Deirdre Nansen McCloskey > Cuidado com os advogados Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    Antes de ouvir economistas, escutem pessoas que jogam búzios, tarô ou astrólogos. Eles "acertam" mais que economistas em termos de previsões.

    Responda
  2. Eduardo Vasconcellos Oliveira

    A colunista trumpista está se mordendo de raiva pelo seu jumento laranja.

    Responda
  3. Maria Helena Chagas

    Advogados não fazem leis. Nem sequer as propõe.

    Responda
  4. Maria Aparecida

    A autora sofre de "desinteligência natural", provavelmente ela não concorde com isso, pois tal expressão veio de uma juíza, que obviamente sabe menos que uma economista dos pés à cabeça.

    Responda
  5. Carlos Eduardo Cunha

    Esta reflexão foi muito boa. Não foi realmente contra advogados mas contra gente que se acha no poder e que resolve coisas por decreto jurídico proibindo isto e aquilo. O cidadão quer ter o maximo de liberdade, por isto a democracia e as coisas se resolvem ajustando sabiamente os interesses das partes. Assim os mecanismos de mercado desenvolveram os melhores países para se viver.

    Responda
  6. Alexandre Torres da Cunha

    As propostas apresentadas pela Candidata dos Democratas no meu enterder beneficiam os mais desvalidos, ou seja os pobres, e lá como aqui os economistas acham um absurdo querem que o povo só pague os impostos e não tenham nenhum benefício, já o candidato Republicano só beneficia os mais ricos , principalmente com diminuição de impostos como querem os empresários e economistas de nosso País.

    Responda
  7. Rives Passos

    Não li. Seu histórico é de escrever bizarrices. Me poupei! Até aí tudo certo! O que me chama a atenção é essa, hummmm, pessoa continuar escrevendo na Folha F's. Pensando bem, está coerente com os últimos editoriais da Folha F. Entreguista, anti cívico e contrário a soberania nacional. Ah! Você está se referindo ao instrumento e não ao artigo. Já disse, não li! E realmente o instrumento de comunicação social tem atentado contra o Brasil e sua população. Em prol de kna-lhas gananciosos e maus.

    Responda
  8. Humberto Giovine

    A autora, como boa professora da Universidade de Chicago, mantem-se fiel aos seus conceitos, como mantras: o mercado precisa estar completa e totalmente liberalizado. Portanto, quaisquer medidas governamentais são nocivas e ofensivas. Deve ser adversária ferrenha de seu colega, o professor Joseph Stiglitz. Ele explica muito bem este problema em seus livros.

    Responda
  9. jose luiz ribas

    Q q isso? Q coisa horrorosa. Todos os juristas são imbecis e todos economistas geniais. Oooo Yankee, vc deve ser uma daquelas da analogia da temperatura média. My devil

    Responda
  10. josé SOARES

    A OAB deveria exigir uma retratação dessa senhora pelo título preconceituoso . de seu artigo

    Responda
  11. GABRIELA CAMPEDELLI

    Então, acredito que o Elon Musk defenda Trump, mas ao empoderar a Liberdade de Expressão no Brasil, eu acredito que ele não está esperando como moeda de troca o apoio de mulheres em Trump, até porque, para ele o que conta é ter um staff digno que não seja vendido a qualquer sandice e não faça maquiagem de empatia no que se configura um absurdo. Isto posto, Greta Thunderberg pode ser fantástica para seus país na Olímpica ONU, mas não é um exemplo a ser seguido por jovens no Brasil.

    Responda
    1. Humberto Isidoro

      num entendi nada..

  12. Marcus Büneker

    Matéria muito ruim. Jornalista mostra que tem lado e preferências pessoais, rotula candidatos com expressões genéricas como "fascista". Tentem e foquem em matérias com mais conteúdo, e menos opinativas. Essa matéria parece conteúdo de revista de fofoca.

    Responda
  13. Ney Fernando

    As ideias do Trump são muito mais id io tas, e o pior é que são perigosas, para os americanos e para o mundo, exceto para a China, que ocupou e pretende continuar ocupando sem grandes esforços todos os espaços internacionais abandonados pelos EUA sob Trump.

