Marcelo Viana > Adelardo de Bath, pioneiro da ciência europeia Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Sarton: "Quem é Homero? Autor da IlÃada e Odisseia. Quem é Euclides? Autor dos Elementos. Proclus disse antes a matemática era hipotética depois de Euclides os postulados e as noções verdades infalÃveis. Aristóteles mostra a Euclides que os postulados deviam ser mÃnimos, porém a seleção é de Euclides. Roger Bacon criticava Aristóteles, o primeiro introduziu a matemática e o método experimental na ciência. Disse: todas as ciências requerem a matemática. Adelardo traduziu as tábuas de Al-khwarismi
Curioso o original em grego dos Elementos de Euclides ter sido perdido e existir a tradução em árabe. Afinal o império romano continuava forte no oriente por volta do ano mil, e o grego era a lÃngua dominante. Talvez tenha se perdido na conquista árabe do Egito uns 400 anos antes, onde a cidade de Alexandria guardava muitos manuscritos.
Marcelo, vc não dá ponto sem nó! Sua coluna é tiro certo, leitura que vale cada letra! Parabéns e continue engrandecendo o jornal e nós, leitores!
Salve, Adelardo de Bath!
A ciência não ocupa todos os espaços do pensamento. O problema é saber como complementar. Um certo naturalismo que evita argumentos transcendentais como faz a religião. Tenho fé em certas teses filosóficas mais gerais não em teorias inteiras. O ceticismo deve ser moderado. Ter fé em algo que não nos aprisiona é uma saÃda. A razão entra em jogo com Adelardo.
Porém não há evidência para a crença religiosa. A crença religiosa mobiliza duas fortes paixões: o medo de sofrer em um mundo pior (inferno) e a esperança da salvação (paraÃso); Porém para alcancá-lo precisa-se pagar pedágio. Para Hume a religião é uma superstição.
A de que existe o mundo exterior, de que a bola de bilhar se moverá após receber o choque de outra bola. Nossa sobrevivência depende de coisas assim. Que o fogo queima, que o pão alimenta. Até os animais têm crenças desse tipo. Para Hume a fé religiosa muitas vezes envolve a existência de milagres, de violação das leis naturais. Só um Ser superior poderia fazer milagres.
O livro de Euclides, que Adelardo traduziu, ajudou Roger Bacon, a iniciar a crença cientÃfica. A fé na razão crÃtica como faz a ciência. A fé religiosa está baseada na autoridade infalÃvel da igreja; mas há várias igrejas cada uma reivindicando a verdade para si. A ciência parte de um ato de fé para dar inÃcio a uma investigação, mas depois deve estar aberto a revisões, não está imune a futuras crÃticas e alterações. Nossas crenças mais fortes são as naturais, segundo Hume.
Adelardo era um monge inglês, que sob o disfarce de ser estudante maometano, foi frequentar aulas em Córdoba, por volta de1120, sul da Espanha, onde os mouros se estabeleceram em747; lá obteve uma cópia dos Elementos de Euclides; traduzida para o latim, e foi a base de todas as edições na Europa até1533. Antes do final do século13 Roger Bacon já estava familiarizado com ela; e no século seguinte os primeiros5 livros era parte do currÃculo em muitas universidades.
História da Matemática a gente aprende aqui. Obrigado, professor Marcelo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Marcelo Viana > Adelardo de Bath, pioneiro da ciência europeia Voltar
Comente este texto