na cadeia? São democracias as que têm STF sem amarras, as que querem Lira, Pacheco e Nero. Nos EUA, o Supremo foi aparelhado por Trump, só tem direita lá.

    3. humberto cavalcanti

      -E não existe queijo de coalho em supermercados, só imitações, os pasteurizados, os verdadeiros, maturados, só nalguns mercados públicos, vindos de uma ou outra cidade do interior de Pernambuco, mas há diferenças de uma origem pra outra.Até as frutas ficaram sem sabor, pois são em larga produção pra exportar lá do extremo oeste de Pernambuco, pra aguentar viagens, etc, crescem bonitos pros olhos, grandes, mas perderam todo o cheiro e sabor original, o caju, a manga, o coentro, o abacaxi na minha

  3. humberto cavalcanti

    Discordo,já era ridículo desde os 1ºs dias,é se imiscuir em assuntos internos.Deixa isso pra "democracia" USA onde quem manda são os bilhões de partido único dividido em 2,num exdrúxulo sistema eleitoral,useiro e vezeiro em laços de amor com Arábias Sauditas, etc, apóia de todas as maneiras golpes civil-militares,espiona, etc Se cláusula no Mercosul para aceitar países democráticos(ah,como é vago esse "democráticos")é outro erro.E desconhecem ou fingem o que mudou pós Chaves sob mil sanções...

    Responda
  4. Paulo Augusto

    Ridículo ficou este jornal neste formato impresso.

    Responda
  5. Andréa Haddad Gaspar

    Não é mais suportável assistir ao genocídiio do povo palestiino.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Ninguém vai querer defender Maduro pois ele é indefensável, mas comparar o ge no cí dio levado a cabo por Netanyahu, que só quer ficar no po der para não ser preso, como Maduro, é lamentável. Maduro não des truiu cidades inteiras, levou à morte de 20 mil crianças, mais de 20 mil civis, não atacou hospitais, não deixou a po pu lação pas san do fome. Maduro não é um político de ver da de, é um gol pis ta de quin ta, mas Netanyahu não é na da di fe ren te dele.

    2. ARY OLIVEIRA

      Quantos venezuelanos já possivelmente foram eliminados pelo chavismo?

  6. VANIO JOAO RESMINI

    Enquanto Maduro fica prendendo e matando opositores , Lula fica querendo ver as tais atas .

    Responda
  7. Ruy Quintao

    Eu acredito que essa insistência seja suspeita. Aí tem coisa, grande e suja.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      O nome é diplomacia, já ouviu falar? Romper relações de vez é coisa de can di dato a di ta dor, como o gol pis ta daqui. Ninguém acha legal o di ta dor Putin na Rússia, Xi Jinping na China, o da Arábia Saudita, mas todos têm negócios com eles. Um vizinho tem de ser expurgado? E a população, como fica? Já pensou nisso ou é di fí cil?

  8. Carlos Amorim

    A incompetência da esquerda segue me surpreendendo. Ainda não deu tempo de falsificar as ATAs? Tem que trocar o presidente da estatal responsável por isso Maduro!

    Responda
  9. Nelson Vidal Gomes

    O erro original de Lula foi o de ostentar Maduro como um "troféu" no Planalto. Com isso revelou sua pseudo-liderança latino americana e verdadeira mediocridade semelhante a de Bolsonaro. Acreditar em Maduro é ser igual a ele fingir que acredita é ser pior do que ele. Este é o nosso caso enquanto representação política, o de um "poveco" da pior qualidade moral e política, que concebeu Lula e Bolsonaro como líderes. Namastê!

    Responda
    1. Ruy Quintao

      Nelson, o Lule é o erro original. O resto é desdobramento.

    2. Nelson Vidal Gomes

      *latino-americana. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

  10. José Nilson Gregolis

    Não ficou ridículo,ficou vergonhoso e falta de tomar uma verdadeira decisão como os demais países tomaram. Estão achando que o eleitor brasileiro vai esquecer o verdadeiro pensamento do "L".

    Responda
  11. José Bueno

    Se expor ao ridículo é fazer de conta que não sabe que o Presidente Lula faz, de fato, uma política de Estado. Ridículo é usar argumentos de conversa de porta de botequim para tentar negar que a nossa diplomacia, respeitada pelas mais importantes lideranças mundiais, é ainda uma alternativa para a paz. O empenho pela idiotização dos leitores dá nessas bobagens.