    Responda
  14. Armando Moura

    A colunista é Friedmann do fio de cabelo ate o bico de sapato. Acabou isto, nao deu certo, e ela não aceita, volta para conversar com keynes, as coisas evoluiram, o mercado de trabalho agora tem a inteligencia artificial, a produtividade deve subir muito e a mão de obra humana ser reduzida ao extremo. Vai ter que ter free lunch. Alguem dê uma vitamina para o cerébro dela não calcinar.

    Responda
  15. MARCO ANTONIO POLISELI

    Dilma americana

    Responda
    1. Humberto Giovine

      Ao contrário. Guedes ao extremo, até a morte!

    2. josé SOARES

      O que é isso? Desde quando Dilma foi neoliberal?

  16. Antonio Neto

    Verdade. Kamala Harris é a única opção para afastar o insano Trump do topo do mundo. Ela defende ideias ingênuas e insuficientes (?) em um palco geopolitico cujo elenco tem guerras (Ucrânia e oriente medio), China e Rússia cooperadas, Europa insolvente, crise climática etc. Oxalá consiga dar conta.

    Responda
  17. Diego Rodrigues

    Me surpreendi ao ver esta autora renegar Trump, mas nenhuma surpresa ao seu dogma liberal entoado em todos os textos 'Estado ruim, mercado bom, não deixe o primeiro atrapalhar que o segundo leva melhora para todos'. Não minha sra., não julgue-se mais apta a compreender os efeitos economicos porque é economista, isso nem é ciência. Steve Keen é dos melhores que conheço a demonstrar como esses ortodoxos neoclassicos não passam de uns embusteiros

    Responda
  18. Ricardo Candido de Araujo

    Ouvir um economista... É por muitos considerado o caminha mais seguro para a bancarrota.

    Responda
  19. GABRIELA CAMPEDELLI

    Afinal, isso que a Folha faz é stalking.

    Responda
  20. GABRIELA CAMPEDELLI

    Bom, eu estou me lixando pros advogados e, como eu não voto nos EUA, sinceramente eu acho que não os brasileiros que decidem isso. Mas, os seus advogados talvez devam te lembrar que você me deve dinheiro e tem que pagar.

    Responda
    1. Diego Rodrigues

      Quê? hehe, não pude deixar de rir imaginando que você confundiu as janelas do celular e mandou no comentário do jornal a mensagem que deveria ter ido para o whatsapp do ex.

    2. Pedro Luis S C Rodrigues

      hã?

  21. Gustavo von Krüger

    Excelente. No Brasil, estamos com 2 produtos prontos para estrear no cardápio do crime organizado: as Bet's e o Vape. Após uma cruzada santa proibicionista, com autoridades medicas e jornalistas moralizadores, fecha-se o cerco na certeza de que estes 2 fatos simplesmente cessarão, após proibição definitiva. Santa inocéncia!

    Responda
    1. Gustavo von Krüger

      Concordo, Francisco. E até por isso, prefiro uma regulamentação e tutela (ainda que frouxa) do que a proibição simplesmente. O que a colunista quer dizer é que advogados (e legisladores) acreditam que se papel diz, está dito! E nem é porque vai cobrar impostos. O tal do imposto do pecado também ajuda na promoção do contrabando

    2. FRANCISCO DE OLIVEIRA

      Eu estava mesmo pensando nesse dis produtos. Às favas se isso produzir arrecadação para esse governo desgovernado. Se você apurar a visão vai ver muito de continuismo e semelhança com o desgoverno anterior.

  22. Vilma Inácio

    Eh bem isso, ideias libertárias Sr colunista! Parabéns por usar o bestunto e perceber que coisas como congelamento de preços, aumento de salário mínimo etc só prejudicam os mais pobres. Infelizmente só nos que temos os números e a lógica entendemos isso. O resto grita por falta desses

    Responda
    1. FRANCISCO DE OLIVEIRA

      É muito empafia em uma só pessoas. Cuidado com a Ubris, ou os deuse te puxarão o tapete. Só nós temos o numero e a lógica. É tem dado bem certo até aqui.

    2. Diego Rodrigues

      Haha, clássico. "só nós que temos os números e a lógica". Para além da empáfia e presunção, muita ignorância sobre a debilidade conceitual neoclássica, mas aposto que este comentário germinou após contato com seguidores da escola austríacos na internet. Os mesmos que usando a 'lógica' clamam que o fim do salário mínimo levaria a um aumento dos salários. Aham, 'sertíssimo'.