    Responda
  12. Evando de Abreu

    Nas eleições passadas os veículos como oeste e outros foram proibidos pelo tse de afirmar que o Lula apoiava e era amigo de ditadores como Maduro e Ortega. Quem não obedeceu foi desmonetizado e teve redes sociais canceladas. Lula é pequeno demais e arrasta o país para o seu diminuto formato.

    Responda
  13. Tadêu Santos

    TODOS ATOS E FATOS DO PR LULA 3 SÃO RIDÍCULOS CONSIDERANDO SUA BRILHANTE TRAJETÓRIA na vida política ideológica, principalmente nas questões das relações exteriores com destaque para as ditaduras da Venezuela, Nicarágua, Rússia, Israel e Arábia Saudita, certamente pela influência do seu reaça amiguinho Celso Amorim, ambos sob "efeito Biden", cometetendo falhas em função da idade avançada, qdo eram pra demonstrar sabedoria pelas experiências de vida. Nota: Lula porque ñ te calas?!

    Responda
  14. Décio Ceballos

    Temos todo tempo do mundo para aguardar as atas. E até dezembro para pedir uma transição pacífica na Venezuela. Não podemos fazer a hora temos que esperar acontecer, ridículo é ser ansioso e não saber disso.

    Responda
    1. Frederico de Souza Cruz

      Será que tem alguém aqui que julga que se Lula e Petro não reconhecerem Maduro, isto vai derrubar Maduro do poder. Acho que nenhum comentarista aqui acredita nisto. Portanto os comentários tem outros objetivos, por demais conhecidos. O que eles querem é gritar mantras e clichês contra Lula. Se Lula e Petro desistirem a única coisa que vai acontecer é acabar com mais uma desculpa para atacar Lula.

    2. Paulo Araujo

      Na próxima eleição de Maduro, daqui há 5 ou 6 anos, vc recebe as atas desta de agora. Ficou bom pra vc?

    3. Evando de Abreu

      Ansioso? Quanto mais tempo este ditador estiver no poder, mais vidas serão perdidas e inocentes serão presos.

    4. Dalton Matzenbacher Chicon

      Oh !

  15. Humberto Santos

    Ridículo é continuar cobrando de Lula o resultado da eleição na Venezuela.

    Responda
    1. Evando de Abreu

      Não se cobra de lula o resultado e sim o reconhecimento da fraude e o não reconhecimento daquele governo

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Não vi cobrança sobre lula quanto ao resultado da eleição venezuelana. A cobrança é quanto a omitir-se ante à mais do que evidente fraude.

    3. MARCO ANTONIO POLISELI

      Só cobramos que ele diga abertamente que ele não reconhece a eleição do madure

    4. Marcelo Fernandes

      Vamos combinar que ridículo mesmo é o governo de um país que tenta salvar outro país.

  16. Hernandez Piras

    Ninguém defende que o Brasil rompa relações com a Venezuela, da mesma forma como ninguém espera que rompemos relações com a China, Rússia, Egito, Arábia Saudita e outras ditaduras. Bastaria não justificar e legitimar o regime chavista, como fez Lula logo após sua posse e acaba de fazer o Partido dos Trabalhadores. Manter relações com a Venezuela não significa favorecer o regime chavista, como sempre fizeram os governos Lula.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Exatamente.

  17. Armando Moura

    os caras não entendem que lula não pode bater a porta na cara do maduro. a venezuela não pode virar uma coréia do norte na nosssa fronteira. maduro é ponta do iceberg, submersos tem militares, altos funcionários e empresários que usufruem do petróleo e tem contas no panamá. O lula não vai mudar isto. O brasil tem que ficar aberto até para poder tirar os que forem perseguidos por maduro. Brasil não é nada perto do interesse da china no petroleo da venezuela.

    Responda
    1. José Cardoso

      Armando, você acaba de receber o troféu passador de pano do mês. Parabéns.

    2. NILVA MARIA DE JESUS

      Muito interessante! Vem daí o tapete vermelho? E agora, deve-se reconhecer a vitória e legitimidade do Maduro? Tenha dó! Onde fica a dignidade do Brasil? Não reconhecer não significa romper e a China tem sim muitos interesses aqui e não vai meter os pés pelas mãos.

  18. José Cardoso

    O Lula e o PT, através de sua presidente, tem uma posição histórica de aliança com a extrema esquerda bolivariana. No momento houve um desconforto com a fraude, porque eles contavam com uma vitória eleitoral, após todas as restrições à oposição. Mas isso não muda a afinidade ideológica. São unha e carne, e só as polianas da "esquerda democrática" não veem isso.

    Responda
  19. Márcia Meireles

    A posição da diplomacia brasileira de condicionar o reconhecimento das eleições a publicação das atas foi correta. Passados 30 dias...não dá mais, o ditador Maduro está dando um olé no Brasil, fica nesse diz que vai publicar e não publica. O momento é outro, o posicionamento tem que ser outro. E a repressão segue correndo solta na Venezuela.

    Responda
  20. jose luiz de castro

    O problema dos esquerdinhas não é acreditar no que acreditam. Isso é um direito de todos. A questão é que eles não assumem o que pensam de verdade: defendem ditadores de Cuba, Venezuela, etc.; acreditam que empresários são exploradores dos trabalhadores e não geradores de emprego e renda; acreditam que o Estado tem que sustentar todo mundo (especialmente eles), mas não reconhecem que o Estado é sustentado por impostos pagos por quem trabalha e produz.

    Responda
    1. Carlos Amorim

      Raimundo, Bolsa empresário é para a pequena parte dos empresários que participa do saque ao estado. A maioria dos donos de pequenas empresas que suam a camisa pra produzir num pais como o nosso, não tem bolsa empresário e sim, pagam a conta, junto com os trabalhadores.

    2. Helene Medeiros

      Falou tudo que penso.

    3. Raimundo Carvalho

      Na hora de receber o bolsa-patrão em renúncia fiscal, em incentivos e empréstimos a juros bem abaixo do mercado quem arca com a conta é o Estado. A direita é tão estatizante qto supõem ser a esquerda. É muita gente se passando por empresário e mamando nas tetas do Estado. Até as privatizações são feitas com dinheiro público.

  21. Igor Cornelsen

    Ridículo foi o papel do governo ao estender tapete vermelho ao ditador, ao dizer que democracia venezuelana tem muitas eleições, ao tentar vender Maduro para outros países da América do Sul e levar um chega para lá, ao promover um tratado com os EUA imaginando que o ditador iria aceitar uma derrota nas eleições. O Brasil está sendo ridículo o tempo todo. Maduro usa o Celso Amorim e o presidente como se fossem suas marionetes.

    Responda
  22. Paulo Ribeiro

    O maior interessado em divulgar as atas e boletins de uma eleição é quem se proclama vencedor, se o Maduro não faz isso...qual seria a razão, hein Lula?

    Responda
  23. José Augusto Bernabé

    Atas? Ora, ora, Atas podem serem manipuladas como estão sendo os BOs da nossa PF nos casos contra o Bolsonaro e essa manipulação sempre foi o nosso cancro em todas as Delegacias de Polícia, o ex Secretário de Segurança de sp hoje no STF sabe muito bem disso.

    Responda
  24. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    Brasil virou um pária internacional com a curriola do Foro de São Paulo.São os terraplanistas socialistas dos anos 60, travestidos de democratas que tanta desgraça trouxeram a América latrina. Vergonha.

    Responda
  25. Cida Sepulveda

    Põe ridículo nisso.

    Responda
  26. Armando Moura

    a venezuela está na nossa fronteira, crises lá significam reflexos aqui e na colombia. Não é aprovaçao ao golpe de maduro, é deixar canal aberto para que haja comunicações, colunista eee sss tttuuu ppp iii dddo. Quem quer uma coréia do norte nas suas fronteiras. Va se preocupar com ga za, com mais de quarenta mil mortos, maioria crianças e mulhe res, seu colunista ogro. Quem vai tirar o maduro vai ser o povo da venezuela, não há outro jeito.

    Responda
    1. Helene Medeiros

      Infelizmente o povo da Venezuela continuara sendo impedido de tirar Maduro. Quem tentar é preso ou morto.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Isso não impede de não reconhecer o alegado resultado eleitoral e evitar o desgaste internacional com outros tantos países. Não ataque o colunista por não ter capacidade de contrapo-lo.

  27. GABRIELA CAMPEDELLI

    Expor esses erros é prova do MEU AMOR

    Responda
  28. GABRIELA CAMPEDELLI

    Ah, não se é para expor, vamos expor. Mariana Youssef, Maria da Penha Bertoldi Youssef, Alexandre Youssef, Alessandra Negrini, Gilson Schwartz, Claudio Kahns, Yael, Haddad, Lula, Bolsonaro, propaganda de bebidas e outros stalkers, Fora do Eixo, Sergio Amadeu da Silveira, Tatiana Calvo, CI&T, AMBEV, Chatô, filmes de Mariana Pamplona, teorias educacionais, Ana Lucia Vilella, erros médicos, Evandro Guimarães, Willy Haas, Eduardo Becker, Luis Claudio Latge, Miramax, eu quero expor seus erros

    Responda
  29. Marcos Benassi

    Hahahahah, caro Hélio, ficou engraçado mas não creio correto: tanta coisa mais relevante para fazer uma avaliação sobre a seriedade do país... Esse treco da Venezuela tomou uma proporção meio descabida, não acha não? Sim, o Luloverno foi inábil no balanço entre o blá presidencial e a diplomacia profissional, mas o objeto da confa é um vizinho relativamente desimportante, cujo sofrimento não é causado por nós. Claro, a civilidade pede que nos posicionemos, mas é muito rebuliço Bozolento...