    3. Vilma Inácio

      Pra quem ainda não entendeu que o aumento do salário mínimo é ruim, imagine que a partir de amanhã o Lula decida que ninguém pode ganhar menos de vinte mil reais. E aí coloquem a cabeça pra trabalhar

  23. Paulo Bruno Cardoso

    Um belo texto, uma economista falando sobre leis e seus efeitos.... Só podia dar no que deu, trumpistas brasileiros, ou seja, bolsonaristas, bem felizes. Que coisa horrível!

    Responda
  24. Marco Antônio M de Oliveira

    Talvez muitos efeitos colaterais de leis e medidas econômicas não sejam tão indesejáveis assim. "Follow the money" e descubra se a culpa (incompetência) imputada ao legislador ou ao administrador serve apenas para encobrir o dolo (intenções inconfessáveis) por trás da sua conduta. Basicamente, a economia movimenta o jurídico.

    Responda
  25. Lis P Junqueira Safra

    A amiga do Bibi não está tendo sucesso com os estudantes

    Responda
  26. André Tomio da Silva

    Fiat jus, pereat mundi.

    Responda
  27. Hernandez Piras

    Tudo tão simples e esquemático quanto o estatismo de certos esquerdistas. Ah, se o mundo fosse tão simples!

    Responda
  28. Rubens gonçalves

    A kamala Harris é do sistema . Deep state. O trump é tudo menos do sistema por isso tentaram Matar ele. E como ele é antisistemA não vai ter chance alguma. O lobby das armas do pentágono não quer um trump .

    Responda
    1. Roberto Freire

      Ahhhh, vai lamber sabão

    2. Francisco Neto

      Espero que você esteja certo e ele não tenha chance mesmo.

    3. Hernandez Piras

      Teorias conspiratórias somados a clichês produzidos pela análise mais esquemática e superficial que se pode fazer da nossa realidade complexa. O "mundo resumido para aqueles que detestam estudar".

    4. Francisco Neto

      O único antissistema que existe é o ermitão, esse larga o sistema e vai morar no Mato, em geral em uma caverna, longe da civilização. O resto é politiquismo, um dos maiores empresários do país antissistema, conta outra.

  29. Francisco Neto

    Texto bom, concordo com muita coisa, mas uma ressalva: entregar TUDO aos economistas também não é bom, nem tanto ao céu, nem tanto ao inferno.

    Responda
  30. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Eu acho que esse tradutor anda sacaneando a autora. Só pode ser isso. Uma economista não escreveria tantas bobagens.

    Responda
  31. José Cardoso

    Bastante sensato. Lei seca, guerra às drogas, protecionismo comercial, controle de preços, boas intenções que trazem efeitos colaterais negativos.

    Responda
  32. Cleomar Ribeiro

    ... escritórios de assessorias jurídicas diversas produzem para as liderananças de partidos políticos os projectors de leis e as emendas e as próprias leis. Leis esburadss, labírínticas que os advogados usam/usarão para beneficiar seus compadres da relação de compadrio milicianos e fraudulent as! Eles estão juntos, as mãos invisíveis no Sistema econômicos também Sao deles, os advogados famintos por poder e ouro e escravos!...

    Responda
  33. Paulo Augusto

    Como sempre os neoliberais como essa autora entram em histeria quando se fala em melhorar a vida dos trabalhadores. Se dependessem deles, a era da escravidão retornaria fácil !!

    Responda
  34. Pablo Carbonelli do Couto

    Gostei Clickbait do bem. Crítica construtiva.

    Responda
  35. Joabe Souza

    Qualquer economista liberal entende os efeitos indiretos das decisões dos agentes econômicos sobre terceiros que não participaram delas (externalidades). Esses efeitos são tão potencialmente mais graves quanto mais desregulado o mercado. Mas economistas liberais não falam sobre esses efeitos. Qualquer bom advogado poderia fazê-lo.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      É por não admitirem que não há "solução de mercado" para tais externalidades, como a poluição, que os ultraliberais se recusam admiti-las. Para Milei, herói da colunista, a crise climática, p. ex., é uma conspiração do "marxismo cultural", ou seja, simples negacionismo.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.