    Responda
  30. RAULAND BORBA BATISTA

    Tão o mais ridículo quanto Bolsonaro que as véspera da guerra da Ucrânia estava visitando a Rússia e seus satélites . Trocamos o sujo pelo mal e mau lavado.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Poi Zé, Rauland, o caso da visita e interação com a Rússia fala muito mais seriamente sobre a natureza de um governo, e implica em riscos muitíssimo mais sérios, do ponto de vista da política internacional do país.

  31. omar assaf

    Romper relações com o estado ilegal e terrorista que dá uma aula de maldade para o mundo inteiro e esfriar as relações com o irmão grandão que fornece as condições necessárias para isso seria a prioridade do governo brasileiro. O Biden , trump , blinken , todos que aplaudiram o carniceiro de pé,os líderes europeus de alguns países, o carniceiro e sua gangue não são melhores que o maduro .

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Taí, isso é muito mais relevante e foi deglutido por uma infinidade de bobagens cotidianas. Do ponto de vista da "maldade com as pessoas", a Venezuela também é ótima em fazê-las - e com o próprio povo, nem precisam ferrar com os vizinhos. Mas não há ali uma guerra que põe todo o oriente médio em risco, bem como o resto do mundo. Se bobear, o louco do Bibi ainda nos meterá em grande fria...

  32. GABRIELA CAMPEDELLI

    Pra exemplificar, o combate ao racismo é pelo Vini Jr e não pelo menino que supostamente morreu na escola. O combate ao racismo é pela Djamila. Racismo só existe na polícia e não em quem explora um local totalmente inadequado para fazer baile funk.

    Responda
  33. Galdino Formiga

    Maduro é duro de cair.

    Responda
  34. Frederico de Souza Cruz

    Já ficou ridiculo a falta de noção diplomática de Helio e outros colunistas. O Brasil não reconhece o pleito e daí. O Brasil rompe relações com a Venezuela e daí. Querem que Lula mande invadir a Venezuela e na porrada coloque Corina Machado e Guaidó ou vamos partir para sanções. Os Estados Unidos estão aplicando sanções, mas até agora não aconteceu nada, isto não derrubou Maduro e apenas fez mal para o povo Venezuelano.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ôôô Paulo, uma observação pontual: o Lula foi alçado à presidência pelo *voto popular*, o mesmo que levou o Bozo ao trono e que, posteriormente, se recusou a nele manter o Quadrúpede-ex-Chefe. Esse negócio de STF já tá dando no saco. Desculpaê, Frederico, num güentei.

    2. PAULO EDSON DE NORONHA

      Desculpe, Frederico, mas ridícula está sua fala ; ninguém quer o Lulla mande invadir a Venezuela, mas o descondenado, que foi alçado à Presidência deste País pelos juízes do Supremo ( ninguém soube qual o interesse oculto desses juízes nessa manobra jurídica ) apenas faz mal ao pobre povo venezuelano ao não condenar categoricamente o tirano Maduro e ficar tangenciando o problema, por interesse mesquinho. Incrível, até o Presidente do Chile, líder esquerdista, foi contra essa eleição fraudada .

  35. OSMAR SILVIO GARCIA OLIVEIRA

    Ficou claríssimo com a investigação que o Exército Brasileiro abriu contra os militares envolvidos no golpe pró bolso, que estávamos a caminho da Venezuela. Não existe ditaduras boas, seja de esquerda ou de direita. É tudo a mesma melda

    Responda
  36. José Freitas

    Ficou bastante claro que o governo Bolsonaro acertou ao romper relações com Maduro, - o tiranete admirado pelo Lula. Nunca o Brasil esteve tão desmoralizado internacionalmente como agora com esse "apoio envergonhado" à um fraudador de eleições e assassino de cidadãos venezuelanos que se manifestam democraticamente contra essa ditadura. O Brasil não precisa romper relações com o povo venezuelano. Maduro, assim como Ortega, vai exigir apoio politico e, se não conseguir ele mesmo rompe relações.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Eita, José, que "desmoralizado internacionalmente"? "Nunca antes"? PelamordeLênin. Esse blá semipronto de quase-ideias tá desajustadíssimo.

  37. Antonio Araújo

    Como dizia Reinaldo Azevedo, nos bons tempos: diplomacia de anões.

    Responda
    1. Max Morel

      Sim, e o megalonanico enviado à Venezuela pelo marido da segunda primeira dama.

  38. Vinicius Chaves

    Lula espera por atas que a Venezuela/Maduro não faz a menor questão de apresentar, e mesmo que as apresente, nesta altura do campeonato, alguém acredita nelas? O Executivo brasileiro e a Colombia parece que sim

    Responda
  39. Luis Carlos Rodrigues

    A posição do Brasil é muito clara: "não reconhece o governo Maduro enquanto não for apresentada as atas eleitorais. " E isso é uma posição política clara, juntamente com a Colômbia... Nunca se esqueça da vergonhosa posição brasileira de reconhecer Guaido como presidente auto-declarado da Venezuela.... O ridículo ficou explícito!

    Responda
    1. Antonio Araújo

      És um brincalhão.

  40. Joabe Souza

    As relações internacionais do Brasil são regidas pelo princípio da não-intervenção (CF, art. 4º, IV). Ao se negar a receber ou mesmo falar com Maduro e ao não reconhecer o resultado da eleições, já está em curso o 'esfriamento' das relações que o texto sugere. Mas de fato, romper as relações num governo e receber com honras de estado no outro é inconsistente, sinal de que nem a diplomacia ficou a salvo da polarização.

    Responda
  41. Helio Lobo

    Difícil será Maduro governar contra 70 por cento dos eleitores, com defeccões nas ffaas, sem reconhecimento internacional e com a escalada de sanções americanas. Creio que ele perdeu a oportunidade de negociar um exílio.

    Responda
  42. roberto tramarim

    Em algum momento o governo brasileiro terá que mostrar sua posição em relação a Venezuela. Se esta posição não for claramente a favor da Democracia, o governo não venha pedir "voto democrático" em 26. Quanto a demora, já disse que não tenho pressa.

    Responda
  43. Florentino Fernandes Junior

    Ridiculo e descarado

    Responda
  44. PAULO CURY

    Não se negocia com tiranos

    Responda
  45. Sergio Moraes

    Celso Amorim ganha tempo para negociar dos dois lados. Com aval dos EUA e concordância da Argentina de Milei. Mas o gênio da Folha acha que está tudo errado

    Responda
    1. Antonio Araújo

      Mais um brincalhão és.

  46. Carlucio Brandão

    Bolsonaro tinha razão ao romper com o ditador da Venezuela, amigo do Lula. Agora um país inteiro passado vergonha pelas atrocidades cometidas pelo presidente bajulador de ditadores.

    Responda
    1. Nelson Santos

      Mas o BozoNero tentou dar golpe igual ao de Maduro

  47. ROBERTO SILVA

    O Brasil, sob Lula, virou um anão diplomático.

    Responda
    1. Amaury Kuklinski

      Pois é. O pior é que já foi uma melhoria...KKKKKKK

    2. Helio Lobo

      Anão diplomático foi a um tempo em que um presidente brasileiro teve que jantar nas ruas de NY, pois não lhe era permitido adentrar restaurantes.

  48. Lis P Junqueira Safra

    Nós Brasileiros perdemos a credibilidade. Temos um irresponsável na presidência. Está sendo chacota internacional.

    Responda
    1. Frederico de Souza Cruz

      Lis eu não sabia que voce entendia de credibilidade internacional., pois pelas suas posições você tem um entendimento muito estranho sobre credibilidadade nacional, e responsabilidade presidencial. Joia!!!.

    2. FERNANDO ANTONIO BASTOS E SILVA

      Perdeu a credibilidade quando o Bolsonaro era o presidente que foi proibido de entrar em restaurantes em NY e o Brasil era considerado pária internacional, conforme dito pelo próprio ministro da relações exteriores à época.

    3. Amaury Kuklinski

      Junto com a Colômbia e o México pouco tempo atrás.

  49. jose carlos toledo junior

    Certo. Hora de dizer que o Brasil não reconhece e que provavelmente maduro perdeu a eleição. Tirano sem vergonha. Causando mal a Venezuela, seu povo e ao mundo democrático civilizado.

    Responda